A propósito do acompanhamento que o Departamento Técnico da APIRAC faz aos processos em curso de certificação de empresas no âmbito dos Regulamento (CE) n.º 842/2006 e n.º 303/2008 e Decreto-Lei n.º 56/2011, a Direcção tomou conhecimento de preocupações e interrogações diversas que se têm colocado aos associados, e por estes à Associação. Neste particular, decidiu a Direcção, sem prejuízo de articulação prévia com o CERTIF, entidade responsável pela operacionalização dos processos de certificação de empresas mediante acreditação pelo IPAC e homologação pela APA, que se avançasse na elaboração de um Manual de Procedimentos para apoio aos associados, nomeadamente em matérias relevantes na instrução e compilação documental. Este Manual estará disponível para consulta no decorrer do mês de Março.

Ainda relacionado com o tema, a APIRAC emitirá na próxima semana uma circular dando nota da sua actividade de monitorização, o que decorre da sua condição de membro da Comissão Técnica constituída para o acompanhamento à implementação da certificação de empresas neste âmbito. Nessa circular serão dados alguns esclarecimentos relativos a equipamentos obrigatórios por técnicos e aspectos relacionados com metrologia legal.

Entretanto enquanto aguardamos pela publicação da aguardada revisão do RSECE, o que terá de acontecer com a maior brevidade, caso contrário Portugal incorrerá em penalidades, a EPBD, que exige certificados de desempenho energético para edifícios, estabelece que a partir de 09 de janeiro de 2013, o limite da área para os edifícios sujeitos a certificação periódica é reduzido de 1.000m2 para 500m2. Este limite reduzir-se-á para 250m2 em 9 de julho de 2015. Refere-se a grandes edifícios ou remodelações e abrange cinco categorias principais de instalações: climatização, aquecimento, ventilação, iluminação e água quente sanitária. Apenas nove Estados-Membros apresentaram os seus planos nacionais relativamente ao objectivo de aproximação ao near zero energy buildings até 2020: Bélgica, Chipre, Dinamarca, Finlândia, Irlanda, Lituânia, Países Baixos, Suécia e Reino Unido.

Ainda no contexto da implementação da EPBD, a Comissão Europeia mandatou o CEN para elaborar e adoptar padrões normativos para uma metodologia que calcule o desempenho energético integrado e promova a eficiência energética dos edifícios. As áreas onde a especialização é necessária são: abordagem holística e EPB procedimento de cálculo global; envolvente do edifício; conforto térmico, ventilação, aquecimento, arrefecimento, sistemas de aquecimento, sistemas de água quente sanitária, iluminação, automação de construção/ controle e informática.

Para este mês de Março, a merecer destaque na agenda associativa a realização da Assembleia-geral da APIRAC no dia 27, pelas 17,30 horas, e que terá lugar no Hotel da Estrela, em Lisboa. Como habitual, a Assembleia discutirá e apreciará a actividade desenvolvida no ano transacto e as perspectivas para o ano em curso. A APIRAC emitirá circular informativa aos associados. A exemplo de anos anteriores, a Direcção convida os participantes para um jantar no mesmo local em acto contínuo à Assembleia.

    Nuno Roque
Secretário-Geral APIRAC
     
   
   

Rede Europeia para promoção e divulgação da Certificação Energética de Edifícios

   

 

 

Cofinanciado pelo Programa Energia Inteligente – Europa (EI-E) da Comissão Europeia, o projecto ENFORCE, em execução de Setembro de 2009 a Agosto de 2012 e direccionado para a região mediterrânica, engloba 7 entidades de 5 Estados-membros desta região (Portugal, Itália, Espanha, Grécia e Eslovénia). A Agência para Energia (ADENE) é o parceiro nacional do projecto.

O projecto ENFORCE apoia a divulgação da certificação energética de edifícios, tal como preconizado pela Directiva Europeia sobre Performance Energética de Edifícios (Directiva 2002/91/EC).

» Saiba tudo aqui

Fonte. ADENE

   
   

Disponível para submissão Mapa Integrado de Registo de Resíduos (MIRR) 2012

   

 

 

A Agência Portuguesa do Ambiente I. P. (APA, I. P.), informa que o Mapa Integrado de Registo de Resíduos (MIRR), referente ao ano 2012, está disponível para preenchimento e consequente submissão, até ao limite legal de 31 de março de 2013.

