Nunca como agora a atividade associativa privilegiou a presença e o desenvolvimento no Norte do país, e em particular na cidade do Porto. Com instalações associativas nessa cidade desde 1994, a APIRAC e as estruturas associativas que dela emanam – APIEF e CENTERM – asseguram actualmente em permanência ações nas diversas linhas da intervenção associativa junto da região Norte, e bem assim das empresas, seus empresários e colaboradores.

Na semana passada, concretamente no dia 30 de Outubro, realizou-se mais um Encontro Regional de Empresas do Sector de AVAC, desta feita na capital do Norte do país, no auditório do Centro de Formação do Instituto do Emprego e Formação Profissional do Porto, no Bairro do Cerco. Contabilizámos a participação de 50 representantes de empresas, o que traduziu a maior participação entre todas as capitais de distrito que até aqui acolheram estes encontros. Podemos assim dizer com assinalável êxito.

Este itinerário distrital pelo Setor no nosso país, tem demonstrado ser uma proposta diferenciada, criando a oportunidade para a discussão dos aspectos mais importantes da atividade, com particular destaque para as implicações da legislação em vigor que regula os diversos segmentos da Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento, nomeadamente no Projeto, Instalação, Manutenção e Assistência Técnica; e, simultaneamente, auscultar directamente os interessados, permitindo a apresentação os seus problemas.

Esperamos ter colaborado para o esclarecimento de todos os que dedicaram tempo das suas organizações para aquele período de reflexão e debate. Poderão os associados aceder à apresentação disponibilizada no encontro na área do Associado em www.apirac.pt, utilizando a password atribuída para o efeito.

Na promoção do estreitamento do relacionamento com os seus associados, convidamos os Associados a acompanhar outros encontros previstos até ao final do ano. A saber: Seminário de Refrigeração e Climatização: Normalização Setorial, Requisitos e Oportunidades no Contexto Actual, a realizar no Instituto Português da Qualidade no próximo dia 27 de Novembro; e o 9º Encontro Regional de Empresas do Sector de AVAC&R, que terá lugar em Faro no dia 6 de Dezembro.

Até lá, permanecemos à disposição nos contactos habituais da APIRAC.

    Nuno Roque
Secretário-Geral APIRAC
     
   
   

AUSTERIDADE

   

O Presidente do Conselho Económico e Social (CES) recomendou hoje que o Governo inicie um processo de negociação com a 'troika', o mais rapidamente possível.

 

A negociação deve ser feita quanto mais cedo melhor", disse Silva Peneda, numa declaração após a aprovação do parecer sobre o Orçamento do Estado para 2013 na Assembleia da República.

"É sabido que qualquer programa de ajustamento aplicado a uma economia que apresente grandes desequilíbrios provoca sempre dor. O Conselho receia que, no nosso caso, possamos estar a entrar num processo em que há dor sem haver ajustamento", acrescentou.

As recomendações do CES incidem essencialmente em três pontos: a redução expressiva dos juros a pagar pelo empréstimo concedido a Portugal, a reavaliação dos prazos em relação aos períodos de amortização dos empréstimos e maior equilíbrio entre austeridade e crescimento, mediante medidas que fomentem a economia e a criação de emprego.

"Neste processo negocial, o Conselho entende que deve estar ausente qualquer princípio com caráter punitivo ou a ideia de que a menor eficiência das medidas que foram adotadas anteriormente se deve à forma como o país as aplicou, e não ao conteúdo das mesmas, que em muitos casos não tiveram em consideração a realidade do tecido económico e empresarial do país", continuou o presidente do CES.

O CES considera, por exemplo, que "não foi devidamente ponderado" o baixo nível do rendimento médio e o elevado nível de endividamento das famílias e das empresas.

Foram também negligenciadas - de acordo com o CES - a estrutura produtiva baseada em Pequenas e Médias Empresas (PME) com "estruturas financeiras muito frágeis" e foi descurado o peso "muito significativo do mercado interno" na economia portuguesa.

Fonte: Económico com Lusa

   
   

Governo diz que parecer do CES ignora "elementos fundamentais"

     
 

O Governo considera que o Parecer do Conselho Económico e Social (CES) sobre a proposta de Orçamento do Estado para 2013 ignora "elementos fundamentais" e apresenta "uma análise desequilibrada" do documento.

"O parecer do CES, ao ignorar estes elementos fundamentais apresenta uma análise desequilibrada e que não permite uma perceção correta das escolhas que efetivamente se colocam a Portugal", lê-se na declaração de voto dos representantes do Governo sobre o Parecer do CES, disponível no portal do Governo.

