NewsLetter APIRAC - 17 de Setembro de 2004

Associação Portuguesa da Industria da Refrigeração e Ar Condicionado

 

Congresso Mediterrânico de Climatização

 

Revista Grau Celsius

 

Directório APIRAC

 

Parcerias

 

Instituto para a Inovação na Formação

 

Programa REDE

 

Instituto Português da Qualidade

 

Instituto de Soldadura e Qualidade

 

PT Comunicações, SA

 

Instituto dos Mercados

de Obras Públicas e Particulares e do Imobiliário

 

Editorial

Os equipamentos e sistemas industriais, beneficiando do desenvolvimento tecnológico operado ao longo de décadas, são cada vez mais fiáveis, proporcionando mais conforto e segurança para os seus utilizadores.

 

Estes, dos quais são um bom exemplo os modernos sistemas de Ar Condicionado e Refrigeração, requerem, que os profissionais que os concebem, instalam, reparam, ou que de alguma forma neles intervém, sejam detentores de conhecimentos profissionais sólidos e se mantenham permanentemente actualizados.

 

A APIRAC, consciente deste facto, e pretendendo dar resposta às necessidades e solicitações  do  mercado,  tem vindo a  realizar

 

cursos na área do AVAC & R destinados, quer à qualificação de jovens que pretendem enveredar por este sector de actividade, quer a profissionais que necessitam de actualização.

 

Esta Associação, está apostada em cada vez melhor poder cumprir esta tarefa, promovendo maior número e novos cursos, tendo para tal reforçado o seu Departamento de Formação e estando a criar parcerias com entidades externas.

 

Esperamos, desta forma, poder dar melhor e mais atempada resposta às necessidades do sector e do país.

 

A. Dias Barroso 

Dep. Formação APIRAC


Notícias

 

Normalização no campo da Qualidade do Ar Interior em Edifícios

 

Na sua qualidade de ONS (Organismo de Normalização Sectorial) do Frio e Ar Condicionado, e por pressão da Comissão de Higiene Ambiental, a APIRAC solicitou ao ONN (Organismo Nacional de Normalização) IPQ a criação duma CT (Comissão Técnica de Normalização) distinta da já existente CT56 para tratar do tema específico da QAI (Qualidade do Ar Interior) em Edifícios.

 

Se bem que entendidos os objectivos e a lógica do nosso pedido, a Qualidade do Ar, sob vários aspectos, já é tratada por CT’s de outros ONS’s, nomeadamente o ONS-CERTITECNA, o ONS-IA (Instituto do Ambiente), o ONS-APORMED, através das CT´s 71, 87 e 150.

 

Isto obriga a um entendimento entre os intervenientes no sentido de sectorizar com precisão o que pode e não pode, dos CEN -TC’s que tratam também de QA, passar a ser exclusivo do ONS-APIRAC. Não se apresenta fácil, mas é possível, pois apenas queremos tratar do ar veiculado pelos sistemas AVAC, da inter-relação dum com o outro e da regulamentação do que deve ser cumprido nos “nossos” sistemas para garantir uma óptima QAI em qualquer edifício.

 

Aguardamos para final de Setembro, a reunião conjunta com o IPQ, das partes interessadas. Em breve haverá notícias mais concretas e em breve com certeza poderão arrancar os trabalhos na nova CT.


 

Entrega de dados de vendas 1º Semestre de 2004

 

Relembra-se (já com alguma fadiga nos materiais) aos Distribuidores de Ar Condicionado que participam no processo de recolha de dados estatísticos de vendas de ar condicionado, que o prazo limite para entrega dos dados do 1º Semestre de 2004, se esgotou no pretérito 31 JUL.04.

 

A realidade de hoje, 1 mês e ½ depois, é que entraram na urna dados enviados por 8 (oito) distribuidores faltando portanto ainda cerca de 14 (catorze).

 

O secretariado já não se questiona sobre “quantos meses iremos ter de atraso” (ver n/ Newsletter anterior), questiona-se, sim, é se este processo não deveria ser repensado de modo a poder corresponder aos reais interesses dos Distribuidores…

 


 

Encontro Nacional de Distribuidores

 

Está confirmado para as 10H00 do próximo dia 22 SET.04, Quarta-feira, na Estalagem Azevedo dos Leitões, na Mealhada, o Encontro Nacional de Distribuidores, para se discutirem assuntos candentes para o sector.

 

Na O.T. enviada referem-se os seguintes quatro pontos para serem tratados:

 

1.    Directiva Europeia 2002/96/CE relativa a Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos

       (REEE) - Dec.-Lei 20/2002. Custos inerentes;

2.    Formação da nova Comissão de Distribuidores;

3.    Continuidade da Feira do Sector (2006);

4.    Análise dos resultados da entrega de Dados Estatísticos de Vendas do 1º Semestre de 2004.

 

Interessa-lhe, não é? Pois, ainda vai a tempo de dizer à sua associação que quer participar!

 


Destaques

 

Formação Profissional

 

Programa Aprendizagem - Lisboa

Curso Técnico de Refrigeração - Nivel III (equivalência ao 12º Ano)

 

Formação Contínua - Porto e Guimarães

Refrigeração e Ar Condicionado

Cursos de 80 e 180 horas.

