Conforme devidamente anunciado, realizar-se-á no próximo dia 27 do corrente mês de Março a Assembleia-Geral ordinária de associados.

A Assembleia-Geral que terá como ponto central da ordem de trabalhos a apresentação do Relatório de Gestão e Contas do Exercício Económico de 2008, foi convocada para as 18H00 no SANA Lisboa Hotel, na Avenida Fontes Pereira de Melo, junto ao Marquês de Pombal, em Lisboa.

Este é naturalmente o encontro por excelência entre todos aqueles que a Associação promove ao longo do ano. Embora o contacto com os Associados seja permanente, quer no acompanhamento corrente aos assuntos em curso por via directa junto dos serviços ou por via das newsletters e circulares quer nas diversas acções, sejam sessões de esclarecimento, sejam colóquios, seminários ou congressos, é na Assembleia-Geral que o Associado assume de pleno direito a sua condição questionando, propondo e votando sobre os assuntos em agenda.

Daí que uma participação efectiva traduz o envolvimento dos Associados na vida da Associação e dá corpo aos projectos associativos.

Tendo em conta o local e horário definido, decidiu a Direcção da APIRAC convidar todos os associados que pretendam participar na Assembleia-Geral para um jantar convívio que se realizará no mesmo local a partir das 20H30.

A participação no jantar é gratuita, mas obrigatoriamente sujeita a confirmação pelos interessados até 3 dias antes, 24 de Março, junto dos serviços da Associação.

    Nuno Roque
Secretário-Geral | APIRAC
     
   
   

Rede Europeia da Energia tem presidência Portuguesa

     
 

Portugal está na presidência da Rede Europeia da Energia.

A Adene - Agência para Energia, assumiu dia 2 do corrente mês a presidência da rede Europeia da Energia (EnR), continuando o papel da ARCE – Agência de Energia da Roménia, que liderou o mandato do ano de 2008.

Realizou-se nos dias 3 e 4 de Março, em Lisboa, a reunião anual da Rede Europeia da Energia (EnR), em que estiveram reunidas as 22 agências europeias existentes.

A EnR nasceu em 1991 e é a rede europeia das agências nacionais de energia. O seu principal objectivo é promover as energias sustentáveis e as boas práticas energéticas, fortalecendo a cooperação entre os diversos países membros, e relacionando-se com todos os aspectos que envolvem este tipo de energias.

   
   

Escassez de água será uma realidade até 2025

     
 

Segundo alerta da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) a escassez de água deverá afectar dois terços da população mundial até 2025. Realiza-se este mês, em Istambul, na Turquia, o Fórum Mundial da Água. A ameaça da falta de água só pode ser reduzida ou adiada mediante uma boa gestão do recurso. A UICN entende que para que tal seja possível são necessários acordos a nível mundial com o objectivo de utilizar a água de forma sustentável.

Portugal também participa no acontecimento e irá focar a problemática das secas e da falta de água. O stand português, tendo como lema “Superando a escassez da água, rumo à sustentabilidade”, tem uma agenda preenchida de encontros que visam demonstrar e discutir os projectos nacionais, como também debater o tema com os países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

A escassez da água é o primeiro sintoma do aquecimento global, referiram os ambientalistas a propósito do Fórum Mundial da Água.

   
   

Eólica poderá abastecer mais de metade dos lares europeus em 2020

     
 

Segundo a Associação Europeia da Energia Eólica (EWEA), em 2020, a energia eólica gerada na Europa poderá abastecer o equivalente a 60 por cento dos lares europeus.

Essa quantidade corresponderia a uma capacidade instalada de energia de procedência eólica de 230 gigawatts, que é a meta apontada pela EWEA, segundo anunciaram os seus responsáveis numa conferência em Marselha.

Arthouros Zervos, presidente desta Associação, defendeu as perspectivas em crescendo do aproveitamento desta energia renovável, apoiadas pelos objectivos assinalados na directiva comunitária de Energias Renováveis, na sequência do acordo alcançado em 2008.

A energia gerada por esses 230 gigawatts seria suficiente para abastecer o equivalente a 135 milhões de lares de tipo médio na UE e assim se forneceria entre 14 a 18 por cento da procura eléctrica em 2020.

O comissário europeu da Energia, Andris Pielbags, afirmou na mesma conferência que «a energia eólica pode substituir em grande medida os combustíveis contaminantes e finitos de que actualmente dependemos», segundo um comunicado dos organizadores da reunião.

   
   

AMB3E recolhe cerca de 33 mil toneladas de REEE

     
 

A Amb3E - Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos apresentou dia 11 de Março os resultados da sua actividade referentes ao ano de 2008, reflectindo um acréscimo de mais de 50% nas retomas de equipamentos em fim de vida em comparação com o ano anterior. No ano passado, a Amb3E recolheu cerca de 33 mil toneladas de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos, permitindo a Portugal cumprir, pela primeira vez, as metas comunitárias estabelecidas nesta matéria. Os dados foram divulgados pela Amb3E, que até final do ano passado contabilizava mais de 340 locais de recepção para os equipamentos em fim de vida, com a instalação de Pontos Electrão em quase todos os espaços comerciais do país.

“O ano de 2008 foi francamente positivo para a Amb3E, na medida em que ultrapassámos as metas traçadas pela União Europeia – 4 kg/habitante/ano – para a valorização deste tipo de resíduos. Conseguimos, ainda, aumentar a nossa rede de locais de recepção para os 349, número superior ao estabelecido pelo Estado Português na nossa licença de actividade”, referiu Fernando Lamy da Fontoura, Director Geral da Amb3E. “Para 2009 não vamos exigir menos do que o que alcançámos até agora: ultrapassar as metas comunitárias, de forma a posicionar Portugal como um dos melhores entre os seus pares da União Europeia”, concluiu.   

