NewsLetter APIRAC - 1 de Março de 2004

Associação Portuguesa da Industria da Refrigeração e Ar Condicionado

 

Congresso Mediterrânico de Climatização

 

Revista Grau Celsius

 

Directório APIRAC

 

Parcerias

 

Instituto para a Inovação na Formação

 

Programa REDE

 

Instituto Português da Qualidade

 

Instituto de Soldadura e Qualidade

 

PT Comunicações, SA

 

 

 

Editorial

 

¢ Com a edição da NewsLetter n.º 4 (esta mesma, por onde neste momento estão a passar os vossos olhos) podemos começar a pensar, como acontece quando viajamos de avião, que a descolagem está feita, aquela sensação de inclinados para trás que temos no início, diluiu-se, e vamos então entrar em velocidade de cruzeiro, numa viagem que estimámos como longa, mas tranquila e frutuosa. É exactamente isto que perspectivámos para este nosso novo veículo de comunicação com os nossos associados, com os membros das nossas variadas comissões técnicas, com os nossos consultores, amigos e todos os visitantes que por um motivo ou outro nos contactam via computador-via Net.

 

 

Tivemos já alguma informação de retorno (em geral a cumprimentar-nos pela ideia e pela apresentação), claro que isso é reconfortante. Mas também aceitamos de bom grado, qualquer crítica com que “nos queiram honrar”. Seremos leitores atentos e tentaremos corrigir. Queremos ser úteis, servir para alguma coisa. Como acreditamos nisso, continuaremos por aqui, fazendo o melhor que podemos e sabemos. Sei que vamos continuar a tê-lo como nosso leitor atento.

 

 

 

 

L.Fonseca e Silva

Secretário Técnico da APIRAC

Acontecimentos/Notícias

 

Entrega de dados de vendas de ar condicionado – 2º Semestre 2003

 

¢ Prosseguindo a sua importante acção em Portugal, de formulação das estatísticas de vendas  de equipamentos de ar condicionado, realizou-se no passado dia 18 de Fevereiro na Sede da APIRAC, uma Reunião Geral de Distribuidores, destinada, entre o tratamento de outros assuntos de interesse para o sector, à recolha dos elementos estatísticos de vendas referentes ao 2º semestre do ano findo.

 

 

A recolha da totalidade dos dados das 21 empresas que participam neste processo em breve estará concluída. Abrir-se-á a urna que recolheu as folhas entregues, far-se-á a contagem do semestre, agregar-se-ão os dados obtidos aos do 1º semestre e far-se-á a distribuição dos resultados pelos participantes.

 

Na foto, o Eng.º Rui Pedro Nunes da Lennox, em ambiente de franca cordialidade, e perante o olhar dos membros da Comissão de Distribuidores, faz a introdução na urna dos dados de vendas da sua empresa.


 

 

Reunião Geral de Empresas e Entidades ligadas à Higiene Ambiental

 

¢ Realizou-se no passado 19 de Fevereiro na sede da APIRAC, em Lisboa, a primeira reunião do ano das empresas e entidades ligadas à Higiene Ambiental. Sob coordenação do seu Presidente Dr.Stefan Cramér e contando com a presença do Presidente da APIRAC, Eng.º Fernando Brito, a reunião – muito participada – foi, face às informações prestadas e assuntos tratados, de grande interesse e, pelos presentes, considerada como de grande utilidade para quem se pretende consolidar nesta nova actividade.

 

 

 

 Para saber mais, consulte a Acta da Reunião em Notícias na nossa web-page http://www.apirac.pt

 

Presidente da APIRAC, Fernando Brito no uso da palavra durante a sua exposição, ladeado pelo Presidente da Comissão, Stefan Cramér.

 

Destaques

 

Os vírus e o e-mail

 

¢ Num meio como o nosso, torna-se essencial manter a comunicação por e-mail segura e eficaz. Torna-se essencial limitar, ou mesmo erradicar, a propagação de vírus que usam as comunicações entre empresas como veículo.

 

O método mais seguro passa pela aquisição de software antivírus e fazer-se a sua actualização periódica. Muitos dos vírus são enviados automaticamente e em segundo plano, não precisando de intervenção do utilizador e como muitos destes não causam danos aparentes, muitas vezes nem se chega a saber que o computador está infectado.

 

Mensagens que tenham ficheiros em anexo com assuntos, endereços e/ou textos duvidosos, incongruentes ou (e isto é essencial) completamente fora do âmbito da empresa, deverão ser considerados de alto risco, e imediatamente apagados.

 

Mesmo vindo de endereços conhecidos, se os anexos não forem imagens, documentos de Word ou Excel por exemplo, aconselha-se a não abrir esses anexos, a menos que possua um antivírus que garantidamente verifique o ficheiro antes de o abrir.

