Em sequência à Comunicação da Comissão "Plano de Eficiência Energética 2011” publicado em 8 de Março 2011, a Comissão Europeia apresentou ao Parlamento e Conselho uma proposta para discussão de uma Directiva em Eficiência Energética no dia 22 de Junho 2011. O Parlamento designou o Comité de Indústria responsável e o Comité de Ambiente para opinião.

Esta Directiva aponta em estabelecer uma plataforma comum para reforçar a promoção da Eficiência Energética na União Europeia. Vem esta proposta enquadrada com o objectivo de atingir 20% de poupanças de energia primária em 2020, tendo a União Europeia tornado este objectivo um dos cinco grandes alvos da Estratégia Europa 2020 que assenta no crescimento sustentável.

As últimas estimativas da Comissão que levam em linha de conta as diversas medidas nacionais de eficiência energética estabelecidas pelos Estados Membros no contexto da Estratégia Europa 2020 sugerem que a União Europeia apenas atingirá 50% do objectivo em 2020. O Conselho Europeu e o Parlamento Europeu impeliram então a Comissão a adoptar uma nova estratégia ambiciosa para a eficiência energética assente em acções determinadas que permitam superar as dificuldades que se estão a sentir.

Surgiu então este "Plano de Eficiência de Energia 2011” estabelecendo medidas que permitam atingir índices de poupança suplementares ao nível do fornecimento e do consumo. Medidas essas que terão de ser prontamente adoptadas pelos Estados Membros. A proposta também aponta para além do objectivo dos 20% e procura estabelecer uma estrutura comum para promover a Eficiência Energética para além de 2020, constituindo uma prioridade na agenda programática para 2011.

As medidas propostas na nova Directiva contribuirão para assegurar que todos os Estados Membros darão um contributo apropriado ao esforço necessário para atingir a meta dos 20% e uma matriz de responsabilidades para todos os agentes do mercado, nomeadamente estabelecendo um mínimo de requisitos de performance energética (por exemplo ao nível de obrigações de auditorias energéticas nas empresas, de obrigações de poupança em instalações energéticas e promoção de produção de energia por cogeração). A proposta espera-se que transfira segurança aos investidores/ proprietários/ promotores pelo comprometimento europeu nesse objectivo e apoia medidas de melhoria em eficiência energética, tal como a alta eficiência proveniente de sistemas de cogeração e de distribuição de aquecimento e arrefecimento.

As discussões no Parlamento Europeu devem começar depois do Verão.

    Nuno Roque
Secretário-Geral
     
   
   

Prémio Internacional para Eng.º Luís Malheiro

     
 

É com o maior prazer e orgulho que se anuncia que a REHVA atribuiu ao Eng.º Luís Malheiro da Silva, Especialista em Climatização, o Prémio de Mérito como Projectista de Sistemas AVAC de 2011. O Eng.º Luís Malheiro dispensa apresentações e já há muito tempo que é reconhecido, por todos os profissionais do AVAC em Portugal, pela qualidade e carácter inovador com que desenvolve a sua actividade. Foi o grande impulsionador da criação da Especialização em Engenharia de Climatização da Ordem dos Engenheiros (OE), lançou a série anual das "Jornadas de Climatização" e iniciou a tradução para português de publicações técnicas da REHVA no âmbito dessas mesmas Jornadas.

Representante da OE na Comissão responsável pela preparação da actual regulamentação térmica para edifícios e sistemas de AVAC e na Comissão de Acompanhamento do Sistema de Certificação Energética para Edifícios, o Eng.º Malheiro tem sabido conjugar a sua actividade profissional com missões de serviço público para melhorar a profissão e a eficiência energética dos edifícios em Portugal. Neste âmbito, foi também eleito em 2008 como Vice-presidemte da Região 1 da REHVA, que Portugal integra, funções que ainda desempanha no presente.

Por seu turno, na APIRAC tem assumido a Vice-Presidência da Direcção ao longo de diversos e sucessivos mandatos, contribuindo para a afirmação da Associação enquanto organismo de representação Sectorial e Parceiro a ter em conta nas matérias da Energia aplicadas à climatização.

