A aposta na qualificação da população portuguesa representa hoje um desafio estratégico essencial para a promoção do crescimento económico e da coesão social do País. Desvendar competências, incentivar a aprendizagem, ajudar a(re)construir o futuro este é o lema do esforço para o cumprimento da missão de assegurar aos cidadãos maiores de 18 anos a certificação, de nível básico ou secundário, das suas competências adquiridas ao longo da vida e promover a procura de novos processos de aprendizagem, de formação e de certificação por parte dos adultos.

Nesse sentido, a APIRAC tem apoiado a APIEF na criação de uma rede de parcerias com Centros de Novas Oportunidades localizados na proximidade dos seus Centros de Formação, contando-se já os seguintes: ADICE – Associação para o Desenvolvimento Integrado da Cidade de Ermesinde, Associação para Apoio à Integração Social e Comunitária Espaço T (Cidade do Porto), Escola Secundária Martins Sarmento (Cidade de Guimarães), CASFIG – Coordenação de Âmbito Social e Financeiro das Habitações Sociais de Guimarães, Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais (Cidade de Guimarães), Escola Secundária Francisco de Holanda (Cidade de Guimarães) e Escola Secundária de Odivelas.

Entretanto, na senda do estabelecimento de parcerias com parceiros que valorizem o projecto formativo para o nosso sector, a APIEF e a Fundação para o Desenvolvimento das Tecnologias de Informação, entidade pertencente à estrutura orgânica da Secretaria de Estado da Juventude, via Instituto Português da Juventude, e participada pelo IEFP, I.P., instituíram um Programa de Cooperação tendo como objecto o planeamento e a execução de um plano de formação em Tecnologias de Informação e Comunicação (Informática) aos formandos da APIEF, i.e., os profissionais das empresas com actividade nos sectores a quem a APIEF dirige a sua actividade.

Recentemente, a Agência Nacional para a Qualificação I.P. (ANQ) e a APIEF, no âmbito da Iniciativa Novas Oportunidades, acordaram na dinamização conjunta dos dispositivos de educação e formação escolar e profissional, reforçando a capacidade de resposta neste âmbito, assegurando o envolvimento da rede nacional de Centros Novas Oportunidades no sentido de responder, numa lógica de serviço de proximidade, às necessidades de qualificação dos profissionais dos sectores representados pela APIEF.  

A Rede de Centros Novas Oportunidades e o Catálogo Nacional de Qualificações são instrumentos centrais dessa estratégia, constituindo a sua estruturação e dinamização objectivos privilegiados de intervenção da ANQ. No quadro do Protocolo a APIEF contribuirá para a actualização de referenciais de formação subjacentes às qualificações profissionais previstas no Catálogo Nacional de Qualificações enquadradas com a actividade empresarial nos sectores a que a APIEF se dirige.

O protocolo será assinado em plena SINERCLIMA’ 10 no dia 26 de Fevereiro, pelas 11H00, no stand que aquele Instituto Público apresentará no certame.

No contexto actual, qualquer que seja a área de actividade em que as organizações operam é fundamental para o seu êxito, o desenvolvimento de parcerias estratégicas que permitam uma resposta eficaz à diversidade e complexidade de exigências. Estas parcerias dignificam a APIEF, o seu projecto e o Sector para que se dirige.

    Nuno Roque
Secretário-Geral | APIRAC
     
   
   

Certificação Energética

   

Nova Comissão de Trabalho

 

Em sequência à convocatória difundida junto dos associados, realizou-se reunião de trabalho preparatória da nova Comissão de Trabalho “Projectistas, Consultores, Peritos Qualificados e TRF”.

Na reunião, que teve lugar no passado dia 27 de Janeiro, pelas 16H30, na sala CIUL, no Picoas Plaza, participaram representantes de empresas associadas, maioritariamente empresas de Certificação Energética que disponibilizam no mercado serviços de Peritos Qualificados nas vertentes de Peritagens, Auditorias e Fiscalização.

A reunião bastante animada, com os cerca de vinte e cinco participantes, permitiu enquadrar o funcionamento da Comissão no seio da APIRAC e parameterizar a sua planificação assente no conjunto de problemas identificados, entre os quais se destacaram:

Problemas na aplicação da Norma NT SCE-02; Falta de fiscalização da ADENE no mercado; Necessidade de sensibilização junto da ADENE para notificar edifícios ainda não notificados; Necessidade de regulação do mercado; Empresas sem habilitações a concorrerem ilegalmente; Necessidade de Normalização; Interesse na Acreditação de empresas prestadoras de serviços de Certificação Energética e de Qualidade do Ar Interior.

