Foram aprovadas as 3 candidaturas a Formação Modular Certificada, no âmbito do Programa Operacional do Potencial Humano – POPH, para Lisboa, Norte e Algarve, de forma a proporcionar aos colaboradores das empresas associadas, a sua inclusão de forma gratuita em cursos de pequena duração, nas áreas da Refrigeração e Climatização, Painéis Solares Térmicos e Instalações Eléctricas.

O projecto será desenvolvido em 2012 e 2013, prevendo-se que as primeiras acções se iniciem já no próximo mês de Setembro. Desta vez, contamos com a novidade Algarve, tornando assim possível que as empresas dessa região possam agora ter idêntico beneficio que já tinha sido proporcionado, mas agora também renovado, em diferentes anos e candidaturas às regiões de Lisboa e Vale do Tejo, Centro e Norte.

Estamos perante formação co-financiada, sem qualquer encargo para os participantes, que ainda têm acesso a um subsídio de alimentação diário por dia de formação efectivamente assistido. A formação decorrerá em horário pós-laboral, em sessões de 3 horas por dia, três vezes por semana. A oferta formativa contemplará unidades de formação de curta duração, de 25 ou 50 horas, em função das necessidades dos candidatos.

A Formação Modular Certificada apresenta-se como um instrumento flexível e diversificado da oferta de formação contínua de activos, obedecendo e sendo desenvolvida segundo percursos de dupla certificação, com base no Catálogo Nacional de Qualificações (CNQ). Destina-se a Adultos com idade igual ou superior a 18 anos, activos empregados, desempregados ou em risco de desemprego.

O projecto formativo de Formação Modular Certificada desenvolvido nos anos 2010 e 2011, permitiu envolver 558 formandos, numa carga horária total de 1.750 horas, a que correspondeu um volume de formação de 19.383 horas num total 31 UFCD ministradas pela APIEF em Lisboa, Porto e Guimarães.

Neste âmbito, a APIEF volta disponibilizar Formação Modular Certificada de nível 2 e 3 da componente tecnológica, constantes nos referenciais do CNQ, enquadradas nas áreas da Refrigeração, Climatização, Sistemas Solares Térmicos, Instalações Eléctricas, Electrotecnia e Soldadura (sugerimos a consulta do nosso site: www.apief.pt, bem como a manifestação de interesse e inscrição juntos dos serviços da APIEF nos contactos habituais).

 

    Nuno Roque
Secretário-Geral APIRAC
     
   
   

Cursos de Aprendizagem - Formar jovens para um emprego qualificado

   

Arranque de novas acções na APIEF

 

O Compromisso para o Crescimento, Competitividade e Emprego, celebrado em janeiro de 2012, entre o Governo e a generalidade dos Parceiros Sociais, veio reforçar a já sentida necessidade de se dar um novo impulso à modalidade de Cursos de Aprendizagem, criando as condições para que esta oferta se constitua, cada vez mais, como uma alternativa de qualidade às restantes respostas conducentes à obtenção do nível 4 do Quadro Nacional de Qualificações.

Os Cursos de Aprendizagem são cursos de formação profissional inicial, em alternância, dirigidos a jovens, privilegiando a sua inserção no mercado de trabalho e permitindo, se for essa a opção, o prosseguimento de estudos.

A APIEF é entidade protocolada para todo o país, estando previsto o início de alguns cursos com saídas profissionais do Sector entre Setembro e Outubro.

   
   

Programa Impulso Jovem

   

 

 

O Programa Impulso Jovem apresenta um conjunto alargado de medidas de combate a um dos principais desafios com que Portugal se confronta atualmente: os elevados níveis de desemprego jovem. Este programa constitui ainda a resposta do Governo Português ao desafio lançado pela Comissão Europeia no Conselho Europeu de 30 de Janeiro para a apresentação de uma estratégia de combate ao desemprego jovem e apoio às PME.

A presente medida destina-se a jovens com uma idade compreendida entre os 18 e os 25 anos inscritos como desempregados nos Centros de Emprego há pelo menos 4 meses. Destina-se igualmente aos jovens com uma idade compreendida entre os 25 e os 30 anos, inscritos como desempregados nos Centros de Emprego há pelo menos 4 meses, desde que tenham obtido há menos de três anos uma qualificação de nível 2, 3, 4, 5, 6 e 7 do Quadro Nacional de Qualificações.

O Programa Passaporte Emprego é destinado às regiões de convergência (Norte, Centro e Alentejo).

Os promotores dos estágios serão entidades privadas a operar no sector de bens transacionáveis (definido através de CAE a 3 dígitos). As entidades empregadoras com 10 trabalhadores ou menos apenas poderão beneficiar de 1 Passaporte Emprego de cada vez.

