NewsLetter APIRAC - 24 de Junho de 2004

Associação Portuguesa da Industria da Refrigeração e Ar Condicionado

 

Congresso Mediterrânico de Climatização

 

Revista Grau Celsius

 

Directório APIRAC

 

Parcerias

 

Instituto para a Inovação na Formação

 

Programa REDE

 

Instituto Português da Qualidade

 

Instituto de Soldadura e Qualidade

 

PT Comunicações, SA

 

Instituto dos Mercados

de Obras Públicas e Particulares e do Imobiliário

 

Editorial

 

¢ Grandes dias, estes, os maiores do ciclo de 1 ano no Hemisfério Norte, culminados anteontem, no Solstício de Junho, início do nosso Verão, exacto momento em que a radiação vai começar a decrescer, mas em que a energia acumulada na crusta e nas águas cria condições para precisarmos mais do que nunca do nosso estimado e estimável ar condicionado… Para nosso bem, assim continue a ser!

 

Mas, para os lusitanos - agora como nunca unidos nas bandeiras e bandeirinhas, verdes e vermelhas florindo como nunca se viu nos carros e nas janelas, unidos na solidariedade do apoio aos bravos da selecção, mas também no gosto de receber bem e mostrar que valemos mais do que a imagem que por vezes fazemos de nós próprios - não são só os dias físicos que nos alegram.

 

Grandes dias também e fundamentalmente pelos eventos que agitaram o país, que nos puseram os corações em sobressalto, que nos animaram… De vez em quando faz bem à auto-estima, mesmo à custa de coisas prosaicas como o futebol, como o rock, como as imagens que a TV tem deixado passar para o estrangeiro, faz-nos bem pensar que sim, que sabemos e que somos capazes de fazer, e fazer bem, aquilo em que nos empenhamos e a que nos entregamos com alma.

 

Que este ânimo seja exemplo e traga bons augúrios também para aquilo do nosso sector que tem andado enredado em novelos de improdutividade. Valerá a pena confiar?

 

 

L.Fonseca e Silva

Secret.º Técnico APIRAC

Notícias

 

Curso de Iniciação ao EnergyPlus

25 e 26 de Junho + 9 e 10 Julho de 2004 - Lisboa

 

¢ Trata-se de um primeiro curso de EnergyPlus que se enquadra numa estratégia de generalizar a utilização de ferramentas de simulação pelos profissionais do nosso sector.

 

O software EnergyPlus permite a simulação do comportamento energético de edifícios e, em particular, pode ser utilizado para a modelação de sistemas de climatização. A actual necessidade de redução dos consumos energéticos dos edifícios implica que se aplique um maior esforço na fase de projecto. Nesse sentido, o EnergyPlus tem sido utilizado de forma crescente como a ferramenta de apoio aos projectistas.

 

A EFRIARC e a NaturalWorks lançam, em conjunto, esta primeira edição do Curso de Iniciação ao EnergyPlus com o objectivo de generalizar a utilização deste software pelos profissionais do sector.

 

Custo:

300 € + IVA - Membros
400 € + IVA - Outros

Mais informações em www.efriarc.pt

 

 

Destaques

 

Criação da Especialização em Engenharia de Refrigeração

 

¢ Terão ouvido falar que ia ser criada, tal como já o foi para a Engenharia de Climatização, no seio da Ordem dos Engenheiros, a especialização em Engenharia de Refrigeração.

 

Verdade que, formalmente, só são precisas 20 assinaturas de membros da OE que possuam poder de intervenção, isto é, que tenham as quotas em dia.

 

E, já noutro dia, iniciámos o processo de recolha das assinaturas (durante o aniversário da Centauro em Castelo Branco), mas houve que reformular o pedido.

 

Assim reenviou-se a quase todos os membros conhecidos da OE com intervenção na refrigeração (projecto, obras, manutenção,

 

gestão) uma nova folha para recolha de assinatura e mais formal identificação.

 

Para os mais entusiastas, que acreditem que vale a pena, e que reúnam condições, é desse documento, juntamente com a carta que contem os argumentos a apresentar ao Bastonário, que através do “link” que a seguir indicamos, que se pode fazer o seu “download”, assiná-lo e rapidamente, reenviá-lo à APIRAC (R. do Alecrim, 53-2º 1200-014 LISBOA).