No presente contexto de integração dos Sistemas de Informação da APA I. P., a submissão do MIRR 2012, enquanto obrigação legal decorrente do registo no SIRER, decorrerá em siliamb.apambiente.pt

A APA I. P. disponibiliza a informação de apoio à submissão do MIRR 2012 em www.mirr2012.com

Fonte. APA

   
   

Decreto-Lei n.º 23/2013, de 15 de fevereiro – Desmaterialização do Formulário 1918/Anexo VII

   

 

 

Encontra-se em funcionamento a plataforma eletrónica SILiAmb – Sistema Integrado de Licenciamento do Ambiente, para os movimentos transfronteiriços de resíduos da lista verde que substitui o formulário modelo 1918 da INCM.

Para saber tudo aqui

Fonte: APA

   
   

Espanha ultrapassa os cinco milhões de desempregados

   

 

 

Em fevereiro, 5,04 milhões de pessoas estavam desempregadas em Espanha, confirmou hoje o Ministério do Emprego do país vizinho. Trata-se de um novo recorde de pessoas sem trabalho em Espanha (e praticamente metade de toda a população que existe em Portugal).

Estes números surgem numa altura em que Espanha está mergulhada numa recessão e submetida a um programa de austeridade sem precedentes.

Quarta economia da Zona Euro, o país governado por Mariano Rajoy registou no mês passado mais 59.444 desempregados do que em janeiro, o que significa um aumento de 1,19%, segundo estes dados, citados esta manhã pela AFP. No entanto, sublinha o Ministério do Interior espanhol, fevereiro foi o mês em que o aumento da taxa de desemprego foi a mais baixa desde fevereiro de 2008.

Afetada pela crise, a economia espanhola perdeu empregos em todos os setores. Até agora o Governo, do Partido Popular, tem resistido a pedir um resgate internacional da UE-FMI, nos mesmos termos daquele que têm atualmente países como Portugal.

Em 2012, a Espanha ficou com um défice público de 6,7% do PIB, tendo o produto interno recuado 1,4% no ano passado, segundo números oficiais da semana passada.

Rajoy venceu as eleições legislativas a 20 de novembro de 2011 e na altura dizia ter esperança em reduzir o número de desempregados em Espanha.

Fonte. Diário de Notícias

   
   

Vendas de ligeiros sobem 8,6% em fevereiro

   

 

 

As vendas de automóveis ligeiros de passageiros registaram em fevereiro um aumento de 8,6% por comparação com igual mês em 2012, revelam dados hoje divulgados pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP).
   
Todavia, diz a ACAP, o crescimento agora verificado representa "um nível de vendas extremamente baixo, sendo 34,4% menor do que a média dos meses de fevereiro" no entre período 2009 e 2012.
 
No total do mercado, incluindo comerciais e pesados, registou-se um aumento de 11% entre fevereiro deste ano e o período homólogo, com 8.797 automóveis vendidos.
 
As vendas de automóveis ligeiros de passageiros haviam registado em janeiro o primeiro resultado positivo desde dezembro de 2010, com uma variação positiva de 0,7% em termos homólogos.
 
O mercado automóvel teve, em 2012, o seu pior ano em quase três décadas, com apenas 95.290 carros vendidos em Portugal, menos 38 por cento do que em 2011, segundo dados da ACAP.
 
A ACAP destacou, no começo deste ano, que é preciso recuar a 1985 para encontrar um mercado inferior (93.013) ao deste ano.

Fonte: OJE/Lusa

   
   

Retorno da BTL foi "melhor este ano", confirma Fátima Vila Maior

   


 

A diretora da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), Fátima Vila Maior, revelou que o retorno em termos de investimentos da feira foi superior ao da edição de 2012, sem especificar os valores.
   
Em jeito de balanço, a poucas horas do fecho, a responsável destacava que, com menos recursos, a organização conseguiu atrair mais investidores internacionais.
 
Em termos de profissionais do setor do turismo estrangeiros houve um aumento dos 2200 da edição passada para 2497 da atual, enquanto, no que toca aos convidados pagos pela organização, registou-se um decréscimo dos 398 de 2012 para 350 de 2013.
 