A comparticipação da bolsa de apoio ao estagiário é de 100% no caso de entidades empregadoras com 10 trabalhadores ou menos e de 70% no caso de entidades empregadoras com mais de 10 trabalhadores.

Está previsto que após a conclusão do estágio, caso ocorra a celebração de um contrato de trabalho sem termo, haverá lugar a prémio de integração, não estando este prémio dependente da verificação de criação líquida de emprego. Este prémio de integração será de montante variável, dependente da dimensão da entidade empregadora, da remuneração paga e da duração do contrato. Evidencia-se que o empregador pode manter a relação laboral com o estagiário através da medida “Estímulo 2012”.

Fonte: IEFP

   
   

Subsídio de Desemprego

   

Para ter direito a subsídio de desemprego, a partir de hoje, basta ter 12 meses de descontos. Esta é uma das principais alterações.

 

A partir de hoje, o subsídio de desemprego vai estar acessível a um grupo mais amplo de desempregados. A prestação vai chegar a contratados que trabalharam (e descontaram) durante cerca de 12 meses quando, até aqui, eram necessários 15 meses de contribuições. E esta regra também inclui pessoas que já perderam o posto de trabalho.

Portanto, a partir de hoje, os desempregados que descontaram para a Segurança Social durante um período que varia entre 360 e 450 dias (nos últimos 24 meses anteriores ao desemprego) também podem receber a prestação.

O "novo prazo de garantia só se aplica aos requerimentos apresentados a partir de 1 de Julho de 2012, ainda que o desemprego tenha ocorrido em data anterior", explicou o Ministério da Solidariedade e da Segurança Social. E dá o exemplo: "o beneficiário ficou desempregado em Abril e, nessa data, tinha registo de remunerações igual ou superior a 360 dias e inferior a 450 dias; se apresentar o requerimento após o dia 1 dia Julho tem direito ao subsídio de desemprego se satisfizer as demais condições." Um dos outros requisitos exigidos, por exemplo, é estar inscrito no centro de emprego.

Recorde-se que o subsídio para este novo grupo de beneficiários vai ter uma duração que varia entre cinco e nove meses, consoante a idade.

» Saber mais clique aqui

Fonte: Diário Económico

   
   

Apenas 46% dos desempregados recebem subsídios

    O número de pessoas a receber prestações de desemprego ultrapassava 375 mil em Maio, o que representa 46% do total de desempregados contabilizados pelo INE

 

O número de pessoas a receber prestações de desemprego ultrapassava 375 mil em maio, o que representa 46% do total de desempregados contabilizados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Dados divulgados pela Segurança Social referem 375.240 beneficiários a receber subsídios relacionados com o desemprego, um número mais elevado que os 363.573 registados em Abril.

Os últimos dados do INE apontam para uma taxa de desemprego de 14,9 por cento da população ativa no primeiro trimestre, com um total de 819,3 mil desempregados.

Assim, o número de desempregados que não recebe subsídio atinge 444.060, ou seja 54,2 por cento do total. Os dados da Segurança Social incluem o subsídio de desemprego, com um valor médio de 526,10 euros em maio, subsídio social de desemprego inicial (345,96 euros), subsídio social de desemprego subsequente (361,94 euros) e prolongamento de subsídio social de desemprego (311,50 euros).

Do total de beneficiários a receber este tipo de apoio, a maioria, ou seja, 306.547, usufrui do subsídio de desemprego. A região de Lisboa apresenta o valor médio do subsídio por beneficiário mais elevado, com 596,87 euros, seguida de Setúbal, com 561,44 euros, enquanto os montantes mais baixos registaram-se nos Açores, com 470,12 euros e em Beja, com 480,52 euros.

Em maio, os subsídios de desemprego foram atribuídos a 22.512 estrangeiros, contra 21.477 em abril, a maior parte (6.985) de nacionalidade brasileira, seguindo-se o conjunto dos países africanos de expressão portuguesa (PALOP), com 5.733 beneficiários.

Fonte: Diário Económico
   
   

Gás e electricidade mais caros

   

Os novos aumentos das tarifas gás e electricidade, para empresas e famílias

 

A atualização de preços definida pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) e decorrente dos compromissos assumidos pelo Governo junto da 'troika' (Fundo Monetário Internacional Comissão Europeia e Banco Central Europeu), com vista à liberalização do mercado do gás e da eletricidade, tem como objectivo 'obrigar' os consumidores a escolher um fornecedor em regime de mercado livre.

