O mês de Março constituiu um período fértil em contactos da Associação com entidades tutelares. Entre os quais se destacam as audiências com o Secretário de Estado da Energia, Dr. Artur Trindade, e com o Deputado Parlamentar Dr. Paulo Batista Santos, Vice-presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Administração Púbica. Estas reuniões de trabalho surgem no acompanhamento que a APIRAC faz de temas candentes e de grande interesse para a actividade no nosso Sector. O primeiro encontro serviu para a APIRAC fazer sentir preocupações que urge considerar no quadro de algumas decisões que se colocam no imediato, nomeadamente no âmbito da Revisão do Regulamento dos Sistemas Energéticos de Climatização em Edifícios. Já na Assembleia da República houve lugar para a apresentação de um documento de trabalho referente a um conjunto de propostas de alteração ao Código dos Contratos Públicos. Trata-se de um documento elaborado em estreita articulação com a Comissão dos Instaladores da APIRAC, tendo subjacente um levantamento do funcionamento do mercado da construção e das regras que actualmente disciplinam as inter-acções entre os diversos agentes económicos que nele operam, incluindo os donos de obra pública. O referido documento identifica vários problemas e apresenta soluções concretas, devidamente motivadas, no sentido de introduzir várias alterações ao normativo do Código dos Contratos Públicos, em sede do regime jurídico do contrato de subempreitada.

No decurso do processo de certificação de empresas têm surgido algumas questões que são merecedoras de reflexão e ponderação por parte da associação com base em preocupações ou dificuldades manifestadas pelos associados. Entre as quais, sobressai o cumprimento de alguns requisitos relativamente ao Capítulo 4.5- Ferramentas e Equipamentos que constam da Especificação Técnica CERTlF, Ref.ª ET.SAC.01: 2012. Nesse contexto, a APIRAC submeteu proposta de alteração às Especificações Técnicas, no que respeita aos requisitos a observar pelas empresas em processo de certificação, conforme descrito no Ponto 4.5.1 – Generalidades, quanto à relação de equipamentos e ferramentas que o fornecedor do serviço deve possuir por cada técnico certificado, relativamente a: Postos de Soldadura, Balanças e Manómetros. Em Abril, em data ainda a acertar, realizar-se-á reunião da CTC-25 para discussão destes temas e de outros, como por exemplo a aplicabilidade da certificação a uma empresa que seja constituída sob a forma de ACE ou agrupamento de empresas.

A fechar o mês, no dia 27 de Março, teve lugar a Assembleia-Geral ordinária de Associados da APIRAC. De acordo com agenda e convocatória centrou-se na discussão e votação do Relatório e Contas relativos ao exercício económico de 2012. Ponto ainda a mencionar, a discussão e votação do Plano de Actividades e Orçamento para 2013. Os 50 participantes representavam 27 empresas associadas dos diversos segmentos de actividade e decidiram pela votação unânime em sinal de aprovação da informação de gestão. Seguiu-se um Jantar de confraternização oferecido pela Associação a todos os presentes. O evento decorreu no Hotel da Estrela em Lisboa.

    Nuno Roque
Secretário-Geral APIRAC
     
   
   

Medida Estímulo 2013

   

Governo alarga apoios à contratação

 

As empresas que pretendam aderir aos apoios à contratação da medida Estímulo 2012, criada pela Portaria n.º 45/2012, de 13 de Fevereiro, já não terão de contratar apenas desempregados inscritos nos centros de emprego há pelo menos seis meses.

Os incentivos estendem-se, a partir de agora, às pesso­as inscritas há pelo menos três meses, desde que não tenham concluído o ensino básico ou tenham 45 ou mais anos, podendo também abranger pessoas que não estejam inscritas na Segurança Social como trabalhador de determinada entidade ou como trabalhador independente nos 12 meses anteriores à data da can­didatura.

As alterações constam de uma nova portaria publica­da recentemente em Diário da República (Portaria n.º 106/2013, de 14 de Março) e entram em vigor no próximo dia 13 de Abril.

Fonte: Vida Económica

   
   

Quercus apresenta queixa contra o Estado sobre qualidade do ar

   

Associação denuncia problemas nas estações de medição. Ministério do Ambiente reconhece falhas e prepara medidas

 

A Quercus vai apresentar uma queixa à Comissão Europeia contra o Estado português por alegado incumprimento das regras sobre a qualidade do ar. Em causa estão ainda falhas de monitorização na Área Metropolitana de Lisboa Norte, onde a associação encontrou problemas de comunicação de dados em estações de medição de concentrações de poluentes.