Quanto à afluência global, a feira recebeu até sábado 50 mil visitantes. Ora, como no último dia da edição de 2012 entraram 13 mil visitantes (num total de 60 mil pessoas) no certame, Fátima Vila Maior acredita que a BTL de 2013 encerre com maior participação.
 
Estes números permitem que a BTL tenha conseguido ultrapassar, ao longo das suas 25 edições, a barreira de um milhão de visitantes, um marco significativo numa feira que, conforme garantiu à Lusa a diretora do evento, vai continuar a ser uma aposta importante para a promoção do turismo português nos próximos anos.

Fonte: OJE/Lusa

   
   

“É preciso aumentar contactos com a Índia”, defende Portas

   


 

O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros disse, domingo à noite, aos empresários portugueses que acompanham a deslocação em Nova Deli, que é preciso aumentar os contactos com a Índia.

"Vamos ter um conjunto de contactos económicos e empresariais e, apesar de a Índia ser um mercado de mil e trezentos milhões e de exportarmos com regularidade para a Índia, nós exportamos muito pouco para a Índia", disse Paulo Portas, referindo-se às políticas da diplomacia económica que "têm de ter seguimento e acompanhamento".

Segundo o ministro dos Negócios Estrangeiros, Portugal exporta, no conjunto dos bens e dos serviços, 110 milhões de euros e, afirmou, o conjunto das importações para Índia fica próxima dos 500 milhões de euros.

"Isto avaliado, em si mesmo, quer dizer que alguma coisa não está a ser bem feita. Avaliado como potencial, significa que nós podemos crescer imenso nesta relação, se formos persistentes e se soubermos vender aquilo que temos de singular", defendeu.

Paulo Portas sublinhou as políticas sobre a diplomacia económica que "têm de ter seguimento e acompanhamento", na internacionalização, na exportação e na atração de investimento.

Fonte: OJE/Lusa

   
   

Visabeira e Serrata: negócios em Nova Deli

   


 

Duas empresas portuguesas, a Visabeira na área da energia e a Serrata no setor do azeite, vão assinar hoje em Nova Deli contratos com grupos económicos indianos, disse hoje à Lusa o presidente da AICEP.
   
"Vamos ter a assinatura de um excelente contrato entre a Birla, que é um dos gigantes da área das comunicações e eletricidade indianos com o grupo Visabeira no sentido de explorar a rede e a sua manutenção e instalação", disse à Lusa Pedro Reis, presidente da Agência para o Investimento e Comércio de Portugal (AICEP).
 
De acordo com a AICEP, a Birla é um dos três grandes grupos económicos indianos "e um gigante" da área das telecomunicações e da energia.
 
"O facto de fazerem uma parceria com o grupo Visabeira quer dizer abertura do mercado indiano, que vai investir nestas infraestruturas nos próximos anos e um grupo português entra pela mão de um dos maiores grupos indianos com um enorme potencial de crescimento", acrescentou Pedro Reis, que se referiu também a um negócio da exportação de azeite para a Índia.
 
"O grupo de português de azeite Serrata conseguiu a primeira grande encomenda de exportação de azeite português para a Índia, com valor ao longo de cinco anos e cujo primeiro lote de produção foi já encomendado", disse ainda Pedro Reis.
 
Esta encomenda de azeite será formalmente colocada à empresa hoje, em Nova Deli, assim como será celebrada a parceria estratégica entre a Birla e a Visabeira.

Fonte: OJE/Lusa

   

   
    Em Destaque os Parceiros: COSTKILLER e DESIGN BINÁRIO
   
 

A APIRAC assinou mais dois Protocolos com Parceiros (Costkiller e Design Binário) para o cartão Associado APIRAC.

A CostKiller nasceu da necessidade real e cada vez mais imperativa de os gestores conhecerem as estruturas dos seus negócios e de saberem como as podem ajudar a crescer, face ao mercado actual. A nossa especialidade centra-se na redução da despesa fixa da empresa, libertando recursos financeiros para outras áreas e investimentos.

A Design Binário é uma Agência Web especialista no desenvolvimento de soluções digitais para qualquer tipo de plataforma Web ou Mobile, formada por profissionais qualificados e com mais de 15 anos de experiência, com sede em Lisboa - Portugal.

Ambos os Parceiros, apresentam soluções interessantes e acreditamos que são uma mais valia para o V. negócio.

