Foram enviados a todas as empresas participantes no processo de recolha de Dados Estatísticos de Equipamentos de AVAC, no último dia da passada semana, os resultados do 1º Semestre do corrente ano de 2011, já na sua 21ª recolha semestral.

Ou seja, fazendo bem as contas, entrámos no 11º ano ininterrupto do processo. Este, em boa hora iniciado em 1999, e implementado pela Comissão de Distribuidores da APIRAC no ano de 2001, foi uma ideia desde logo acarinhada por todas as empresas que a APIRAC conseguiu sensibilizar e que veio colmatar uma carência de informação de enorme utilidade para o conhecimento concreto do mercado e a antevisão da sua evolução.

Idealizou-se a recolha de dados de vendas para equipamentos específicos de quatro grandes áreas, Ar Condicionado, Refrigeração (Frios doméstico, comercial e industrial), Aquecimento e Ventilação. Era – para a altura – um passo maior do que a perna conseguia dar e em breve o processo se consolidou, com firmeza, mas apenas para o grande Sector da Climatização. Daí até hoje, vivendo variadas tentativas que não se consolidaram, não se conseguiu ainda ir além da recolha de dados relativos aos Equipamentos de Climatização.

Mas – atenção – o que se consegue saber é valiosíssimo: são hoje, periódica e regularmente, obtidas informações fidedignas e que consideramos representarem mais de 90% da realidade do mercado nacional sobre (1) Unidades só frio (≤ 18 kW), (2) Bombas de calor (≤ 18 kW), (3) Unidades compactas água-ar, (4) Equipamentos ar-ar para ligação a condutas (industriais e semi-industriais), (5) Sistemas VRF (bomba de calor), (6) Chillers e bombas de calor (convencionais, centrifugos, de absorção, geotérmicas e AQS), (7) Equipamentos complementares (UTA’s, Caixas de ventilação, Ventiloconvectores, Dry-coolers, …), (8) Close control units, (9) Permutadores recuperadores autónomos ar-ar, e (10) Outros equipamentos como Humidificadores, Desumidificadores de ar, Purificadores ou Cortinas de ar.

Participam neste momento 22 empresas distribuidores, será a grande fatia do mercado, mas sabemos que o que se vende nas grandes superfícies comerciais passa ao lado e que outras vias haverá para os 10% que faltam.

De qualquer modo, a APIRAC tem muito orgulho neste processo.

    Luís Fonseca e Silva
Secretário-Técnico APIRAC
     
   
   

EBAEpis - Prémios Europeus de Ambiente – criada nova distinção

     
 

“Gestão”, “Produto”, “Processo” e “Cooperação Internacional de Negócios” são as quatro categorias dos European Business Awards for the Environment- Prémio de Inovação para a Sustentabilidade (EBAEpis). Este prémio decorre de uma iniciativa da União Europeia e pretende reconhecer e promover organizações, que dão um contributo relevante para o Desenvolvimento Sustentável. Em Portugal, os EBAEpis são promovidos pela Agência Portuguesa do Ambiente, em colaboração com o Departamento de Prospectiva e Planeamento e Relações Internacionais, a Direcção-Geral das Actividades Económicas, o BCSD Portugal e a GCI.

Naquela que constitui a segunda edição dos EBAEpis, a grande novidade é a criação de uma nova distinção: o Prémio “Empresas pela Biodiversidade”. Este reconhecimento será dado a uma empresa que se destaque na preservação dos ecossistemas naturais e no combate à perda da biodiversidade, sendo atribuído de entre as candidaturas apresentadas em qualquer uma das quatro categorias dos EBAEpis.

Fonte: APA

   
   

MIT investiga Combustível Solar Recarregável

   
 

O combustível solar poderá armazenar o calor captado para uso durante a noite e em dias nublados.

Normalmente quando se fala em energia solar, logo se pensa em painéis fotovoltaicos ou em sistemas de aquecimento de água, mas pesquisadores do MIT (Massachusetts Institute of Technology) estão trabalhando em uma tecnologia diferente: um tipo de combustível solar recarregável.

