O CLIMAMED é a par do SINERCLIMA uma das grandes realizações sectoriais que extravasa o âmbito nacional da representatividade da APIRAC, destacando-se no plano da internacionalidade claramente o CLIMAMED pelo envolvimento directo das nossas congéneres de Espanha, França e Itália, mas também das atenções que provoca noutros países mediterrânicos, não só europeus, mas também magrebinos, aliás com quem os nossos parceiros mantém relações comerciais de bastante proximidade.

A organização está montada, estando nesta altura já praticamente tudo definido em termos técnicos e logísticos para o Congresso que se realizará em Lisboa nos dias 16-17-18 de Abril. Depois de definidos os abstracts que mereceram convite para desenvolvimento das comunicações a apresentar (47 comunicações), o local de realização do Congresso (Museu do Oriente), o Hotel protocolado para o evento (Hotel Vila Galé Ópera), a última definição foi relativamente ao espaço para o jantar e espectáculo que abrilhantará este grande evento, tornando-se um acontecimento dentro do acontecimento. Assim, foi escolhido o Campo Pequeno onde poderemos assistir à Opereta Ba-ta-clan, musical original de Jacques Offenbach adaptado a um acto pelo encenador Fernando Gomes. O elenco é composto com cantores e orquestra do Teatro Nacional São Carlos.

Lembramos que até ao próximo dia 16 de Fevereiro poderão inscrever-se com preços mais vantajosos, não desperdicem a oportunidade.

Ainda no campo dos eventos, mais proximamente, a APIRAC estará presente juntamente com a APIEF na feira QUALIFIC@ na EXPONOR, Porto, dias 12-13-14-15 de Fevereiro.

O evento será espaço de informação e sensibilização da população, em geral, e dos diversos agentes de educação, de formação e empresariais, em particular, para os desafios e oportunidades que se colocam ao nível da educação e da formação. A Qualific@ pretende incentivar o desenvolvimento das competências, proporcionando novas aptidões que permitam aceitar a mudança como uma oportunidade e de abertura a novas ideias, na qual a APIRAC enquanto entidade promotora e a APIEF enquanto entidade formadora procurarão dar a conhecer os seus projectos nestes patamares de intervenção.

O certame permitirá ainda no quadro da nossa presença na região Norte, facultar encontros com as empresas e profissionais do nosso sector em linha, aliás, com a iniciativa Gabinete de Atendimento ao Associado que implementámos com regularidade mensal na cidade do Porto, desde Setembro de 2008, nas instalações associativas nessa cidade com a presença assídua do Eng. Dias Caetano. Outra oportunidade a não perder.

    Nuno Roque
Secretário-Geral | APIRAC
     
   
   

Processo de recolha de dados estatísticos de venda de equipamentos de Ar Condicionado completa 10 anos

     
 

Completa-se com a recolha de dados estatísticos de vendas que se encerrou no passado dia 20 JAN., o primeiro decénio deste processo na actual fase da APIRAC. Haverá – e assim se fará no seio da Comissão de Distribuidores – que proceder a algumas alterações e ajustes na Ficha de Recolha de Dados, pois que 10 anos após, naturalmente, não só entretanto surgiram novos produtos, como há mais distribuidores de outras gamas de equipamentos que justificam o conhecimentos dos dados de mercado.

Congratulamo-nos, pois dez anos é muito tempo! Sabemos que para os Distribuidores da APIRAC que ano a ano têm vindo a participar no processo de recolha estatística de dados de vendas de ar condicionado, a evidência é que o processo se consolidou, sedimentou credibilidade, reforçou-se como fiável e da sua utilidade para as empresas hoje nada há a pôr em causa.

Dentro de breves dias, a APIRAC enviará às 22 empresas distribuidoras que participaram no processo relativo ao ano de 2008, os resultados globais.

   
   

Portugal é membro fundador da Agência Internacional para as Energias Renováveis

     
 

Foi criada a 26 de Janeiro a Agência Internacional para as Energias Renováveis (IRENA). Fundada por 75 estados em Bona, na Alemanha.

