Realiza-se no próximo mês de ABRIL de 2009, de novo em Lisboa, o CLIMAMED – Congresso Mediterrânico de Climatização, para a sua quinta edição. Todos os técnicos que desenvolvem actividades profissionais ligados a esses campos de relevante importância no mundo de hoje que são o Ar Condicionado e a Refrigeração, estão convidados.

Na APIRAC todos nos sentimos muito orgulhosos por, mais uma vez, e para além dos portugueses, anfitriões, podermos trazer a Lisboa, técnicos provenientes de Espanha, França e Itália - connosco, os 4 países organizadores – mas também, aqueles que dos países da orla mediterrânica, queiram participar neste fórum, hoje já, de reconhecida importância internacional nas nossas áreas de actividade. 

Desde os projectistas dos edifícios e suas instalações técnicas, àqueles que nas Universidades e nas Escolas Profissionais ensinam as matérias que nos são tão caras, passando pelos técnicos ligados à montagem das instalações, à sua manutenção e assistência técnica ou ao fabrico de componentes, desde os gestores aos profissionais de campo das empresas, todos sem excepção, são bem-vindos!

O 5º CLIMAMED é, mais uma vez, feito por nós e para nós, e assim, confiamos que tal como nas edições anteriores com a participação activa de todos, ele seja de novo um grande e memorável evento.

Esperamo-vos!

    L. Fonseca e Silva
Secretário-Técnicol APIRAC
     
   
    Leiria com campanhas de prevenção ambiental
     
 

A Câmara Municipal de Leiria, juntamente com diversos parceiros, está a levar a cabo uma série de acções nas áreas da prevenção de incêndios florestais, limpeza de resíduos e de margens, matas e colocação de identificação em árvores. A iniciativa teve início no mês de Julho e vai prolongar-se até Agosto, contando com a participação de voluntários portugueses e estrangeiros que, através de campos de trabalhos, estão a contribuir para a promoção do ambiente no município.

A autarquia é a principal responsável pela iniciativa, no sentido em que define e planifica os trabalhos, assim como fornece os equipamentos necessários para as respectivas limpezas.

   
    PME com juros bonificados
   
 

O Estado português e os principais bancos assinaram um protocolo que permite às PME beneficiar de uma linha de crédito de 750 milhões de euros conhecida pelo nome de PME Investe/QREN – Banco X. Os 15 bancos aderentes já estão a disponibilizar estes créditos, os quais são bonificados e garantidos.

A bonificação é negociada consoante o risco a que determinada PME está vinculada com o seu banco e inclui a comissão de garantia de uma SGM (Sociedade de Garantia Mútua) e a Euribor a 3 meses deduzida de 125 pontos percentuais.

Assim, 50% do crédito concedido a uma PME, até ao limite de 1.5 milhões de euros, pode ser garantido por uma das 3 SGM do Sistema Nacional de garantia Mútua.

A linha de crédito destina-se ao financiamento do investimento e ao reforço do fundo de maneio, por períodos que podem ir até 5 anos, com 18 meses de carência.

   
    Escrituras públicas facultativas
   
 

As medidas de simplificação, desmaterialização e eliminação de actos e procedimentos no registo predial e actos conexos, previstas no âmbito do programa Simplex, foram recentemente aprovadas pelo Dec.-Lei n.º116/2008, de 4 de Julho.

Estas medidas permitem que advogados, câmaras de comércio e indústria, notários e solicitadores prestem em concorrência serviços relacionados com transacções de bens imóveis em regime de balcão único, tornando facultativo as escrituras relativas à compra e venda de casa ou para a constituição de hipoteca sobre bens imóveis.

   
    Anuário do Ministério da Economia e da Inovação
   

Convite às empresas que o queiram fazer representar nesta monografia do Ministério da Economia e da Inovação, com o intuito de divulgar e informar o sector em que estão inseridas.

Será feita uma ampla divulgação por diversas instituições públicas e privadas, bem como em eventos em que o Ministério esteja representado nomeadamente através da Secretária-Geral.

