NewsLetter APIRAC - 11 de Outubro de 2004

Associação Portuguesa da Industria da Refrigeração e Ar Condicionado

 

Congresso Mediterrânico de Climatização

 

Revista Grau Celsius

 

Directório APIRAC

 

Parcerias

 

Instituto para a Inovação na Formação

 

Programa REDE

 

Instituto Português da Qualidade

 

Instituto de Soldadura e Qualidade

 

PT Comunicações, SA

 

Instituto dos Mercados

de Obras Públicas e Particulares e do Imobiliário

 

Editorial

Após um período de inevitável amortecimento da actividade ligada aos Distribuidores, consequência do sobressalto que, mesmo nos funcionamentos mais abertos, uma exoneração – como a ocorrida com a anterior Comissão de Distribuidores da APIRAC – provoca, parecem estar de novo reunidas condições para,  neste campo, se voltar a produzir trabalho útil.

 

Na verdade, a reunião aprazada desde antes do Verão, para meia distância entre Lisboa e Porto, conseguiu congregar as presenças mais significativas do sector da distribuição de equipamentos de ar condicionado. Atenção, mas NÃO todas!...

 

Claro que sabemos que as dinâmicas empresariais nem sempre  –   ou dificilmente   -

se compadecem com os tempos das intervenções associativas, se bem que desta vez, em função do tempo com que tudo foi tratado e antecipadamente divulgado, mas fundamentalmente, face à importância do que irá estar em jogo, se justificasse a presença de todos a 100%.

 

Não se conseguiu que todos viessem, mas uma representação de mais de 80% do mercado tem toda a legitimidade para decidir. Assim foi, fumo branco, pois! Já temos nova Comissão, todos os passos suspensos podem recomeçar a ser dados onde foram parados. Convidamo-vos, activamente colaborantes, a assistirem.

 

L.Fonseca e Silva

Secretário Técnico

 


Notícias

 

Nova Comissão de Distribuidores de Equipamentos de Ar Condicionado

 

Como refere o nosso Editorial, foi escolhida em Assembleia aberta de Distribuidores, realizada na reunião nacional do passado dia 22 SET.04, na Mealhada, a nova Comissão. Do universo das empresas convocadas estiveram presentes as empresas CARRIER PORTUGAL, CAUPEL, COCIGA, ESTEPROAR, EUROFRED, FRANCE AIR PORTUGAL, FRIREP, LENNOX PORTUGAL, LIMODIS, MITSUBISHI ELECTRIC, POLO ZERO, ROCA YORK, SANDOMETAL, SONICEL / PANASONIC e TRADIVAGA / PIONEER.

 

A nova Comissão passou a ser constituída pelos elementos da foto ao lado e que são, da esquerda para a direita, António Figueiredo - MITSUBISHI ELECTRIC,  (de pé)  Ângelo Mateus- ROCA YORK, Manuel Oliveira Pereira - CARRIER PORTUGAL, (de pé) Rogério Santos - EUROFRED e Carlos Perestrelo - FRIREP. Na primeira reunião da Comissão de Distribuidores  a realizar no próximo dia  20 de

 

 

Outubro. serão escolhidos o novo Presidente e dois Vice-Presidentes da Comissão. Votos de bom trabalho!

 

 

 

Ver Desenvolvimento no site da APIRAC.

 


 

Nova Escola de Formação Profissional da APIRAC

 

Podemos congratular-nos com o facto de a vossa associação passar a dispor, desde o início deste mês de Outubro de 2004, de novas instalações para ministrar os seus cursos de aperfeiçoamento e formação profissional nas áreas do AVAC&R.

 

Localizada num dos edifícios interiores do actual ISEC (Instituto Superior de Educação e Ciência) nas instalações remodeladas e modernizadas do antigo quartel da EPAM (Escola Prática de Administração Militar) na Alameda das Linhas de Torres em Lisboa, a nova escola da APIRAC dispõe dum amplo espaço oficinal equipado criteriosamente com todos os meios para a realização dos seus cursos (foto ao lado).

 

 

 

Ver Desenvolvimento no site da APIRAC.


Destaques

 

Formação Profissional

 

Programa Aprendizagem

Lisboa

Técnico de Refrigeração - Nivel III

Curso com homologação IEFP.

Dupla qualificação (escolar e profissional) com equivalência ao 12º ano.

 

Formação Contínua

Lisboa, Porto e Guimarães

Refrigeração e Ar Condicionado

Cursos de 80 e 180 horas.

As inscrições são limitadas. Os interessados deverão contactar a APIRAC com a maior rapidez possivel.

 

Lisboa: Sofia Oliveira Batista

Tel:  21 322 42 60

Fax: 21 347 45 76

Email: apirac@netcabo.pt

Porto: Dra. Patrícia Maia

Tel:  22 208 88 37

Fax: 22 208 48 79

Email: apirac_norte@clix.pt

Guimarães: Dra. Maria José

Tel:  253 408 533

Fax: 253 408 534

Email: apirac_guimaraes@clix.pt

 


Tecnologia

 

Como deseja o seu amoníaco, faz favor?

 

Lembra-se ainda que o calor latente do R717, o excelente fluido frigorigéneo para o qual o nosso sistema olfactivo funciona como um detector de primeiríssima qualidade, o amoníaco (NH3), é 6 (seis) vezes superior ao do condenado HCFC R22? Bom, em termos de utilização termodinâmica é obra! Já em termos de exigências de segurança face à sua inflamabilidade e às suas características de toxicidade, aí já tudo fia mais fino. Mas… atenção, saibam que o amoníaco é usado em instalações de AVAC&R há mais de 120 anos! E que os engenheiros de nova geração foram ensinados (não em Portugal, seguramente) a olhar com desinteresse para o amoníaco. Mas, hoje, face à sentença caída sobre os CFC’s e HCFC’s mas surpreendentemente, já também

 

sobre os HFC’s, o amoníaco vai ter a sua ressurreição.

 

 

Para ficar mais por dentro do assunto recomendamos-lhe a visita a um site inglês onde está disponível um artigo bem interessante sobre aplicação desta tecnologia em chillers de expansão directa com utilização de amoníaco. Cremos que os pontos de meditação que este artigo deixa sobre as possibilidades actuais de regressarmos ao amoníaco podem marcar uma viragem nos hábitos dos projectistas das instalações especiais em edifícios.

 

 

Para saber mais, visite este site.

 


Tome nota / Agenda

 

Datas para pagamento de impostos durante este mês

 

Não Esquecer

 

11 Out IVA Declaração periódica mensal referente ao mês de Agosto/04
15 Out Segurança Social Contribuições relativas ao mês de Setembro/04
20 Out IRS / IRC Retenções efectuadas em Setembro/04
20 Out Imposto Selo Imposto Selo relativo ao mês de Setembro/04
29 Out IRC Pagamento por conta

 


 

Certames / Eventos

 

COGEN Portugal
Rua dos Salazares, 842
4149 - 002 Porto
Telefone: 22 615 33 10
Fax: 22 615 33 19
E-mail: cogen.portugal@cogenportugal.com

8ª Conferência Cogen Portugal

18 de Outubro de 2004 – Centro Cultural de Belém

 

As Directivas Europeias referentes à Cogeração, ao Comércio de Emissões, às Energias Renováveis e à Eficiência Energética nos Edifícios, são instrumentos que vão influenciar de forma significativa a produção descentralizada de energia em Portugal, designadamente a que é assegurada por sistemas de Cogeração e que teremos de ter em atenção num futuro próximo.