Desde os anos 90 que a Eurosolar e a WCRE têm vindo a promover de forma contínua a IRENA. Quase 400 representantes de 120 países, fizeram parte da conferência fundadora.

Segundo o ministro alemão do Ambiente, Sigmar Gabriel, a iniciativa é um "enorme passo no sector, com muitas potencialidades ambientais e até económicas"; “esta agência tem como objectivo principal aconselhar e apoiar os países desenvolvidos e aqueles em vias de desenvolvimento para apostarem na produção de energias renováveis",

A representar Portugal esteve o director-geral da Direcção Geral de Energia e Geologia, José Perdigoto, o subdirector-geral, Bento Morais Sarmento, e ainda o embaixador português na Alemanha, José Caetano da Costa Pereira.

Em Junho os estados membros da Agência vão decidir onde se localizará a sua sede.

   
   

Adene e Construção Sustentável criam "Casa Certificada"

     
 

A Adene (Agência para a Energia) e a Tirone Nunes SA, promotora da Iniciativa Construção Sustentável, assinaram no passado dia 28 de Janeiro um protocolo de parceria para o desenvolvimento do projecto “ Casa Certificada”. Esta iniciativa consiste na criação de uma plataforma on-line que promove a certificação energética e qualidade do ar interior (QAI) em edifícios.

Acedendo a este portal será possível o contacto directo e imediato entre o proprietário do imóvel que pretende obter um certificado energético e da QAI, (obrigatório para todos os edifícios transaccionados, desde 1 de Janeiro) e o perito qualificado para a emissão desse documento, bem como o acesso a soluções relevantes para a optimização do desempenho energético-ambiental de imóveis.

Prevê-se que a plataforma esteja disponível e completamente operacional na 2ª quinzena de Março de 2009. Todos os interessados podem aceder ao site digitando www.casacertificada.pt.

   
   

Reciclagem de embalagens usadas aumentou 15% em 2008

     
 

A reciclagem já faz parte do dia-a-dia dos portugueses. No ano passado foram recicladas 535 mil toneladas de embalagens, um valor que é 15% superior ao registado em 2007, segundo dados da Sociedade Ponto Verde (SPV). O papel cartão voltou a ser a embalagem mais separada com um total de 243 mil toneladas, seguindo-se o vidro, com 168 mil toneladas, o plástico com 53 mil toneladas e o aço com 36 mil toneladas. Cerca de 310 mil toneladas (mais de metade) eram provenientes da recolha selectiva (ecopontos e porta a porta). Esta situação permitiu à SPV angariar, a favor da associação Laço, mais de 409 mil euros.

   
   

Actualização das rendas para 2009

     
 

O coeficiente de actualização anual das rendas para 2009, foi fixado em 1,028.

A comunicação do referido aumento ao arrendatário, deverá ser feita pelo senhorio, através de carta registada com aviso de recepção, com o mínimo de 30 dias de antecedência, e deverá constar na mesma o coeficiente de actualização e o respectivo valor da renda a pagar.

   
   

Ponto Electrão

     
 

Numa iniciativa inédita na Europa, a Amb3E, em finais de 2007 iniciou a colocação de Pontos Electrão, em locais estrategicamente definidos, designadamente em superfícies comerciais, facilitando ao consumidor o correcto encaminhamento dos resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos (REEE).

O Ponto Electrão é uma estrutura modular onde os REEE com dimensões até 55cm podem ser depositados gratuitamente e de forma ambientalmente correcta. À excepção das lâmpadas, que deverão ser colocadas num ponto electrão exclusivo para este tipo de resíduos (brevemente disponível), telemóveis, ferramentas eléctricas, varinhas mágicas, máquinas de barbear, aquecedores, rádios, televisores e outros pequenos e médios equipamentos podem ser depositados no Ponto Electrão. Em 2008 esta estrutura passou a estar disponível em mais de 60 locais diferentes, onde se incluem os principais espaços comerciais do país.