O documento do CES foi hoje aprovado na Assembleia da República com as abstenções do Governo e da CGTP e sem qualquer voto contra.

Numa declaração aos jornalistas após a aprovação do parecer, o presidente do CES, José Silva Peneda, recomendou que o Governo inicie um processo de negociação com a 'troika', o mais rapidamente possível, para evitar que haja "dor sem ajustamento".

Fonte: Diário de Notícias com Lusa

 

   

DÍVIDAS

   

Saiba o que vai mudar com as novas regras para o crédito

 

As novas regras para o crédito foram preparadas pelo Governo em conjunto com o Banco de Portugal.

Os bancos terão de passar a gerir o incumprimento bancário de forma mais activa.

A nova lei que visa a prevenção do incumprimento bancário e a recuperação extrajudicial de dívidas entra em vigor a 1 de Janeiro. Saiba o que vai mudar com as novas regras.

Saiba mais aqui

Fonte: Económico

   
   

Rendas antigas vão subir e as novas devem descer 

   

 

 

Nova lesgislação vai atualizar as rendas congeladas. Imobiliárias preveem aumento da oferta de novas casas no mercado, levando à descida dos preços.

A nova Lei do Arrendamento Urbano entra em vigor na próxima segunda-feira. Cumpre-se assim uma exigência do memorando de entendimento assinado com a troika e que visa liberalizar e revitalizar o mercado das rendas em Portugal. Calcula-se que haja 800 mil habitações no mercado de arrendamento, das quais 250 mil com rendas anteriores a 1990.

Saiba mais aqui

Fonte: Diário de Notícias

   
   

ENSINO: Universidades com cursos gratuitos para desempregados

   

Projecto piloto já arrancou na Universidade Nova. Vai ser alargado e visa a requalificação dos licenciados sem emprego.

 

As universidades portuguesas vão arrancar com cursos gratuitos de gestão para licenciados desempregados com o objectivo de os requalificar e facilitar a sua integração no mercado de trabalho. O Governo escolheu a Nova School of Business and Economics para avançar com o projecto piloto, que arrancou na semana passada com uma turma de 50 alunos. E dentro de duas semanas começarão as aulas da próxima turma, igualmente de 50 alunos.

Saiba mais aqui

Fonte: Económico

   

   
    Em Destaque o Parceiro: MeiHua - Especialistas em Medicina Chinesa
   
 



Mais informações clique aqui

     
   
    Itinerários Formativos
     
 

Aproveitando financiamento público, e sujeito a um número limitado de inscrições, decorrerão até 31.DEZEMBRO.2013 Itinerários Formativos, organizados por Unidades Formativas, para os seguintes objectivos:

» PREPARAÇÃO PARA EXAME DE GASES FLUORADOS -
CAT. 1 74 Horas | desde € 336,00

» PREPARAÇÃO PARA EXAME DE TIM2 | Brevemente

» GERAL DA TEORIA E PRÁTICA DE REFRIGERAÇÃO E AR CONDICIONADO
240 Horas | desde € 1.120,00

Para mais informações consulte o site da Apief em www.apief.pt

     
     
     
    Encontro com Empresas no Distrito do Porto
     
 

Conforme já tratado no Editorial desta edição, realizou-se 8º Encontro de Empresas do sector de AVAC&R, promovido pela APIRAC, na passada terça-feira, no Auditório do Centro de Formação do IEFP na cidade do Porto.

O Encontro registou um assinalável êxito, expresso na avaliação dos próprios participantes que foram unânimes em concordar com o grande interesse dos temas abordados, fundamentados no tema geral de Sustentabilidade das Empresas de AVAC&R.

Enfoques na legislação de certificação de técnicos e empresas, quer no manuseamento de gases com contribuem para a destruição da camada de ozono (ODS) e para o efeito de estufa (F-Gases), quer dos técnicos TIM, TQAI e TRF, segundo o RSECE, mas também relativamente à acreditação dos técnicos responsáveis pela Comercialização, Instalação e Manutenção de Produtos e Equipamentos de Segurança Contra Incêndio em Edifício. O registo obrigatório destas empresas na ANPC – Autoridade Nacional de Protecção Civil, foi ainda tema de interessante discussão.

Anunciamos já a realização do 9º Encontro de Empresas de AVAC&R, desta vez a ter lugar no distrito de Faro, agendado para o próximo dia 06 de Dezembro.

     
   
   

Formação Modular Cerificada

   

A APIEF informa que se encontram abertas as inscrições para a participação gratuita em ações de formação modular certificada, no âmbito do POPH.