Num comunicado, a Quercus denuncia o desrespeito do “dever de informação ao público”, alerta para a ameaça à saúde pública e diz estar em causa uma “infracção à legislação nacional e europeia”. Isso levou a associação a pedir explicações sobre o que se está a passar nos vários pontos de monitorização, sob responsabilidade do Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território.

Com a queixa junto da Comissão Europeia, que inclui a denúncia destas falhas, a Quercus quer “obrigar o Estado Português a tomar medidas mais exigentes e efectivas para cumprir a legislação europeia e nacional sobre qualidade do ar”. Porque, diz, a legislação tem sido violada desde 2005 “por ultrapassagem dos valores limite diários e/ou anuais relativos às partículas inaláveis (PM10), e desde 2008 por ultrapassagem dos valores limite diários e/ou anuais relativos ao óxidos de azoto (NOx)”.

Fonte. Público

   
   

IRS: Entrega pela net já arrancou

   

A partir de 1 de Abril, os contribuintes que em 2012 tiveram rendimentos exclusivamente gerados por trabalho dependente ou por pensões, podem começar a entregar a sua declaração de IRS pela Internet. Os das restantes categorias (trabalho independente, rendas, actos únicos) também poderão avançar para o acerto de contas anual, mas em papel.

 

Terminado o prazo para os trabalhadores dependentes e pensionistas entregarem a declaração de IRS em papel (Março é o mês em que isso é possível), arranca agora, no início de Abril, a época para o acerto de contas dos que pretendem faze-lo por via electrónica.

Abril é também o mês para os que em 2012 tiveram outros rendimentos que não os de trabalho dependente e de pensões, mas para as entregas em papel. Se quiserem faze-lo pela Internet, terão o mês de Maio para isso.

Fonte: Dinheiro Vivo

   
   

Desemprego estabiliza pela primeira vez em 6 meses: 17,5%

   

Portugal continua a apresentar a terceira maior taxa de desemprego da zona euro, mas em Fevereiro este indicador estabilizou para se fixar em 17,5%. Desde Agosto de 2012 que o desemprego não estabilizava. O mesmo se verificou na zona euro, que registou uma taxa de desemprego de 12%. 

 

Segundo dados hoje revelados pelo Eurostat, o desemprego em Portugal, continua o terceiro mais elevado do euro, logo depois da Grécia (26,4%, em Dezembro de 2012) e Espanha (26,3%).

Já no conjunto dos 27 países da União Europeia (UE), o gabinete oficial de estatísticas da UE regista uma ligeira subida de 0,1 pontos para os 10,9% em Fevereiro, por comparação a Janeiro.

Fonte. Dinheiro Vivo

   
   

UGT propõe que o Estado financie parte do aumento do salário mínimo

   

Redução da taxa social única para os salários mais baixos permitiria aliviar custos das empresas. Patrões concordam, mas CGTP opõe-se.

 

A UGT quer que o Estado financie uma parte significativa dos custos decorrentes do aumento do salário mínimo nacional (SMN) e propõe uma redução da taxa social única para os salários mais baixos. A medida foi apresentada por João Proença, líder da UGT, às confederações da Indústria (CIP) e do Comércio (CCP), durante as reuniões bilaterais que decorreram nesta segunda-feira e que visam concretizar um entendimento entre sindicatos e patrões em torno do aumento do salário mínimo.

A UGT defende que o salário mínimo passe dos actuais 485 para os 500 euros em 2013. Mas esta subida de 3,1% deve ser acompanhada por uma redução de 1% da TSU aplicada aos salários mais baixos (cerca de 500 euros).

Tanto a CIP como a CCP concordam com a proposta. A CIP deixou mesmo entreaberta a porta para um aumento do SMN já este ano, quando na semana passada deixou bem claro que só em 2014 poderia ocorrer. “No actual enquadramento só haverá condições [para aumentar o SMN] em 2014. Se houver alterações substanciais no enquadramento económico em que as empresas se movem e se houver a possibilidade de reduzir a TSU poderíamos rever a nossa posição”, disse António Saraiva, presidente da CIP, ao PÚBLICO.