A instalação destes equipamentos apenas foi possível mediante o estabelecimento de inúmeras parcerias com entidades que se mostraram ambientalmente responsáveis.

Motivada pela forte adesão do consumidor à preocupação ambiental inerente ao correcto encaminhamento dos seus resíduos, e ciente do papel fundamental dos mais novos, a Amb3E, com o apoio do Ministério da Educação e da Agência Portuguesa do Ambiente, lançou um desafio às escolas nacionais do 2º, 3º ciclo e secundário, denominado campanha Escola Electrão.

Com uma forte vertente pedagógica, o projecto Escola Electrão pretende, por um lado, sensibilizar a comunidade escolar para a temática dos resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos, por outro, através da colocação temporária de um ponto electrão em cada escola inscrita no projecto, incentivar a deposição de velhos equipamentos que muitas vezes acumulamos em casa, sem qualquer utilidade.
Visite o nosso site em www.amb3e.pt ou ligue para 800 262 333 e encontre o ponto electrão mais perto.

Press Release: Notícia Amb3E.

   
   

2009 Ano Europeu da Criatividade e Inovação

     
 

Imaginar, criar, inovar, são as palavras de ordem para 2009!

A criatividade conduz à inovação e é um factor chave para o desenvolvimento pessoal, ocupacional, empreendedor, de competências sociais e para o bem estar dos indivíduos na sociedade.

O Ano Europeu da Criatividade e da Inovação é uma iniciativa da Comissão Europeia - Direcção Geral para a Educação e Cultura em associação com a Direcção Geral para as Empresas e a Indústria e o envolvimento de outras Direcções Gerais da UE.

O objectivo do Ano Europeu é promover a criatividade junto de todos os cidadãos enquanto motor de inovação e factor essencial do desenvolvimento de competências pessoais, profissionais, empresariais e sociais, contribuir para o intercâmbio de experiências e boas práticas, estimular a educação e a pesquisa e promover o debate político e o desenvolvimento.

A  campanha do Ano Europeu da Criatividade e da Inovação foi lançada a 5 de Dezembro, em Bruxelas pelo comissário para a Educação, Cultura, Formação e Juventude. Em Portugal a apresentação do ano europeu decorrerá no próximo dia 3 de Fevereiro.

     
   
   

APIRAC com atendimento personalizado

     
 

Desde Setembro 2008 que a APIRAC mantém um serviço de atendimento personalizado, denominado Gabinete de Atendimento ao Associado, no início de cada mês na cidade do Porto - Rua Monte do Bonfim, nº 120.

Este é um serviço do Departamento Técnico com carácter prioritário para a Associação no diálogo com os seus associados, sobretudo instaladores, conversando directamente com os interessados, permitindo a apresentação de problemas e preocupações relacionados com a actividade das suas empresas do ramo AVAC&R.

Como de costume, informamos que iremos estar no dia 05 de Fevereiro, nas referidas instalações, das 10H00 às 12H30 e das 14H00 às 17H30. Agradecemos o vosso contacto, pessoalmente ou através do telefone 222088837, para agendamento de reuniões. O mês de Fevereiro permitirá ainda outros encontros, já que a APIRAC estará presente na feira Qualific@, na EXPONOR, entre os dias 12 e 15. Estamos à vossa espera.

     
   
    Novos Associados
     
   

Só desta forma podemos crescer, evoluir e cada vez mais contribuir para a afirmação deste Sector.

Este mês temos o prazer de receber no nosso directório as seguintes empresas:

• AR PURO - Ecologia do Ar, Lda
• E.A.F. Equipamentos, Lda
• EFSIMA - Condução Técnica de Edifícios, Lda
• ELECTROCABOS - Sociedade Técnica de Electricidade, Lda
• ERALFRIO - Electro Rebobinadora Afonsoeirense, Lda
• KLIMIARTE, Lda
• TECNOVENTIL, Lda

   
   

JORDÃO no top 10 das Melhores Empresas para Trabalhar em Portugal

     
 

Foi com grande orgulho que recebemos a atribuição da 6.ª posição do ranking das melhores PME para trabalhar em Portugal. Este estudo, realizado anualmente pela Heidrick & Struggles (Consultora Internacional em Gestão de Talentos) e pela revista Exame, mede a satisfação dos colaboradores e as práticas de gestão de recursos humanos.