Por essa razão, a APIRAC associa-se a este reconhecimento por parte da REHVA que não poderia ser mais justo e merecido, traduzindo certamente o sentir de todos os profissionais do AVAC e da própria Engenharia portuguesa, endereçando as suas mais calorosas felicitações ao Eng.º Luís Malheiro por este Prémio.

   
   

ADENE aconselha a poupar energia com “Condução Eficiente” - 2ª fase da campanha

    Sabia que quando aumenta a velocidade de 100 para 120 km/hora, o consumo pode crescer até 44 por cento? E que, numa descida, deve levantar o pé do acelerador e ajustar a velocidade com a caixa de velocidades e o travão, pois poupa mais combustível do que em ponto morto?

 

Estes são alguns conselhos que a ADENE – Agência para a Energia está a transmitir aos automobilistas na 2.ª fase da campanha “Condução Eficiente”. Enquanto na primeira fase as mensagens foram difundidas na televisão e rádio, desta vez é feito contacto directo com os condutores, entre 28 a 31 de Julho, através da distribuição de folhetos em locais estratégicos nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto e em vários postos de abastecimento de combustível nas auto-estradas. No dia 4de Agosto, será ainda distribuído um folheto encartado na revista Sábado. No total, serão distribuídos 220 mil folhetos.

A campanha conta com o apoio do Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMTT) e enquadra-se na medida “Eco condução”, prevista no Plano Nacional de Acção para a Eficiência Energética (PNAEE), que define as metas de eficiência e diminuição dos consumos energéticos até 2015.

O objectivo é sensibilizar para a adopção de técnicas eficientes de condução que permitem reduzir o consumo de energia em 15 por cento. Para quem dispõe de um orçamento de mil euros anuais para combustível, isto pode representar uma poupança de 150 euros, com a vantagem de contribuir para a redução dos custos relacionados com o desgaste do veículo, para reduzir as emissões de CO2 e garantir uma condução mais segura.

Fonte: ADENE

   
   

Simulador CasA+ premiado em Angola

    O simulador de eficiência energética CasA+ da ADENE - Agência para a Energia recebeu o prémio de melhor participação na categoria de Projecto Ecológico-Tecnológico, no SIMA – Salão Imobiliário de Angola. A distinção foi atribuída pela Feira Internacional de Luanda (FIL) e pela Associação dos Profissionais Imobiliários de Angola (APIMA).

 

A ADENE participou no SIMA em parceria com a Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP). O evento contou com mais de 20 mil participantes e cerca de cem expositores, durante os quatro dias de exposição, que juntou também o Salão de Imobiliário e Decoração, este ano subordinado ao tema “Habitação para Todos”.

O simulador CasA+ está disponível em http://www.casamais.adene.pt/.

Fonte: ADENE

   

   

Produtores de energia têm nova tarifa de uso da rede de transporte

   

 

 

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) introduziu a tarifa de uso da rede de transporte, aplicada pelo operador da rede de transporte, um preço de entrada na rede aplicável aos produtores, tendo como objectivo a harmonização das tarifas de Acesso às Redes no âmbito do MIBEL. Até agora, a tarifa de uso da rede de transporte tem sido paga pelos consumidores não sendo aplicado aos produtores de energia eléctrica qualquer encargo pelo uso da rede de transporte.

Fonte: Ambiente-online

   
   

SPV recolheu mais de 290 mil toneladas de resíduos de embalagens

     
 

Nos primeiros seis meses do ano a Sociedade Ponto Verde (SPV) recolheu e enviou para reciclagem 290.613 toneladas de resíduos de embalagens. O crescimento da recolha do vidro foi o que mais se destacou no primeiro semestre deste ano, com este material a registar um aumento de 15 por cento face a igual período do ano passado, atingindo perto de 100 mil toneladas.