Fonte: Público

   
   

Taxa de Inflação da zona euro desce para 1,7% em março - Eurostat

   


 

A taxa de inflação anual da zona euro terá baixado 0,1 pontos para os 1,7%, em março, na comparação com Fevereiro, segundo as estimativas rápidas hoje divulgadas pelo Eurostat.

Segundo o gabinete de estatísticas da União Europeia (UE), os setores da alimentação, bebidas alcoólicas e tabaco são o que deverão apresentar a taxa mais alta em março (2,7%, estável em relação a Fevereiro), seguindo-se o dos serviços (1,9% contra 1,5%, em Fevereiro), energia (1,7% contra 3,9%, em Fevereiro) e o dos bens industriais (1,0% contra 0,8%, em Fevereiro).

As estimativas rápidas não incluem dados por Estado-membro, devendo estes ser divulgados no próximo dia 16.

Fonte: Visão

   
   

Taxas Euribor mantêm-se inalteradas a 3 meses mas caem nos restantes prazos

   


 

As Euribor mantiveram-se hoje a três meses nos 0,210%, face a terça-feira, e desceram a seis, nove e doze meses.

A taxa de juro da Euribor a seis meses, a mais usada em Portugal na atribuição do crédito à habitação, recuou 0,001 pontos percentuais para os 0,331%, face à sessão do dia anterior.

No prazo de nove meses, a Euribor quebrou também ao fixar-se em 0,436% (menos 0,002 pontos percentuais), enquanto a 12 meses, a taxa recuou 0,004 pontos para os 0,540%, em relação a terça-feira.

Fonte: Visão

   
   

Juros da dívida de Portugal melhoram depois de acordo no Chipre

   


 

Lisboa, 03 abr (Lusa) -- Os juros da dívida soberana portuguesa a 2, 5 e 10 anos estão hoje a cair, influenciados pelo acordo em Chipre sobre as condições que acompanham o resgate financeiro de 10 mil milhões de euros.

Cerca das 09:30, os juros da dívida de Portugal estavam a negociar-se no mercado no mercado secundário nos 6,412%, abaixo dos 6,422% de terça-feira, enquanto a cinco anos recuavam para os 5,067%, contra os 5,074% da sessão anterior.

No prazo mais curto dos dois anos, os juros seguiam a deslizar para os 3,058%, quando na véspera se situavam nos 5,074%.

Fonte: Visão

   
   

Em Portugal morre por dia uma pessoa vítima de acidente de trabalho ou doença profissional

   

Estimativas da Organização Internacional do Trabalho indicam que, a nível mundial, mais de dois milhões de mortes estão relacionadas com o trabalho

 

A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) avançou esta segunda-feira que, em Portugal, se estima que morre diariamente uma pessoa devido a acidente de trabalho ou doença profissional.

Ainda de acordo com a ACT, há a registar igualmente a ocorrência de “incapacidades temporárias ou permanentes, com pesados custos económicos e sociais para as pessoas e a sociedade em geral”.

A nível mundial, acrescentou a ACT, as estimativas da Organização Internacional do Trabalho (OIT) apontam para “mais de dois milhões de mortes relacionadas com o trabalho”. E, sublinhou, as doenças profissionais “continuam a ser, a nível mundial, a causa principal das mortes relacionadas com o trabalho”.

Fonte: Público

   
   

Preços dos CTT aumentam em média 2,9%

   

O selo do Correio Normal, até 20 gramas normalizado, passa a custar 36 cêntimos.

 

Os preços dos serviços dos CTT vão aumentar, em média, 2,9% a partir desta segunda-feira, sendo esta a primeira actualização das tarifas desde 2010.

Por exemplo, o preço do selo do Correio Azul, até 20 gramas no formato normalizado, passa dos 47 para os 50 cêntimos, ao passo que o selo do Correio Normal, até 20 gramas normalizado, passa dos 32 para os 36 cêntimos.

Os registos Simples sobem de 1,62 para 1,70 euros, enquanto os aumentos no Correio Verde oscilam entre cinco e 15 cêntimos.

Segundo a empresa, “esta variação é bastante inferior à inflação verificada nos últimos três anos (cerca de 7%), sendo os preços dos serviços postais os que menos subiram na última década no universo das utilities [empresas de serviços básicos] e transportes”.