Segundo Isidro Lobo, Director Geral da empresa, “É um prémio para todos que dão o melhor do esforço para ajudarem a JORDÃO a conseguir atingir os seus objectivos. É um prémio que demonstra a participação activa de todos com a empresa. E para mim, esta classificação merece ainda mais ser enaltecida, por ter sido obtida, contra uma elite de empresas que concorreram connosco. Ao ouvir a chamada para a entrega dos galardões, ficava cada vez mais orgulhoso por pertencer a uma equipa, que tanto sente, vibra e se esforça pela SUA empresa.”

saiba mais em: aeiou.expresso.pt/gen.pl

Press Release: Notícia Newsletter E-NEWS Partilhando conhecimento José Júlio Jordão, Lda

     
   
     

» LISBOA
Isabel Fonseca
Tel: 213 224 260
Telm: 964 942 931
Fax: 213 474 576
formacao@apirac.pt
formacao@apief.pt

» PORTO
Dra. Patrícia Maia
Tel: 222 088 837
Telm: 964 942 932
Fax: 213 474 576
apirac.porto@apirac.pt
formacao.porto@apief.pt

» GUIMARÃES
Dra. Maria José
Tel: 213 224 260
Telm: 964 942 931
Fax: 213 474 576
apirac.guimaraes@apirac.pt
formacao.guimaraes@apief.pt

 


Inscreva-se Já!


     
   
   

A utilização dos fluidos frigorigéneos naturais

     
 

Como todos sabemos hoje ainda e durante bastante tempo os processos de transferência de calor são realizados com fluidos frigorigéneos halogenados (contendo flúor), mas a premência da sua substituição é cada vez maior. Os CFC praticamente desapareceram e os HCFC têm o horizonte já bem traçado com a primeira restrição bem pesada a ser aplicada a partir de 31 DEZ. deste ano. Sobram os F-gases, gases fluorados com efeito de estufa que se não destroem o ozono, contribuem e de que maneira para o aquecimento global.

As alternativas que evitarão estes inconvenientes e que se delineiam como os grandes substitutos nos sistemas de AVAC&R são os fluidos naturais. E dentro destes falamos do já tão utilizado nas instalações industriais R717 amoníaco, mas também do R744, dióxido de carbono CO2, dos hidrocarbonetos  R170 etano, R290 propano, R600 butano, R600a isobutano e do R1270 propileno.

Se estes fluidos vão ser o nosso futuro na profissão, porque não começar já a conhecê-los e a entender o que nos espera com a sua chegada ao nosso dia-a-dia? 

Para isso, e por o considerarmos um documento cheio de interesse, trazemos à luz do dia uma publicação vinda do outro lado do mundo, da Austrália, produzido pelo Instituto Australiano de Refrigeração Ar Condicionado e Aquecimento AIRAH (Australian Institute of Refrigeration, Air Conditioning and Heating),um sobrevoo pelas virtualidades e por algumas aplicações práticas (chamam-lhes case studies) de instalações onde o normal seria usarem-se os nossos tradicionais fluidos mas são feitas aplicações dos vários fluidos naturais.

Como hoje o inglês é cada vez mais a linguagem técnica usada no mundo cremos que este belo documento de pouco mais de 20 páginas será um bom enriquecimento para aqueles a quem o assunto seja caro.

Para saber tudo, click aqui!

