Realizou-se ontem dia 31 de Março, a Assembleia-Geral ordinária de Associados. Reunião magna de todas as do calendário anual, constitui o momento por excelência para dar conhecimento em profundidade da agenda associativa e lançar bases para o futuro. Por coincidir com fim de mandato, à discussão e votação do Relatório e Contas relativos ao exercício económico de 2013, e à discussão e votação do Plano de Actividades e Orçamento para 2014, juntava-se ainda como ponto da ordem de trabalhos a eleição dos órgãos associativos para o novo mandato de gestão associativa que abrange os anos de 2014 a 2016.

Os 45 participantes representavam 26 empresas associadas dos diversos segmentos de mercado representados pela APIRAC e decidiram pela votação unânime em sinal de aprovação da informação de gestão relativa ao ano transacto, bem como do plano e orçamento para o exercício em curso. Recorde-se a documentação está disponibilizada no sítio da APIRAC na internet.

Do acto eleitoral resultou a eleição, igualmente, unânime entre os presentes das empresas que se propõem assumir o destino da causa associativa para o novo triénio.

À Assembleia-Geral que teve lugar no Fontana Park, junto ao Saldanha, em Lisboa, seguiu-se um Jantar de confraternização oferecido pela Associação a todos os presentes.

Ainda no decorrer deste mês, mais concretamente no dia 22, na EXPOSALÃO Batalha, terá lugar mais uma edição, a terceira, do “Encontro Nacional de Instaladores”.

O encontro centra-se na análise de diversas matérias inerentes à actividade empresarial na área da Instalação, Manutenção e Assistência Técnica de Sistemas Energéticos de Climatização em Edifícios, constituindo da maior relevância a oportunidade de podermos auscultar em discurso directo o entendimento de organismos tutelares sobre a nova Regulamentação para a Eficiência Energética, nos seus diversos planos, o processo de certificação de empresas e de técnicos, e a polémica comunicação de dados. Para o efeito, contamos com representantes da DGEG, APA e ADENE.

As inscrições estão abertas, podendo para o efeito considerar o formulário que será disponibilizado por circular informativa e remetê-lo para os serviços a APIRAC. Outros interessados poderão ainda descarregar a ficha de inscrição a partir da página da APIRAC na internet.

    Nuno Roque
Secretário-Geral APIRAC
     
   
   

Facturas e CES descontam no IRS

   

 

 

Os contribuintes vão sentir este ano os efeitos do “enorme aumento de impostos” anunciado pelo então ministro das Finanças, Vítor Gaspar. As taxas aumentaram, o número de escalões foi reduzido, os benefícios e deduções cortados.

A partir desta terça-feira, os contribuintes que em 2013 tiveram apenas rendimentos de trabalho por conta de outrem e de pensões podem proceder à entrega da declaração anual do IRS pela Internet. Mas nem tudo é mau: pela primeira vez vai ser possível usar as facturas dos restaurantes, reparação do carro ou do arranjo do cabelo e das unhas para reduzir o imposto. Os pensionistas que em 2013 foram afectados pela Contribuição Extraordinária de Solidariedade (CES) devem também inscrever o valor pago no Anexo A (no campo identificado por “Contribuições” já que esta taxa é dedutível total ou parcialmente quando ultrapassa os 4014 euros.

O calendário fiscal determina também que Abril é ao mês para a entrega das declarações em papel de quem auferiu outro tipo de rendimentos que não apenas os de trabalho dependente (categoria A) e de pensões (categoria H). Já as entregas online para estes contribuintes decorrem em Maio.

Fonte: Dinheiro Vivo

   
   

Défice Português de 2013 ficou nos 4,9%

     
 

Portugal registou um défice orçamental de 4,9% em 2013, um valor abaixo dos 5,5% acordados com a troika.

Este valor inclui a receita extraordinária obtida com o perdão a dívidas do fisco e da Segurança Social, que atingiu os 1.280 milhões, operação lançada no final de 2013 pelo Governo.

Sem a operação de amnistia fiscal, o défice nacional alcançaria os 5,7%, ultrapassando assim a meta da troika.

