NewsLetter APIRAC - 15 de Março de 2004

Associação Portuguesa da Industria da Refrigeração e Ar Condicionado

 

Congresso Mediterrânico de Climatização

 

Revista Grau Celsius

 

Directório APIRAC

 

Parcerias

 

Instituto para a Inovação na Formação

 

Programa REDE

 

Instituto Português da Qualidade

 

Instituto de Soldadura e Qualidade

 

PT Comunicações, SA

 

 

 

Editorial

 

¢ Depois do 11 Março, tempos difíceis, mais uma vez, para os povos peninsulares. Valha-nos, perante a barbaridade cometida contra nuestros hermanos, em nome de algo que move montanhas, embora não se saiba em que direcção, valha-nos - dizia - a singeleza duma pequena obra feita por gente de paz e exclusivamente para o bem, a nossa NEWSletter! Continuamos a não pretender ajustar contas com ninguém, continuamos a não querer catequizar os que nos lerem, continuamos, sim, a pretender mostrar a verdade do nosso sector e a lisura com que trabalhamos  para  o bem  de todas  as causas

 

relacionadas com AVAC&R, os nossos bem conhecidos Aquecimento, Ventilação, Ar Condicionado e Refrigeração.

 

Sobre eles e sobre “coisas” a eles ligadas, vos trazemos mais um, o quinto número do novo veículo de comunicação com os nossos associados e amigos. Que cumpra a missão para que foi pensada e realizada, que de algum modo vos seja útil.

 

 

L. Fonseca e Silva

Secretário Técnico APIIRAC

 

Destaques

 

Certificação das profissões do AVAC&R

 

¢ Está, nesta hora, a APIRAC a participar, com o IEFP Instituto do Emprego e Formação Profissional, no processo de certificação das profissões ligadas ao AVAC&R. Começou-se por Electromecânico de Refrigeração e Climatização e simultaneamente por Técnico de Climatização. É um degrau de tal modo importante para o nosso sector que não podemos deixar de trazê-lo a conhecimento dos nossos leitores.

 

Este é o primeiro passo. Contamos a seguir “pegar” no Técnico de Refrigeração. O reconhecimento e a integração destas especialidades profissionais na Classificação Nacional das Profissões é mais um passo concreto para a seguir se cumprir o que há tantos anos se deseja, a Credenciação das Empresas de AVAC&R.

 

 

Rudolfo e Luís, jovens técnicos da nossa associada Tradivaga (Pioneer) fazendo a instalação de sistemas split. Em breve terão direito a fazer uso dum documento que os credencia como técnicos duma profissão reconhecida em todo o espaço comum europeu.


 

GRAU CELSIUS a Revista da APIRAC

 

¢ É nossa convicção de que, com segurança, podemos afirmar que a GRAU CELSIUS é hoje uma revista a não perder, quer pelos seus interessantes conteúdos, quer pela aposta no excelente grafismo que actualmente apresenta.

 

Muito haverá ainda a fazer por esta publicação, mas afirmamo-nos como a revista da Associação, dos Associados e, naturalmente, do Sector. O nosso projecto é preencher lacunas, informar e apoiar os Associados. A estes, solicitamos apoio e sugestões para que a possamos fortalecer e transformar no “nosso” e no “vosso” Cartão de Visita.

 

Porque a GRAU CELSIUS é a VOSSA REVISTA, não perca a oportunidade de nela anunciar os seus produtos ou serviços.

 

Anuncie os seus produtos

 

 

Visite o nosso stand na EXPOCLIMA, teremos uma revista para lhe oferecer.

 

Tecnologia

 

Temperatura do planeta Terra  sobe, mas quanto?

 

¢ Todos que trabalhamos na área do AVAC, até por razões comerciais que nos agradam, temos a noção que as alterações climáticas são reais e devidas ao aumento de temperatura da Terra. Sim, sabemos que a temperatura do nosso planeta está em tendência ascendente, só não conseguimos dizer é, até que valores! E, provavelmente quem o disser estará a falar sem bases sustentáveis.

 

Por isto, mas também pelo reconhecimento de que o clima em mudança afectará toda a nossa vida, a produção alimentar, os recursos em água disponível, a procura energética, a Universidade de Oxford no Reino Unido, no âmbito dum programa de e-Science e com o apoio do NERC (Natural Environment Research Council) lançou na Net (e todos podemos participar) um interessante programa informático que faz uso de todos os computadores domésticos que nele queiram intervir, através dum download próprio para cada um.

 

A ideia é, em cada computador, criar-se um modelo de variação climática que ele desenvolverá até chegar a valores concretos referentes a cada ano deste século.

 

 

Juntando o trabalho realizado pelos milhares de computadores que aderirem ao programa acaba-se por ficar de posse de dados previsionais de enorme fiabilidade com uma margem de erro muito pequena.

 

E até lá está um ícone com bandeira brasileira a dizer que pode recolher toda esta informação em português. Não gostaria de colaborar nesta tarefa?

 

Para saber mais, visitar o sítio www.climateprediction.net

 

Tome nota/Agenda

 

Datas para pagamento de impostos durante este mês

 

22 Mar

IRS / IRC

Retenções efectuadas em Fevereiro/04

22 Mar

Imposto Selo

Imposto de Selo referente ao mês de Fevereiro/04

31 Mar

IRC

Pagamento especial por conta

 


 

Certames / Eventos

 

¢ Assembleia Geral Eleitoral

 

A EFRIARC Associação Portuguesa dos Engenheiros de Frio Industrial e Ar Condicionado, será palco de eleições para os novos Corpos Sociais, no próximo dia 23, pelas 18H00, no Hotel Roma, em Lisboa.

No mesmo dia e local, a EFRIARC irá promover uma “tarde técnica”, das 14H30 às 18H00, de entrada livre mesmo para quem não for associado.

 

Para mais informações, contactar T. 266 758 580 ou pelo e-mail efriarc@efriarc.pt

 

 

 

¢ SEMINÁRIO

 

"Seminário sobre Manutenção" organizado pela A.P.M.I. - Associação Portuguesa de Manutenção Industrial e A.T.E.H.P. - Associação dos Técnicos de Engenharia Hospitalar Portugueses.

Este evento terá lugar no próximo dia 26 de Março, pelas 09:30, no Anfiteatro do INETI-CEGEF em Lisboa.

 

Para mais informações, por favor contactar:

A.P.M.I.
INETI-CEGEF - Azinhaga dos Lameiros - 1649-038 LISBOA
Tel.: 21 716 38 81   Fax: 21 716 22 59
E-mail: apmigeral@mail.telepac.pt
Web site: www.apmi.pt