Bem hajam os que crêem, palavra do Secretário Técnico! 

 

Downloads:

¢ Carta à O.E.

¢ Petição

Tecnologia

 

O fluido R410A

 

¢ Há vários mitos (afirmações sem fundamento, ok?) relativos ao R410A, um dos novos fluidos que substitui o R22, que nos criam algum, vamos dizer, “desconforto”, principalmente porque não sabemos se são verdade ou não. Por exemplo, que as pressões nos circuitos com R410A são motivo de insegurança. Ou que, por causa dessas pressões, os circuitos sofrem mais avarias. Ou que não é um fluido definitivo, ou ainda que o óleo lubrificante sintético com que se deve trabalhar absorve água… Para apagarmos da cabeça algumas destas preocupações sugiro uma visita ao primeiro “sítio” que abaixo indico onde (em inglês, claro) se encontram todo o conjunto de explicações que nos devolvem a medida exacta dos perigos do R410A na nossa profissão.

 

Por outro lado, e ainda no desejo de obter mais informação útil sobre este novo fluido frigorigéneo e apenas porque introduzimos no motor de busca “Google” a sigla R410A fomos parar a um outro “sítio” interessantíssimo (em baixo, é o segundo indicado), onde se encontram uma série de ficheiros em PDF, portanto importáveis, com inúmeras referências quer de novo aos mitos existentes

sobre o R410, quer ao manuseamento e à recuperação dele e de outros dos novos fluidos. 

 

 

 

Para saber mais, entre em www.410a.com e logo depois em www.bacharach-inc.com.

 

Tome nota/Agenda

 

Datas para pagamento de impostos durante este mês

 

Não Esquecer

 

30 Jun

IRC / IRS

Declaração anual e anexos

 


Certames / Eventos

 

¢ I Congresso sobre Construção Sustentável

 

A Ordem dos Engenheiros tem em curso a organização do I Congresso sobre Construção Sustentável, que se realizará nos dias 28 e 29 de Outubro de 2004, em Leça da Palmeira, por ocasião da 20.ª edição da CONCRETA - Feira Internacional de Construção e Obras Públicas, promovida pela AEP - Associação Empresarial de Portugal, Câmara de Comércio e Indústria / EXPONOR – Feira Internacional do Porto.

 

No ano dedicado por Sua Excelência o Presidente Jorge Sampaio ao Ambiente e ao Desenvolvimento Sustentável, este Congresso representa um evento de significado valor organizado pela OE, em particular pelo Conselho Regional Norte do Colégio de Engenharia do Ambiente e em parceria com a Associação Portuguesa de Materiais de Construção (APCMC) e com a Associação Portuguesa de Engenheiros do Ambiente (APEA), sendo expectável a participação de cerca de 300 técnicos com actuação em áreas transversais dos domínios da engenharia e de outros sectores profissionais.

 

O tema resulta da importância de se criar um fórum de reflexão sobre a temática da Construção Sustentável.

 

O evento tem como objectivos abordar o estado da arte sobre a Construção Sustentável, potenciar o conhecimento do Plano Nacional de Desenvolvimento Sustentável  debater aspectos de regulamentação, regime jurídico e certificação associados às actividades de construção e obras públicas, discutir a problemática da construção bio climática, constituir um espaço de reflexão sobre estratégias de gestão integrada de resíduos da construção e demolição e, ainda, fomentar a apresentação de  conhecimentos e desenvolvimentos científicos, inovações, tecnologias e recursos disponíveis no âmbito da Construção Sustentável.

 

Para  informações contactar 

Secretariado do I Congresso sobre Construção Sustentável


Ordem dos Engenheiros - Região Norte
R. Rodrigues Sampaio, 123
4000-425 PORTO

 

Tel: (+351) 22 205 41 02 / 22 208 76 61
Fax:
(+351) 22 203 96 47

E-mail: cs2004@ordemdosengenheiros.pt  

URL: www.ordemdosengenheiros.pt/cs2004