Realizou-se segunda-feira passada, dia 18 de Maio, o primeiro dos seminários técnicos enquadrados no Plano de Formação para 2009 da APIEF, denominado Análise de Balanços. Esta iniciativa de participação gratuita para associados da APIRAC, constitui uma aposta e um esforço associativo em promover acções complementares de formação que transfiram valor para as empresas nas diferentes áreas e funções existentes nas nossas organizações.

O seminário que contou com 20 participantes, cotou-se de grande interesse, permitindo nas oito horas previstas em programa reflectir e aprofundar temas relacionados com a análise financeira e performance empresarial no sentido de apoiar a elaboração de diagnósticos que permitam identificar os principais pontos fracos e pontos fortes da empresa em termos económicos e financeiros, a partir das peças contabilísticas corrigidas e das informações de carácter extra-contabilístico. Foram assim tratadas ferramentas fundamentais a todos aqueles que precisam e querem saber ler, analisar e avaliar os principais dados contabilísticos de qualquer empresa.

Outras realizações semelhantes terão lugar durante o ano, estando já próximo um outro subordinado ao tema “Nova Gestão de Recursos Humanos”. Depois do Verão seguir-se-á o seminário “Gestão de Tesouraria”, também gratuito para os nossos associados. Os participantes deste curso, ficarão aptos a saber utilizar uma ferramenta teórica e prática que lhes permitirá identificar as operações básicas de tesouraria, mas também operar a gestão dos recursos financeiros de curto prazo, identificar/explicitar os métodos utilizáveis na previsão dos pagamentos recebimentos correntes de tesouraria e interpretar a questão da quantificação das necessidades financeiras e dos recursos financeiros de exploração.

A APIRAC ao edificar um Centro de Formação que se propõe apresentar soluções integradas adequadas às novas exigências que se colocam às empresas e ao mercado, recorrendo para o efeito a especialistas de méritos inquestionáveis, procura corresponder com mais estes serviços às expectativas que se colocam a uma associação que se assume como parceiro dos seus associados em toda a linha da actividade dos diversos segmentos representados.

 

    Nuno Roque
Secretário-Geral | APIRAC
     
   
   

Declaração Modelo 3

    2ª fase, entrega por via electrónica, até ao próximo dia 25 de Maio
 

Está a decorrer, até ao próximo dia 25 de Maio, o prazo para entrega da declaração anual de rendimentos modelo 3 do IRS para os sujeitos passivos titulares de rendimentos do trabalho independente, ou com outros rendimentos para além de rendimentos do trabalho dependente e/ou pensões.

No entanto, terminou no passado dia 30 de Abril o prazo para entrega destas declarações (2ª fase) quando apresentadas em suporte papel.

Fonte: Boletim do Contribuinte, Maio 2009, 1ª Quinzena

   
   

Apresentação do processo de Certificação de Software para programas de cálculo de RCCTE

     
 

Na sequência do protocolo assinado a 23 de Outubro de 2008, a ADENE - Agência para a Energia e a CERTIF - Associação para a Certificação, apresentam hoje, 7 de Maio, no auditório do Centro de Informação Urbana de Lisboa, o processo de Certificação de Software para programas de cálculo de RCCTE.

Para os profissionais do sector é importante que as aplicações reflictam de forma fiável o cálculo proposto pela respectiva metodologia regulamentar. Ciente desta particularidade e para contribuir para uma maior garantia na segurança por parte de quem aplica e a confiança por parte de quem compra, a Agência para a Energia (ADENE) considera muito relevante a criação de processos de controlo de qualidade dos produtos existentes no mercado.

Neste sentido, foi criada uma parceria entre a ADENE e a CERTIF, entidade de referência em Portugal na área da certificação de produtos e de serviços, com o objectivo de desenvolver um processo de certificação de aplicações de Software para a Avaliação do Desempenho Energético de Edifícios.

As empresas que desejem certificar as suas aplicações, deverão respeitar requisitos pré-estabelecidos pela norma ISO/IEC 25051 e pela ADENE, sendo para tal submetidas a diversas baterias de testes, os quais deverão ser concretizados com sucesso para no final obterem o selo SCE / CERTIF.