«Estamos empenhados em garantir a consolidação dos resultados já alcançados, estando grande parte dos nossos esforços concentrados no material vidro, para que este supere o desafio de cumprir a sua meta específica de 60%», afirma Luís Veiga Martins, director-geral da SPV.

Comparativamente com 2010, registou-se um crescimento de 5,2% de embalagens recolhidas em relação ao período homólogo do ano anterior.

Fonte: Ambiente-online

   
   

Amb3E lança desafio às corporações de bombeiros

     
 

Decorreu no dia 26 de Julho, no Tagus Park, a sessão de apresentação do projecto Quartel Electrão. Trata-se de uma iniciativa da Amb3E com o apoio institucional da Liga dos Bombeiros Portugueses, dirigida às corporações de bombeiros, pretendendo-se, em simultâneo, sensibilizar as populações para as questões ambientais. Saiba como aderir através do 800 232 333 ou geral@quartelelectrao.com

Fonte: Amb3E

   
   

Produtores de energia têm nova tarifa de uso da rede de transporte

   

 

 

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) introduziu a tarifa de uso da rede de transporte, aplicada pelo operador da rede de transporte, um preço de entrada na rede aplicável aos produtores, tendo como objectivo a harmonização das tarifas de Acesso às Redes no âmbito do MIBEL. Até agora, a tarifa de uso da rede de transporte tem sido paga pelos consumidores não sendo aplicado aos produtores de energia eléctrica qualquer encargo pelo uso da rede de transporte.

Fonte: Ambiente-online

   
   

Governo estabelece calendário de extinção das tarifas regulada

     
 

O processo de liberalização do mercado do gás e electricidade começou em 2010, ms o conselho de Ministros estipula agora o calendário, ao abrigo do acordado no memorando de entendimento com a troika.

A partir de Julho de 2012, começa esta extinção faseada: na primeira fase, extinguem-se as tarifas reguladas dos clientes finais de electricidade com potência contratada igual ou superior a 10,35kVA e clientes finais de gás natural com consumo anual igual ou inferior a 10 000 m3.

A partir de 1 de Janeiro de 2013, todos os clientes finais de electricidade e gás natural deverão estar em condições de optar pelo regime de preços livre.

Até à escolha por cada cliente do seu comercializador de mercado, aplicar-se-ão as tarifas transitórias, a fixar e monitorizar pela ERSE.

Em paralelo, está prevista a adopção de uma tarifa social de venda de gás natural aos consumidores economicamente vulneráveis, à semelhança do definido para a electricidade, bem como a adopção de instrumentos de relacionamento comercial adoptados às necessidades desses mesmos consumidores.

Fonte: Público

   
   

Prescrição electrónica de medicamentos obrigatória a partir de 1 de Agosto'11

   



 

Após dois adiamentos, entra hoje em vigor a obrigatoriedade de prescrição electrónica para a comparticipação de medicamentos, mas muitos milhares de receitas vão continuar a ser passados à mão durante mais algum tempo. Por mês, são aviados 6,5 milhões de receitas em Portugal, 75 por cento das quais já são processadas por computador.

Fonte: Público

   
   

E se a navegação na Internet fosse mais rápida?

   

Chama-se Page Speed Service e é apresentado pela Google como um serviço on-line que promete reduzir o compasso de espera para visualizar páginas na Internet. As expectativas da empresa passam por aumentar a velocidade entre 25 e 60 por cento no carregamento de sites

 

Este serviço permite que os conteúdos pesquisados e detectados pelos servidores pessoais sejam transferidos para o servidor do Google, a partir do qual será reescrito o código dos conteúdos, para agilizar o processo de carregamento de páginas. A página pretendida será devolvida ao motor de busca do utilizador.

A velocidade do carregamento das páginas web depende do motor de busca, da localização de acesso e da adesão ou não à banda-larga do utilizador. Por isso, é variável também a velocidade que pode ser alcançada com este serviço que pretende optimizar a navegabilidade na Internet.

Fonte: Público

   
    Em Destaque o Parceiro: Continental Hotels
   
 

A APIRAC e a Continental Hotels, assinaram um protocolo que tem por objectivo a criação de uma relação de parceria entre a APIRAC e os serviços prestados pela Continental Hotels.