Em grosso modo, é uma substância que muda a sua estrutura molecular quando exposta ao sol, absorvendo energia térmica no processo que só é libertada com um catalisador específico. Quando esse catalisador é usado, a substância libera calor (pode chegar a 200º C) e volta ao seu estado inicial, pronta para ser “carregada” novamente.

Fonte: Portal Energia

   
   

Teste a sistema de alerta de tsunamis correu bem

   

Eram 11h36 ontem (dia 10 de Agosto) em Lisboa quando o Instituto de Meteorologia (IM) em Portugal e os seus congéneres responsáveis pela vigilância sísmica noutros 30 países receberam, com sucesso, uma mensagem de alerta de um hipotético tsunami, enviada pelo Observatório e Instituto de Investigação de Sismos de Kandilli, em Istambul, Turquia.

 

Tratou-se de um teste às comunicações do futuro sistema de alerta precoce de tsunamis no Atlântico Nordeste, Mediterrâneo e outros mares na região, que a Comissão Oceanográfica Intergovernamental (COI) da UNESCO está a criar desde 2005, o ano a seguir ao tsunami que atingiu o Sudoeste asiático e provocou a morte a mais de 200 mil pessoas.                

Fonte: Público

   
   

Chaminés hidrotermais gigantescas descobertas a norte dos Açores

   

A três mil metros de profundidade no Atlântico, e cerca de 420 milhas a norte da ilha Graciosa, uma equipa de cientistas irlandeses e britânicos descobriu um campo de fontes hidrotermais com grandes chaminés – a maior ultrapassa os dez metros de altura.

 

O novo campo de fontes hidrotermais – emanação de água quente vinda do interior da Terra carregada de metais e minerais – situa-se na Dorsal Médio-Atlântica, uma cordilheira no meio do Atlântico que é fronteira de placas tectónicas. Os metais e minerais precipitam-se e originam as chaminés, que acabam rodeadas de vida invulgar.

Nesta dorsal já se descobriram vários campos, como o Lucky Strike e o Menez Gwen, ambos dentro da zona económica exclusiva (ZEE) portuguesa e que têm despertado interesse científico e económico.



Fonte: Público

   
   

IVA sobre Gás e Electricidade sobe já este ano

   

Vítor Gaspar anunciou hoje que o Governo decidiu antecipar para este ano a subida do IVA sobre gás natural e electricidade para 23%.

 

Ao falar no Ministério das Finanças, Vítor Gaspar anunciou o aumento da taxa de IVA sobre o gás natural e a electricidade, da taxa reduzida para a taxa normal já este ano, ou seja dos actuais 6% para 23%.

O Governo antecipa assim a aplicação desta medida, que estava previsto ser aplicada apenas em 2012, para o último trimestre deste ano, o que vai permitir uma receita adicional de cerca de 100 milhões de euros ainda em 2011.

Aguarda-se em complementaridade o persistente anúncio de medidas de contenção da Despesa para além do “congelamento das progressões no regime remuneratório no Ministério da Administração Interna e Defesa Nacional”, cujo impacto estará ainda longe de compensar o esforço a ser desenvolvidos pelas famílias e empresas.

   
   

Índice de Custo do Trabalho recuou 0,6% no segundo trimestre

   

 

 

O Índice de Custo do Trabalho (ICT) corrigido dos dias úteis, excluindo a Administração Pública, registou um decréscimo de 0,6% face ao mesmo período do ano anterior (no 1º trimestre de 2011 esta variação tinha sido de 0,8%), aponta informação produzida pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

De acordo como relatório divulgado esta sexta-feira pelo INE, esta variação homóloga resultou de um acréscimo dos custos médios do trabalho (1,0%) e de um acréscimo superior do número de horas efectivamente trabalhadas (1,7%).

   
    Em Destaque o Parceiro: Exposalão Batalha
   
 

A APIRAC e a Exposalão, Centro de Exposições S.A. , assinaram um protocolo que tem por objectivo a criação de uma relação de parceria entre a APIRAC e os serviços prestados pela Exposalão.