Fonte: Adene

   
   

Green Festival 2009

     
 

De 18 a 25 de Setembro decorre a segunda edição do Green Festival no Centro de Congressos do Estoril, uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Cascais (CMC) e pela Green Values.

Este projecto pretende mobilizar a população para a importância do Desenvolvimento Sustentável no quotidiano de empresas, entidades governamentais e não-governamentais e cidadãos.

Durante oito dias, o festival pretende sensibilizar a população para a importância do desenvolvimento sustentável no quotidiano das empresas, entidades governamentais e não-governamentais e dos cidadãos.

A edição de 2009 do festival traz, também, novas acções temáticas, nomeadamente Green Building, dedicada à eficiência da energética, construção e energias renováveis, Green Home, referente a electrónica de consumo e electrodomésticos, entre outros.

   
   

Portugal não cumpre o Protocolo de Quioto

     
 

Segundo dados divulgados pela Quercus, com base em informação da Convenção das Nações Unidas para as Alterações Climáticas, Portugal emitiu 81,8 milhões de toneladas de gases com efeito de estufa (GEE) em 2007. Este valor representa cerca de mais 6,6 milhões que o limite imposto pelo protocolo ambiental (cerca de 11% mais) estando assim Portugal longe de cumprir as metas estabelecidas. Apesar de tudo, Portugal apresenta um decréscimo de 3,4 por cento em relação aos valores verificados em 2006.

O protocolo de Quioto estabeleceu que, no período entre 2008 e 2012, os países não devem ultrapassar uma média de 27%  em relação aos valores de 1990. De acordo com a Quercus, será cada vez mais complicado cumprir este objectivo, uma vez que Portugal, em 2007, estava  38% acima das 59,3 milhões de toneladas de gases.

Face a este cenário, a associação de protecção do ambiente já levou o caso a Bruxelas, tendo apresentado uma queixa à Direcção-Geral do Ambiente da Comissão Europeia.

     
   
   

Sistema Aprendizagem - Novos Cursos

     


   
     

» LISBOA
Isabel Fonseca
Tel: 213 224 260
Telm: 964 942 931
Fax: 213 474 576
formacao@apirac.pt
formacao@apief.pt

» PORTO
Dra. Patrícia Maia
Tel: 222 088 837
Telm: 964 942 932
Fax: 213 474 576
apirac.porto@apirac.pt
formacao.porto@apief.pt

» GUIMARÃES
Dra. Maria José
Tel: 213 224 260
Telm: 964 942 931
Fax: 213 474 576
apirac.guimaraes@apirac.pt
formacao.guimaraes@apief.pt

 


Inscreva-se Já!



     
   
   

Pellets de biomassa

     
 

Quando mergulhamos a mão num contentor de pellets orgânicos e deixamos os pequenos cilindros de biomassa seca e prensada escoarem por entre os dedos, raramente relacionamos que o que temos nas mãos é energia solar. Exactamente, daquela que a Natureza na sua bondade disponibiliza aos seres que povoam a Terra e que em tão reduzida fracção aproveitamos...

De facto, os pellets já são o resultado dum processo lento de acumulação de energia recebida do Sol e que a breve trecho irá ser usada em aplicações várias, de carácter prático, muito provavelmente em aquecimento para climatização.

Como a climatização nos diz muito, quer de Verão, mas quer, também, de Inverno, cremos ser chegada a hora de se poder começar a considerar este combustível como uma alternativa válida que, no mínimo deverá ser comparada com outras mais usuais.

Descobrimos numa das nossas pesquisas sobre este tema, já um leque muito variado de sites com informação interessante sobre os pellets e as suas virtualidades. Recomendaríamos para quem quiser começar a ver a importância deste combustível e poder compará-lo com outras alternativas um site em português onde poderá explorar temas tão interessantes como as suas vantagens ambientais, as fábricas que já existem, os benefícios fiscais para quem os utilizar, a sua eficácia comparada.

