Os exames chegaram à Madeira. Depois de termos tido oportunidade de realizar duas acções de formação do curso Técnico de Manuseamento de Fluidos Frigorigéneos, foi possível, fruto de um trabalho desenvolvido junto do Governo Regional da Madeira, concretamente da Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais, através da Direcção Regional do Ambiente, e com o apoio determinante da ASSICOM, criar condições para a realização de exames no âmbito do Decreto-Lei n.º 152/2005, de 31 de Agosto, alterado pelo Decreto-Lei n.º 35/2008, de 27 de Fevereiro.

Os exames terão lugar nas instalações da ASSICOM, nos dias 17, 18 e 19 de Julho. Cerca de 40 profissionais e respectivas empresas daquela Região poderão assim corresponder afirmativamente ao Regulamento da Comissão Europeia n.º 2037/2000 e à legislação nacional aplicável.

Também junto do Governo da Região Autónoma dos Açores, através da Direcção Regional do Comércio, Indústria e Energia da Secretaria Regional de Economia, foram encetados esforços para criar condições que permitam às empresas e seus profissionais caminharem no sentido da credenciação e, desta forma, da qualificação na área da refrigeração e da climatização, promovendo nas empresas a capacidade de acompanhar a evolução tecnológica.

Em resultado do empenhamento da Região está já a ser divulgada a abertura de pré-inscrições para os cursos de TIM II, TIM III, Curso Complementar em QAI, Curso de Especialização em QAI e Técnico de Manuseamento de Fluidos Frigorigéneos, que se realizarão na cidade de Ponta Delagada nas instalações da ARENA (Agência Regional da Energia e Ambiente da Região Autónoma dos Açores), que é a entidade que promove a realização das acções, pelo que todos os interessados deverão contactar os serviços para mais informações.

Em tom de balanço do semestre valerá a pena dar a conhecer que existe uma lista de TRF (Técnico Responsável pelo Funcionamento dos Sistemas de Climatização e da Qualidade do Ar Interior em Edifícios) reconhecidos para o exercício da função. A lista contempla presentemente 94 profissionais e está disponível a partir dos sites da APIRAC e da APIEF. Relativamente a TIM III há cerca de 150 profissionais em condições de poderem ser examinados, sendo que cerca de 50 já o foram. Os TQAI são 460.

Finalizando com o tema do início, e porque o processo se encontra próximo do fim, deixamos ainda o número de examinados este ano, e até esta altura, para o cumprimento do Decreto-Lei n.º 152/2005: 496 profissionais, perfazendo no contexto global cerca de 1700.

    Nuno Roque
Secretário-Geral APIRAC
     
   
    1º Fórum das Alterações Climáticas
     
 

No passado dia 2 de Julho, estiveram reunidas em Lisboa cerca de 140 pessoas, entre elas o Presidente da APA (Agência Portuguesa do Ambiente), os Secretários de Estado do Ambiente, da Protecção Civil, da Indústria, da Inovação e dos Transportes, entre outras para participarem no primeiro Fórum para as Alterações Climáticas, um encontro que juntou todos os agentes envolvidos na aplicação dos métodos de combate aos problemas ambientais e de alcance das metas de Quioto. O Fórum foi promovido pela Comissão para as Alterações Climáticas (CAC), que decidiu criar uma reunião todos os anos destinada à problemática das alterações climáticas. O encontro foi alargado a todos os representantes das entidades da sociedade civil e dos diversos sectores.

No encontro debateu-se o cumprimento do Protocolo de Quioto, onde se discutiu o pacote «energia e clima» da União Europeia, as implicações para Portugal e as bases para a realização de uma Estratégia Nacional de adaptação às alterações climáticas.

   
    AMI lança recolha de óleos usados
     
 

Numa iniciativa da AMI, Portugal tem desde dia 15, uma resposta a nível nacional para o destino de óleos alimentares usados. Este projecto conta já com a participação de milhares de restaurantes, hotéis, cantinas, escolas, Juntas de Freguesia e Câmaras Municipais.

Os cidadãos que queiram entregar os óleos alimentares usados, deverão fazer a entrega numa garrafa fechada, dirigindo-se a um dos restaurantes aderentes, que se encontram identificados, evitando assim a contaminação de águas residuais, que acontece sempre que o resíduo é despejado na rede pública de esgotos.

