O SINERCLIMA - Salão Internacional de Energia, Refrigeração, Climatização e Ambiente, que é uma organização em parceria entre a APIRAC e a EXPOSALÃO BATALHA, terá lugar naquele Centro de Exposições nos dias 25 a 28 de Fevereiro de 2010, tem vindo a afirmar-se como um evento incontornável para as empresas do Sector.

Na edição anterior, em 2008, a SINERCLIMA cresceu tanto em área ocupada como em representatividade da oferta disponível no mercado; tanto em visitantes como em volume de contactos e negócios lançados ao longo dos quatro dias do evento. Cerca de 80% das marcas nacionais e internacionais de Ar Condicionado, Refrigeração, Ventilação, Aquecimento, Energias Renováveis, Ambiente e Gestão de Energia marcaram presença; e foram dezenas de milhares os profissionais que visitaram a SINERCLIMA para aqui conhecerem todas as novidades dedicadas a espaços industriais, comerciais e particulares. Segundo números da EXPOSALÃO terão visitado a feira uma média de 35.000 visitantes, entre profissionais e público em geral, em cada edição.

O SINERCLIMA assume-se decisivamente no quadro de intervenções da APIRAC como um fórum dirigido para a aproximação do mercado aos agentes com responsabilidades diversas, sob o ponto vista político, económico e tecnológico. Razão porque a par do evento feira contamos com um programa de realizações que consubstanciam o conceito de feira que promovemos e que de acordo com a nossa perspectiva conferem ao evento a profundidade que justifica a própria feira.

Assim, contamos com um conjunto de conferências previstas no Programa de actividades paralelas, que contarão como oradores representantes de entidades como a DGEG, APA, ADENE, IAPMEI, AREA, ORGALIME, ANREEE, AMB3E, ERP, OE, ASHRAE PORTUGAL CHAPTER e APIRAC. Também esta edição contará com um projecto pioneiro designado “Atelier do Projectista” que pretende constituir-se como uma feira dentro da feira, mas para a divulgação de bibliografias, monografias e software direccionado para a engenharia de climatização, eficiência energética e qualidade do ar interior.

A edição de 2010 tem como aliciante e desafio cativar os segmentos de actividade dos Peritos Qualificados, Projectistas e TRF para marcarem presença, visitando e feira e participando no Programa de Actividades Paralelas, que para eles foi especialmente orientado. Lembramos que no actual quadro estes profissionais são já o barómetro da actividade.

Destaque ainda para a assinatura de protocolos em plena feira entre a APIRAC e ADENE e entre a APIEF (Centro de Formação da APIRAC) e a Agência Nacional para a Qualificação, I.P., que para além de reflectirem novos rumos da actividade sectorial e associativa conferem à Feira um carácter solene, tornando-a um espaço privilegiado para o estabelecimento de parcerias que enobrecem o Sector.

O SINERCLIMA, mais do que dar a conhecer in loco e junto dos agentes de mercado a gama de soluções e alternativas que se colocam e marcam a tendência mundial, é um espelho da actividade e permite fazer sentir a dinâmica do nosso mercado, tanto pela intensidade de participação como pelo ponto de encontro entre pessoas e organizações, fazendo história e galeria para memória futura.

Assim, estará constituída a terceira AMOSTRA/FÓRUM do Sector de Refrigeração e Ar Condicionado que pensamos ser o modelo apropriado para o grande encontro sectorial de todas as forças nele interpretadas. Estamos convictos que ela corresponderá à imagem forte e dinâmica que reflecte a actividade do Sector.

Todos temos a ganhar com isso.


    Fernando Brito
Presidente | APIRAC
     
   
   

Portugal nos tops europeus e mundiais de energia eólica

   



 

A Associação Europeia da Energia Eólica revelou, em Bruxelas, que Portugal ocupa o sexto lugar no ranking europeu e o nono no mundial de potência instalada de energia eólica (3 535 megawatts (MW)).