Para saber mais click aqui

     
   
    Datas para pagamento de impostos
     
   

     
   
    Actividade Comercial - comércio a retalho e conjuntos comerciais - novo regime jurídico
     
   

Portaria nº 417/2009, de 16 de Abril - Fixa a metodologia para a determinação da valia do projecto (VP) para efeitos de avaliação e pontuação dos projectos de instalação e modificação dos estabelecimentos de comércio alimentar e misto, de comércio não alimentar e de conjuntos comerciais.

   
   

Ambiente - emissão de gases com efeito de estufa - licenças

     
   

Portaria nº 437-A/2009, de 24 de Abril - (Supl.) Estabelece as regras relativas à atribuição de licenças de emissão a novas instalações e revoga a Portaria nº 387/20069, de 21 de Abril.

   
   

Compras Públicas

     
   

Portaria nº 420/2009, de 20 de Abril - Procede à revisão das categorias de bens e serviços cujos acordos quadro e procedimentos de contratação da aquisição são celebrados e conduzidos pela Agência Nacional de Compras Públicas, E. P. E...

   
   

Madeira

     
   

Decreto Legislativo Regulamentar n.º 11/2009/M, de 17 de Abril - Cria o Instituto de Emprego da Madeira, IP-RAM e extingue o Instituto Regional de Emprego (IRE).

   
   

Saúde

     
   

Portaria n.º 427/2009, de 23 de Abril - Determina que as Administrações Regionais de SAaúde (ARS) podem autorizar as empresas interessadas a criar postos para a prestação de serviços médicos privativos ao nível dos cuidados primários de saúde aos seus trabalhadores.

   
   

Trabalho e Segurança Social

     
   

Decreto Presidencial da República n.º 34/2009, de 17 de Abril - Ratifica a Convenção sobre Segurança Social entre a República Portuguesa e a República da Tunísia, assinada em Tunes em 9 de Novembro de 2006 aprovada pela Resolução da Assembleia da República n.º 29/2009, de 17 de Abril.

   
   

Tribunais - Custas processuais

     
   

Portaria nº 419/2009, de 17 de Abril - (Supl) - Regula o modo de elaboração, contabilização, liquidação, pagamento, processamento e destino das custas processuais, multas e outras penalidades.

     
   
    SEMINÁRIO TEMÁTICO: Nova Gestão de Recursos Humanos
    LISBOA |04 de Junho
 

Na continuidade do que as APIEF tem vindo a realizar, apresentamos mais um Seminário Temático com os seguintes objectivos:

  • Dar a conhecer as novas realidades da mais moderna Gestão de Recursos Humanos;
  • Possibilitar um contacto próximo com os novos modelos, técnicas e sistemas utilizados nas empresas e organizações mais produtivas;
  • Partilhar experiências;
  • Contactar, de forma prática, com os novos instrumentos da moderna Gestão de Recursos Humanos;
  • Desenvolver capacidades que possibilitem criar e desenvolver novos e mais adequados
  • Modelos de gestão para a sua organização ou empresa.

DESTINATÁRIOS
Administradores e Directores responsáveis pelos Recursos Humanos; Gestores; Técnicos de Recursos Humanos; Responsáveis Departamentais; Assessores

Contactos:
APIEF - Isabel Fonseca
formacao@apief.pt - 967 830 953

   
    SINERCLIMA 2010
    EXPOSALÃO |18-19-20-21 de Fevereiro'10
 

A APIRAC já está a preparar a terceira edição da Grande Feira do Sector de Refrigeração, Climatização, Qualidade do Ar Interior, do Ar Condicionado e Energias Renováveis a SINERCLIMA 2010.

Novamente na Exposalão Batalha, durante quatro dias, onde certamente encontrará bons contactos, novidades, parcerias de negócios e profissionais da área.

Não perca esta oportunidade, tanto como expositor, como visitante, renove contactos e crie ambiente aos bons negócios. Instale a sua presença na SINERCLIMA.

Contactos:
APIRAC - Associação Portuguesa da Insdústria de Refrigeração e Ar Condicionado
Tel.: +351 213 224 260 | comunicacao-imagem@apirac.pt

EXPOSALÃO - Centro de Negócios - Batalha
catarinaalves@exposalao.pt | rogeriohenriques@exposalao.pt