A Exposalão, tem condições especiais e vantajosas para as empresas associadas da APIRAC que são detentoras do Cartão Associado APIRAC.

As condições especiais genéricas concedidas pela Exposalão, são disponibilizadas no site do cartão, a partir de www.apirac.pt.

O Cartão Associado APIRAC é uma iniciativa da APIRAC, constituindo um serviço que presta aos seus associados com situação regular, com uma periodicidade anual que coincide com o ano civil, sendo renovável anualmente.

Mais informações clique aqui

     
   
    Novos Associados
     
 

Só desta forma podemos crescer, evoluir e cada vez mais contribuir para a afirmação deste Sector.

Este mês temos o prazer de receber no nosso directório as seguintes empresas:

• ONWIND, Engenharia e Manutenção Global, Lda

     
   
   

 

» LISBOA
Isabel Fonseca
Tel: 213 224 265
Telm: 967 830 953
Fax: 213 474 576
formacao@apirac.pt
formacao@apief.pt

» PORTO
Dra. Patrícia Maia
Tel: 222 088 837
Telm: 964 942 932
Fax: 213 474 576
apirac.porto@apirac.pt
formacao.porto@apief.pt

» GUIMARÃES
Dra. Maria José
Tel: 253 554 288
Telm: 967 446 860
Fax: 213 474 576
apirac.guimaraes@apirac.pt
formacao.guimaraes@apief.pt

 


     
   
    Datas para pagamento de impostos
     
   

     
   
   

Ministério da Educação e Ciência

     
   

Decreto-Lei n.º 94/2011. D.R. n.º 148, Série I de 2011-08-03 - Revê a organização curricular dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, procedendo à quarta alteração do Decreto-Lei n.º 6/2001, de 18 de Janeiro.

   
   

Região Autónoma dos Açores - Assembleia Legislativa

     
   

Resolução da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores n.º 16/2011/A. D.R. n.º 149, Série I de 2011-08-04 - Aprova o 1.º Orçamento Suplementar da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores para o ano de 2011.

   
   

Região Autónoma da Madeira - Assembleia Legislativa

     
   

Decreto Legislativo Regional n.º 13/2011/M. D.R. n.º 150, Série I de 2011-08-05 -Terceira alteração ao Decreto Legislativo Regional n.º 2/2011/M, de 10 de Janeiro, que aprova o Orçamento da Região Autónoma da Madeira para 2011.

   
   

Ministério da Saúde

     
   

Portaria n.º 260-A/2011. D.R. n.º 150, Suplemento, Série I de 2011-08-05 - Procede à revisão do valor das taxas devidas pelo pagamento de actos das autoridades de saúde e de serviços prestados por outros profissionais de saúde pública.

   

 

   
     
 

Faleceu com 71 anos, no passado dia 29 JUL. 2011, em Lisboa, após uma delicada intervenção de transplante de fígado, o reconhecido e conceituado técnico de Engenharia do Frio, Engenheiro FRANCISCO CUNHA.

Formado pelo IST em Engenharia Química, o Eng.º Cunha fez a sua carreira na área dos frios industrial e comercial, determinada pelo seu início de actividade no grupo Sulzer, onde trabalhou vários anos, tornando-se em seguida o responsável pelo Departamento de Frio daquela empresa suíça em Portugal.

Ajudou a criar e trabalhou na Isomecânica, empresa de Frio Industrial, onde pontificaram reputados técnicos ligados à actividade. Formou o seu Gabinete como Consultor de Engenharia de Frio, a Consulfrio, onde exerceu actividade até aos seus últimos dias. 

Fez trabalhos fora de Portugal, em Espanha e Itália, interveio no Brasil e Estados Unidos e, ultimamente, na América Latina, na Venezuela, e na Europa de L este, no projecto e controlo da execução das instalações frigoríficas de apoio à cadeia de retalho Biedronka, do Grupo Jerónimo Martins, na Polónia.