 

 

DESTINATÁRIOS

Ativos empregados e desempregados, com idade igual ou superior a 18 anos e que sejam detentores de baixas qualificações escolares e/ou profissionais, ou que possuam qualificações desajustadas às necessidades do mercado de trabalho, ou que pretendam uma requalificação profissional.

OFERTA FORMATIVA

UFCD 1240 – Execução de Operações – Tubos de Cobre (Soldadura)
UFCD 1244 - Análise de Circuitos Elétricos
UFCD 1245 – Máquinas Elétricas – Funcionamento
UFCD 1246 – Funcionamento de Dispositivos de Comando e Proteção
UFCD 1252 – Instalações Frigoríficas – Componentes Mecânicos
UFCD 1253 – Instalações Frigoríficas – Componentes Elétricos
UFCD 1276 - Termodinâmica Aplicada - Termometria e Calorimetria
UFCD 1286 – Termodinâmica Aplicada – Máquinas Térmicas
UFCD 1297 – Tecnologia Mecânica – Técnicas de Manutenção
UFCD 4585 – Projeto de Sistema Solar Térmico – Instalação
UFCD 6007 – Corrente Contínua
UFCD 6010 – Corrente Alternada

Participação Gratuita

» Saiba tudo » aqui «

   
   

 

» LISBOA
Isabel Fonseca
Tel: 213 224 265
Telm: 967 830 953
Fax: 213 474 576
formacao@apirac.pt
formacao@apief.pt

» PORTO
Dra. Patrícia Maia
Tel: 222 088 837
Telm: 964 942 932
Fax: 213 474 576
apirac.porto@apirac.pt
formacao.porto@apief.pt

» GUIMARÃES
Dra. Maria José
Tel: 253 554 288
Telm: 967 446 860
Fax: 213 474 576
apirac.guimaraes@apirac.pt
formacao.guimaraes@apief.pt

 


     
   
   

Ondas de Peniche já produzem energia elétrica

     
 

Se pensava que Peniche só era famosa no surf, então leia com atenção: o Waveroller já produz energia elétrica a partir das ondas. Máquina única a nível mundial está no fundo do mar, a 900 metros da costa, perto do Baleal.

O último relatório sobre energias renováveis publicado há poucos dias pela Direção Geral da Energia e Geologia (DGEG) não deixa margem para dúvidas. Portugal voltou a ter energia elétrica produzida a partir da força das ondas.

Há três anos já tinha havido uma experiência com o Pelamis, na Aguçadoura (Póvoa de Varzim), mas agora é o Waveroller (de origem finlandesa), que já está em teste no fundo do mar de Peniche, na zona do Baleal, a cerca de 900 metros da costa.

O Waveroller é já a segunda fase de um projeto que nasceu há cerca de dois anos, em articulação com a Eneólica (do grupo Lena) e a finlandesa AW Energy.

Ou seja, este protótipo pré-comercial surge na sequência de uma experiência anterior, a uma escala muito menor, mas que correu muito bem "e superou todas as expectativas", nota Leocádio Costa, da AW Energy.

Mais de seis milhões no fundo do mar

Custou perto de €6,5 milhões (em grande parte financiados por programas comunitários) e pesa 600 toneladas. Tem 43 metros de comprimento, por 18 de largura e 12 de altura. Mais de 50% desta estrutura submarina terá incorporação nacional.

Está desde agosto colocado no fundo do mar, onde as suas pás gigantes vão oscilando com a força das ondas que lhe passam por cima. Com esse movimento é acionado um dispositivo que transforma a energia das ondas em energia elétrica. Essa energia é depois enviada para a costa por um cabo submarino, onde é recebida por um transformador que depois a injeta na rede.

O Expresso mostra-lhe aqui um vídeo onde é revelado o momento em que as várias componentes do Waveroller começam a ser acopladas, realizado poucos meses antes da sua entrada em funcionamento.

Saber mais aqui

Fonte. Expresso

     
   
    Datas para pagamento de impostos
     
   

     
   
   

Presidência do Conselho de Ministros

     
   

Resolução do Conselho de Ministros n.º 83/2012. D.R. n.º 194, Série I de 2012-10-08 - Autoriza a realização de despesa com vista à implementação do Programa de Modernização do Parque Escolar Destinado ao Ensino Secundário para o primeiro semestre de 2012.

   
   

Ministério da Economia e do Emprego

     
   

Portaria n.º 309/2012. D.R. n.º 195, Série I de 2012-10-09 - Primeira alteração à Portaria n.º 92/2011, de 28 de fevereiro, que regula o Programa de Estágios Profissionais.

   
   

Portaria n.º 325/2012. D.R. n.º 200, Série I de 2012-10-16 - Aprova os modelos de declaração prévia à deslocação do prestador de serviço a território nacional em livre prestação de serviços.