Os CTT são uma das empresas a ser privatizada, estão presentes em Espanha e Moçambique, e empregam 12.956 pessoas.

Fonte: Público

   
   

Provas para efeitos de nacionalidade com regras mais exigentes

   

Segundo o Governo, alterações à Lei da Nacionalidade visam combater fraudes.

 

As provas de língua portuguesa para efeitos de aquisição da nacionalidade já não poderão ser feitas em estabelecimento do ensino particular e nos consulados, a não ser, no caso destes últimos, que estejam previamente certificados para o efeito pelo Instituto Camões, segundo determina uma alteração ao Regulamento da Nacionalidade Portuguesa publicada nesta segunda-feira em Diário da República.

Um dos requisitos para obtenção da nacionalidade portuguesa é a demonstração pelo candidato de que conhece a língua. Tal pode ser feito através, essencialmente, da apresentação de um “certificado de habilitação emitido por estabelecimento de ensino público particular e cooperativo “ ou pela “certificação de aprovação em prova de língua portuguesa realizada em estabelecimento de ensino da rede pública, quando efectuada em território nacional, ou em locais acreditados pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, quando realizada no estrangeiro” (até agora, esta prova podia ser feita também em colégios e consulados). Por outro lado, no que respeita ao certificado de habilitações, este passará a só ser válido se o seu detentor tiver frequentado com aproveitamento a disciplina de Português “pelo menos em dois anos lectivos”.

Fonte: Público

   

   
    Em Destaque os Parceiros Cartão Associado APIRAC
   
 

O Cartão Associado APIRAC para além das parcerias directas e protocolos que mensalmente faz com diversas entidades do mercado, tem desde o início do Projecto "Cartão Associado APIRAC" um parceiro à nossa e vossa medida - a Univantagens, que é especialista em descontos e vantagens nas suas compras.

Conheça aqui os mais de 2.500 parceiros com descontos imediatos até 97% e as multiplas vantagens para si.

       » Aceder por aqui

O Cartão Associado APIRAC é uma iniciativa da APIRAC, constituindo um serviço que presta aos seus associados com situação regular, com uma periodicidade anual que coincide com o ano civil, sendo renovável anualmente.

Mais informações clique aqui

     

   
    As nossas Circulares
    Consulte as nossas Circulares seguindo os links que aqui disponibilizamos:

 

Circular Informativa nr. 13/2013 - MANUAL DE PROCEDIMENTOS conforme Especificação Técnica CERTIF ET.SAC.01:2012 para as empresas de Instalação, Manutenção e Assistência Técnica de Equipamentos de Refrigeração, Ar Condicionado e Bombas de Calor que contenham Gases Fluorados com Efeito de Estufa

Circular Informativa nr. 12/2013 -
Relatório & Contas 2012

Circular Informativa nr. 11/2013 -
Relatório Único (anexo)

Circular Informativa nr. 10/2013 -
Assembleia Geral de 27 de Março de 2013 - Jantar Convívio

Circular Informativa nr. 09/2013 -
Desconto quotas 2013

Circular Informativa nr. 08/2013 -
Assembleia Geral - Convocatória

     

   
    Novos Associados
     
 

Só desta forma podemos crescer, evoluir e cada vez mais contribuir para a afirmação deste Sector.

Este mês temos o prazer de receber no nosso directório as seguintes empresas:

   • IPAC - Instaladora de Pichelaria e Aquecimento Central, Lda

   • FEIJÓ & COSTA, LDA

   • TECCI - Manutenção Comercial & Industrial, Lda

     
   
   

SISTEMA APRENDIZAGEM - Dupla Certificação Escolar e Profissional, agora também em Aveiro, Leiria e Viseu

   

Leiria, Aveiro e Viseu

 



Para obter todas as informações, por favor contactar:

» LISBOA
Dra. Margarida Alvadia
Tel: 213 224 265
Telm: 967 830 953
Fax: 213 474 576
margarida.alvadia@apief.pt
formacao@apief.pt
  » AVEIRO e VISEU
Dra. Patrícia Maia
Tel: 222 088 837
Telm: 964 942 932
Fax: 213 474 576
apirac.porto@apirac.pt
formacao.porto@apief.pt
 

 

   
   

 

» LISBOA
Isabel Fonseca
Tel: 213 224 265
Telm: 967 830 953
Fax: 213 474 576
formacao@apirac.pt
formacao@apief.pt