De forma a dar continuidade ao seu desempenho, a Amb3E pretende em 2009 dar seguimento às suas campanhas e acções de sensibilização, alertando os portugueses para a importância do correcto encaminhamento dos REEE para reciclagem e valorização e informando-os sobre os locais adequados e mais próximos onde, comodamente, os podem depositar.

Comunicado de Imprensa: Amb3E

     
   
   

Assembleia-Geral APIRAC

    SANA LISBOA HOTEL | 27 de Março | 18H00
 

Tendo em conta o local e horário definido para Assembleia-Geral de Associados, decidiu a Direcção da APIRAC convidar todos os associados que pretendam participar na Assembleia-Geral para um jantar convívio que se realizará no mesmo local a partir das 20H30.

A participação no jantar é gratuita, mas obrigatoriamente sujeita a confirmação pelos interessados até 3 dias antes, 24 de Março, junto dos serviços da Associação.

Poderão, para o efeito, utilizar os seguintes contactos:

Fax: 213 474 576 | e-mail: admin-financeiro@apirac.pt

     
   
     

» LISBOA
Isabel Fonseca
Tel: 213 224 260
Telm: 964 942 931
Fax: 213 474 576
formacao@apirac.pt
formacao@apief.pt

» PORTO
Dra. Patrícia Maia
Tel: 222 088 837
Telm: 964 942 932
Fax: 213 474 576
apirac.porto@apirac.pt
formacao.porto@apief.pt

» GUIMARÃES
Dra. Maria José
Tel: 213 224 260
Telm: 964 942 931
Fax: 213 474 576
apirac.guimaraes@apirac.pt
formacao.guimaraes@apief.pt

 


Inscreva-se Já!


     
   
   

Congresso CLIMAMED, um fórum sobre a Tecnologia e o Estado da Arte respeitante ao AVAC

     
 

Nesta rubrica da Newsletter APIRAC temos tido a permanente preocupação de chamar a atenção daqueles a quem os aspectos técnicos das actividades ligadas ao AVAC mais sensibilizam. E, por isso, temos sugerido e proposto a exploração de páginas e sites onde sabemos que o interesse de cada um acaba sempre por encontrar algo inovador, esclarecedor ou que vem consolidar conhecimentos e experiências vividas na nossa profissão

Neste mês de Abril de 2009 vai decorrer o Congresso CLIMAMED, um fórum sobre a Tecnologia e o Estado da Arte respeitante ao AVAC e aos seus aspectos complementares, aqueles com que hoje todos nos vemos confrontados, a Eficiência Energética dos Edifícios e Sistemas, a aplicação das Energias Renováveis, a manutenção, medição e controlo da QAI, as legislações nacional e europeia para o Sector…

Até ao Congresso proponho-vos a seguir o link para o site do CLIMAMED 2009 e sugerimos que, neste procurem “Comunicações” e dentro dele “Temas do Congresso”.

Aí poderão ver e explorar, dentro de cada um dos temas que vão ser apresentados nos dois dias, qual vos parece mais apelativo e ajustado aos interesses próprios de cada um.

Mais proximamente, divulgaremos o horário exacto, e a sala em que “esse” trabalho será apresentados pelos seus autores.

Boas descobertas e boas sugestões para um excelente avanço tecnológico com o CLIMAMED 2009 em Abril, em Lisboa.

Para entrar no site click aqui

     
   
    Datas para pagamento de impostos
     
   

     
   
    Incentivos
     
   

Portaria n.º 165-A/2009, de 13 de Fevereiro (Supl.) - Terceira alteração à Portaria n.º 289-A/2008 de 11 de Abril, que aprova o Regulamento de Aplicação da Acção n.º 1.1.1, "Modernização e Capacitação das Empresas", da Medida n.º 1.1, "Inovação e Desenvolvimento Empresarial", Integrada no Subprograma n.º 1, "Promoção da Competitividade", do Programa de Desenvolvimento Rural do Continente, designado por PRODER.

   
   

Resíduos Perigosos

     
   

Portaria n.º 172/2009, de 17 de Fevereiro - Aprova o Regulamento dos Centros Integrados de Recuperação, Valorização e Eliminação de Resíduos Perigosos (CIRVER).

   
   

Trabalho e Segurança Social

     
   

Portaria nº 166/2009(1), de 16 de Fevereiro - Actualiza as pensões de acidentes de trabalho para 2009.

   
   

Ambiente - Industria e Energia

     
   

Resolução do Conselho de Ministros nº 20/2009, de 20 de Fevereiro - Cria o Programa para a Mobilidade Eléctrica em Portugal, dirigido por um gabinete constituído no âmbito do Ministério da Economia e da Inovação.

   
   

Transportes Rodoviários - Biocombustíveis

     
   

Decreto-Lei n.º 49/2009, de 26 de Fevereiro - estabelece mecanismos de promoção de biocombustíveis nos transportes rodoviários.

     
   
    CLIMAMED 2009
    LISBOA | 16, 17 e 18 de Abril
 

5ª edição do Congresso Mediterrânico de Climatização, 17-19 de Abril 2009, em Lisboa.

Destinado aos técnicos de AVAC&R portugueses e de todos os países de clima mediterrânico, na sua 5ª edição, será mais uma vez o fórum europeu de troca de informação e discussão de toda a problemática comum relacionada com o sector.

Visite o site www.climamed.com
Ficha de Inscrição: descarregue aqui
Consultar condições de Inscrição no Congresso: clique aqui

Contactos:
APIRAC
tecnico@apirac.pt - Engº L. Fonseca e Silva
comunicacao-imagem@apirac.pt - Designer Sofia Sequeira
www.apirac.pt | www.climamed.com
+351 213 224 260