A sua perda empobrece o Sector do Frio em Portugal.

À família do Eng.º Cunha, e todos os seus colegas e amigos, sentidos pêsames. Bem haja e que descanse em paz.

   
 

Faleceu no passado dia 11 de Julho, em Lisboa, vítima de uma embolia cerebral, com a idade de 71 anos, o Senhor AUGUSTO RIBEIRO, técnico e empresário da nossa área.

Era amplamente conhecido pela actividade no mundo da Refrigeração e Ar Condicionado, desde os primeiros tempos na Danfoss em Portugal. Dinâmico e empreendedor, criou as empresas ARL, Mundial Frio e Polo Zero.

Tendo sido associado da APIRAC ao longo de vários anos, deu o seu contributo mais activo entre 2001 e 2004, tendo sido, no início Vice-Presidente e depois, membro da Comissão de Distribuidores.

A toda a família enlutada e amigos, sentidos pêsames. Que descanse em paz.

     
   
    APIEF - Estágios Profissionais
    Estágios Profissionais em Empresas do SECTOR, GRATUITOS e SEM ENCARGOS
 

» Sistema Aprendizagem - Colocação de formandos em Entidades de Apoio à Alternância

A APIEF iniciou mais uma série de cursos em Sistema Aprendizagem que integram no decurso da formação uma forte componente de estágio, que leva os formandos a realizar uma formação prática em contexto de trabalho, sendo para tal necessária a participação de empresas, designadas neste âmbito por entidades de apoio à alternância, para se poder concluir o processo formativo. Assim, informa a APIRAC aos seus associados que o nosso Centro de Formação APIEF necessita de parceiros para acolher estagiários nas áreas que se indicam:

Aspectos Técnicos:

  • Não existe qualquer contrapartida financeira de parte a parte;
  • Os períodos de estágio são concentrados em dois períodos do ano para melhor integração do formando e desenvolvimento da aprendizagem em situações de trabalho; previsivelmente em 2011,e para o primeiro período lectivo em curso, os estágios decorrerão nos seguintes períodos:
          » TRC - 07-03-2011 a 31-03-2011, e de 06-06-2011 a 06-07-2011 (300 horas),
          » ISST – 28-02-2011 a 18-03-2011, e de 06-06-2011 a 22-02-2011 (200 horas);
  • Os custos com os formandos, bem como os seguros são suportados pelo IEFP e APIEF;
  • Necessária a designação de um Tutor;
  • No final da formação terá que ser enviada uma avaliação;
  • No final de cada mês terá que ser enviada a assiduidade dos formandos via fax ou e-mail;
  • Assinatura de um protocolo/ contrato entre as entidades envolvidas.

As empresas interessadas em receber formandos, queiram por favor contactar: Dra. Margarida Alvadia                     
Tel: +351 213 540 011 | e-mail: margarida.alvadia@apief.pt

     
   
     
   

SINERCLIMA 2012 - Salão internacional de energia, refrigeração e climatização

   

29 de Fevereiro a 03 de Março'12 | Exposalão, Batalha

 

A EXPOSALÃO promove, de 29 de Fevereiro a 03 de Março de 2012, a 4.ª edição da SINERCLIMA, em parceria com a APIRAC – Associação Portuguesa da Indústria de Refrigeração e Ar Condicionado, e com o apoio da revista O Instalador.

O sector da climatização, refrigeração e energia é um dos mais beneficiados pelos nossos recursos naturais e pelas directrizes da actual conjuntura. A mudança de mentalidades no mercado, a par da legislação em vigor, privilegiam o conforto e a qualidade do ar interior dos edifícios e conduzem à redução do consumo energético, nomeadamente, através do recurso a fontes de energia alternativas e mais eficientes.

Contactos:
Exposalão Batalha - Rogério Henriques
Tel. 351 244 769 480
Fax. 351 244 767 489

   
    Se pretender fazer um comentário ou deixar-nos a sua opinião, clique aqui!
   
Para remover clique aqui e escreva STOP.
 

Patrocinadores Newsletter