Assim, a partir de, 1 de Julho, as famílias consumidoras de gás natural verão a sua tarifa regulada aumentada em 6,9%, um valor que vigorará até 31 de Dezembro, altura em que a ERSE anunciará um outro aumento, desta vez uma tarifa transitória, tendo em vista o mercado liberalizado. A partir dessa data, haverá revisão de tarifas transitórias de três em três meses.

Dentro deste aumento de 6,9% para os domésticos estão os clientes com consumo anual inferior ou igual a 500 metros cúbicos, ou seja, a maioria dos pequenos consumidores.

Gás aumentou 6,9% no domingo.

» Saber mais clique aqui


Fonte: Diário Económico

   
   

EDP desafia Galp e avança com descontos na factura de gás e electricidade

     
 

A EDP vai atacar o mercado livre de gás e desafiar a líder Galp, avançando a partir desta segunda-feira com descontos de 10% na factura do gás e de 2% na da electricidade face à tarifa regulada.

Num encontro com os jornalistas, o presidente executivo da EDP, António Mexia, referiu que este ataque ao mercado regulado de gás e de electricidade permite “antecipar a liberalização total a partir de 1 de Janeiro de 2013” e é uma “boa proposta” perante os aumentos de 6,9% no gás em vigor desde domingo.

Miguel Stilwell, administrador da EDP, refere que a nova oferta de desconto “joga com as tarifas transitórias” que serão aplicadas pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) a partir de 1 de Janeiro de 2013, que serão revistas de três em três meses até 31 de Dezembro de 2015.

A actualização de preços, decorrente dos compromissos assumidos pelo Governo junto da troika (Fundo Monetário Internacional, Comissão Europeia e Banco Central Europeu), com vista à liberalização do mercado do gás e da electricidade, tem como objectivo levar os consumidores a escolher um fornecedor em regime de mercado livre.

» Saber mais clique aqui

Fonte. Público

   
    Atendimento personalizado a Associados da Zona Norte
     
 

Conforme é do conhecimento dos associados, a APIRAC mantém um serviço de atendimento personalizado, nas suas instalações no Porto, na Rua Monte do Bonfim, Nº 120, com a intenção de pessoalizar o contacto com os seus associados, sobretudo instaladores, na procura de auscultar directamente os interessados, permitindo que apresentem os seus problemas relacionados com a actividade das suas empresas do ramo AVAC&R.

Realça-se a importância deste serviço, tendo em conta que há aspectos em que é preciso parar para pensar, dado que muitos dos nossos instaladores não têm tempo disponível para analisar certas situações da sua actividade, sobretudo do âmbito legislativo e regulamentar. É de particular importância o momento que se atravessa relativamente à certificação dos técnicos em F-Gases e proximamente da própria certificação das empresas, que passará a ser um factor de competitividade de demarcação das empresas que operam no nosso sector.

Assim, mais uma vez, na próxima terça-feira, 17 de Julho, no horário das 10H00 às 13H00 e das 14H00 às 17H00, haverá atendimento aos Associados, pelo que se solicita aos interessados para que entrem em contacto com o Departamento Técnico a fim de marcarem uma hora para seu atendimento, através dos telefones 222 088 837 ou pelo email: dias.caetano@apirac.pt.

     
   

Trabalhador designado: Um Trunfo para as Empresas

   

Novos Cursos em Lisboa

 

É com satisfação que recebemos a aprovação, em oficio de 13 de Fevereiro, pela ACT- Autoridade para as Condições de Trabalho, do Curso de Formação para o Desempenho de Funções de Segurança e Higiene do Trabalho por Trabalhadores Designados-35 Horas.

A Segurança, Higiene e Saúde no trabalho é mais do que um conjunto de actividades em torno da prevenção dos acidentes de trabalho e das doenças profissionais.

Com efeito, é uma área cuja gestão tem uma influência decisiva na vida das empresas e que é determinante no desenvolvimento da sua principal fonte de energia: As pessoas.

É importante que as empresas e os trabalhadores apostem no curso de Trabalhador Designado, pois constitui uma nova abordagem preventiva sobre os riscos profissionais, reais e potenciais, cumprindo assim a legislação das 35 de formação anuais.

O conceito de saúde no trabalho não é hoje mais um mero estado de ausência de doença, mas um factor de promoção de ambiente e bem-estar, gerador de factores motivacionais e de produtividade dos trabalhadores nas empresas.