Continental Hotels, tem condições especiais e vantajosas para as empresas associadas da APIRAC que são detentoras do Cartão Associado APIRAC.

As condições especiais genéricas concedidas pela Continental Hotels, são disponibilizadas no site do cartão, a partir de www.apirac.pt.

O Cartão Associado APIRAC é uma iniciativa da APIRAC, constituindo um serviço que presta aos seus associados com situação regular, com uma periodicidade anual que coincide com o ano civil, sendo renovável anualmente.

Mais informações clique aqui

     
   
    Novos Associados
     
 

Só desta forma podemos crescer, evoluir e cada vez mais contribuir para a afirmação deste Sector.

Este mês temos o prazer de receber no nosso directório as seguintes empresas:

• IBERFARO - Climatização Ibérica, Lda
• FRIMAGUE de Carlos Pedro Sanches Magalhães Mateus
• NASystems, Energias Renováveis e Climatização, Lda
• RAFAEL A.C.A., LDA
• RODRICLIMA CLIMATIZAÇÃO, LDA
• VITOR HUGO LINO NOVAIS

     
   
   

 

» LISBOA
Isabel Fonseca
Tel: 213 224 265
Telm: 967 830 953
Fax: 213 474 576
formacao@apirac.pt
formacao@apief.pt

» PORTO
Dra. Patrícia Maia
Tel: 222 088 837
Telm: 964 942 932
Fax: 213 474 576
apirac.porto@apirac.pt
formacao.porto@apief.pt

» GUIMARÃES
Dra. Maria José
Tel: 253 554 288
Telm: 967 446 860
Fax: 213 474 576
apirac.guimaraes@apirac.pt
formacao.guimaraes@apief.pt

 


     
   
    Datas para pagamento de impostos
     
   

     
   
   

Presidência do Conselho de Ministros

     
   

Resolução do Conselho de Ministros n.º 30/2011. D.R. n.º 140, Série I de 2011-07-22 - Reintroduz o pagamento de portagens na Ponte de 25 de Abril durante o mês de Agosto.

   
   

Resolução do Conselho de Ministros n.º 34/2011. D.R. n.º 146, Série I de 2011-08-01 - Aprova o calendário para a extinção faseada das tarifas reguladas de electricidade e de gás natural e as medidas necessárias à protecção dos consumidores, em especial dos clientes finais economicamente vulneráveis.

   
   

Ministério das Finanças

     
   

Decreto-Lei n.º 90/2011. D.R. n.º 141, Série I de 2011-07-25 - Elimina os direitos especiais detidos pelo accionista Estado na EDP - Energias de Portugal, S. A., na GALP Energia, SGPS, S. A., e na Portugal Telecom, SGPS, S. A.

   
   

Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social

     
   

Decreto-Lei n.º 92/2011. D.R. n.º 143, Série I de 2011-07-27 - Estabelece o regime jurídico do Sistema de Regulação de Acesso a Profissões (SRAP).

   
   

Região Autónoma da Madeira - Presidência do Governo

     
   

Decreto Regulamentar Regional n.º 7/2011/M. D.R. n.º 142, Série I de 2011-07-26 - Primeira alteração ao Decreto Regulamentar Regional n.º 31/2001/M, de 15 de Novembro, que aprova a orgânica da Direcção Regional do Ambiente.

   
   

Região Autónoma da Madeira - Assembleia Legislativa

     
   

Decreto Legislativo Regional n.º 12/2011/M. D.R. n.º 145, Série I de 2011-07-29 - Estabelece, na Região Autónoma da Madeira, o regime excepcional de liberação das cauções prestadas para garantir a execução de contratos de empreitada de obras públicas.

   
   

Região Autónoma dos Açores - Assembleia Legislativa

     
   

Resolução da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores n.º 14/2011/A. D.R. n.º 140, Série I de 2011-07-22 - Resolve pronunciar-se sobre os acordos da União Europeia com a Mercosul no âmbito agrícola.