A Design Binário e a Costkiller, têm condições especiais e vantajosas para as empresas associadas da APIRAC que são detentoras do Cartão Associado APIRAC.

As condições especiais genéricas concedidas por mais estes dois parceiros, são disponibilizadas no site do cartão, a partir de www.apirac.pt. Consulte já as novidades!

O Cartão Associado APIRAC é uma iniciativa da APIRAC, constituindo um serviço que presta aos seus associados com situação regular, com uma periodicidade anual que coincide com o ano civil, sendo renovável anualmente.

Mais informações clique aqui

     

   
    As nossas Circulares
    Consulte as nossas Circulares seguindo os links que aqui disponibilizamos:

 

Circular Informativa nr. 07/2013 - Terça-feira de Carnaval

Circular Informativa nr. 06/2013 - Entrega de cartões Associado APIRAC 2013

     

   
    Novos Associados
     
 

Só desta forma podemos crescer, evoluir e cada vez mais contribuir para a afirmação deste Sector.

Este mês temos o prazer de receber no nosso directório as seguintes empresas:

   • FUNCHALCLIMA - Assistência e Manutenção Unip., Lda

     
   
   

Atendimento ao Associado - ZONA NORTE

   

Departamento - Técnico - APIRAC

 

Como é habito a APIRAC mantém um serviço de atendimento personalizado, nas suas instalações no Porto, na Rua Monte do Bonfim, nº 120; 4300-350 Porto (à Campanhã), com a intenção de dialogar pessoalmente com os seus associados, na procura de auscultar directamente os interessados em apresentar os seus problemas relacionados com a actividade das suas empresas do sector de AVAC&R.

Nesse sentido, deixamos aqui o nosso convite para vos atender no próximo dia 05 de Março (3ª Feira) nas referidas instalações, das 10H00 às 13H00 e das 14H00 às 17H00. Para marcação da vossa visita queiram por favor deixar o vosso pedido até às 17H00 da próxima 2ª feira (04 de Março).

Os nossos contactos são os seguintes:

- Via e-mail: dias.caetano@apirac.pt;

- Ou através dos telef. 222 088 837, ou 969829706.

Realça-se a importância deste serviço por parte dos nossos associados, como meio de verem esclarecidas as suas dúvidas acerca do funcionamento do sector, sobretudo no que respeita à legislação em vigor.

Assim é de particular importância o momento que se atravessa relativamente às obrigações com o cumprimento do DL56/2011 (em anexo), com especial enfoque na certificação dos técnicos e das empresas que executam operações de instalação, detecção de fugas, manutenção, reparação e assistência técnica, em equipamentos fixos de refrigeração, ar condicionado e bombas de calor.

   
   

 

» LISBOA
Isabel Fonseca
Tel: 213 224 265
Telm: 967 830 953
Fax: 213 474 576
formacao@apirac.pt
formacao@apief.pt

» PORTO
Dra. Patrícia Maia
Tel: 222 088 837
Telm: 964 942 932
Fax: 213 474 576
apirac.porto@apirac.pt
formacao.porto@apief.pt

» GUIMARÃES
Dra. Maria José
Tel: 253 554 288
Telm: 967 446 860
Fax: 213 474 576
apirac.guimaraes@apirac.pt
formacao.guimaraes@apief.pt

 


     
   
    Datas para pagamento de impostos
     
   

     
   
   

Ministério da Saúde

     
   

Portaria n.º 55/2013. D.R. n.º 27, Série I de 2013-02-07 - Define as categorias de bens e serviços específicos da área da saúde cujos contratos públicos de aprovisionamento (CPA) e procedimentos de aquisição são celebrados e conduzidos pelos SPMS - Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, E.P.E.

   
   

Decreto-Lei n.º 27/2013. D.R. n.º 35, Série I de 2013-02-19 - Procede à extinção da pessoa coletiva Hospitais Civis de Lisboa e transfere para o Centro Hospitalar de Lisboa Central, E.P.E., o património que subsista na sua titularidade.

   
   

Ministério da Economia e do Emprego

     
   

Portaria n.º 59/2013. D.R. n.º 29, Série I de 2013-02-11 - Fixa a data de extinção das tarifas transitórias para fornecimento de gás natural aos clientes finais com consumos anuais superiores a 10000m3.