Por outro lado, o défice de 2013 também inclui o efeito Banif, ou seja, os 700 milhões de euros injectados no banco liderado por Jorge Tomé, o que penalizou o défice em 0,4%.

Este défice fica abaixo do estimado pelo executivo de Pedro Passos Coelho, que previa um défice de 5,5%, conforme acordado com a troika. Em 2012, o défice foi de 6,4%, com o valor a cair 1,5% no espaço de apenas 12 meses.

Fonte: Dinheiro Vivo

   
   

Governo tem folga de 955 milhões de euros no défice deste ano

     
 

O défice público deste ano será muito mais fácil de atingir devido à melhoria das condições económicas e à austeridade aplicada em 2013 -- o enorme aumento de impostos, por exemplo.

Dados publicados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) indicam que a folga orçamental rondará os 955 milhões de euros, isto é, a diferença entre aquilo que se dizia que era necessário reduzir em Setembro e o que se diz agora.

É verdade que Governo poderá enfrentar novas decisões desfavoráveis do Tribunal Constitucional (eventuais chumbos a medidas para cortar salários e pensões podem ascender a cerca de 2000 milhões de euros), mas o impacto de uma decisão deste tipo tenderá a ser muito menos dramática do que faz crer o discurso oficial da equipa de Pedro Passos Coelho.

Fonte: Dinheiro Vivo

   
   

CTT lançam oferta única de correio expresso em Portugal e Espanha

     
 

Os CTT anunciaram nesta terça-feira o lançamento de uma oferta única de correio expresso para a Península Ibérica, com serviços e preços iguais independentemente do país de destino.

A oferta, que “resulta da integração do portefólio” da CTT Expresso (Portugal)  e da Tourline Express (Espanha) “pretende ser um motor das trocas comerciais” entre os dois países, explicou a empresa, em comunicado.

Os CTT passaram a disponibilizar “quatro janelas horárias iguais de entrega” em toda a Península Ibérica, incluindo ilhas. A partir de agora passará a ser “possível a entrega na península e ilhas de uma encomenda até às 10h do dia seguinte”, exemplificou a empresa. Mas também até às 13h ou 19h e, no caso das entregas menos urgentes, num prazo de dois dias.

Fonte: Expresso

   
   

Base da Ryanair abre hoje em Lisboa

     
 

A Ryanair arranca, esta terça-feira, com a sua base no aeroporto de Lisboa. A companhia “low cost” abre com quatro novas rotas e inicia amanhã a ligação entre a capital e a cidade do Porto.

A Ryanair arranca agora com a sua terceira base portuguesa em Lisboa, depois de Porto e Faro. Esta base contará com um avião e 4 novas rotas (9 no total), com o investimento que irá atingir os 90 milhões de doláres, segundo os números da companhia.

O CEO da Ryanair, Michael O’Leary, garante que até ao fim do ano a companhia vai ser a segunda maior no aeroporto de Lisboa, ultrapassando a easyJet em número de passageiros de e para a capital portuguesa, e que "nos próximos 18 meses a dois anos" vai superar a TAP.

A companhia aérea de baixo custo esteve durante muito tempo em conversações com a ANA Aeroportos para entrar em Lisboa, mas as partes nunca chegaram a entendimento até agora.

Fonte: Jornal de Negócios

   
   

Fundação da Juventude lança 22ª edição do Programa de Estágios de Jovens Estudantes do Ensino Superior nas Empresas

   

 

 

Está lançada a 22ª edição do PEJENE - Programa de Estágios de Jovens Estudantes do Ensino Superior nas Empresas, promovido pela Fundação da Juventude e copromovido pelo IEFP - Instituto do Emprego e Formação Profissional, IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude, IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação e Companhia de Seguros Tranquilidade. Este Programa de Estágios, de âmbito nacional, destina-se a jovens a frequentar o último e penúltimo ano do ensino superior em todas as áreas académicas.

As candidaturas ao PEJENE 2014 contam com duas fases.  A primeira fase, para empresas/entidades de acolhimento interessadas em receber estagiários, decorre até 28 de abril. Já para os jovens estudantes, as candidaturas decorrem a partir de 2 de maio. Tanto para as entidades, como para os jovens, as candidaturas são feitas diretamente no website www.fjuventude.pt/pejene2014.