Para mais informações queiram por favor contactar por favor:
CASTEL - Publicações e Artes Gráficas, SA.
Telf.: +351 218 362 000
Fax: +351 229 577 829
e-mail: carla@eurostandarte.com.pt

   
   
    Grundfos no BCSD e nos Jogos Olímpicos
     
 

A Grundfos, nossa Associada e um dos líderes mundiais no mercado de bombas de água, integrou recentemente o BCSD (Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável). O BCSD é uma associação sem fins lucrativos, associada do WBCSD – World Business Council for Sustainable Development. O BCSD Portugal tem como missão transpor para o plano nacional os princípios orientadores do WBCSD, nomeadamente fazer com que a liderança empresarial seja catalisadora de uma mudança de rumo em direcção ao Desenvolvimento Sustentável e promover a eco-eficiência, a inovação e a responsabilidade social nas empresas.

A Grundfos está também nos Jogos Olímpicos 2008, sendo um dos principais fornecedores de bombas de águas e sistemas de bombeamento tecnologicamente avançados para os espaços dos Jogos Olímpicos, fornecendo equipamentos para dezassete locais.

Este é decididamente um grande ano para a GRUNDFOS. Parabéns!

     
   
    Climamed 2009 - Chamada para apresentação de comunicações
     
 

A Comissão Organizadora do 5º CLIMAMED ’09 - Congresso Mediterrânico de Climatização, apela à apresentação de comunicações para o Congresso que terá lugar em ABRIL 2009 em Lisboa.

Pretendem-se comunicações técnicas que enfoquem inovações, melhorias ou experiências consideradas de interesse para os vários campos interligados ao ar condicionado e à refrigeração, em todas as suas problemáticas actuais, as vertentes técnica, ambiental, de conforto, de eficiência energética, QAI, e aspectos regulamentares e legislativos.

Os interessado em apresentar uma comunicação ao CLIMAMED ’09, numa das quatro línguas oficiais – português, espanhol, francês e italiano - ou inglês, deverão enviar um resumo, este também e sempre em inglês, de aproximadamente 250 palavras, com o respectivo título, até ao próximo dia 15 de OUTUBRO 2008 para uma das seguintes associações, em Portugal APIRAC, em Espanha ATECYR, em França, AICVF ou em Itália, AICARR.

Para Portugal utilize os seguintes contactos
APIRAC - CLIMAMED ’09
Congresso Mediterrânico de Climatização
Rua do Alecrim, 53 – 2º  1200 – 053 LISBOA
Tel. (00351) 21 322 42 60
e-mail técnico@apirac.pt

Cada resumo será avaliado pelo Comité Técnico-Científico local e aprovado para apresentação até 15 NOVEMBRO 2008. A aceitação das comunicações terá lugar até 12 JANEIRO 2009.

Restantes datas importantes a reter: Notificação de aceitação até 09 FEVEREIRO 2009; apresentação do trabalho final até 16 MARÇO 2009; Congresso 18 ABRIL 2009.

Para saber tudo sobre o CLIMAMED´09 disporá em breve do seu próprio site ou através de link a partir de www.apirac.pt onde toda a informação útil e relacionada estará disponibilizada.

     
   
    Inscreva-se Já!
     

» LISBOA
Isabel Fonseca
Tel: 213 224 260
Telm: 964 942 931
Fax: 213 474 576
formacao@apirac.pt
formacao@apief.pt

» PORTO
Dra. Patrícia Maia
Tel: 222 088 837
Telm: 964 942 932
Fax: 213 474 576
apirac.porto@apirac.pt
formacao.porto@apief.pt

» GUIMARÃES
Dra. Maria José
Tel: 213 224 260
Telm: 964 942 931
Fax: 213 474 576
apirac.guimaraes@apirac.pt
formacao.guimaraes@apief.pt

 

     
   
   

Biocombustíveis de segunda geração

     
 

A actualidade de conceitos como eficiência energética, utilização racional de energia e tecnologias ambientais e acrescendo-lhes a tão dolorosa crise do petróleo, levam-nos, cada vez mais, a procurar outras formas de produzir energia.