Não há dúvidas, o desafio está lançado.

   
   

SINERCLIMA 2010

   

Secretário de Estado da Energia e da Inovação preside à Abertura da Feira

 

O Senhor Secretário de Estado da Energia e da Inovação, Professor Doutor Carlos Zorrinho, confirmou o convite para presidir ao encerramento da Conferência subordinada ao tema “Eficiência Energética” e denominada “Três anos de aplicação da Directiva Europeia 2002/91/CE (EPDB, Desempenho Energético de Edifícios): Resultados obtidos e perspectivas de Futuro para a Europa”, que assinalará a abertura do certame.

A conferência terá lugar no Auditório principal da EXPOSALÃO BATALHA, integrado no complexo de exposições, no dia 25 de Fevereiro, pelas 11H00. Recordamos que a conferência abre o certame SINERCLIMA’10, iniciando-se após a sua conclusão um percurso pela feira até ao stand da ADENE, onde se fará assinatura de protocolo entre ADENE e APIRAC, sequenciada por um Porto de Honra. O Professor Doutor Carlos Zorrinho presidirá a esta sessão solene em que o Director Geral da ADENE, Dr. Alexandre Fernandes, e o Presidente da APIRAC, Eng. Fernando Brito, assinalarão um compromisso relativamente a projectos comuns em diversas áreas que vão desde a Formação Complementar a Peritos Qualificados, passando pela Normalização, até à produção Bibliográfica.

A APIRAC regista e agradece tão honrosa participação. A presença do Senhor Secretário de Estado da Energia e da Inovação, Professor Doutor Carlos Zorrinho, neste evento de grande significado para o sector que é o SINERCLIMA, constitui para a APIRAC um reconhecimento do esforço associativo em prol do interesse nacional.

   
   

Renováveis

    Estatísticas de Rápidas Setembro/Outubro de 2009
 

O total da potência instalada renovável atingiu 8 908 MW, no final de Outubro de 2009.

Em Setembro e Outubro, verificaram-se aumentos na potência instalada eólica, fotovoltaica, biomassa com cogeração e biogás.

A produção total de energia eléctrica, a partir de FER, regista um acréscimo de 13% de Janeiro a Outubro de 2009, relativamente a igual período de 2008.  Verifica-se, agora, uma ligeira aceleração do crescimento, atendendo a que, em Outubro, a produção da sua componente hídrica foi superior à verificada no mês homólogo do ano anterior (+13%), o que não acontecia desde Março.

A produção eólica, de Janeiro a Outubro de 2009, cresceu 22% relativamente a igual período de 2008. Em Outubro a produção foi 27% superior à verificada no mês homólogo do ano anterior.

Salienta-se que a produção e a potência instalada em fotovoltaica já inclui a microprodução. Esta tecnologia representa, actualmente, cerca de 96% do total instalado em microprodução.

Fonte: DGEG

   
   

Universidade de Évora e BES criam cátedra de energias renováveis

   

 

 

A Universidade de Évora e o BES estabeleceram uma parceria para a criação de uma cátedra dedicada às energias renováveis. O propósito do projecto surge com vista a fomentar a investigação científica na área da captação e armazenamento energético.

A cátedra energética irá dispor de 100 mil euros anuais e será a primeira nesta área a nascer em Portugal, destacou Jorge Araújo, reitor da Universidade de Évora.

O responsável frisou também que as energias renováveis são um tema com muito interesse para o país, “que é deficitário em termos energéticos e importa uma parte muito significativa” do que se consome.

   
   

AreanaTejo implementa 1000 m2 de colectores solares

   


 

A Agência Regional de Energia e Ambiente do Norte Alentejano e Tejo (AreanaTejo) concluiu os estudos de viabilidade para a instalação de sistemas de água quente solar em 18 equipamentos desportivos, distribuídos por 11 dos municípios associados. A instalação, que corresponde a mais de 1000m2 de colectores solares, representa um investimento potencial superior a 600 mil euros.

A agência prevê que, ainda em 2010, sejam instalados sistemas solares térmicos em alguns destes equipamentos. No total, a medida permite uma redução média de 56% das actuais necessidades energéticas dos equipamentos analisados e uma redução de 727 toneladas de CO2 por ano.

A caracterização da rede de iluminação pública também tem sido uma das prioridades da AreanaTejo. A entidade tem vindo a caracterizar, desde Outubro, os postos de transformação e pontos de luz dos aglomerados urbanos do Norte Alentejo. No âmbito do projecto ILUPub, que visa implementar medidas de eficiência energética nos municípios, foram já caracterizados 4.000 pontos de luz e 74 postos de transformação.