Fonte: IEFP

   

   
    As nossas Circulares
    Consulte as nossas Circulares na Área Reservada ao Associado, no site APIRAC
 

Circular Informativa n.º 17/2014 - Eleições para os corpos sociais para o triénio 2014/2016

Circular Informativa n.º 16/2014 - Inscrição e Registo de dados no Sistema Integrado de Registo de Resíduos (SIRER). Preenchimento e submissão do Mapa Integrado de Registo de Resíduos (MIRR 2013), no Sistema Integrado de Licenciamento do Ambiente (SILiamb) da Agência Portuguesa do Ambiente.

Circular Informativa n.º. 15/2014 - Relatório & Contas 2013

Circular Informativa nº. 14/2014 - Entrega dos cartões Associado APIRAC 2014

Circular Informativa n.º 13/2014 - Assembleia Geral de 31 de Março de 2014, Jantar Convívio

     
   
   

PROMOÇÃO DE ABRIL - APIEF

   




Mais Informação - clique aqui

   
   

 

» LISBOA
Isabel Fonseca
Tel: 213 224 265
Telm: 967 830 953
Fax: 213 474 576
formacao@apirac.pt
formacao@apief.pt

» PORTO
Dra. Patrícia Maia
Tel: 222 088 837
Telm: 964 942 932
Fax: 213 474 576
apirac.porto@apirac.pt
formacao.porto@apief.pt

» GUIMARÃES
Dra. Maria José
Tel: 253 554 288
Telm: 967 446 860
Fax: 213 474 576
apirac.guimaraes@apirac.pt
formacao.guimaraes@apief.pt

 
7 abr plano de manutenção lisboa
7 abr 1253 - instalações frigoríficas - componentes elétricos porto
8 abr gases fluorados - complemento lisboa
15 abr plano de manutenção lisboa
21 abr tim 3 lisboa
21 abr gases fluorados - categoria 1 lisboa
28 abr geral da teoria e prática da refrigeração e ar condicionado lisboa
30 abr gases fluorados - categoria 1 lisboa
5 mai tim 3 b-learning
9 mai especialização em qai b-learning
10 mai 1276 - termodinâmica aplicada - termometria e calorimetria porto
12 mai inspecções de sistemas de avac&r lisboa
12 mai Itinerário Gases Fluorados - Categoria 1 + UFCD porto
12 mai gases fluorados - categoria 1 lisboa
19 mai formação pedagógica inicial de formadores lisboa
22 mai gases fluorados - categoria 1 lisboa


     
   
    Datas para pagamento de impostos
     
   

     
   
   

Assembleia da República

     
   

Lei n.º 11/2014. D.R. n.º 46, Série I de 2014-03-06 - Estabelece mecanismos de convergência do regime de proteção social da função pública com o regime geral da segurança social, procedendo à quarta alteração à Lei n.º 60/2005, de 29 de dezembro, à terceira alteração ao Decreto-Lei n.º 503/99, de 20 de novembro, e à alteração do Estatuto da Aposentação, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 498/72, de 9 de dezembro, e revogando normas que estabelecem acréscimos de tempo de serviço para efeitos de aposentação no âmbito da Caixa Geral de Aposentações.

   
   

Presidência do Conselho de Ministros - Secretaria-Geral

     
   

Declaração de Retificação n.º 15/2014. D.R. n.º 46, Série I de 2014-03-06 - Retifica a Portaria n.º 3-A/2014, de 7 de janeiro, dos Ministérios das Finanças e do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, que estabelece os procedimentos de repartição das receitas geradas pelos leilões de licenças de emissão de gases com efeito de estufa, incluindo o plano anual de utilização das receitas e o modo de articulação do Fundo Português de Carbono com outros organismos na alocação e utilização dessas receitas, bem como os montantes a deduzir à tarifa de uso global do Sistema Elétrico Nacional, publicada no Diário da República, n.º 4, Suplemento, 1.ª série, de 7 de janeiro de 2014.