   
   

Portaria n.º 65-A/2013. D.R. n.º 31, Suplemento, Série I de 2013-02-13 - Primeira alteração à Portaria n.º 229/2012, de 3 de agosto que cria a medida de Apoio à Contratação via Reembolso da Taxa Social Única.

   
   

Portaria n.º 65-B/2013. D.R. n.º 31, Suplemento, Série I de 2013-02-13 - Primeira alteração à Portaria n.º 225-A/2012, de 31 de julho que regula as Medidas Passaporte Emprego, Passaporte Emprego Economia Social, Passaporte Emprego Agricultura e Passaporte Emprego Associações e Federações Juvenis e Desportivas.

   
   

Portaria n.º 68/2013. D.R. n.º 33, Série I de 2013-02-15 - Aprova o Regulamento do Sistema de Incentivos de Apoio Local a Microempresas.

   
   

Decreto-Lei n.º 25/2013. D.R. n.º 35, Série I de 2013-02-19 - Procede à terceira alteração ao Decreto-Lei n.º 363/2007, de 2 de novembro, que estabelece o regime jurídico aplicável à produção de eletricidade por intermédio de unidades de microprodução, e à primeira alteração ao Decreto-Lei n.º 34/2011, de 8 de março, que estabelece o regime jurídico aplicável à produção de eletricidade por unidades de miniprodução.

   
   

Decreto-Lei n.º 35/2013. D.R. n.º 42, Série I de 2013-02-28 - Altera o regime remuneratório aplicável aos centros eletroprodutores submetidos ao anexo II do Decreto-Lei n.º 189/88, de 27 de maio.

   
   

Ministério das Finanças

     
   

Decreto-Lei n.º 21/2013. D.R. n.º 33, Série I de 2013-02-15 - Estabelece o regime da utilização da transmissão eletrónica de dados para o cumprimento de formalidades declarativas nas áreas aduaneiras, dos impostos especiais de consumo e do imposto sobre os veículos, bem como a utilização dos respetivos sistemas informáticos para a comunicação dos atos praticados pela Autoridade Tributária e Aduaneira no âmbito dessas formalidades.

   
   

Portaria n.º 94/2013. D.R. n.º 44, Série I de 2013-03-04 - Aprova o novo Modelo 32 - "Mapa de Depreciações e Amortizações", e as respetivas instruções de preenchimento.

   
   

Presidência do Conselho de Ministros

     
   

Resolução do Conselho de Ministros n.º 10/2013. D.R. n.º 36, Série I de 2013-02-20 - Aprova as minutas de contratos fiscais de investimento, e respetivos anexos, a celebrar entre o Estado Português e diversas sociedades.

   
   

Ministérios das Finanças e da Economia e do Emprego

     
   

Portaria n.º 84/2013. D.R. n.º 41, Série I de 2013-02-27 - Atualiza a taxa do imposto sobre os produtos petrolíferos e energéticos aplicável ao gasóleo de aquecimento.

   
   

Ministérios das Finanças e da Saúde

     
   

Portaria n.º 87/2013. D.R. n.º 42, Série I de 2013-02-28 - Define as categorias de bens e serviços cujos acordos quadro e procedimentos de aquisição são celebrados e conduzidos pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, E.P.E., na qualidade de unidade ministerial de compras.

   
   

Região Autónoma dos Açores - Assembleia Legislativa

     
   

Decreto Legislativo Regional n.º 1/2013/A. D.R. n.º 35, Série I de 2013-02-19 - Cria a Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores (SDEA, EPER).

   
   

Ministério da Solidariedade e da Segurança Social

     
   

Portaria n.º 97/2013. D.R. n.º 44, Série I de 2013-03-04 - Primeira alteração à Portaria 3-A/2013, de 4 de janeiro que cria a medida de Apoio à contratação de desempregados com idade igual ou superior a 45 anos, via Reembolso da Taxa Social Única (TSU), de ora em diante designada por Medida.