Fonte: APA online

   
   

Caem 800 quilómetros de auto-estradas e parcerias com privados reequacionadas.

   

TGV para o Porto será adiado

 

É o travão a fundo. As contas a vermelho do Estado não aguentam mais obras. Por isso, o Governo decidiu, ontem, cancelar a concessão de quatro auto-estradas, vai "requacionar" parte do TGV e "recalendarizar" as obras previstas com os parceiros privados para os próximos anos (ver texto secundário). Vai, ainda, dar instruções à Estradas de Portugal para cobrar portagens em algumas scut, as auto-estradas sem custos para o utilizador.

Nas grandes obras, a ordem é para escolher prioridades - e isso estará claro já no Programa de Estabilidade e Crescimento (2010- -2013) que o Governo terá pronto dentro de duas semanas. O novo aeroporto de Alcochete, por exemplo, é para avançar. Foi descrito ontem por António Mendonça, ministro das Obras Públicas, como "prioridade fundamental do Governo". Alcochete depende da privatização da ANA - Aeroportos de Portugal, e de dinheiros privados, para além de pequena contribuição comunitária. Falta saber se avança por módulos ou todo de uma vez.

De resto, quatro auto-estradas estavam no Orçamento, mas regressam à gaveta. São elas "serra da Estrela", "Vouga", "Tejo internacional" e a do "Ribatejo". São quatro concessões que seriam lançadas a concurso pela Estradas de Portugal a privados até ao fim do primeiro semestre deste ano. Ficam "congelados" 800 quilómetros de auto-estrada, dos quais 40% seriam construídos de raiz.

Para equilibrar - a médio prazo - as contas da Estradas de Portugal serão introduzidas portagens nas scut Costa de Prata, Grande Porto e Norte Litoral. E as restantes scuts podem não se livrar de portagens. "Vão ser feitos estudos para determinar a viabilidade, o momento e as condições" para introduzir bilheteiras, disse ontem o ministro.

Fonte: Diário Económico

   
   

Orçamento IRS 2010

   

Alargamento da dedução à colecta com equipamentos de eficiência energética

 

No capítulo do aprofundamento da reforma fiscal ambiental verifica-se para 2010 o alargamento da dedução à colecta do IRS dos encargos suportados pelos contribuintes individuais com equipamentos de eficiência energética. Procede-se, assim, ao alargamento destas deduções aos equipamentos e obras que contribuam para a melhoria das condições de comportamento térmico de edifícios, de que serão exemplo a instalação de vidros duplos em habitações ou o isolamento de telhados.

No entanto, limita-se a possibilidade de utilização da dedução fiscal relacionada com este tipo de encargos, isto é, apenas podem ser usufruída uma vez em cada período de quatro anos.

Saiba mais clicando aqui.

Fonte: Diário Económico

   
   

Europa já prepara um plano para salvar a Grécia

   

A ajuda passará por um empréstimo de longo prazo em troca de reformas estruturais com regras tão duras como as do FMI

 

Há um sentimento de irreversibilidade que se começa a apoderar dos decisores europeus sobre a necessidade de salvar a Grécia. Num enquadramento de enorme secretismo, há contactos a serem produzidos entre as capitais e responsáveis europeus sobre o desenho e o ‘timing' para soltar um plano de ajustamento ‘ad-hoc'.

A Grécia vai receber amanhã um sério aviso da Comissão Europeia para prever medidas adicionais de contenção das despesas públicas, incluindo o corte de salários, caso o seu plano de austeridade não permita a redução esperada do défice orçamental.

Este aviso acompanha a entrada de Atenas na fase mais dura dos procedimentos de vigilância previstos no Pacto de Estabilidade e Crescimento (PEC), nunca antes aplicados a nenhum país da moeda única e que antecedem a aplicação de sanções.

Estes procedimentos colocam a política orçamental grega sob uma apertada vigilância da Comissão, que reagirá mal detecte o menor desvio face à trajectória prevista de consolidação.

A violência do desvio, a par da explosão prevista da dívida pública para 120 por cento do PIB este ano, tem alimentado uma forte especulação dos mercados sobre os riscos de uma cessação de pagamentos da Grécia, que começa a alastrar aos outros países mais frágeis da eurolândia, a começar por Portugal.

     
   
   

Novos Associados APIRAC

   
   

Só desta forma podemos crescer, evoluir e cada vez mais contribuir para a afirmação deste Sector.