Para mais informações consulte o site da Apief em www.apief.pt

   
   

 

» LISBOA
Isabel Fonseca
Tel: 213 224 265
Telm: 967 830 953
Fax: 213 474 576
formacao@apirac.pt
formacao@apief.pt

» PORTO
Dra. Patrícia Maia
Tel: 222 088 837
Telm: 964 942 932
Fax: 213 474 576
apirac.porto@apirac.pt
formacao.porto@apief.pt

» GUIMARÃES
Dra. Maria José
Tel: 253 554 288
Telm: 967 446 860
Fax: 213 474 576
apirac.guimaraes@apirac.pt
formacao.guimaraes@apief.pt

 


     
   
   

Sistemas Android ou iPhone com aplicações para AVAC&R

     
 

Nos últimos anos assistiram-se a grandes evoluções em todos os sectores tecnológicos, nomeadamente no sector das telecomunicações. Os telemóveis, objectos que foram idealizados a pensar unicamente na capacidade de comunicação, permitem hoje realizar um número infinito de outras actividades. Encontram-se hoje disponíveis na internet milhares de aplicações gratuitas, ou com custos reduzidos, que permitem instalar no nosso telemóvel softwares com diferentes conteúdos desde jogos a aplicações que disponibilizam, por exemplo, informação meteorológica.

Como não poderia deixar de ser, já podemos hoje encontrar conteúdos com aplicação directa nas nossas áreas do frio e do ar condicionado.

No acesso às paginas de download das aplicações deverá ter-se em conta o tipo de sistema utilizado pelo telemóvel (Android ou iPhone), as aplicações disponibilizadas são várias e com adequação a diferentes áreas. Por exemplo, numa altura – como hoje mesmo – em que existe a obrigatoriedade da certificação dos técnicos que realizam intervenções em sistemas com gases fluorados com efeito de estufa, encontram-se disponíveis inúmeras aplicações que poderão ser muito úteis na identificação das características dos diferentes fluidos, como por exemplo, a relação entre pressões e temperaturas.

Podemos ainda encontrar aplicações com diferentes diagramas (psicrométrico, de Mollier), aplicações, lançadas pelos fabricantes, que permitem identificar erros no funcionamento dos equipamentos; mais, aplicações para dimensionamento de tubagens que apresentam as soluções existentes para as diferentes marcas; ou ainda, catálogos das marcas, conversores de unidades, etc. Entre ofertas grátis e preços baixos, quase simbólicos, passa a ser uma questão de sabermos escolher…
Como sugestão para início de procura, faça click aqui.

     
   
    Datas para pagamento de impostos
     
   

     
   
   

Ministério da Administração Interna

     
   

Portaria n.º 184/2012. D.R. n.º 113, Série I de 2012-06-12 - Quarta alteração à Portaria n.º 934/2006, de 8 de setembro, que aprova o Regulamento de Taxas.

   
   

Ministério das Finanças

     
   

Decreto-Lei n.º 127/2012. D.R. n.º 119, Série I de 2012-06-21 - Contempla as normas legais disciplinadoras dos procedimentos necessários à aplicação da Lei dos Compromissos e dos Pagamentos em Atraso, aprovada pela Lei n.º 8/2012, de 21 de fevereiro, e à operacionalização da prestação de informação nela prevista.

   
   

Ministérios das Finanças e da Solidariedade e da Segurança Social

     
   

Portaria n.º 135/2012. D.R. n.º 89, Série I de 2012-05-08 - Aprova os Estatutos do Instituto da Segurança Social, I. P.

   
   

Ministério das Finanças

     
   

Portaria n.º 135-B/2012. D.R. n.º 89, Suplemento, Série I de 2012-05-08 - Fixa a percentagem do Fundo de Estabilização Tributário.

   
   

Decreto-Lei n.º 131/2012. D.R. n.º 121, Série I de 2012-06-25 - Aprova a orgânica da Caixa Geral de Aposentações, I. P.

   
   

Região Autónoma dos Açores - Assembleia Legislativa

     
   

Resolução da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores n.º 16/2012/A. D.R. n.º 110, Série I de 2012-06-06 - Aprova a Conta da Região Autónoma dos Açores referente ao ano de 2010.

   
   

Decreto Legislativo Regional n.º 27/2012/A. D.R. n.º 120, Série I de 2012-06-22 - Revê o sistema de incentivos à produção de energia a partir de fontes renováveis, aprovado pelo Decreto Legislativo Regional n.º 5/2010/A, de 23 de Fevereiro.

   
   

Assembleia da República

     
   

Lei n.º 23/2012. D.R. n.º 121, Série I de 2012-06-25 - Procede à terceira alteração ao Código do Trabalho, aprovado pela Lei n.º 7/2009, de 12 de Fevereiro.