A nível europeu, a Alemanha (25 104 MW) e a Espanha (19 149 MW) lideram a potência instalada. As estatísticas referentes a 2009 mostram que a União Europeia contabiliza um total de 74 767 MW de energia eólica.

O líder do ranking mundial é os Estados Unidos com 35 159 MW, seguindo-se a China com 25 777 MW. Em portugal, os 3 535 MW de potência cumulativa portuguesa colocam o país em nono lugar.

Fonte: Portugal mail

   
   

55 países com objectivos para reduzir emissões poluentes

   


 

No âmbito do acordo de Copenhaga, a Convenção sobre o clima das Nações Unidas (UNFCC) recebeu compromissos nacionais de 55 países para a redução ou limitação das suas emissões de gases com efeitos de estufa para 2020. Os países em causa representam 78% das emissões mundiais ligadas à energia. As Nações Unidas (ONU) anunciaram que 55 países já enviaram os seus objectivos de redução ou limitações das emissões de gases com efeito de estufa. Os compromissos nacionais foram oficialmente comunicados à UNFCC, confirmou o mais alto responsável do clima na ONU.

Os 55 países juntos representam 78% das emissões de gases poluentes a nível mundial. O responsável do clima na ONU refere que é necessária «uma ambição mais forte» para ultrapassar o desafio de limitar o aquecimento médio do planeta a dois graus Celsius, conforme o acordado em Copenhaga.

O mais alto responsável do clima na ONU sublinhou, no entanto, que os compromissos nacionais apresentados «testemunham claramente uma vontade de fazer evoluir as negociações».

Fonte: Portugal mail

   
   

Nova agência de energia na região Oeste

   
 

Foi constituída a Agência de Energia do Oeste, a Oeste Sustentável.

O objectivo desta agência é a contratualização de metas significativas de redução de dióxido de carbono (CO2) por parte de todas as autarquias participantes. Além de Óbidos, que assume a presidência da direcção, na figura de presidente, integram a agência Oeste Sustentável os municípios de Alcobaça, Lourinhã, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Nazaré, Peniche, Torres Vedras e Sobral de Monte Agraço. Entre as empresas participantes encontram-se a Águas do Oeste, EDP e outras PME da região.

O plano de acção enquadra-se na fixação de metas de redução de emissões “muito ambiciosas”. O trabalho rumo à sustentabilidade terá como principal objectivo a energia, mas não será o único.

Fonte: Ambiente online

   
   

Subida na venda de carros em Portugal foi a mais alta na Europa

   

 

 

Portugal foi o país europeu com a mais forte subida de vendas de ligeiros de passageiros em Janeiro, face ao mesmo mês de 2009, apresentando um crescimento de 61,9 por cento no registo de matrículas, para um total de 14.559 - muito acima de um crescimento europeu de 12,9 por cento, segundo os dados ontem divulgados pela Associação dos Construtores Europeus de Automóveis (ACEA).

Quase todos os países tiveram também crescimentos, como o Reino Unido (29,8 por cento) e a Espanha (18,1). Em contrapartida, a Alemanha "foi o único grande mercado em declínio, com resultados que reflectem a descontinuação, no Outono do ano passado, do programa de incentivos à renovação de frotas", salienta a associação europeia.

Saiba mais aqui

Fonte: Público

   
   

Fábrica das Caldas passa de regime de
lay-off para novos recordes de produção

   


 

A fábrica de rolamentos das Caldas da Rainha, que pertence ao grupo alemão Schaeffler, estava há menos de um ano em lay-off, laborando apenas três dias por semana e com 60 trabalhadores despedidos. Mas agora está a contratar pessoal, prevê atingir já este ano um recorde de produção e vai investir 17 milhões de euros para aumentar em 40 por cento a sua capacidade de fabrico.