Este mês temos o prazer de receber no nosso directório as seguintes empresas:

• FBCE - Consultores de Engenharia, Lda

• ENERGYBAND - Novas Energias, Lda

• FRIGOAIR, Ar Condicionado e Refrigeração, Lda

• ZATL - Assistência Técnica, Ar Condicionado e Telecomunicações, Lda

• JOVIELÉCTRICA - Soc. Com. De Mat. Eléctrico e Ar Condicionado, Lda

• MAGNETIC FIELDS, LDA

     
   
    Conferência Ventiladores PLUG-FAN com motor EC – Novo Ventilador ECblue
   

SINERCLIMA’10, Exposalão Batalha, 26 Fevereiro 2010, 17H00-17H30

 

O SINERCLIMA constitui um espaço privilegiado para o encontro das empresas e dos profissionais do Sector e assume-se decisivamente no quadro de intervenções da APIRAC como um fórum dirigido para a aproximação do mercado aos agentes com responsabilidades diversas, sob o ponto vista político, económico e tecnológico. Razão porque a par do evento feira contamos com realizações que consubstanciam o conceito de feira que promovemos e que de acordo com a nossa perspectiva conferem ao evento a profundidade que justifica a própria feira.

Assim, entre um conjunto de conferências previstas no Programa de actividades paralelas, consta mais uma conferência com o apoio da Ziehel-Abegg, um encontro promovido pela SANDOMETAL SA.

Tópicos abordados na Conferência:

   - Comparação dos vários tipos de ventiladores
   - Conservação de energia utilizando um plug-fan
   - Baixos custos de operação e manutenção com o Plug-fan
   - Facilidade em trabalhar a caudal constante e a poupança energética      associada
   - Secções de ventilação mais pequenas com o ventilador Plug Fan
   - Comparação dos perfis de exaustão de um ventilador centrífugo com      um Plug fan
   - Detalhes de instalação de um Plug Fan
   - Vantagens do Plug fan
   - Benefícios do Plug Fan
   - Análise da turbina do Plug Fan
   - Novas classes de eficiência nos motores
   - Novo Plug Fan Ec Blue
   - Sensores de controlo
   - SFP – Potência especifica do ventilador – Comparação com os vários       tipos de ventiladores
   - Exemplo prático
   - Software de selecção

A participação é gratuita, mas sujeita a confirmação de presença, através de preenchimento de ficha de inscrição, que poderá descarregar aqui, e envio para os serviços de Comunicação e Imagem da APIRAC, podendo utilizar os seguintes contactos:

comunicacao-imagem@apirac.pt | fax: 213 474 576

   
     

» LISBOA
Isabel Fonseca
Tel: 213 224 260
Telm: 964 942 931
Fax: 213 474 576
formacao@apirac.pt
formacao@apief.pt

» PORTO
Dra. Patrícia Maia
Tel: 222 088 837
Telm: 964 942 932
Fax: 213 474 576
apirac.porto@apirac.pt
formacao.porto@apief.pt

» GUIMARÃES
Dra. Maria José
Tel: 213 224 260
Telm: 964 942 931
Fax: 213 474 576
apirac.guimaraes@apirac.pt
formacao.guimaraes@apief.pt

 


     
   
    Datas para pagamento de impostos
     
   

     
   
   

Prejuízos causados pelas condições climáticas

     
   

Resolução do Conselho de Ministros n.º 02/2010, de 13 de Janeiro - Desencadeia as acções destinadas à minimização dos prejuízos provocados pelas condições climatéricas excepcionais que atingiram os destritos de Leiria, Lisboa e Santarém no dia 23.12.2009.

   
   

Trabalho e Segurança Social

     
   

Decreto-Lei n.º 5/2010, de 15 de Janeiro - Actualiza o valor da retribuição mínima mensal garantida para 2010.

   
   

Alvarás de Construção

     
   

Portaria n.º 21/2010, de 11 de Janeiro - Fixa os valores das classes das habilitações contidas nos alvarás de construção, e os correspondentes valores, e revoga a Portaria nº 137/2008, de 2 de Dezembro.

   
   

Banca - operações de multibanco

     
   

Decreto-Lei n.º 3/2010, de 5 de Janeiro - Consagra a proibição de cobrança de encargos pela prestação de serviços de pagamento e pela realização de operações em caixas multibanco.

