NewsLetter APIRAC - 16 de Janeiro de 2004

Associação Portuguesa da Industria da Refrigeração e Ar Condicionado

 

Congresso Mediterrânico de Climatização

 

Revista Grau Celsius

 

Directório APIRAC

 

Parcerias

 

Instituto para a Inovação na Formação

 

Programa REDE

 

Instituto Português da Qualidade

 

Instituto de Soldadura e Qualidade

 

PT Comunicações, SA

 

 

 

Editorial

¢ Entre as diversas actividades da APIRAC, a área da Comunicação e Imagem privilegia a divulgação de informação através duma estratégia baseada em objectivos bem delineados  e com uma segmentação de conteúdos precisa e bem identificada.

Será apropriado descrever esta NEWSletterAPIRAC como o marketing de assuntos associativos, complementado por serviços e funcionalidades que nos possibilitem fornecer um serviço amplo que ajude a concorrer para a afirmação e o estabelecimento da imagem das empresas nossas associadas face ao exterior.

 

Poderão, assim, ser acrescentadas funcionalidades que, esperamos, permitam a prestação de esclarecimentos por medida em função das necessidades de um cliente específico, estabelecendo-se uma base de dados em permanente evolução.

Tentaremos manter um factor de fiabilidade alto no que concerne à satisfação das expectativas dos associados, mantendo uma constante monitorização sobre a qualidade dos serviços que prestamos.

 

Nuno Roque

Secretário Geral APIRAC

 

 

Destaques

 

“Reunião do Comité Cientifico do CLIMAMED”

 

¢ Realizada que foi a reunião dos finais de Nov.03, em Lisboa, do Comité Científico do Climamed, ficou feita a análise dos 62 resumos apresentados e a primeira triagem permitiu aprovar 47 propostas de comunicações. Por países de origem foi a seguinte a distribuição dos trabalhos propostos: Alemanha 2 (3%), Áustria 1 (2%), Dinamarca 1 (2%), Espanha 31 (50,0%), França 8 (13%), Itália 9 (15%), Letónia 1 (2%), Portugal 7 (11%), Roménia 1 (2%) e Suécia 1 (2%). De realçar a “performance” de “nuestros hermanos” que também aqui indiciam que “não estão a brincar em serviço”.

Para saber mais, visitar www.climamed.com.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Acontecimentos/Notícias

 

“Jantar de Gala e concerto de encerramento do CLIMAMED”

 

 

 

¢ O Jantar de Gala que encerrará o Congresso Mediterrânico de Climatização vai realizar-se no Palácio do Convento da Trindade ao Chiado, em Lisboa, um local deslumbrante. O espectáculo a seguir, o concerto sinfónico Missa Cubana, com solistas, coro e orquestra, estamos certos, para uma noite memorável, tenha a certeza que não se irá arrepender. Para participar, basta inscrever-se o que poderá fazer no site do Congresso. Contamos consigo.

 

Saiba mais no site www.climamed.com.

 

 

 

Tecnologia

 

”Os fluidos usados como agentes expansores das espumas isolantes ajudam a diminuir o TEWI”

 

¢ Tem conhecimento, com certeza, que com todas as mudanças de cariz tecnológico a que os sectores da refrigeração e ar condicionado têm estado sujeitos, aqueles que eram os agentes expansores habitualmente usados no fabrico das espumas isolantes térmicas (e não só, basta pensar nos moldes ou nos bancos das viaturas automóveis…), também têm vindo a ser substituídos. Assim, encontrámos num dos boletins periódicos da Honeywell, um artigo bem interessante sobre os novos agentes expansores e um estudo feito por uma entidade independente em que mostrava como é importante considerar o factor envelhecimento dos materiais das paredes que

 

isolam termicamente os móveis frigoríficos, quer domésticos, quer comerciais. É que, perdendo-se características isolantes, leva-se ao aumento anual do consumo energético de cada móvel ou aparelho, consequentemente ao consumo de mais energia fóssil e portanto a mais libertação de CO2 e aumento do lançamento de gases com efeito de estufa no nosso (maltratado) planeta. Logo, com melhores espumas, menor Total Equivalent Warming Impact.