"Isto é tudo muito rápido. É a era da Internet. De repente, ficámos sem encomendas e, de repente, temos imenso trabalho. Entrámos subitamente na crise e fomos rápidos a sair dela." Carlos Gouveia, director-geral da Schaeffler, está ele próprio surpreendido com a súbita recuperação da sua fábrica.

Depois de uma queda na produção de quase 50 por cento em 2009, a fábrica voltou aos níveis anteriores à crise e prevê até ultrapassá-los, estimando chegar aos 60 milhões de rolamentos em 2010 (o que constituirá um recorde) e prepara-se já para atingir os 100 milhões nos próximos anos.

Um controlo rigoroso dos custos e um acordo com o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Metalúrgica que privilegia a flexibilidade laboral explicam a longevidade desta fábrica, que foi fundada em 1960 por um grupo de empresários caldenses, mas que desde 1996 está em mãos alemãs (há 35 anos detida pela FAG e há cinco pela Schaeffler). Os operários têm um banco de horas, uma espécie de conta-corrente com a empresa que lhes permite usar folgas a meio da semana e, em contrapartida, trabalhar mais quando os picos de produção assim o exigem.

A unidade não tem departamento de marketing, nem comercial nem de comunicação, mas exige-se-lhe que fabrique rolamentos com qualidade e de baixo custo, o que tem vindo a conseguir. Não é, porém, uma típica fábrica cuja competitividade advém dos baixos salários (a Schaeffler é das empresas que melhor pagam nas Caldas da Rainha). Sendo, dentro do grupo, a fábrica que lidera a produção para o exigente mercado europeu, possui tecnologia de ponta e um elevado grau de automatização.

Saiba mais aqui

Fonte: Público

   
   

Desemprego cresce para 10,1%

   


 

A taxa de desemprego em Portugal atingiu os 10,1% no último trimestre do ano passado, revelou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE). É o valor mais elevado desde o início das séries do desemprego que têm cerca de três décadas.

No conjunto do ano, a taxa situou-se nos 9,5% com um agravamento de quase dois pontos percentuais em relação aos 7,6% registados em 2008. O agravamento do desemprego no ano passado foi a consequência da recessão, num ano em que a economia portuguesa recuou 2,7%, e tudo indica que poderá continuar a subir nos próximos meses.

O desemprego normalmente reage com algum atraso à recuperação económica e, além disso, as projecções para este ano apontam para um ritmo de crescimento fraco que não será suficiente para reduzir a taxa de desemprego de forma sustentada.

Fonte: Expresso

   
   

Alterações climáticas vão continuar a ser um dos principais desafios da União Europeia

     
 

A última Cimeira Europeia ficou exclusivamente marcada pela situação das contas públicas, deixando para segundo plano as alterações climáticas, um dos temas que fazia parte da agenda inicial do encontro. Uma semana passada, o presidente da Comissão Europeia decidiu escrever uma carta aos chefes de Estado e do Governo da UE, onde reitera o compromisso da região no combate ao aquecimento global.

Durão Barroso revelou que já pediu à Comissária Europeia para as questões climáticas, Connie Hedegaard (que presidiu à COP15 mas que acabou por abandonar este cargo a meio da cimeira), para iniciar contactos com os principais parceiros internacionais "de foram a encontrar a melhor forma de revigorar o processo internacional".

"Gostaria de ter as primeira conclusões no Conselho Europeu da primavera e apresentar os resultados finais em Junho durante o Conselho Europeu", escreveu Barroso.

O presidente da Comissão Europeia apelou ainda a uma rápida implementação do financiamento definido em Copenhaga. Na cimeira ficou definida a criação de um fundo de curto prazo de 30 mil milhões de euros para países pobres e um fundo de 100 mil milhões por ano a partir de 2020.

Fonte: Jornal de Negócios

     
   
   

Eleição do Novo Bastonário

   
 

Aproxima-se a eleição para o cargo de Bastonário da Ordem dos Engenheiros, que terá lugar no próximo dia 26 de Fevereiro.