   

 

   
    APIEF - Estágios Profissionais
    Estágios Profissionais em Empresas do SECTOR, GRATUITOS e SEM ENCARGOS
 

» Sistema Aprendizagem - Colocação de formandos em Entidades de Apoio à Alternância

A APIEF iniciou mais uma série de cursos em Sistema Aprendizagem que integram no decurso da formação uma forte componente de estágio, que leva os formandos a realizar uma formação prática em contexto de trabalho, sendo para tal necessária a participação de empresas, designadas neste âmbito por entidades de apoio à alternância, para se poder concluir o processo formativo. Assim, informa a APIRAC aos seus associados que o nosso Centro de Formação APIEF necessita de parceiros para acolher estagiários nas áreas que se indicam:

Aspectos Técnicos:

  • Não existe qualquer contrapartida financeira de parte a parte;
  • Os períodos de estágio são concentrados em dois períodos do ano para melhor integração do formando e desenvolvimento da aprendizagem em situações de trabalho; previsivelmente em 2011,e para o primeiro período lectivo em curso, os estágios decorrerão nos seguintes períodos:
          » TRC - 07-03-2011 a 31-03-2011, e de 06-06-2011 a 06-07-2011 (300 horas),
          » ISST – 28-02-2011 a 18-03-2011, e de 06-06-2011 a 22-02-2011 (200 horas);
  • Os custos com os formandos, bem como os seguros são suportados pelo IEFP e APIEF;
  • Necessária a designação de um Tutor;
  • No final da formação terá que ser enviada uma avaliação;
  • No final de cada mês terá que ser enviada a assiduidade dos formandos via fax ou e-mail;
  • Assinatura de um protocolo/ contrato entre as entidades envolvidas.

As empresas interessadas em receber formandos, queiram por favor contactar: Dra. Margarida Alvadia                     
Tel: +351 213 540 011 | e-mail: margarida.alvadia@apief.pt

     
   
     
   

XII CONBRAVA - Promoção da Sustentabilidade - HVAC & Refrigeração Sem Aquecimento Global

   

20 a 23 de Setembro | Centro de Exposições Imigrantes Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 São Paulo - SP

 

O XII CONBRAVA - Congresso Brasileiro de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação, Aquecimento e Tratamento de Ar - evento bienal que acontece simultaneamente à XVII FEBRAVA, que será realizada entre os dias 20 a 23 de setembro de 2011, já está com a sua agenda pronta.

Para 2011, a comissão organizadora superou os números de inscrições em 2009. Com o tema “Promoção da Sustentabilidade – HVAC & Refrigeração Sem Aquecimento Global” são esperados trabalhos que ressaltem aspectos tecnológicos e acadêmicos dos vários segmentos pertencentes aos quatros setores ligados ao congresso.

Mais informações
» clique aqui

   
    SINERCLIMA 2012 - Salão internacional de energia, refrigeração e climatização
    29 de Fevereiro a 03 de Março'12 | Exposalão, Batalha

 

A EXPOSALÃO promove, de 29 de Fevereiro a 03 de Março de 2012, a 4.ª edição da SINERCLIMA, em parceria com a APIRAC – Associação Portuguesa da Indústria de Refrigeração e Ar Condicionado, e com o apoio da revista O Instalador.

O sector da climatização, refrigeração e energia é um dos mais beneficiados pelos nossos recursos naturais e pelas directrizes da actual conjuntura. A mudança de mentalidades no mercado, a par da legislação em vigor, privilegiam o conforto e a qualidade do ar interior dos edifícios e conduzem à redução do consumo energético, nomeadamente, através do recurso a fontes de energia alternativas e mais eficientes.

Contactos:
Exposalão Batalha - Rogério Henriques
Tel. 351 244 769 480
Fax. 351 244 767 489

     
   
    Se pretender fazer um comentário ou deixar-nos a sua opinião, clique aqui!
   
Para remover clique aqui e escreva STOP.
 

Patrocinadores Newsletter