   
   

Ministério da Economia

     
   

Portaria n.º 56/2014. D.R. n.º 46, Série I de 2014-03-06 - Altera o Regulamento do Código da Estrada, aprovado pelo Decreto n.º 39 987, de 22 de dezembro de 1954.

   
   

Presidência do Conselho de Ministros

     
   

Resolução do Conselho de Ministros n.º 17/2014. D.R. n.º 47, Série I de 2014-03-07 - Aprova o Conceito Estratégico da Cooperação Portuguesa 2014-2020.

   
   

Resolução do Conselho de Ministros n.º 18/2014. D.R. n.º 47, Série I de 2014-03-07 – Adota medidas tendo em vista a promoção da igualdade salarial entre mulheres e homens.

   
   

Região Autónoma da Madeira - Assembleia Legislativa

     
   

Resolução da Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira n.º 2/2014/M. D.R. n.º 64, Série I de 2014-04-01  - Aprova a Conta da Região Autónoma da Madeira referente ao ano de 2012.

   
   

Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia

     
   

Portaria n.º 66/2014. D.R. n.º 50, Série I de 2014-03-12 - Define o sistema de avaliação dos técnicos do Sistema de Certificação Energética dos Edifícios (SCE) e aprova as adaptações ao regime jurídico de certificação para acesso e exercício da atividade de formação profissional, aprovado pela Portaria n.º 851/2010, de 6 de Setembro.

   
 
   
   

3º Encontro Nacional de Instaladores

   

22 de Abril | Exposalão - Batalha

 

No âmbito da agenda das Comissões de Trabalho da APIRAC, irá realizar-se o 3º Encontro Nacional de Instaladores de AVAC&R na EXPOSALÃO Batalha, no dia 22 de Abril de 2014, subordinada ao tema: "A sua empresa e os seus técnicos estão preparados para atender às novas exigências regulamentares?"

Não deixe de consultar o Programa e faça a sua Inscrição!

» PROGRAMA: descarregue aqui

» FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO: descarregue aqui

» Inscrição: € 20,00 Associados APIRAC | € 30,00 Outros - incluí almoço.

Para mais informações sobre o Encontro:
APIRAC - Departamento Técnico
Tel. 213 224 260 ou Fax 213 474 576
E-mail: dias.caetano@apirac.pt

     
     
   

INTERSOLAR 2014 Europa

   

De 4 a 6 de Junho | Messe München, Germany

 

Considerada já uma das maiores exposições na área da indústria da energia solar, não perca a oportunidade de poder visitar entre os dias 4 e 6 de Junho na Alemanha, a InterSolar Europa 2014.

A exposição conta com mais de 1.000 expositores com as tecnologias de ponta e as melhores soluções, mas também poderá contar com um amplo programa de conferências sobre as últimas tendências tecnológicas, a evolução do mercado, bem como as condições políticas dentro e fora da Alemanha.

Para mais informações sobre o Encontro:
www.intersolar.de

     
     
   

CHILVENTA – Feira Internacional líder em Refrigeração, Ar-condicionado, Ventilação e Bombas de Calor

   

De 14 a 16 de Outubro | Nuremberg, Germany

 

Os ciclos de inovação nos sistemas de refrigeração e de ar condicionado são cada vez mais curtos. Por isso, CHILVENTA é uma parada obrigatória para qualquer profissional que queira manter-se atualizado com as últimas tendências e desenvolvimentos do setor. Em Chilventa é possível fazer uma troca directa de pontos de vista com uma variedade de especialistas e fornecedores qualificados de todo o mundo. Este é o local para se reunir, cultivar e desenvolver as redes de contacto e fazer negócios.

Perguntas de hoje e do futuro serão respondidas, durantes os três dias da feira, no Chillventa Congressing e demais pontos de apoio.

A inscrição pode ser realizada on-line, basta seguir o link, clicando directamente » AQUI «

Para mais informações sobre o Encontro:
www.chillventa.de

     
     
   
    Se pretender fazer um comentário ou deixar-nos a sua opinião, clique aqui!
   
Para remover clique aqui e escreva STOP.
 

Patrocinadores Newsletter