NewsLetter APIRAC - 16 de Agosto de 2004

Associação Portuguesa da Industria da Refrigeração e Ar Condicionado

 

Congresso Mediterrânico de Climatização

 

Revista Grau Celsius

 

Directório APIRAC

 

Parcerias

 

Instituto para a Inovação na Formação

 

Programa REDE

 

Instituto Português da Qualidade

 

Instituto de Soldadura e Qualidade

 

PT Comunicações, SA

 

Instituto dos Mercados

de Obras Públicas e Particulares e do Imobiliário

 

Editorial

Verão é tempo de leituras, mas, provavelmente, não nos ecrãs dos computadores! Assim, esta décima quarta Newsletter da sua associação será lida noutra altura, na hora do retorno de férias quando, com as energias refeitas, arregaçarmos mentalmente as mangas e dissermos para nós próprios “vamos a isto, vamos lá a começar o novo ciclo de trabalho”.

 

Correu bem o ano que passou? Irá correr melhor o próximo? Houve “coisas” que não se fizeram, há “tantas coisas ainda” para fazer a seguir. Já vamos sabendo que entre o que se idealiza no princípio e o que se concretiza vai o peso da realidade quotidiana com todos os seus inesperados e frustrações.

 

Pela  nossa  parte  continuamos  animados  do

 

mesmo espírito com que abrimos esta via de comunicação: chegar até vós, mantermos o elo de ligação periódico e regular que cremos dever existir entre uma associação e os seus associados. Não haverá muito a dizer quando a actividade se amortece. Quando outros interesses se sobrepõem. Quando é Verão, a cidade fica vazia, o trânsito esmorece e os telefones praticamente não tocam…

 

Pois, então, que tenhamos ganho novas forças para as novas “lutas” que vamos ter de travar; a todos, boa recuperação; para todos, o desejo dum ânimo inquebrantável para uma reentrada repleta dum ânimo que a todos contagie. Bom regresso!

 

L.Fonseca e Silva

Secretário Técnico

 

Notícias

 

Encontros Empresariais Al Partenariat 2004

Buenos Aires, 22-24 de Novembro

 

 

No âmbito do Programa Comunitário Al-Invest, cujo objectivo é promover o estabelecimento de acordos de cooperação entre empresas europeias e latino-americanas, a Câmara de Comércio Argentina está a organizar os Encontros Empresariais Al Partenariat 2004, que terão lugar em Buenos Aires, entre os dias 22 e 24 de Novembro e que irão reunir empresas dos sectores Agro-alimentar, Ambiental, e das Tecnologias de Informação e Comunicação.

 

Durante estes três dias, mais de 700 empresas de ambos os continentes participarão em encontros bilaterais pré-agendados, com o objectivo de encontrar um parceiro de negócio e eventualmente celebrar uma aliança estratégica, que permita um melhor posicionamento destas empresas no Mercado Internacional.

 

Estes encontros serão agendados através do cruzamento dos perfis das empresas participantes, traçados com base nos produtos/serviços que presta, nas características da empresa, nas suas necessidades, objectivos, interesses e no tipo de cooperação pretendido.

 

Enquanto parceiro desta iniciativa, o  Euro Info Centre da  AIP irá seleccionar e acompanhar a participação neste evento de 10 empresas portuguesas. Pelo interesse de que se reveste, agradecíamos a sua divulgação através dos meios que considerar pertinentes.

 

 

Para mais informações, contactar

 

Euro Info Centre PT 508
Praça das Indústrias, Apartado 3200- 1301-965 Lisboa
Telef.: +351 21 360 1122
Fax.: +351 21 364 6786
e-mail.: eic@aip.pt
Visite-nos em http://eic.aip.pt

 


 

LMSA comemora 20 Anos 

 

A LMSA, empresa líder em Portugal na engenharia de edifícios, comemorou ontem em Lisboa, na Ordem dos Engenheiros, os seus 20 anos de actividade, na presença dos seus mais representativos clientes do mercado imobiliário e de gestão dos activos correspondentes.

 

Orgulhamo-nos de pertencer ao alargado leque de verdadeiros amigos da LMSA e do seu conceituado staff técnico e sabemos que estamos, em Portugal, muito bem acompanhados. Que comemorem com igual êxito mais 20 anos.

 

 

Parabéns!


 

Entrega de dados estatísticos de vendas de Ar Condicionado

1º Semestre de 2004

 

Lembramos aos distribuidores de Ar Condicionado que expirou em 31 de Julho passado o prazo (teórico) de entrega dos dados estatísticos de vendas relativas ao primeiro semestre deste ano. Continuamos aguardando, já que como usualmente se estão a verificar grandes atrasos nesta entrega. A APIRAC, logo que disponha os dados completos, distribui-los-á a todos os que participaram no processo.