Este ano, um dos candidatos é o Eng.º Luís Malheiro, técnico conceituado e Vice Presidente da APIRAC em representação da empresa LMSA - Engenharia de Edifícios, SA. Electrotécnico de formação, mas desde sempre ligado ao sector de AVAC e representante da Ordem dos Engenheiros na Comissão de Acompanhamento da Certificação Energética. Surge assim a oportunidade de a Engenharia ter um Bastonário da nossa área de actividade, que muito poderia beneficiar no atingir dos objectivos estruturais que a APIRAC tem desenvolvido nos últimos anos para bem das empresas que representa.

Assim, a APIRAC congratula-se com o enorme projecto e desafio a que o Eng. Luís Malheiro se propôs abraçar, desejando-lhe sucesso no acto eleitoral. Constitui um acontecimento significativo e uma ocasião única de eleger um Bastonário da Ordem dos Engenheiros mais sensível às questões de Engenharia que nos dizem respeito. Nem sempre, para não dizer raramente, uma oportunidade como esta aparece.

O Eng.º Luís Malheiro é o candidato a Bastonário da Lista C.

     
   
   

Conferência IAPMEI
Instrumentos Financeiros disponíveis para as empresas

   

25.Fev.2010 | Quinta-feira | 15H00 – 17H00 | Auditório Principal | EXPOSALÃO BATALHA

 

Em resultado de colaboração entre o IAPMEI e a APIRAC surge esta iniciativa integrando o Ciclo de Conferências do SINERCLIMA’10, em que especialistas do IAPMEI e de estruturas participadas por esse Organismo Público apresentarão as diversas medidas e programas disponíveis com interesse para as empresas do nosso Sector.

É com grande prazer que a APIRAC convida os associados a conhecerem e esclarecerem aspectos relacionados com formas de financiamento enquadrados com:

QREN IV – QUADRO ESTRATÉGICO NACIONAL 2007-2013
PME INVESTE IV
GARANTIA MÚTUA
CAPITAL DE RISCO

Serão ainda abordados outros instrumentos financeiros mediante o interesse que o debate venha a suscitar.

São oradores da Conferência:
IAPMEI
Eng. José Vale – Coordenador do Centro de Desenvolvimento Empresarial de Lisboa
Dra. Fernanda Osório – Coordenadora do Centro de Desenvolvimento Empresarial do Centro

GARVAL – Sociedade de Garantia Mútua, S.A.
Dr. Rui Brogueira
Entidade participada pelo IAPMEI na prestação de garantias financeiras para facilitar a obtenção de crédito em condições adequadas aos seus investimentos e ciclos de actividade. A partilha de risco com outras entidades financeiras facilita o acesso das Empresas ao crédito, libertando plafonds bancários e permitindo a obtenção de montantes, condições de custo e prazo adequados às necessidades, por norma com redução de outras garantias prestadas ao sector financeiro pelas Empresas.

INOVCAPITAL – Sociedade de Capital de Risco

Dr. João Pereira
A InovCapital é a Sociedade de Capital de Risco de referência do Ministério da Economia e da Inovação, desenvolvendo a sua actividade no apoio ao empreendedorismo e no suporte às PME nas áreas da Inovação e da Internacionalização.

A participação é gratuita, mas sujeita a confirmação de presença, através de preenchimento de ficha de inscrição, que poderá descarregar aqui, e envio para os serviços de Comunicação e Imagem da APIRAC, podendo utilizar os seguintes contactos:

comunicacao-imagem@apirac.pt | fax: 213 474 576

   
     

» LISBOA
Isabel Fonseca
Tel: 213 224 260
Telm: 964 942 931
Fax: 213 474 576
formacao@apirac.pt
formacao@apief.pt

» PORTO
Dra. Patrícia Maia
Tel: 222 088 837
Telm: 964 942 932
Fax: 213 474 576
apirac.porto@apirac.pt
formacao.porto@apief.pt