» PORTO
Dra. Patrícia Maia
Tel: 222 088 837
Telm: 964 942 932
Fax: 213 474 576
apirac.porto@apirac.pt
formacao.porto@apief.pt

» GUIMARÃES
Dra. Maria José
Tel: 253 554 288
Telm: 967 446 860
Fax: 213 474 576
apirac.guimaraes@apirac.pt
formacao.guimaraes@apief.pt

 


     
   
    Datas para pagamento de impostos
     
   

     
   
   

Assembleia da República

     
   

Lei n.º 23/2013. D.R. n.º 45, Série I de 2013-03-05 - Aprova o regime jurídico do processo de inventário, altera o Código Civil, o Código do Registo Predial, o Código do Registo Civil e o Código de Processo Civi.

   
   

Resolução da Assembleia da República n.º 21/2013. D.R. n.º 47, Série I de 2013-03-07 - Propõe a reavaliação do actual modelo de utilização e atribuição do parque automóvel do Estado.

   
   

Declaração de Rectificação n.º 19/2013. D.R. n.º 62, Série I de 2013-03-28 - Declaração de rectificação à Lei n.º 11-A/2013, de 28 de Janeiro, sobre «Reorganização administrativa do território das freguesias», publicada no suplemento ao Diário da República, 1.ª série, n.º 19, de 28 de Janeiro de 2013.

   
   

Resolução da Assembleia da República n.º 41/2013. D.R. n.º 65, Série I de 2013-04-03 - Sobre a promoção da igualdade laboral entre homens e mulheres.

   
   

Supremo Tribunal de Justiça

     
   

Acórdão do Supremo Tribunal de Justiça n.º 6/2013. D.R. n.º 45, Série I de 2013-03-05 - A responsabilidade pela reparação de acidente de trabalho prevista na Base XVII da Lei n.º 2127, de 3 de Agosto de 1965, e no artigo 18.º, n.º 1, da Lei n.º 100/97, de 13 de Setembro, resultante da violação de normas relativas à segurança, higiene e saúde no trabalho, por parte de empresa utilizadora, e de que seja vítima trabalhador contratado em regime de trabalho temporário, recai sobre a empresa de trabalho temporário, na qualidade de entidade empregadora, sem prejuízo do direito de regresso, nos termos gerais.

   
   

Ministério das Finanças

     
   

Decreto-Lei n.º 36/2013. D.R. n.º 49, Série I de 2013-03-11 - Estabelece as normas de execução do Orçamento do Estado para 2013.

   
   

Presidência do Conselho de Ministros

     
   

Resolução do Conselho de Ministros n.º 13/2013. D.R. n.º 48, Série I de 2013-03-08 - Aprova um conjunto de medidas que visam garantir e promover a igualdade de oportunidades e de resultados entre mulheres e homens no mercado de trabalho.

   
   

Região Autónoma da Madeira - Assembleia Legislativa

     
   

Decreto Legislativo Regional n.º 11/2013/M. D.R. n.º 48, Série I de 2013-03-08 - Estabelece o regime jurídico de instalação e de modificação dos estabelecimentos de comércio a retalho e dos conjuntos comerciais.

   
   

Presidência do Conselho de Ministros - Secretaria-Geral

     
   

Declaração de Rectificação n.º 14/2013. D.R. n.º 49, Série I de 2013-03-11 - Rectifica a Portaria n.º 97/2013, de 4 de Março do Ministério da Economia e do Emprego sobre a primeira alteração à Portaria 3-A/2013, de 4 de Janeiro que cria a medida de apoio à contratação de desempregados com idade igual ou superior a 45 anos, via Reembolso da Taxa Social Única (TSU), de ora em diante designada por Medida, publicada no Diário da República, n.º 44, 1ª série, de 4 de Março de 2013.

   
   

Declaração de Rectificação n.º 19-A/2013. D.R. n.º 62, 4.º Suplemento, Série I de 2013-03-28 - Rectifica a Portaria n.º 68/2013, de 15 de Fevereiro, do Ministério da Economia e do Emprego, que aprova o Regulamento do Sistema de Incentivos de Apoio Local a Microempresas, publicada no Diário da República 1.ª série, n.º 33 de 15 de Fevereiro de 2013.