Em mais uma das nossas viagens pela Net encontrámos um artigo que cremos verdadeiramente interessante. Já ouviu falar em combustíveis de segunda geração? Pois bem, são combustíveis cuja produção não compete com a produção de alimentos, delicadíssimo problema que hoje se coloca quando se trata dos biocombustíveis.

Investigadores chineses estão a estudar reacções que criam compostos químicos para produção destes biocombustíveis. Esta investigação está a ser feita com serradura, isso mesmo, pó de madeira e água sob pressão a alta temperatura, para quebrar as ligações químicas entre o carbono e o oxigénio.

Admite-se que qualquer biomassa vegetal possa ser utilizada neste processo, os investigadores ainda estão a trabalhar na simplificação desta técnica para torná-la economicamente viável e, embora esta tecnologia ainda esteja em estudo, estes podem ser os primeiros passos para uma nova era.

Se quiser saber mais sobre o assunto, sugerimos-lhe um site em português e de leitura fácil. Boa viagem!

Para saber mais clique aqui.

     
   
    Datas para pagamento de impostos
     
   

     
   
    IVA
     
   

Decreto-Lei nº 102/2008 (1), de 20 de Junho - No uso da autorização legislativa concedida pelo art.º 91 da Lei nº 67-A/2007, de 31 de Dezembro, altera e republica o Código do Imposto sobre o Valor Acrescentado, aprovado pelo Decreto-Lei nº 394-B/84, de 26 de Dezembro, e o Regime do IVA nas Transacções Intracomunitárias, aprovado pelo Decreto-Lei nº 290/92,k de 28 de Dezembro.

Lei nr. 26-A/2008 (1), de 27 de Junho - (1º supl.) Altera o CIVA, aprovado pelo Decreto-Lei nº 394-B/94, de 26 de Dezembro, e procede à sétima alteração ao Decreto-Lei nº 347/85, de 23 de Agosto.

   
    Estatutos e Benefícios Fiscais
     
   

Decreto-Lei nº 108/2008 (2) - No uso da autorização legislativa concedida pelo art.º 91 da Lei nº 67-A/2007, de 31 de Dezembro, altera e republica o Estatuto dos Benefícios Fiscais, aprovado pelo Decreto-Lei nº 215/89 de 1 de Julho.

   
    Energia
     
   

Port. nº 519/2008, de 25 de Junho - Aprova os requisitos de credenciação dos técnicos e entidades responsáveis, previstos no Decreto-Lei nº 71/2008, de 15 de Abril, que criou o sistema dos consumos intensivos de energia (SGCI).

     
    Maternidade e paternidade - Protecção social
     
   

Decreto-Lei nº 105/2008 (2), de 25 de Junho - Institui medidas sociais de reforço da protecção social na maternidade, paternidade e adopção integradas no âmbito do subsistema de solidariedade e altera o Decreto-Lei n. 154/88, de 29 de Abril.

     
   
    CLIMAMED 2009
    LISBOA | 16, 17 e 18 de Abril
 

5ª edição do Congresso Mediterrânico de Climatização, 17-19 de Abril 2009, em Lisboa.

Destinado aos técnicos de AVAC&R portugueses e de todos os países de clima mediterrânico, na sua 5ª edição, será mais uma vez o fórum europeu de troca de informação e discussão de toda a problemática comum relacionada com o sector.

» Veja nesta Newsletter a Chamada para Apresentação de Comunicações

Contactos:
tecnico@apirac.pt - Engº L. Fonseca e Silva
comunicacao-imagem@apirac.pt - Designer Sofia Sequeira
www.apirac.pt | www.climamed.pt
+351 213 244 260

   
    III Conferência Internacional de Resíduos Sólidos Urbanos
    PORTO | Lipor | 23 e 24 Outubro
   

A Lipor - Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto vai organizar em parceria com o IRS - Instituto para la Sostenibilidad de los Recursos a III Conferência Internacional sobre Resíduos Urbanos.

Consulte aqui:
» Programa
» Ficha de Inscrição

Contactos:
Apartado 1510 | 4435-996 Baguim do Monte
Tel.: +351 229 770 100
Fax: +351 229 756 038
cristina@santos@lipor.pt