   

 

   
    APIEF e APIRAC
    Estágios Profissionais em Empresas do SECTOR, GRATUITOS e SEM ENCARGOS
 

» Sistema Aprendizagem - Colocação de formandos em Entidades de Apoio à Alternância

A APIEF – Centro de Formação Profissional de Indústria Térmica, Energia e Ambiente, na sequência do protocolo estabelecido com o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e a APIRAC - Associação Portuguesa da Indústria de Refrigeração e Ar Condicionado, aguardam candidaturas das empresas para colocação de Formandos na vertente:

As empresas interessadas em receber formandos, queiram por favor contactar ou através de e-mail formacao@apirac.pt ou através do n.º de telefone 213 224 260, de forma a registarmos o vosso interesse.

     
   
     
    SINERCLIMA 2010
    EXPOSALÃO |25-26-27-28 de Fevereiro'10

 

A APIRAC já está a preparar a terceira edição da Grande Feira do Sector de Energia, Refrigeração, Climatização, Qualidade do Ar Interior e Energias Renováveis - SINERCLIMA 2010.

Novamente na Exposalão Batalha, durante quatro dias, onde certamente encontrará bons contactos, novidades, parcerias de negócios e profissionais da área e ainda um conjunto de conferências e colóquios com a participação dos principais agentes com responsabilidade tutelar e técnica no mercado.

Não perca esta oportunidade, tanto como expositor, como visitante, renove contactos e crie ambiente aos bons negócios. Agende a sua presença na SINERCLIMA.

PROGRAMA DAS SESSÕES PARALELAS
»
Consulte aqui o PROGRAMA DAS SESSÕES PARALELAS a decorrer na SINERCLIMA'10 (clique para aceder)

Contactos:
APIRAC - Associação Portuguesa da Indústria de Refrigeração e Ar Condicionado | Lisboa
Tel.: +351 213 224 260 | comunicacao-imagem@apirac.pt

EXPOSALÃO - Centro de Negócios | Batalha
catarinaalves@exposalao.pt | rogeriohenriques@exposalao.pt

   
   

Atelier do Projectista - SINERCLIMA'10

   

 

   

A APIRAC – Associação Portuguesa da Indústria de Refrigeração e Ar Condicionado tem o prazer de convidar V. Exas. para participação gratuita como expositor no espaço “Atelier do Projectista”, integrante da Feira SINERCLIMA’10, a decorrer na EXPOSALÃO - Centro de Exposições, S.A. – Batalha, durante os dias 25, 26, 27 e 28 de Fevereiro de 2010, das 11H00 às 20H00.

O Atelier do Projectista será um espaço inteiramente dedicado às ferramentas de trabalho e pesquisa dirigidas para o mercado da Energia, Climatização e Qualidade do Ar Interior. Este será um local dentro da Feira SINERCLIMA onde poderão divulgar as vossas obras, tais como:

• Livros

• CD-ROMs

• Projectos

• Revistas

• Vídeos

• Etc.

• Software

• Monografias

 

O Atelier do Projectista pretende constituir-se como um incentivo aos visitantes do SINERCLIMA permitindo proporcionar intercâmbio de ideias, projectos e a realização de Workshops e Apresentações diversas.

Para saber tudo clique aqui

Contactos:
APIRAC - Associação Portuguesa da Indústria de Refrigeração e Ar Condicionado | Lisboa
Tel.: +351 213 224 260 | comunicacao-imagem@apirac.pt

   
    SINERFOTO APIRAC 2010
    1º Concurso de Fotografia do Sector
 

A APIRAC está a organizar o 1º Concurso de Fotografia do Sector AVAC&R.

Este desafio é lançado a todos os interessados e com gosto pela fotografia, (Associados e não Associados) a participar na 1ª edição do SINERFOTO APIRAC 2010.

O SINERFOTO APIRAC pretende vir a ser uma iniciativa de amostras de Fotografias enquadradas com a actividade do Sector e que irão estar em exposição permanente no Salão Internacional de Refrigeração – Feira SINERCLIMA’10, na Exposalão Batalha nos dias 25, 26, 27 e 28 de Fevereiro de 2010

> VER GALERIA ON-LINE

Ao participar neste Concurso, habilita-se a ganhar um dos fins-de-semana que temos para oferecer aos vencedores.

Inscreva-se e comece na sua aventura fotografica.
Divirta-se e Boa Sorte!

» Clique aqui para aceder ao Regulamento do Concurso. «

Para obter todas as informações e regulamento do Concurso queiram contactar:

Contactos:
Tel.: +351 21 3 224 260
e-mail: sinerfoto@apirac.pt
website: www.apirac.pt

     
   
    Se pretender fazer um coméntário ou deixar-nos a sua opinião, clique aqui!
     
 

Patrocinadores SINERCLIMA'10


Patrocinadores Newsletter