O Instituto do Emprego e Formação Profissional assinou Protocolos de Cooperação com 51 entidades, visando a dinamização conjunta de cursos de aprendizagem. A cerimónia teve lugar no Centro de Formação Profissional do Seixal, no dia 22 de Setembro, e contou com a presença do Ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, António Vieira da Silva.

Esta iniciativa visa reforçar o papel do IEFP enquanto operador de formação, promovendo convergências que potenciem a sua intervenção junto do público jovem, dando um novo fôlego, esperamos, a esta tipologia formativa, que entretanto tinha perdido algum espaço para as Escolas pela reintrodução de cursos tecnológicos no sistema educativo gerido pelo Ministério da Educção.

A actual aposta de renovação da Aprendizagem, visa tornar esta modalidade cada vez mais atractiva ao serviço da qualificação dos jovens e da sua inserção no mercado de trabalho, estabelecendo a meta abranger até 2010 30 mil jovens com idades compreendidas entre os 15 e os 25 anos.

A APIRAC e a APIEF assumiram em conjunto uma das parcerias estabelecidas vendo assim reconhecidas as suas competências para assegurar a formação de jovens no nosso Sector.

A formação de jovens foi e continuará a ser, enquanto nos permitirem, um vector essencial da intervenção da APIRAC na introdução de qualificações nas empresas e no mercado. Esta formação de dupla certificação (12º ano) escolar e profissional (nível 3) constitui referenciais formativos de base ao acesso às credenciações e qualificações técnicas para o Sector (Decretos-Lei n.os 152/2005 e 79/2006).

Enquanto a APIEF surge no protocolo cumprindo a sua missão específica de formar, a APIRAC procura assegurar, para além da evidente promoção da formação, a ligação às empresas que se constituem como parceiros na vertente de formação em contexto de trabalho, articulando e gerindo a rede de empresas e de estágios que são componente decisiva no percurso formativo destes cursos.

A saídas profissionais contempladas no protocolo são: Técnico de Refrigeração e Climatização, Técnico de Electricidade de Edificações, Técnico de Electricidade de Manutenção, Técnico de Energia Térmica e Técnico de Gestão de Energia.

Assim, as empresas interessadas deverão desde já manifestar a sua intenção de participação no processo formativo, bem como serem encaminhadoras de eventuais candidatos a formandos interessados nos cursos mencionados, junto da APIRAC.

    Nuno Roque
Secretário-Geral | APIRAC
     
   
   

Palácio de Belém instala 126 painéis fotovoltaicos

     
 

A Presidência da República instalou 126 painéis fotovoltaicos com uma potência instalada de 20 kW, sistema este que cobre cerca de 15% do seu consumo eléctrico, permitindo reduzir a factura energética e as emissões de CO2.

Esta iniciativa surgiu na sequência do relatório da auditoria energética ao Palácio de Belém, solicitado pelo Presidente da República, e das medidas de eficiência energética anunciadas em Janeiro de 2008, com o objectivo de reduzir a factura energética e em as emissões de CO2 no Palácio de Belém.
   
    Kits de eficiência energética distribuidos pela EDP
     
 

O Grupo Energias de Portugal (EDP) vai distribuir, durante o corrente mês de Outubro, kits de eficiência energética nos centros comerciais da Sonae Sierra. A acção, inserida no Plano de Promoção de Eficiência no Consumo (PPEC), tem por objectivo sensibilizar a população para a necessidade de economizar a energia.

O kit é constituído por uma lâmpada economizadora, uma multi-tomada e um mini-guia da eficiência energética. A pessoa interessada em receber o kit apenas necessita de preencher um questionário e deixar uma dica de eficiência que diga respeito ao que já fez em casa para poupar energia.

   
    Portugal gastará 980 M€/ano para combater alterações climáticas
     
 

O pacote de medidas energéticas da União Europeia (UE) para combater as alterações climáticas vai custar 73 mil milhões de euros por ano até 2020, segundo um estudo do grupo de especialistas Open Europe. O custo para Portugal das medidas a serem aplicadas para alcançar os objectivos fixados pela Comissão Europeia está estimado em 980 milhões de euros por ano até 2020.

A Comissão Europeia fixou como objectivo para 2020 uma redução das emissões de gases poluentes com efeito de estufa em 20%, que inclui produzir 20% de energia a partir de fontes renováveis e incorporar 10% de biocombustíveis nos combustíveis rodoviários.