» GUIMARÃES
Dra. Maria José
Tel: 213 224 260
Telm: 964 942 931
Fax: 213 474 576
apirac.guimaraes@apirac.pt
formacao.guimaraes@apief.pt

 


     
   
   

EFCTC - European Fluorocarbons Technical Committee

     
 

Não conhecíamos, nem ainda ninguém nos tinha chamado a atenção para o site do Comité Técnico Europeu para os Hidrofluorocarbonetos. É um organismo criado no seio da Comissão Europeia que tem por objectivo, fundamentalmente, fazer o acompanhamento dos sectores afectados na União Europeia pelas alterações originadas pela legislação relativa ao meio ambiente, com as restrições ao uso dos HFC (os nossos fluidos frigorigéneos R134a mais os das séries 400 e 500 já sem cloro), dos PFC (perfluorocloretos, para a agricultura), do SF6 (hexafluoreto de enxofre, para isolamento em transformadores) e ainda dos nossos banidos CFC e HCFC. 

Logo na primeira página do site abre-se-nos uma imagem esclarecedora onde estão comparados nas suas dimensões, o que pesam para o aquecimento global o conjunto dos nossos HFC [o pequeno cachorro] comparado com o que pesam o conjunto dos outros gases com efeito de estufa libertados pelas actividades humanas e pela própria natureza, o CO2, os óxidos de azoto (N2O) e o metano (CH4) [o enorme cão]. Depois em 6 idiomas (não em português, mas em polaco…) pode-se viajar por todo o site com informação interessantíssima, como por exemplo, as propriedades e características dos fluidos das várias famílias, factos sobre a segurança e a saúde das pessoas que trabalham com estes gases, as suas múltiplas aplicações e até uma série de brochuras que se podem importar.

Destas brochuras (as que estão em espanhol lêem-se muito  bem), destacamos, e recomendamos, em especial, uma sobre aquela que poderá ser a verdade sobre a nossa influência sobre as alterações climáticas. Poderá aceder-lhe directamente fazendo click aqui.

Ou então, sugerimos a entrada pela porta da frente e aí escolher um dos vários aliciantes temas propostos.

Para saber tudo sobre este assunto click aqui

     
   
    Datas para pagamento de impostos
     
   

     
   
   

Empresas - relatório anual sobre actividade social da empresa

     
   

Portaria n.º 55/2010, de 21 de Janeiro - Regula o conteúdo do relatório anual referente à informação sobre actividade social da empresa e o prazo da sua apresentação, por parte do empregador, ao serviço com competência inspectiva do ministério responsável pela área laboral.

   
   

Resolução do Conselho de Ministros
n.º 5/2010, de 20 de Janeiro

     
   

Resolução do Conselho de Ministros n.º 5/2010, de 20 de Janeiro - Aprova a Iniciativa Emprego 2010, destinada a assegurar a manutenção do emprego, a incentivar a inserção de jovens no mercado e o combate ao desemprego.

   

 

   
    APIEF
    Estágios Profissionais em Empresas do SECTOR, GRATUITOS e SEM ENCARGOS
 

» Sistema Aprendizagem - Colocação de formandos em Entidades de Apoio à Alternância

A APIEF – Centro de Formação Profissional de Indústria Térmica, Energia e Ambiente, na sequência do protocolo estabelecido com o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e a APIRAC - Associação Portuguesa da Indústria de Refrigeração e Ar Condicionado, aguardam candidaturas das empresas para colocação de Formandos na vertente:

As empresas interessadas em receber formandos, queiram por favor contactar ou através de e-mail formacao@apirac.pt ou através do n.º de telefone 213 224 260, de forma a registarmos o vosso interesse.

     
   
     
    SINERCLIMA 2010
    EXPOSALÃO |25-26-27-28 de Fevereiro'10

 

A APIRAC já está a preparar a terceira edição da Grande Feira do Sector de Energia, Refrigeração, Climatização, Qualidade do Ar Interior e Energias Renováveis - SINERCLIMA 2010.

