NewsLetter APIRAC - 21 de Maio de 2004

Associação Portuguesa da Industria da Refrigeração e Ar Condicionado

 

Congresso Mediterrânico de Climatização

 

Revista Grau Celsius

 

Directório APIRAC

 

Parcerias

 

Instituto para a Inovação na Formação

 

Programa REDE

 

Instituto Português da Qualidade

 

Instituto de Soldadura e Qualidade

 

PT Comunicações, SA

 

Instituto dos Mercados

de Obras Públicas e Particulares e do Imobiliário

 

Editorial

 

¢ O IIF/IIR (sigla mundialmente conhecida do Instituto Internacional do Frio), de que Portugal foi um dos países fundadores, no longínquo ano de 1920, é hoje para nós portugueses, uma miragem. É um fórum mundial relativo ao Frio e ao Ar Condicionado a que, por motivos vários – mas que têm a ver com o nosso modo de estar neste mundo – deixámos de estar ligados. Perdemos algo, com certeza, mas um dia havemos de recuperar! Tudo que lá se passa sobre as nossas áreas de intervenção profissional é tão interessante, tão actual, tão enriquecedor que um dia voltaremos, eu sei.

 

Mas hoje só queria dizer quem está como nós, isto é, quem não é membro do IIF e quem não está, para daí extrairmos algumas conclusões, não para nos tirarem o sono, mas para podermos com alguma propriedade meditar no assunto:

 

1) Dos actuais 25 países da União Europeia não são membros apenas 7, quatro dos entrados agora em 1 de Maio de 2004 (Lituânia, Letónia e Estónia, mais Chipre) e três mais antigos, Luxemburgo, Irlanda e Portugal; de fora da UE são membros Bulgária, Croácia, Macedónia, Noruega, Roménia, Rússia e Turquia.

 

 

2) Da África Negra são membros, Benin, Burkina Faso, Camarões, Congo (Brazzaville), Costa do Marfim, Gabão, Guiné (Conakry), Madagáscar, Níger, Sudão, Tchad e Togo, embora faltem, por exemplo, África do Sul, Namíbia, Angola, Moçambique, Congo (Kinshasa).

 

3) Dos Países Árabes são membros Marrocos, Argélia, Tunísia, Egipto, Jordânia e Qatar.

 

4) Do resto do mundo, lá estão os mais representativos, EUA, Canadá, Japão, Índia, Austrália, Nova Zelândia e até o Uzbequistão e o Viet Nam; da América Latina, passa-se algo que desconhecemos, pois só Cuba e Argentina são membros do IIF e não Brasil e México (com mais de 100 milhões de habitantes cada).

 

Os ausentes, que resolvam os seus problemas com o IIF, mas nós, portugueses - europeus de há séculos e séculos – alguém me sabe explicar porque não conseguimos “dar a volta à cena”?

 

Em conjunto, temos de pensar nisto seriamente!

 

 

 

 

 

 

 

L.Fonseca e Silva

Secretário Técnico

 

Notícias

 

Protocolo IMOPPI-APIRAC

 

¢ No passado dia 13 de Maio de 2004, foi assinado entre o IMOPPI – Instituto de Mercados de Obras Públicas, Particulares e do Imobiliário e a APIRAC um “Acordo de Cooperação”, visando, em geral, promover a colaboração entre aquele organismo e a Associação, mediante o intercâmbio de informações e de documentação técnica relativas ao sector, incluindo o desenvolvimento de acções de divulgação e formação, e, em particular, o envolvimento da APIRAC na organização dos processos das empresas associadas relativos à classificação e reclassificação de alvarás, bem como à concessão de títulos de registo.

 

Assim, ao abrigo do referido Protocolo, a partir da presente data a APIRAC passa a ter legitimidade e competência para receber dos seus associados a documentação necessária  à

verificação das condições exigidas para a concessão de alvará ou título de registo, organizá-los sob a forma de processo de classificação ou reclassificação, verificar a conformidade dos mesmos com os modelos legais, e a remeter os processos assim organizados para o IMOPPI.

 

 

Veja o desenvolvimento da Notícia no Site da APIRAC.

Destaques

 

25º Aniversário da Centauro

 

¢ Comemora-se neste fim-de-semana (21-22 de Maio) o aniversário 25 desse esteio da nossa indústria de refrigeração e ar condicionado, que é a Centauro. O que foi este quarto de século, que tornou a Centauro uma referência na Europa, no fabrico de permutadores de calor de reconhecida qualidade, é o que será mostrado e feito sentir

 

 

 

a todos os numerosos convidados que, em conjunto com todo o seu pessoal e técnicos conviverão nestes dois dias em Castelo Branco.

 

Decorrerão para além das Jornadas Técnicas de Primavera, no Auditório Principal do NERCAB, mostras técnicas, visitas e encontros na própria fábrica, que estará aberta ao público.

 

Os actos sociais previstos, com jantares de convívio nos dois dias e baile no encerramento, irão animar o ambiente sempre de grande cordialidade que caracteriza o seu administrador e alma principal da Centauro, José Ribeiro Henriques.

 

Orgulhamo-nos de pertencer ao alargado leque de verdadeiros amigos da Centauro e do seu conceituado staff técnico e sabemos que estamos, em Portugal, muito bem acompanhados. Que comemorem com igual êxito mais 25 anos. Parabéns!    

 

Tecnologia

 

Iniciativa da ONU para a globalização

 

¢ A Danfoss é demasiado conhecida e aplicada no AVAC&R, existe em tantos e tantos países (nesta altura em 130, de tantos credos e culturas), em tantas e tantas aplicações ligadas ao automatismo e controlo, que as referências a este grande fabricante dinamarquês só podem ser interpretadas como algo que na “aldeia global” é pertença de nós todos.

 

Para além dum reconhecido mérito na apresentação, no ensino da escolha e utilização dos seus produtos, a Danfoss aplica na prática processos exemplares de protecção dos direitos humanos, dos direitos dos trabalhadores e de defesa do meio ambiente.

 

No seu “sítio”, visitável pela Net, é apresentado o seu dossiê de adesão à UN’s Global Compact Iniciative ou seja, em tradução livre, à Iniciativa das Nações Unidas para a Globalização.

 

 

Como pensa que, uma empresa de muitos milhares de trabalhadores consegue responder a temas tão diversos como os expressos nos 9 princípios da “iniciativa da ONU”? Temas que vão variando desde o direito a negociações com a entidade patronal, a proibição de trabalho infantil, a descriminação seja de que tipo for, até à utilização de tecnologias limpas, a diminuição do uso de matérias-primas face à possibilidade de usar materiais reciclados, a redução do consumo de água, as emissões de CO2 e o lançamento de metais pesados na Natureza. Verá que vale a pena a visita!

 

 

Saiba mais aqui.

 

Tome nota/Agenda

 

Datas para pagamento de impostos durante este mês

 

Não Esquecer

 

31 Mai

IRC

Entrega do modelo 22