   
   

Supremo Tribunal Administrativo

     
   

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo n.º 3/2013. D.R. n.º 44, Série I de 2013-03-04 - Uniformiza a jurisprudência nos seguintes termos: O conceito de «instalação», para efeitos dos benefícios a que se reporta o nº 1 do art. 20º, do Decreto-Lei nº 423/83, de 5 de Dezembro, reporta-se à aquisição de prédios (ou de fracções autónomas) para construção de empreendimentos turísticos, depois de devidamente licenciadas as respectivas operações urbanísticas, visando beneficiar as empresas que se dedicam à actividade de promoção/criação dos mesmos e não os adquirentes de fracções autónomas em empreendimentos construídos/instalados em regime de propriedade plural, uma vez que esta tem a ver com a «exploração» e não com a «instalação».

   
 
   
   

Assembleia-Geral

   

CONVOCATÓRIA

 

Nos termos do nº. 1 do artº. 16º. dos Estatutos, convoco a Assembleia Geral da “APIRAC – Associação Portuguesa da Indústria de Refrigeração e Ar Condicionado”, a reunir em primeira convocação no Hotel da Estrela, sito na Rua Saraiva de Carvalho, 35, em Lisboa, no dia 27 de Março de 2013, pelas 17,30 horas, com a seguinte Ordem de Trabalhos:

Ponto Um: Deliberar sobre o Relatório e Contas da Direcção e o Parecer do Conselho Fiscal relativos ao exercício de 2012;

Ponto Dois: Discutir, modificar e votar o Orçamento para 2013;

Ponto Três: Outros assuntos de interesse para a Associação.

Se à hora marcada não estiverem presentes mais de metade dos associados, a Assembleia reunirá meia hora depois, em segunda convocação, com qualquer número, com a mesma Ordem de Trabalhos.

Lisboa, 21 de Fevereiro de 2013

O Presidente da Mesa da Assembleia Geral,

 

(Celestino Augusto Viegas Rodrigues,
por INSTEC – Estudos e Projectos de Instalações Técnicas, Lda.)

   
     
   

Sessão de Divulgação sobre o programa LIFE+

   

15 de Março | Auditório da Agência Portuguesa do Ambiente

 

A APA em colaboração com o ICNF e a Comissão Europeia, vai organizar em Portugal uma Sessão de Divulgação sobre o programa LIFE+. O objectivo é informar os potenciais interessados sobre o programa LIFE+ e apoiar a preparação de candidaturas a entregar em 2013.

Dia 15 Março - 9H00, no Auditório da Agência Portuguesa do Ambiente, em Alfragide.

Mais informações aqui

Contactos:
http://www.apambiente.pt/

   
     
   

LOW CARBON TECHNOLOGIES EXHIBITION – 3rd edition

   

12 de Março | Embaixada Britânica em Lisboa

 

A economia de baixo carbono e serviços ambientais do Reino Unido é a 6ª maior a nível mundial, com um valor estimado de £107 mil milhões, representando acima de 7% do PIB. A tendência é de forte crescimento, estimado em 45%/ano até 2015.

Este evento oferece a oportunidade de reunir com algumas das empresas Britânicas mais activas em projectos de baixo carbono, potenciais parceiras para o mercado Português e outros, nomeadamente para o Brasil. Neste sentido, haverá uma sessão cujo tema será Portugal as a Gateway to Brazil. Poderá também assistir a outra sessão dedicada ao tema Energy Efficiency and the Green Deal Initiative, evidenciando oportunidades de negócio e expansão para o Reino Unido. Contaremos igualmente com a apresentação das tecnologias e expertise de algumas das empresas Britânicas presentes.

Contactos:
Carlos Fernandes: (+351) 213 924 069 / Carlos.Fernandes@fco.gov.uk
Filipa Carvalho: (+351) 213 924 063 / Ana.Carvalho@fco.gov.uk

   
     
   

Iraq HVAC Expo

   

30 de Maio a 02 de Junho | Erbil / IRAQ

 

Irá decorrer a partir do dia 30 de Maio de 2013 a Iraque Hvac Expo, no Iraque, onde encontrará produtos e tecnologias de aquecimento, refrigeração, ar condicionado, sistemas de instalação, tratamento de água e de isolamentos.

Uma exibição que conta com mais de 12,500 visitantes.

Não perca esta oportunidade!

Contactos:
http://www.iraqhvacexpo.com/

   
     
   
    Se pretender fazer um comentário ou deixar-nos a sua opinião, clique aqui!
   
Para remover clique aqui e escreva STOP.
 

Patrocinadores Newsletter