   
   

Ministérios das Finanças e dos Negócios Estrangeiros

     
   

Portaria n.º 102/2013. D.R. n.º 49, Série I de 2013-03-11 - Estabelece o valor das taxas de frequência e das taxas pela realização de provas de certificação de aprendizagem do Ensino Português no Estrangeiro.

   
   

Ministérios das Finanças e da Solidariedade e da Segurança Social

     
   

Portaria n.º 103/2013. D.R. n.º 49, Série I de 2013-03-11 - Aprova um anexo próprio ao modelo 3 da declaração do imposto sobre o rendimento das pessoas singulares, designado "ANEXO SS" e as respectivas instruções de preenchimento.

 

   
   

Ministério da Economia e do Emprego

     
   

Portaria n.º 106/2013. D.R. n.º 52, Série I de 2013-03-14 - Procede à criação da medida de apoio ao emprego «Estímulo 2013», que promove a contratação e a formação profissional de desempregados e revoga a Portaria n.º 45/2012, de 13 de Fevereiro.

   
   

Decreto-Lei n.º 39/2013. D.R. n.º 54, Série I de 2013-03-18 - Procede à primeira alteração ao Decreto-Lei n.º 141/2010, de 31 de Dezembro, que estabelece as metas nacionais de utilização de energia renovável no consumo final e transpõe a Directiva n.º 2009/28/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 23 de Abril.

   
   

Portaria n.º 119/2013. D.R. n.º 59, Série I de 2013-03-25 - Procede à regulamentação das consequências jurídicas do não cumprimento temporário da obrigação de pagamento da compensação anual ao Sistema Eléctrico Nacional, e das condições para o afastamento da sua conversão em incumprimento definitivo.

   
   

Portaria n.º 120/2013. D.R. n.º 60, Série I de 2013-03-26 - Terceira alteração à Portaria n.º 92/2011 de 28 de Fevereiro, que regula o Programa de Estágios Profissionais.

   
   

Decreto-Lei n.º 42-A/2013. D.R. n.º 62, 3.º Suplemento, Série I de 2013-03-28 - Procede à segunda alteração ao Decreto-Lei n.º 133/2009, de 2 de Junho, relativo ao Regime do Crédito ao Consumo, e transpõe a Directiva n.º 2011/90/UE da Comissão, de 14 de Novembro, que estabelece os pressupostos adicionais para o cálculo da taxa anual de encargos efectiva global.

   
   

Ministério da Justiça

     
   

Portaria n.º 109/2013. D.R. n.º 55, Série I de 2013-03-19 - Procede à reorganização dos serviços de registo e de várias Conservatórias de Registo do Instituto dos Registo e do Notariado.

   
   

Presidência do Conselho de Ministros e Ministério da Economia e do Emprego

     
   

Portaria n.º 121/2013. D.R. n.º 61, Série I de 2013-03-27 - Regulamenta o procedimento dos pedidos, comunicações e notificações no âmbito do licenciamento da actividade de produção em cogeração.

   
   

Ministério da Educação e Ciência

     
   

Decreto-Lei n.º 43/2013. D.R. n.º 63, Série I de 2013-04-01 - Procede à primeira alteração ao Regulamento da Nacionalidade Portuguesa, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 237-A/2006, de 14 de Dezembro, modificando os procedimentos inerentes à prova do conhecimento da língua portuguesa.

   
   

Ministérios da Economia e do Emprego, da Educação e Ciência e da Solidariedade e da Segurança Social

     
   

Portaria n.º 135-A/2013. D.R. n.º 62, Suplemento, Série I de 2013-03-28 - Regula a criação e o regime de organização e funcionamento dos Centros para a Qualificação e o Ensino Profissional. (CQEP).

   
 
   
   

6th EHPA European Heat Pump Forum

   

15 de Maio | Bibliotheque Solvay - Bruxelas

 

Aproveite a oportunidade para participar num dos maiores eventos da Europa sobordinada ao tema "Bombas de Calor" e obtenha informações sobre as últimas tendências do mercado, bem como da recente legislação União Europeia.

A 6ª edição do Fórum irá abordar sobre os mais recentes desenvolvimentos da política e regulamentos da UE em matéria de rotulagem energética, F-Gáses e metas de FER até 2020. Haverá também sessões sobre a evolução dos sistemas híbridos, soluções de redes inteligentes e uma perspectiva futura do mercado para as bombas de calor.