   
    G8 avança com nova meta ambiental
   

Da cimeira do G8, que decorreu no Norte do Japão até 10 de Julho e que junta os países mais ricos do mundo, saiu uma decisão que representa um avanço significativo no que diz respeito ao combate das alterações climáticas, no sentido em que visa reduzir as emissões com efeito estufa em 50%, até 2050.

Recorde-se que os Estados Unidos sempre se mostraram reticentes quanto às negociações sobre as alterações climáticas que decorriam no âmbito da ONU, contudo, deram agora um passo importante ao aceitar reduzir em 50% as emissões com efeito estufa, até 2050.

   
    General Motors - O maior sistema solar do mundo
   

A GM anunciou na semana passada que vai instalar em Figuerelas, Zaragoza - Espanha, o maior sistema solar fotovoltaico do mundo. Esta instalação, com cerca de 85 000 painéis solares, atinge uma área equivalente a 190 000 m2. A instalação, com 12 megawatts de potência, produzirá cerca de 15.1 milhões de kWh/ano.

A General Motors orgulha-se de ser líder mundial no uso de energias renováveis.

   
    Escolas da Beira com elevados níveis de radão
     
   

Um estudo do laboratório de Radioactividade Natural da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra indica que as escolas da Beira Interior possuem valores preocupantes de radão (gás radioactivo emitido pelos solos). Esta substância é um factor de risco ambiental e de saúde pública.

     
   
    Novos Associados
     
   

Só desta forma podemos crescer, evoluir e cada vez mais contribuir para a afirmação deste Sector.

Este mês temos o prazer de receber no nosso directório as seguintes empresas:

• CRISGELO – Man. E Rep. De Equip. de Hotelaria, Unip. Lda
• DECORIDEIA – Decoração e Equipamentos Hoteleiros, Lda
• CLIMALECTRA – Instalações Técnicas Integradas, Lda
• FERNANDO M. G. LUÍS Unipessoal, Lda
• EUROAR – Fabri. e Mont. de Componentes de Ar Condicionado, Lda

     
   
    Climamed 2009 - Primeira chamada para apresentação de comunicações
     
 

A Comissão Organizadora do 5º CLIMAMED ’09 - Congresso Mediterrânico de Climatização, apela à apresentação de comunicações para o Congresso que terá lugar em ABRIL 2009 em Lisboa.

Pretendem-se comunicações técnicas que enfoquem inovações, melhorias ou experiências consideradas de interesse para os vários campos interligados ao ar condicionado e à refrigeração, em todas as suas problemáticas actuais, as vertentes técnica, ambiental, de conforto, de eficiência energética, QAI, e aspectos regulamentares e legislativos.

Os interessado em apresentar uma comunicação ao CLIMAMED ’09, numa das quatro línguas oficiais – português, espanhol, francês e italiano - ou inglês, deverão enviar um resumo, este também e sempre em inglês, de aproximadamente 250 palavras, com o respectivo título, até ao próximo dia 15 de OUTUBRO 2008 para uma das seguintes associações, em Portugal APIRAC, em Espanha ATECYR, em França, AICVF ou em Itália, AICARR.

Para Portugal utilize os seguintes contactos
APIRAC - CLIMAMED ’09
Congresso Mediterrânico de Climatização
Rua do Alecrim, 53 – 2º  1200 – 053 LISBOA
Tel. (00351) 21 322 42 60
e-mail técnico@apirac.pt

Cada resumo será avaliado pelo Comité Técnico-Científico local e aprovado para apresentação até 15 NOVEMBRO 2008. A aceitação das comunicações terá lugar até 12 JANEIRO 2009.

Restantes datas importantes a reter: Notificação de aceitação até 09 FEVEREIRO 2009; apresentação do trabalho final até 16 MARÇO 2009; Congresso 18 ABRIL 2009.

Para saber tudo sobre o CLIMAMED´09 disporá em breve do seu próprio site ou através de link a partir de www.apirac.pt onde toda a informação útil e relacionada estará disponibilizada.

     
   
    Inscreva-se Já!
     

» LISBOA
Isabel Fonseca
Tel: 213 224 260
Telm: 964 942 931
Fax: 213 474 576
formacao@apirac.pt
formacao@apief.pt

» PORTO
Dra. Patrícia Maia
Tel: 222 088 837
Telm: 964 942 932
Fax: 213 474 576
apirac.porto@apirac.pt
formacao.porto@apief.pt

» GUIMARÃES
Dra. Maria José
Tel: 213 224 260
Telm: 964 942 931
Fax: 213 474 576
apirac.guimaraes@apirac.pt
formacao.guimaraes@apief.pt

 

     
   
    Substituição do R22
     
 

Uma vez que 2010 e 2015 se estão a aproximar, torna-se importante encontrar formas de “fugir” ao velho amigo R22.