     
   
    Datas para pagamento de impostos
     
   

     
   
    Imposto sobre os produtos petrolíferos
     
   

Portaria nº 13/2009(1), de 13 de Janeiro - Fixa o valor de isenção do imposto sobre os produtos petrolíferos e energéticos (ISP) para o biocombustível substituto do gasóleo e revoga a Portaria n.º 3-A/2007, de 2 de Janeiro.

   
   

Pilhas e acumuladores - Resíduos

     
   

Decreto-Lei nº 06/2009, de 6 de Janeiro - Estabelece o regime de colocação no mercado de pilhas e acumuladores e o regime de recolha, tratamento, reciclagem e eliminação dos resíduos de pilhas e de acumuladores, transpondo para a ordem jurídica interna a Directiva n.º 2006/66/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 6 de Setembro, relativa a pilhas e acumuladores e respectivos resíduos e que revoga a Directiva n.º 91/157/CEE, do Conselho, de 18 de Março, alterada pela Directiva n.º 2008/12/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 11 de Março.

   
   

Sociedades

     
   

Portaria nº 4/2009, de 2 de Janeiro - Aprova os modelos do cartão da empresa e do cartão de pessoa colectiva, regulamenta o respectivo pedido de emissão por via electrónica e altera o Regulamento do Registo Comercial.

   
   

Arrendamento Urbano - Vistorias a imóveis

     
   

Portaria nº 6242009(1), de 15 de Janeiro - Prorroga, por mais um ano, o prazo previsto no artigo 19º da Portaria nº 1192-B/2006, de 3 de Novembro, prorrogado pela Portaria nº 246/2008, de 27 de Março.

   
   

Código do Trabalho - inconstitucionalidade

     
   

Acórdão do Tribunal Constitucional n.º 632/2008, de 9 de Janeiro - Pronuncia-se pela inconstitucionalidade da norma contida na alínea a) do n.º 1 do artigo 112º do Código do Trabalho, na revisão aprovada pelo Decreto nº 255/X da Assembleia da República, quando aplicada aos trabalhadores que exercem trabalho indiferenciado.

   
    Escape de veículos a motor - homologação e dispositivos silenciosos
     
   

Decreto-Lei nº 19/2009, de 15 de Janeiro - Transpões para a ordem jurídica interna a Directiva n.º 2007/34/CE, da Comissão, de 14 de Junho, relativa ao nível sonoro admissível e ao dispositivo de escape dos veículos a motor, estabelecendo disposições aplicáveis à homologação CE de um modelo de automóvel no que respeita ao nível sonoro, bem como relativas à homologação CE de dispositivos silenciosos enquanto unidades técnicas.

     
   
    CLIMAMED 2009
    LISBOA | 16, 17 e 18 de Abril
 

5ª edição do Congresso Mediterrânico de Climatização, 17-19 de Abril 2009, em Lisboa.

Destinado aos técnicos de AVAC&R portugueses e de todos os países de clima mediterrânico, na sua 5ª edição, será mais uma vez o fórum europeu de troca de informação e discussão de toda a problemática comum relacionada com o sector.

Visite o site www.climamed.com
Ficha de Inscrição: descarregue aqui
Consultar condições de Inscrição no Congresso: clique aqui

Contactos:
APIRAC
tecnico@apirac.pt - Engº L. Fonseca e Silva
comunicacao-imagem@apirac.pt - Designer Sofia Sequeira
www.apirac.pt | www.climamed.com
+351 213 224 260

     
   
    QUALIFIC@- Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego
    LISBOA | 12 a 15 de Fevereiro
 

O Centro de Formação da APIRAC - APIEF, irá estar presente na Feira Qualific@, no Porto, já na próxima semana, de 12 a 15 de Fevereiro.

Um evento dedicado à Qualificaçao, Formação, Juventude e Emprego, que conta com o apoio de diversas instituições, como o Ministério da Educação, a Agência Nacional para a Qualificação e o IEFP.

A APIEF terá um stand na feira, e técnicos de formação para acompanhar todos os visitantes. Visite-nos!

Contactos:
EXPONOR
www.qualifica.exponor.pt