Reserve o seu lugar!
Mais informações aqui

Contactos:
forum@ehpa.org

   
     
   

Workshops BUILD-UP SKILLS - Roteiro Nacional de Formação em Eficiência Energética e Renováveis no setor da Construção

   

15 de Abril | Lisboa - Edifício Solar XXI, LNEG
19 de Abril | Porto - Direcção Regional de Economia, Norte

 

No âmbito do projecto Build up Skills, e tendo como objectivo a apresentação dos respectivos resultados, junto enviamos o convite e programa dos workshops a realizar em Lisboa e Porto. Em destaque estarão:

- A actual situação sobre a formação e qualificação profissional no sector da construção, visando a Eficiência Energética e as Energias Renováveis;

- o Roteiro Nacional de Formação em Eficiência Energética e Renováveis no sector da Construção.

Relembramos que o projecto Build up Skills tem como objetivo principal, até 2020, incrementar no setor da construção o número de profissionais qualificados (técnicos e operários) para otimizar o aproveitamento de energias renováveis e melhorar a eficiência energética nos edifícios.

» Consulte aqui o Programa/ convite
» Descarregue aqui a ficha

Contactos:
formar@adene.pt
Tel: 214 722 800

   
     
   

WET

   

15 a 17 d

 

No âmbito dos projectos de internacionalização da AIP FCE, vamos organizar a INTERCASA ANGOLA, decoração de interiores e exteriores - casa e canal horeca, de 24 | 27 de OUTUBRO na FILDA, em simultâneo com a TEKTÓNICA / PROJEKTA by CONSTRÓI ANGOLA.

Esta acção tem o apoio do QREN até 75% para as empresas elegíveis.

Contactos:
For General Sales Enquiries
Tel: +971 4 515 0655
Email:sales_general@wetex.ae

   
     
   

7º Fórum Nacional de Resíduos

   

10 e 11 de Abril de 2013 | Sana Lisboa Hotel

 

2013 é um ano de grandes mudanças para o setor dos resíduos em Portugal e o 7.º Fórum Nacional dos resíduos é o palco para a apresentação, analise e debate das novas orientações estratégicas nacionais e todos os temas “quentes” que prometem agitar o mercado.

A Sessão de Abertura será presidida pelo Secretário de Estado do Ambiente e do Ordenamento do Território, Paulo Lemos, que é também orador no painel sobre o novo plano estratégico para os resíduos urbanos. Este primeiro painel lança a discussão sobre os desafios que se colocam ao sector com a revisão do Plano Estratégico para os Resíduos Sólidos Urbanos.

A alienação da gestão de resíduos no universo Águas de Portugal é o tema que se segue, apresentado por João Pedro Rodrigues, Presidente da EGF, e debatido pelos stakeholders convidados.

Não perca ainda:

  • A reorganização do sector numa análise pelos stakeholders
  • A posição dos municípios face à alienação da EGF
  • As mudanças na regulação económica dos resíduos urbanos
  • O novo modelo de licença para os fluxos específicos de resíduos
  • As novas licenças para os REEE e desafios futuros
  • As novas metas para as embalagens em contexto de concorrência
  • A avaliação da qualidade do serviço de gestão de resíduos urbanos prestado em 2011
  • O diagnóstico de oportunidades para a melhoria da eficiência e a poupança nos serviços de gestão de resíduos urbanos

Contactos:
Tel: +351 21 884 41 46
Fax: +351 21 880 61 37
E-mail: conferencias@about.pt

   
     
   

WETEX 2013

   

15 a 17 de April 2013 | Dubai International Convention e Exhibition Centro - Dubai

 

WETEX 2013 é uma importante plataforma de mobilização de recursos regionais para empresas nacionais e internacionais para apresentar e dar acesso a uma varida gama de tecnologia de ponta e soluções de gestão.

Se pretende estar a par das últimas tecnologias e desenvolvimentos dos líderes desta Indústria, não deixe de visitar e participar neste evento onde serão abordados assuntos como as redes de àgua, energia, meio ambiente, tecnologias e indústrias.

Contamos com mais de 30 países a apresentar as suas enovações, produtos, conceitos e tecnologias.