 

Lisboa: Sofia Oliveira Batista

Tel:  21 322 42 60

Fax: 21 347 45 76

Email: apirac@netcabo.pt

Porto: Dra. Patrícia Maia

Tel:  22 208 88 37

Fax: 22 208 48 79

Email: apirac_norte@clix.pt

Guimarães: Dra. Maria José

Tel:  253 408 533

Fax: 253 408 534

Email: apirac_guimaraes@clix.pt

 


 

Informática - A Praga dos Adware

 

Os Vírus não são as únicas pragas informáticas. Outras existem e embora sejam menos prejudiciais à boa saúde dos computadores, não é por isso que causam menos aborrecimentos.

 

Falemos hoje de Adware. Minúsculas aplicações que colhem informações do computador onde estão instaladas. Os dados mais procurados são endereços de e-mail, tanto os do utilizador, como a sua lista de contactos, entre outras informações. A informação roubada, serve em muitos casos para ser vendida a terceiros para que estes possam compor um base de dados enorme com contactos para onde podem enviar publicidade.

 

Se não sabia como é possível receber tanta publicidade inútil, agora já consegue ter uma ideia!

Esta publicidade é por si um grande aborrecimento, já que na grande maioria dos casos é considerada SPAM visto que é publicidade não solicitada e não tem forma de o destinatário optar por ser excluído da mailing list. Mas outro problema é inerente ao Adware: Lentidão ao navegar na Internet, uma vez que os processos de Adware vão-se acumulando e, quando todos eles estão a tentar enviar dados pela Internet, é apenas natural que a comunicação fique congestionada.

 

Para solucionar este problema, procure uma boa aplicação Anti-Adware e limpe o seu sistema. Ad-Aware, Spy-Bot e Spy Sweeper são três exemplos de software Anti-Adware. Estes funcionam de forma semelhante a Anti-Virus: inicia-se um scan ao sistema, e posteriormente limpa-se qualquer processo encontrado. Efectue scans periódicos (ex: semanais) para manter o sistema em ordem.

 


Tecnologia

 

Programa @RISCO

 

Todos que fazemos obras – no nosso caso, especificamente – obras de AVAC, mas também de R (Refrigeração, instalações de frio) temos, ainda que sem formação específica na área da segurança, uma noção dos riscos inerentes. Significará isso que nós próprios nos auto-tranquilizamos quanto ao cumprimento dos preceitos de segurança que garantirão uma obra isenta de acidentes – quem dera – bem como no que respeita ao cumprimento do que está regulamentado, e eventualmente até, legislado?

 

Fácil resposta, atendendo aos brandos costumes e ao facilitismo com que tudo decorre em Portugal – e perante os péssimos resultados que Portugal apresenta em acidentes de trabalho a nível internacional – seguramente que não e não!

 

É um tema que nos “passa ao lado”! O que são os coordenadores de obra, os técnicos de segurança, os fiscais, quando põem questões relacionadas com “segurança”? Uns “chatos” que só complicam e vêm encarecer obras já de si com os preços tão “rapados”!…

 

Foi no sentido de mudar definitivamente este estado de coisas que o ISQ e os seus dois parceiros AECOPS e nós, a APIRAC, se lançaram na criação dum software de auto-diagnóstico das condições de segurança em obra. Claro que a grande componente é sempre a construção civil, seguida da electricidade, mas nós, com as instalações especiais, os fluidos, o AVAC, também estamos em quase todas as obras.

 

Por enquanto em ensaio, encontra-se disponibilizado num site complementar do ISQ totalmente dedicado a este projecto, curiosamente denominado @Risco. Para os que são sensíveis aos temas da segurança, recomendamos que lhe façam uma visita. Verão que apesar de incompleto, já se retira informação bem útil e algo se “arruma” no modo de passar a olhar a segurança em obra.

Para consultar o site, clique aqui.


Tome nota / Agenda

 

Datas para pagamento de impostos durante este mês

 

Não Esquecer

 

20 Set IRS / IRC Retenções efectuadas em Agosto/04
20 Set Imposto Selo Imposto Selo relativo ao mês de Agosto/04
30 Set IRC Pagamento por conta
30 Set IMI Imposto Municipal sobre Imóveis

 


Certames / Eventos

CLIMATIZACIÓN 2005

Salón Internacional de Aire Acondicionado, Calefacción, Ventilación y Refrigeración

 

No dias de 23 a 26 de Fevereiro, vai-se realizar uma exposição em simultâneo com o Congresso Climamed 2005 em Madrid, Espanha. Para mais informações, consulte o site.

 

Local: Parque Ferial Juan Carlos I, Madrid

Data: 23 a 26 de Fevereiro de 2005

Horário de abertura: Das 10:00 às 20:00

Dia 26 de Fevereiro: Das 10:00 às 17:00

 

Contactos:

IFEMA- Delegação portuguesa

Tel.: (351) 21 846 54 42

Fax: (351) 21 846 54 41

patrimor@mail.telepac.pt