Novamente na Exposalão Batalha, durante quatro dias, onde certamente encontrará bons contactos, novidades, parcerias de negócios e profissionais da área e ainda um conjunto de conferências e colóquios com a participação dos principais agentes com responsabilidade tutelar e técnica no mercado.

Não perca esta oportunidade, tanto como expositor, como visitante, renove contactos e crie ambiente aos bons negócios. Agende a sua presença na SINERCLIMA.

PROGRAMA DAS SESSÕES PARALELAS
»
Consulte aqui o PROGRAMA DAS SESSÕES PARALELAS a decorrer na SINERCLIMA'10 (clique para aceder)

Contactos:
APIRAC - Associação Portuguesa da Indústria de Refrigeração e Ar Condicionado | Lisboa
Tel.: +351 213 224 260 | comunicacao-imagem@apirac.pt

EXPOSALÃO - Centro de Negócios | Batalha
catarinaalves@exposalao.pt | rogeriohenriques@exposalao.pt

   
   

Atelier do Projectista - SINERCLIMA'10

   

 

   

A APIRAC – Associação Portuguesa da Indústria de Refrigeração e Ar Condicionado tem o prazer de convidar V. Exas. para participação gratuita como expositor no espaço “Atelier do Projectista”, integrante da Feira SINERCLIMA’10, a decorrer na EXPOSALÃO - Centro de Exposições, S.A. – Batalha, durante os dias 25, 26, 27 e 28 de Fevereiro de 2010, das 11H00 às 20H00.

O Atelier do Projectista será um espaço inteiramente dedicado às ferramentas de trabalho e pesquisa dirigidas para o mercado da Energia, Climatização e Qualidade do Ar Interior. Este será um local dentro da Feira SINERCLIMA onde poderão divulgar as vossas obras, tais como:

• Livros

• CD-ROMs

• Projectos

• Revistas

• Vídeos

• Etc.

• Software

• Monografias

 

O Atelier do Projectista pretende constituir-se como um incentivo aos visitantes do SINERCLIMA permitindo proporcionar intercâmbio de ideias, projectos e a realização de Workshops e Apresentações diversas.

Para saber tudo clique aqui

Contactos:
APIRAC - Associação Portuguesa da Indústria de Refrigeração e Ar Condicionado | Lisboa
Tel.: +351 213 224 260 | comunicacao-imagem@apirac.pt

   
    SINERFOTO APIRAC 2010
    1º Concurso de Fotografia do Sector
 

A APIRAC está a organizar o 1º Concurso de Fotografia do Sector AVAC&R.

Este desafio é lançado a todos os interessados e com gosto pela fotografia, (Associados e não Associados) a participar na 1ª edição do SINERFOTO APIRAC 2010.

O SINERFOTO APIRAC pretende vir a ser uma iniciativa de amostras de Fotografias enquadradas com a actividade do Sector e que irão estar em exposição permanente no Salão Internacional de Refrigeração – Feira SINERCLIMA’10, na Exposalão Batalha nos dias 25, 26, 27 e 28 de Fevereiro de 2010

> VER GALERIA ON-LINE

Ao participar neste Concurso, habilita-se a ganhar um dos fins-de-semana que temos para oferecer aos vencedores.

Inscreva-se e comece na sua aventura fotografica.
Divirta-se e Boa Sorte!

» Clique aqui para aceder ao Regulamento do Concurso. «

Para obter todas as informações e regulamento do Concurso queiram contactar:

Contactos:
Tel.: +351 21 3 224 260
e-mail: sinerfoto@apirac.pt
website: www.apirac.pt

     
   
    Se pretender fazer um coméntário ou deixar-nos a sua opinião, clique aqui!
     
 

Patrocinadores SINERCLIMA'10


Patrocinadores Newsletter