 

Alguns vírus dependem da ingenuidade humana para proliferarem, aparecendo dissimulados como um aviso ou uma solução contra vírus. As empresas de software antivírus não enviam ferramentas antivírus por e-mail, mas disponibilizam-nas no seu site. Sugere-se que se adquiram soluções antivírus somente, e directamente, de um site específico de software antivírus.

 

Para adquirir software antivírus poderá consultar os seguintes endereços: www.pandasoftware.com, www.mcafee.com e www.norton.com, entre outros. Para saber quais as ameaças mais recentes e as suas descrições, consulte www.sarc.com.

 

Tecnologia

 

Substituição dos fluidos nas instalações

 

¢ Se quiser ficar muito bem documentado e com uma informação muito bem estruturada relativa à substituição dum fluido por outro, quer dos novos, da série 400, quer por um HFC, sugerimos-lhe uma visita ao sítio do fabricante de compressores Bitzer (algo mais modernos que os velhos grupos abertos como os representados na foto ao lado, instalados (à espera de museu do frio?) na antiga CRCB, em Alcântara, na zona do Porto de Lisboa).

 

 

 

 Aí encontrará, para além de documentação técnica específica relativa aos seus vários compressores, alternativos, de parafuso e scroll, um excelente relatório em formato pdf, que pode importar, com o título “Refrigerant report”, que lhe abre todos os conhecimentos actuais sobre o tema. A recompensa vale bem o esforço da viagem ao site.

Digitar http://www.bitzer.de (cancelar a primeira “janela” que diz para instalar um programa de execução), passar para inglês (admitindo que não lemos bem alemão) e procurar “Documentation”; o relatório está referenciado pelo nome e pelo n.º 501-12.

 

Tome nota/Agenda

 

Datas para pagamento de impostos durante este mês

 

10 Mar

IVA

Declaração periódica mensal referente ao mês de Janeiro/04

15 Mar

Segurança Social

Contribuições relativas ao mês de Fevereiro/04

22 Mar

IRS / IRC

Retenções efectuadas em Fevereiro/04

22 Mar

Imposto Selo

Imposto de Selo referente ao mês de Fevereiro/04

31 Mar

IRC

Pagamento especial por conta

 


 

Certames / Eventos

 

¢ Seminário Gestão Para o sector das Águas

04 Março – Culturgest

 

Presença na Sessão de Abertura 

MINISTRO DAS CIDADES, ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO E AMBIENTE, Dr. Amílcar Theias

 

ESPECIALISTAS DO SECTOR DAS ÁGUAS

Engº Mário Lino; Dr. Marques Ferreira; Engº Eira Leitão;  Engº Paulo Campos; Engº Nuno Ribeiro da Silva; Prof. José Saldanha Matos; Engº Milheiros Costa; Prof. João Levy; Mr. Jeremy Hobbies e Engª Helena Alegre 

 

Programa do Seminário e ficha de  Inscrição deverão ser solicitados a:

APEMETA – Associação Portuguesa de Empresas de Tecnologias Ambientais

Telf: 21 757 61 74 /  21 752 42 04  Fax: 21 757 59 74

http://www.apemeta.pt    e   apemeta@mail.telepac.pt

 

 

¢ CONSTRULAN – Salón de La Construccion Equipamiento e Instalaciones

De 21 a 24/04/2004 em Bilbao – Espanha

 

Para mais informações contactar:

Feira Internacional de Bilbao

Mr. Mário Goffard, Ms. Inês Achúcarro

P.O. Box 468

Tel. +34 94 428 55 32/54 00

Fax. +34 94 442 42 42

E-mail. foreign@feriadebilbao.com

 

 

¢ EXPOCONSTROI – 12º Feira dos Equipamentos e Materiais para a Construção Civil

De 21 a 25 de Abril de 2004

 

Para mais informações contactar:

EXPOSALÃO

Apartado 39 – 2441-951 Batalha

Tel. + 351 244 76 94 80

Fax. +351 244 76 74 89

E-mail: info@exposalão.pt

 

¢ SHK BRNO 2004 – 5ª. Feira Profissional Internacional para Equipamento Sanitário e de Saneamento Aquecimento, Ar Condicionado e Automatização de Edifícios

De 20 a 24 de Abril de 2004 – na República Checa

 

Para mais informações contactar:

Walter & Cia, Lda (Representante em Portugal da Feira de Beno)

Largo de Andaluz, 15, 3º. Dtº. – 4

1050-004 Lisboa

Tel. +351 21 355 62 54

Fax. +351 21 653 93 11

E-mail: walter@ip.pt