Mais informações aqui

Contactos:
For General Sales Enquiries
Tel: +971 4 515 0655
Email:sales_general@wetex.ae

   
     
   

2nd International Iraq Hvac Expo

   

30 de Maio a 02 de Junho | Erbil International Fair Ground - Iraque

 

Já na 2ª edição, contamos em atrair expositores e profissionais do Iraque, Oriente Médio, Ásia, Europa e da América, uma vez que a 1ª edição superou todas as expectativas, com mais de 20.000 participantes, entre eles arquitectos, engenheiros, empreiteiros e especialistas em construção.

Agora na segunda edição a Iraq Hvac Expo conta com a participação de ainda mais países e vai revelar e apresentar novas soluções, novos desafios e novos produtos.

Não perca esta oportunidade! Saiba tudo aqui

Contactos:
info@iraqhvacexpo.com

   
     
   

1.ª Expo Energia da Lusofonia

   

De 6 a 8 de Junho | Cascais

 

Não falte ao momento mais aguardado pelo sector da energia em 2013: o encontro dos players internacionais de referência do sector energético e os mais altos responsáveis pela estratégia de energia dos países lusófonos.

Na 1.ª Expo Energia da Lusofonia, Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Portugal, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste vão estar presentes através de 22 Ministros e Secretários de Estado, 32 Responsáveis de Organismos Públicos e cerca de 100 Empresas lusófonas e internacionais que actuam no sector da energia. No total, cerca 800 profissionais nacionais e internacionais são esperados neste evento.

A 1.ª Expo Energia da Lusofonia é o evento certo para se posicionar nos mercados lusófonos. Este é o momento para conhecer na íntegra as estratégias e os projectos de investimento na Lusofonia.

Participe e fique a par das principais fontes internacionais de financiamento, das novas tendências e desafios do sector energético mundial, e das oportunidades de negócio nos clusters: cidades inteligentes (eficiência energética, redes inteligentes e mobilidade eléctrica); energia eólica; energia solar e bioenergia (biocombustíveis, biomassa e biogás).

Inscreva-se e aproveite as condições especiais até dia 19 de Abril'13.

Contactos:
Água&Ambiente Conferências
Os Eventos de Negócios do Ambiente e Energia
Grupo ABOUT Media
Tel: +351 21 884 41 46
Fax: +351 21 880 61 37
E-mail: conferencias@about.pt
www.expoenergialusofonia.about.pt

   
     
   

XV European Conference - "The latest technologies in air conditioning and refrigeration industry"

   

7 a 8 de Junho | Milão

 

O evento foca-se na revisão do Regulamento Europeu CE n.º 842/2006 (F-GASES), novos fluidos e o futuro do mercado.

A revisão dos regulamentos F-GASES trará desafios importantes para o nosso Sector. A transição começou a ocorrer na década de 90, passando de CFC-HCFC a gases HFC, no entanto, isso configurava apenas uma pequena mudança... Novas mudanças, como a Comissão da UE propôs na última revisão dos regulamentos F-GASES, poderão conduzir a uma substancial reformulação dos sistemas, no sentido de baixo gwp e fluidos naturais.

» Para consultar o programa, clique aqui


Contactos:
Centro Studi Galileo Conference Secretariat
Via Alessandria 26 - 15033 Casale M.to (AL)
To register send email to conference@centrogalileo.it
Tel. +39 0142 452403 - Fax +39 0142 341009
www.centrogalileo.it

   
     
   

RAVAI China 2013

   

19 a 21 de Agosto | China

 

Com o desenvolvimento sustentado e rápido crescimento económico da Chiva, a vida das pessoas que habitam neste país também mudou significatiamente e isso sem dúvida que trouxe uma grande oportunidade na indústria de Refrigeração e Ar-condicionado, que tem vindo a aumentar o seu volume de negócio.

Assim, espera-se mais de 430 expositores para a feira que tem inicio a 19 de Agosto de 2013 com o tema principal de "economia de energia", onde serão abordados também questões sobre o carbono
e alterações climáticas.

Não perca esta oportunidade!

Para mais informações, consulte os contactos.

Contactos:
http://www.avaichina.com/index_e.asp
Miss Y.Y Chu
Tel: +86-20-28967678
Fax: +86-20-82579220
Email: sales9@grandeurhk.com / ravaichina@yahoo.cn 

   
     
   
    Se pretender fazer um comentário ou deixar-nos a sua opinião, clique aqui!
   
Para remover clique aqui e escreva STOP.
 

Patrocinadores Newsletter