   
   

Resolução da Assembleia da República n.º 83-A/2012. D.R. n.º 126, Suplemento, Série I de 2012-07-02 - Eleição de três juízes para o Tribunal Constitucional.

   
   

Supremo Tribunal de Justiça

     
   

Acórdão do Supremo Tribunal de Justiça n.º 6/2012. D.R. n.º 121, Série I de 2012-06-25 - Ao trabalhador isento de horário de trabalho, na modalidade de isenção total, não é devido o pagamento de trabalho suplementar em dia normal de trabalho, conforme resulta dos artigos 17.º, n.º 1, alínea a), do Decreto-Lei n.º 409/71, de 27 de setembro, e 197.º, n.º 4, alínea a), do Código do Trabalho de 2003, mesmo que ultrapasse os limites legais diários ou anuais estabelecidos nos artigos 5.º, n.º 1, alíneas a) e b), do Decreto-Lei n.º 421/83, de 2 de dezembro, e 200.º, n.º 1, alíneas a) a c), do Código do Trabalho de 2003, após a entrada em vigor deste diploma.

   
   

Presidência do Conselho de Ministros

     
   

Resolução do Conselho de Ministros n.º 54/2012. D.R. n.º 122, Série I de 2012-06-26 - Autoriza a realização de despesa com a aquisição centralizada de serviços de eletricidade em baixa tensão e média tensão para os organismos do Ministério da Administração Interna para o período de 2013 a 2015.

   
   

Ministério da Solidariedade e da Segurança Social

     
   

Decreto-Lei n.º 133/2012. D.R. n.º 123, Série I de 2012-06-27 - Altera os regimes jurídicos de proteção social nas eventualidades de doença, maternidade, paternidade e adoção e morte previstas no sistema previdencial, de encargos familiares do subsistema de proteção familiar e do rendimento social de inserção, o regime jurídico que regula a restituição de prestações indevidamente pagas e a lei da condição de recursos, no âmbito do sistema de segurança social, e o estatuto das pensões de sobrevivência e o regime jurídico de proteção social na eventualidade de maternidade, paternidade e adoção no âmbito do regime de proteção social convergente.

 
   
   

Encontro de Empresas de AVAC&R no Distrito de Viseu

   

25 de Setembro | Escola Superior de Tecnologia de Viseu

 

A APIRAC pretende levar a efeito uma reunião geral alargada a todas as empresas do sector de AVAC&R, do Distrito de Viseu, no sentido de apresentar alguns aspectos importantes da regulamentação do sector e do seu programa de formação para acreditação de técnicos de instalação, manutenção e assistência técnica e simultaneamente auscultar directamente os interessados em apresentar os seus problemas relacionados com a actividade de AVAC&R.

» HORÁRIO: 14h30 às 18H00

» INSCRIÇÃO: Gratuita

Contactos:

APIRAC – Departamento Técnico
Email : dias.caetano@apirac.pt
Fax: 21 347 4576

   
     
   

RAVAI China 2012

   

21-23 de Agosto | China Import & Export Fair Complex

 

Se em 2011 a exposição RAVAI China, num espaço com 20.000 m2 e com mais 350 expositores, foi considerada uma edição de sucesso, agora em 2012 contamos com 30.000 m2 e com um crescimento na ordem dos 80%, com 600 expositores, nacionais e estrangeiros.

A exposição apresentará equipamentos de ar condicionado ambiental, dispositivos de ventilação, sistema de ar fresco, equipamentos de refrigeração, material de isolamento térmico e os produtos relacionados com os sistemas de refrigeração e AVAC.

Contactos:

RAVAI China 2012 Committee
Tel: +86 20 28967678
Fax: +86 20 82579220
E-mail:sales9@grandeurhk.com /sales9@grandeur-hk.com

   
     
   

BEST5 - Algeria

   

21 a 25 de Setembro | Argélia

 

O BEST5 - Algeria irá ter lugar em Setembro, durante os dias 21 a 25 de 2012. A Argélia está em crescimneto, principalmente na área da construção e este evento é uma mais valia para as empresas e para o desenvolvimneto profissional e empresarial da Argélia.

» Descarregue aqui o press realise

Contactos:

Ms. Burçin YILMAZ
INTERNATIONAL SALES
Ayyildiz Sitesi, A Blok, 30/11
Gayrettepe – Sisli- Istanbul – Turkey
Skype : burcin-elanexpo
Tel: +902122731818
Fax:+902122731819
burcin@elanexpo.net
www.elanexpo.net

   
     
   
    Se pretender fazer um comentário ou deixar-nos a sua opinião, clique aqui!
   
Para remover clique aqui e escreva STOP.
 

Patrocinadores Newsletter