   
   

Sintra, Tavira e Faro vencedoras do concurso "Cidades Limpas"

   

No âmbito do IX Concurso Nacional de Gestão de Resíduos Urbanos, o município de Sintra foi a vencedora do galardão «Cidades Limpas 2008».

O prémio, da autoria da Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental, consagra o município como o mais limpo no grupo dos que têm uma população residente com mais de 100 mil habitantes.

Também a Câmara Municipal de Tavira foi premiada com o primeiro prémio do terceiro grupo, que inclui população residente igual ou superior a 20 mil e inferior a 30 mil habitantes. O município de Faro venceu na categoria das cidades com população residente entre os 60 mil e os 80 mil habitantes.

     
   
    CRC 2008 ASHRAE - RAL em Lisboa
     
 

Foi nos dias 12, 13, 14 e 15 de Outubro que a ASHRAE celebrou mais um encontro CRC 2008 ASHRAE – RAL, (reunião de todos os capítulos da região), desta vez em Lisboa.

Esta conferência teve como objectivo reunir os diferentes membros de trabalho, nomeadamente os Delegados (Delegates), os Suplentes (Alternates) e Dirigentes (Oficials) entre outros, para elegerem os dirigentes e representantes de cada região, designados de Oficiais da Região (Region Oficials).

O Programa dividia-se em reunião do CAUCUS, sessões de trabalho, workshops e sessões técnicas.

A reunião CAUCUS é o momento onde são tomadas decisões através de votação e a eleição de membros que irão desempenhar mandatos como dirigentes (Oficials) da Region at Large (RAL) para o próximo ano. 

Nas sessões de trabalho houve lugar para as apresentações de relatórios correspondentes às actividades das diversas Regiões e onde são votadas as moções que irão proporcionar um melhor desenvolvimento e funcionamento da RAL e dos próprios capítulos.

Nos Workshops desenvolveram-se em 4 sessões simultâneas: a chamada TT (transferência de Tecnologia), a MP (Promoção de Membros), a SM (Ramo de Estudantes) e ainda a RP (Promoção e Investigação).

As sessões técnicas abordaram dois temas incontornáveis em Portugal: A Nova Regulamentação Térmica e a Qualidade do Ar Interior – tocando ligeiramente também na Lei do Tabaco. Foi importante compreender os vários pontos de vista, tendo em conta as diferentes culturas aqui representadas, desde os Americanos, Portugueses, Espanhóis, passando pela India, Kuwait, Sri Lanka, Paquistão, entre outros.

A APIRAC, deu o seu contributo apoiando a ASHRAE PORTUGAL CHAPTER na organização, logística e secretariado do evento.

     
   
    Mitsubishi Electric - Escolas Carênciadas recebem Ar Condicionado
     
 

Para assinalar os seus 10 anos em Portugal, a Mitsubishi Electric está a oferecer a instalação de Ar Condicionado a Escolas Primárias necessitadas e representativas das várias regiões do país.

Segundo um estudo da DECO, publicado em 2007, os alunos das escolas portuguesas passam frio e têm má qualidade do ar dentro das salas de aula. Sensibilizada para esta situação, a Mitsubishi Electric decidiu contribuir positivamente para a resolução deste problema.

No passado dia 9 de Outubro, a Escola Básica de Sobral da Adiça, no concelho de Moura tornou-se a primeira escola, a nível nacional, a passar a dispor de uma instalação de Ar Condicionado oferecida pela Mitsubishi Electric, podendo, a partir de agora, proporcionar um ambiente sempre confortável aos alunos, no Inverno ou no Verão.

No dia seguinte, foi a vez da Escola Básica da Fatela, no concelho do Fundão, receber a sua instalação de ar condicionado Mitsubishi Electric, seguindo-se, no dia 16, a Escola Básica de Carvalhais, em Mirandela. Nos próximos meses, mais escolas de outros concelhos do país, do Minho ao Algarve, serão beneficiadas com esta iniciativa da Mitsubishi Electric, que é, simultaneamente, um contributo para o conforto e melhoria do ar nas salas de aula e uma aposta nas gerações do futuro.

     
   
    Inscreva-se Já!
     