Sendo que em 2010 vai concretizar-se o corte total no fornecimento ao mercado, e até 2015 poderemos apenas utilizar fluido reciclado, pois a partir de 1 de Janeiro de 2015 vai ser proibida a sua utilização, nessa altura aquando de uma intervenção que obrigue a recuperação do fluido, este terá que ser enviado sempre para destruição.

Isto leva-nos a perguntar, que fluidos nos permitirão fazer um retrofit fácil das instalações a funcionar com R22?

Neste sentido, cremos que valerá a pena explorar o que alguns fabricantes oferecem. Por exemplo, já ouviu falar em MO29 e em MO79, da DuPont? São, nem mais nem menos, que o R417A e o R422A, que já existem no mercado, e que cada vez mais serão fluidos preferenciais para a substituição desejada. Haverá que ter em atenção algumas diferenças de rendimento na mudança de fluido e algumas incompatibilidades, em especial, com os elastómeros de sedes de válvulas e outros acessórios, mas que a literatura técnica ajuda a clarificar.

Assim, pensamos que será util viajar pelo site da DuPont, onde poderá explorar, ainda que em inglês, mas de fácil leitura, com maior profundidade esta substituição. Boa viagem!

Para saber mais clique aqui.

     
   
    Datas para pagamento de impostos
     
   

     
   
    IVA
     
   

Reembolsos - Prazo para restituição

Despacho Normativo nº 31-A-2008 de 12 de Junho - É alterado o nº 5 do Despacho Normativo nº 53/2005, de 15 de Dezembro, que passa a ter a seguinte redacção: "5 - O IVA cujo reembolso, de valor superior a €10.000, for solicitado por sujeitos passivos que efectuam operações isentas ou não sujeitas que conferem o direito a dedução, ou relativamente às quais a obrigação de liquidação do imposto, pelo menos, 75% do valor total das transmissões de bens e prestações de serviços de respectivo período, e que não seja o primeiro reembolso, será restituído no prazo de 30 dias a contar da data da recepção do respectivo pedido".

Código do Imposto Sobre o Valor Acrescentado

Decreto Lei nr. 102 - versão actualizada e republicada do Código do Imposto Sobre o Valor Acrescentado com as alterações introduzidas pela Lei nº 26-A-2008, de 27 de Junho, com particular destaque para a redução da taxa normal de 21% para 20%, e de 15% para 14% relativamente às transmissões de bens e prestações de serviços efectuadas nas Regiões Autónomas dos Açores e Madeira.

   
    Ambiente - transporte de resíduos de construção e demolição
     
   

Portaria nº 417/2008, de 11 de Junho - Aprova os modelos de guias de acompanhamento de resíduos para o transporte de resíduos de construção e demolição (RCD).

   
    Construção - Regulamento de Requisitos Acústicos dos Edifícios
     
   

Decreto-Lei nº 96/2008, de 9 de Junho - Procede à primeira alteração ao DL nº 129/2002, de 11 de Maio, que aprova o Regulamento dos Requisitos Acústicos dos Edifícios.

     
   
    CLIMAMED 2009
    LISBOA | 16, 17 e 18 de Abril
 

5ª edição do Congresso Mediterrânico de Climatização, 17-19 de Abril 2009, em Lisboa.

Destinado aos técnicos de AVAC&R portugueses e de todos os países de clima mediterrânico, na sua 5ª edição, será mais uma vez o fórum europeu de troca de informação e discussão de toda a problemática comum relacionada com o sector.

» Veja nesta Newsletter a Primeira Chamada para Apresentação de Comunicações

Contactos:
tecnico@apirac.pt - Engº L. Fonseca e Silva
comunicacao-imagem@apirac.pt - Designer Sofia Sequeira
www.apirac.pt | www.climamed.pt
+351 213 244 260

   
    Seminário Novas Energias para O Edifício
    LISBOA | Ordem dos Engenheiros | 01 de Outubro
   

A Revista O Instalador organiza o Seminário Novas Energias para O Edifício no Auditório Armando Lencastre, na Ordem dos Engenheiros, no dia 01 de Outubro do currente ano.

Consulte aqui:
» Programa
» Ficha de Inscrição

Contactos:
Revista O Instalador
+351 218 820 160
oinstalador@gmail.com