   
   

Decreto-Lei n.º 226/2012. D.R. n.º 202, Série I de 2012-10-18 - Procede à extensão do âmbito de aplicação do Decreto-Lei n.º 51/2007, de 7 de março, aos demais contratos de crédito garantidos por hipoteca, ou por outro direito sobre imóvel, e celebrados com clientes bancários particulares.

   
   

Ministério da Solidariedade e da Segurança Social

     
   

Portaria n.º 335/2012. D.R. n.º 205, Série I de 2012-10-23 - Define e regulamenta os termos e as condições da atribuição dos apoios sociais previstos no n.º 5 da Resolução do Conselho de Ministros n.º 88/2012, de 18 de Outubro.

   
   

Portaria n.º 344/2012. D.R. n.º 208, Série I de 2012-10-26 - Estabelece os termos e os procedimentos da reavaliação dos escalões de rendimentos e da composição do agregado familiar, sempre que se verifique alteração daqueles elementos, de que depende a determinação dos montantes do abono de família para crianças e jovens.

   
   

Assembleia da República

     
   

Lei n.º 55-A/2012. D.R. n.º 209, Suplemento, Série I de 2012-10-29 - Altera o Código do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares, o Código do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas, o Código do Imposto do Selo e a Lei Geral Tributária.

   
 
   
   

Seminário de Refrigeração e Climatização
Requisitos e Oportunidades no Contexto Actual

   

27 de Novembro | Auditório do IPQ | Costa da Caparica

 

O Seminário de Refrigeração e Climatização que se realiza no Auditório do IPQ no próximo dia 27 de novembro, tem dois objectivos fundamentais:

1. Sensibilizar os técnicos do AVAC&R para a importância,de cada uma das duas áreas de trabalho numa economia, que se pretende tão dinâmica quanto possível num contexto difícil como o actual, em todo o sul da Europa.

2. Enquadrar os seus técnicos dos vários sub-setores em alguns dos aspectos técnico-legislativos mais sensíveis que têm vindo a recair sobre as empresas e os próprios técnicos, de modo a salvaguardar-se cada uma das partes de desconhecimentos geradores de erros ou de omissões que de algum modo possam vir a pôr em causa a actividade.

Complementarmente, pretende-se sensibilizar os técnicos presentes para o entendimento da importância da Normalização, da necessidade e do valor do trabalho voluntário que cada um possa dar ao “seu” ONS com o seu contributo pessoal para a melhoria da dinâmica de produção de textos de utilidade para o seu próprio trabalho.

Contactos:
APIRAC
Email: sandra.miguel@apirac.pt
Fax: 21 347 4576

   
     
   

9º Encontro de Empresas de AVAC&R no Distrito de Faro

   

06 de Dezembro | Faro

 

A APIRAC pretende levar a efeito uma reunião geral alargada a todas as empresas do sector de AVAC&R, do Distrito de Faro, no sentido de apresentar alguns aspectos importantes da regulamentação do sector e do seu programa de formação para acreditação de técnicos de instalação, manutenção e assistência técnica e simultaneamente auscultar directamente os interessados em apresentar os seus problemas relacionados com a actividade de AVAC&R.

» DATA: 06 de Dezembro
» HORÁRIO: 14h30 às 18H00

» INSCRIÇÃO: Gratuita

Contactos:
APIRAC – Departamento Técnico
Email : dias.caetano@apirac.pt
Fax: 21 347 4576

   
     
   

CONFERÊNCIA ASPIM: Reabilitação energética de coberturas em terraço

   

15 Novembro | Hotel AC Porto – Forum D

 

A conferência ASPIM que terá lugar no próximo dia 15 de Novembro, entre as 15h00 e as 17h00, no Hotel AC, no Porto.

O orador convidado é o ilustre professor Vasco Peixoto de Freitas (FEUP), que proferirá uma palestra sobre “Reabilitação energética de coberturas em terraço”. À semelhança da última conferência, terá lugar, no fim da palestra, uma cerimónia de nomeação de sócios honorários.

Solicitamos a todos o apoio na divulgação deste evento.

A entrada é livre, mas a inscrição é obrigatória (por e-mail, para o endereço geral@aspim.org).

Consulte o Programa aqui

» DATA: 06 de Dezembro
» HORÁRIO: 14h30 às 18H00
» INSCRIÇÃO: Gratuita

   
     
   
    Se pretender fazer um comentário ou deixar-nos a sua opinião, clique aqui!
   
Para remover clique aqui e escreva STOP.
 

Patrocinadores Newsletter