 


Destaques

 

IEFP - Aprendizagem em Lisboa

 

A APIRAC alargou a sua intervenção a Lisboa, onde a partir de Outubro de 2004 encetaremos mais uma parceria com o IEFP como pólo de extensão do Centro de Formação para o Sector Terciário. O Curso de Nível III, mais um no âmbito do Programa Aprendizagem, com equiparação ao 12º ano de escolaridade, tem como saída profissional a de Técnico de Refrigeração.

 

As inscrições são limitadas. Os interessados deverão contactar a APIRAC com a maior rapidez possivel.

 

Contacto APIRAC

Sofia Oliveira Batista

Telef.: 21 322 42 60

E-mail: apirac@netcabo.pt

 


 

Formação Profissional Contínua

 

INSCRIÇÕES ABERTAS:

CURSO TÉCNICO DE REFRIGERAÇÃO E AR CONDICIONADO (180h)

CURSO GERAL DE REFRIGERAÇÃO E AR CONDICIONADO (80h)

 

A APIRAC vai levar a cabo mais dois cursos de formação profissional, a iniciar-se no dia 6 de Outubro, em horário pós-laboral (das 19.00H às 22.00H), em Lisboa.

 

As inscrições são limitadas, pelo que deverá informar-se rapidamente junto dos nossos serviços:

 

Contacto APIRAC

Sofia Oliveira Batista

Telef.: 21 322 42 60

E-mail: apirac@netcabo.pt

 


Tecnologia

 

O que deve saber para economizar em aquecimento e em arrefecimento

 

Dentro do reconhecimento que, para além dos locais de trabalho, também as nossas casas são (ou serão) aquecidas no Inverno e arrefecidas no Verão, cada vez mais a factura energética se irá tornando mais pesada. Todos temos noções gerais de como poupar energia e das regras que devemos cumprir e fazer cumprir nos locais onde exercemos a nossa influência. Mas é bem interessante querer ter estas ideias arrumadas e em vez de grandes explicações dizermos simplesmente “siga estes preceitos” e passarmos para a mão do nosso interlocutor um conjunto de folhas onde tudo o que deveríamos dizer – sem esquecer nada – se encontra ali, preto no branco, pronto a ser seguido.

 

Para encontrar esse guia sugerimos-lhe que faça uma visita ao “sítio” do organismo americano de protecção ambiental EPA (Environmental Protection Agency), a partir dum qualquer motor de busca da Internet. Escreve “Energy Star” e abre-se de imediato o acesso ao sector doméstico (palavra “home”); faz “click” e surge-lhe o “site” onde encontra disponível em formato PDF o guia que procura, 17 páginas, sob o título “A Guide to Energy-Efficient Cooling and Heating” está a cores, com excelente arrumação e importável.

 

 

 

 

Bom documento, vale bem a pena!

 

Para saber mais, pode entrar por este site e fazer click em “Heating & Cooling”

 


Tome nota / Agenda

 

Datas para pagamento de impostos durante este mês

 

Não Esquecer

 

16 Ago IVA Declaração periódica trimestral referente ao 2º trimestre de 2004
16 Ago Segurança Social Contribuições relativas ao mês de Julho/04
20 Ago IRS / IRC Retenções efectuadas em Julho/04
20 Ago Imposto Selo Imposto Selo relativo ao mês de Julho/04

 


 

Certames / Eventos

 

Climamed '05 - Fevereiro 2005 - Madrid

 

 

68 resumos de comunicações aceites até à data para o CLIMAMED 2005, em Madrid, Espanha

 

Os temas que se irão abordar nesta segunda edição são os seguintes: energia solar térmica e outras energias renováveis e suas aplicações aos sistemas de climatização; eficiência energética nos edifícios; manutenção e exploração de edifícios; impacto ambiental e protecção do meio ambiente; os novos fluidos frigorigéneos; qualidade do ar interior e saúde; sistemas de ventilação; parâmetros de bem-estar, sua, aplicação e controlo; qualidade das instalações; aplicação local de directivas e normas da União Europeia.

 

Para esta edição já se receberam 85 resumos de comunicações procedentes de Itália (21), França (13), Portugal (8), Andorra (1), Espanha (40), Tunísia (1), Marrocos (1) e Egipto (4).

Após análise do Comité Técnico do CLIMAMED, foram aceites em princípio 68 comunicações.

 

Por outra parte, já se encontra definido o programa provisório do Congresso. Na quinta-feira 24 de Fevereiro, iniciar-se-á às 10 horas com a cerimónia da abertura, com duração de uma hora, desenrolando-se as jornadas entre as 11 e as 14 horas.

Ás 14.30 horas haverá um almoço de trabalho com as personalidades convidadas. O horário de sexta-feira 25 será das 10 às 14,30 horas, reservando-se a ultima hora para uma Conferência Plenária e o Encerramento do Congresso.

 

Está previsto que durante o Congresso sejam apresentadas entre 65 e 70 comunicações em sete diferentes salas, com capacidades que variam de 550 pessoas para a maior e ampliável para o dobro se necessário e 65 pessoas para a mais pequena.