» LISBOA
Isabel Fonseca
Tel: 213 224 260
Telm: 964 942 931
Fax: 213 474 576
formacao@apirac.pt
formacao@apief.pt

» PORTO
Dra. Patrícia Maia
Tel: 222 088 837
Telm: 964 942 932
Fax: 213 474 576
apirac.porto@apirac.pt
formacao.porto@apief.pt

» GUIMARÃES
Dra. Maria José
Tel: 213 224 260
Telm: 964 942 931
Fax: 213 474 576
apirac.guimaraes@apirac.pt
formacao.guimaraes@apief.pt

 

     
   
   

História da Energia

     
 

Imagine que se reuniram num projecto para falar de Energia – a seiva de todas as nossas actividades - onze investigadores das áreas de história, sociologia e economia, com o objectivo de contar como foi, com base na evolução da produção e utilização da energia, a evolução da sociedade, do Estado e das empresas. Ao mesmo tempo, pretenderam estabelecer a ligação entre os especialistas e os não especialistas, fazendo nascer um projecto de investigação que pudesse interessar a todos os que são sensíveis e preocupados sobre o tema.

Pois, esse projecto foi feito, descobrimo-lo numa das nossas viagens, em busca de conhecimento, por esse mar infindável que é a rede www e, para nosso júbilo, disponível no escorreitíssimo idioma de Camões, de leitura acessível complementada com fotografias e gráficos, dum modo entendível por todos.

Gostaria de saber o que contem o “Manual de Boas Práticas de Eficiência Energética”, edição da BCSD? Ou preferiria recolher informação sobre a “Energia Nuclear. Mitos e realidades”?

Ou ainda, talvez, pretender ver como se começou a divulgar junto do público o frigorífico doméstico? Neste caso poderá fazê-lo a partir de um dos vários links disponibilizados no site como por exemplo em “História em Imagens”, e aí seleccionar “O frigorífico e o grafismo das CRGE na década de ’30”.

Com garantia de uma viagem bem interessante, para ficar a saber tudo
click aqui.

     
   
    Datas para pagamento de impostos
     
   

     
   
    Propriedade Industrial - Taxas
     
   

Port. n.º 1098/2008 (1), de 30 de Setembro - Aprova as taxas relativas a actos e serviços prestados no âmbito da propriedade industrial e revoga a Port. n.º 418/98, de 21 de Julho

   
   

Reprivatizações - Galp Energia, SGPS, SA

     
   

DL n.º 1092/2008, de 29 de Setembro - Aprova a 5ª fase de reprivatização da Galp Energia, SGPS, SA, sociedade aberta.

   
    Ensino - Passe escolar
     
   

DL n.º 186/2008, de 19 de Setembro - Procede à terceira alteração ao DL n.º 299/84, de 5 de Setembro, criando o passe escolar ou "passe 4_18@escola.tp".

     
   
    CLIMAMED 2009
    LISBOA | 16, 17 e 18 de Abril
 

5ª edição do Congresso Mediterrânico de Climatização, 17-19 de Abril 2009, em Lisboa.

Destinado aos técnicos de AVAC&R portugueses e de todos os países de clima mediterrânico, na sua 5ª edição, será mais uma vez o fórum europeu de troca de informação e discussão de toda a problemática comum relacionada com o sector.

Visite o site www.climamed.com

Contactos:
tecnico@apirac.pt - Engº L. Fonseca e Silva
comunicacao-imagem@apirac.pt - Designer Sofia Sequeira
www.apirac.pt | www.climamed.com
+351 213 224 260

     
   
    Expo Água
    OEIRAS| 21, 22 e 23 de Outubro
 

Organizada pelo Jornal Água&Ambiente, em parceria com a Hach LAnge, a EXPO ÁGUA 2008 irá ter lugar já nos próximos dias 21, 22 e 23 do corrente mês, no núcleo central do TagusPark, em Oeiras.

Contactos:
Tel.: +351 218 806 136
Fax: +351 218 806 137
E-mail: conferencias@about.pt
Homepage: www.ambienteonline.pt

     
   
    Proambiente | Negócios Sustentáveis
    Exposalão BATALHA| 12 a 15 de Fevereiro
 

Irá decorrer na Batalha nos dias 12, 13, 14 e 15 de Fevereiro a PROAMBIENTE — Salão nacional de equipamentos, tecnologias, energia e serviços ambientais, na Exposalão.

Neste espaço de excelência, as  empresas promovem tecnologias e soluções para factores como a poluição, resíduos, reciclagem, energia e recursos, com vista à inovação e ao estabelecimento de novos contactos entre as empresas visitantes, dos mais diversos sectores de actividade.

Contactos:
EXPOSALÃO _ Centro de Exposições, S.A.
Tel.: +351 244 769 480
Fax: +351 244 767 489
E-mail: info@exposalao.pt
Homepage: www.exposalao.pt