 

Para saber mais, visite o site www.enovate3000.com e seleccione o “update” de Outubro 2003

 

Regulamentação/Legislação

 

Como estão os prazos para utilização do R22

 

¢ Uma das questões que se tem vindo a pôr com mais frequência nos contactos do exterior com os serviços da APIRAC é “se a partir de 1 de Janeiro de 2004 entraram em vigor quaisquer restrições de carácter legislativo provenientes da União Europeia, relativas ao uso do R22 e que possam interferir com a comercialização de equipamentos pelas empresas do sector”.

Na verdade, nesta data, entrou em vigor mais um escalão no agravamento progressivo das medidas que conduzirão ao desaparecimento do R22. O Reg. (CE) 2037/00 de 29 Set.2000 regulamenta todo este tema, é conveniente portanto, conhecê-lo, saber que está em vigor e conhecer pormenorizadamente tudo que ele refere que diga respeito ao uso e comercialização dos HCFC’s (dos quais o R22 é aquele que mais nos interessa). A partir de 01JAN.2004 o aperto nas restrições impostas

 

foi que ficou “proibida a utilização do R22 em todos os aparelhos ou em sistemas frigoríficos e de ar condicionado novos”; e em termos comerciais, que terá de vigorar um “corte, na colocação de R22 no mercado, de 70% em relação aos valores de 1999”. Relembra-se que já estava em vigor desde 01 JAN.2001 a proibição da utilização do R22 em novos aparelhos ou em sistemas frigoríficos e de ar condicionado só frio, com potências superiores a 100 kW; desde 01 JUL.2002, idem anterior, mas já para potências inferiores a 100 kW; e desde 01 JAN.2003 que foi aplicado o corte de 55% na colocação de R22 no mercado.

 

 

 

Para saber mais, visitar http:/EUROPA.EU.INT/EUR-LEX/Pt/oj/index.html e chamar “Reg.2037/00”

 

Tome nota/Agenda

 

¢ Datas para pagamento de impostos durante este mês  

*** NÃO ESQUECER***

 

20 JAN:

IRS/IRC retenções efectuadas em DEZ.03

20 JAN:

Imposto de Selo referente a DEZ.03

 

¢ Alteração de Datas relevantes para o Congresso CLIMAMED

Chama-se a atenção dos autores de Comunicações para o CLIMAMED para a prorrogação dos seguintes prazos:

Recepção das comunicações para apreciação : 30 JAN.03 (antes 15 JAN.)

Confirmação de aceitação ou rejeição           : 27 FEV.03 (antes 15 FEV.)

Entrega das versões final da comunicações   : 19 MAR.03 (antes 15 MAR.)

 

 

Obituário

 

¢ Manuel Alvão Serra (n.1943-06-19, f.2003-12-01)

Faleceu no passado mês de Dezembro em Lisboa, com 60 anos, dois anos após o aparecimento de grave doença o nosso colega da Sub-Comissão 5 Ventilação de Edifícios, da CT56, que desde os primeiros dias da sua inserção no ONS-APIRAC, deu o seu contributo valioso aos trabalhos desenrolados. Era sócio gerente e fundador da “Hepafiltra”, empresa associada da APIRAC, desde a sua criação em 1996, tendo anteriormente sido um dos impulsionadores da CPF (Companhia Portuguesa de Filtros). “Excelente pessoa” – na voz de quem com ele privava - de carácter franco e amistoso, estimado por todos os seus

 

colegas esubordinados, deixou-nos com enorme pesar. A todos os colegas e familiares os nossos sentidos pêsames. Descanse em paz.

 

¢ Professore Ingeniero Gaetano Alfano

Faleceu nos primeiros dias de 2004, era o responsável pelo Dipartimento di Energética Termofluidodinamica Applicata e Condizio-namento Ambientali da Universidade Técnica de Nápoles (ITA) e enquanto responsável para as Relações Internacionais da AICARR - Associazione Italiana Condizionamento dell'Aria Riscaldamento e Refrigerazione - foi um dos impulsionadores entusiastas para a criação dos Congressos CLIMAMED.