NewsLetter APIRAC SINERCLIMA'08

Editorial

14, 15, 16 e 17 de Fevereiro de 2008. Estes são os dias que marcarão a consolidação do SINERCLIMA. Passadas três semanas daquele que é já o grande evento do Sector e que agenda, desde 2006, o encontro de dois em dois anos com todos os intervenientes do nosso mercado com carácter de exclusividade, chega a altura do primeiro balanço.

 

Se em 2006 os resultados foram bastante compensadores, com 35.000 visitantes para dois pavilhões que congregavam 9.000 m2 de exposição, os números desta edição foram ainda mais animadores, porque a exposição projectou-se nos 3 pavilhões da EXPOSALÃO com uma área de cerca de 15.000 m2, isto é, um crescimento de 50%! Registando ainda 38.000 visitantes.

 

O crescimento deste evento assenta fundamentalmente na sedimentação do sector do ar condicionado - nesta feira registámos com agrado a presença das principais marcas, verificando-se ainda a

  

participação de empresas que não estiveram na edição anterior que quiseram agora afirmar a sua vitalidade - e no aumento significativo da área do aquecimento e das soluções em energias renováveis.

 

Este pormenor constituiu mesmo um dos grandes atractivos introduzindo o factor inovador relativamente à edição anterior.

 

A APIRAC endereçou a todos os associados um questionário, instrumento auxiliar de monitorização, cujas respostas já estamos a receber e que serão um importante indicador das orientações que deveremos seguir para a próxima edição, razão porque é de primordial significado o seu preenchimento, pelo que solicitamos a quem ainda não o fez que o possa ainda fazer, remetendo-o aos nossos serviços.

 

Obrigado pela vossa confiança. Até breve.

 

Nuno Roque

Secretário-Geral


Notícias dos Patrocinadores


DANFOSS

 

A DANFOSS, embora não tendo estado presente na última edição da SINERCLIMA'08, não quis deixar de participar, como vem sendo hábito e sempre que possível, colaborando nas actividades mais significativas do nosso sector empresarial.

 

+ info

 



DECFLEX

 

A Decflex foi formada em 1985 e desde logo participou nas principais obras nacionais no âmbito do AVAC. Introduziu soluções inovadoras e afirmou-se desde sempre como empresa de referência nesta área.

 

+ info

 



Dx

 

Assumindo o compromisso com as pessoas e com o futuro do meio ambiente, aliaram-se os 130 anos de tecnologia de ponta TOSHIBA com os mais de 28 anos de experiência e conhecimento, do mercado Português do Ar Condicionado.

 

+info

 



EFCIS

 

No passado mês de Fevereiro, e pela primeira vez, a Efcis, S.A. esteve presente na Feira Sinerclima, no EXPOSALÃO, Batalha.

 

+info

 



JOHNSON CONTROLS

 

Johnson Controls (NYSE: JCI) é líder mundial em produtos e serviços inovadores dirigidos aos espaços em que as pessoas vivem, trabalham e viajam. Através da integração de tecnologias, produtos e serviços, cria ambientes inteligentes que redefinem as relações entre as pessoas e os seus espaços.

 

+ info

 



MACOLIS

 

A Macolis, empresa especializada em climatização e sistemas de conforto, faz um balanço positivo da sua participação na Sinerclima, um evento direccionado para os profissionais da área de climatização e para o público em geral.

 

+ info

 



RIGHT NOW

 

Embora a Right Now não estivesse representada com stand neste certame, congratula-se por constatar que o sector ao qual pertencemos evoluiu de uma forma sólida e correcta continuando a avançar no sentido de melhorar esta vertente da nossa tecnologia.

 



SANDOMETAL

 

Marcámos presença na Sinerclima com uma mão cheia de novidades e soluções para os desafios que todos nós temos de resolver.

 

+ info

 



SPIE

 

SPIE, especialista nos domínios das Instalações Especiais: eléctrica, mecânicas, redes de fluidos, redes de comunicações, fabricação de quadros eléctricos e manutenção multitécnica, possui ainda uma larga experiência em montagens metalomecânicas e manutenção industrial.

 

+ info

 


Destaques SINERCLIMA'08

APIRAC, OS ASSOCIADOS NA FEIRA E A APIEF

Apresentação dos Stands

 

A APIRAC e a APIEF marcaram presença na SINERCLIMA’08 com um stand bastante animado, não só no que diz respeito à sua envolvência e design, como também ao número de visitantes e ouvintes daquilo que nós enquanto Associação deste Sector e Centro de Formação podemos contribuir para ajudar a clarificar um conjunto de questões absolutamente essenciais para o normal desenvolvimento da actividade de empresas e seus profissionais. Das questões abordadas, natural destaque para a problemática da credenciação de técnicos e empresas.

 

Não podemos deixar de evidenciar também a indispensável e proeminente presença dos nossos Associados neste Certame, com stands distintos, que têm vindo a contribuir para que, evento após evento, haja um crescimento, um melhoramento e uma procura de afirmação, salientando a importância deste sector da climatização.

 

Um muito obrigado a Todos.

 

— APIRAC e APIEF —

 

 

A APIRAC ofereceu um jantar de confraternização aos Associados presentes no Certame e Patrocinadores, na Estalagem Dom Afonso Domingues, junto ao Mosteiro da Batalha.

 

 

— As Sessões Paralelas —

 

 

Os nossos Associados

— Apresentação dos Stands —

 

 

CIH

Comércio de Hotelaria, Lda

 

Produtos: Sistemas de filtragem electrostática; Purificadores de ar; Secadores de Mãos, Secadores de Cabelo, Máquinas de lavar, Máquinas de Gelo, Fornos, Grelhadores, Fritadeiras, Abatedores de temperatura, Armários refrigerados, Máquinas de café, Conversores de frequência, Torneiras, etc.

Marcas: EUROMATE; PURIFIED AIR; VELTIA; MARTINOX; PRITEC; MIRROR; GIERRE; JEMI; LCYDRINK; ITV; TOSHIBA; NUOVA SIMONELLI

 

 

CAUPEL

Representações Nacionais e Estrangeiras, Lda

 

Produtos: Mitsubish Heavy Industries - Sistemas de ar condicionado (residenciais, comerciais e VRF); Dantherm Air Handling - Sistemas de desumidificação (pequenas e grandes capacidades); Helios - Sistemas de ventialção / Extracção (doméstico e industrial e sistema monoconduta); Thermoscreens - Cortinas de ar (com e sem aquecimento, para estabelecimentos comerciais e câmaras frigorificas); Nordmann Engineering - Sistemas de humidificação a vapor (laboratórios, instalações hospitalares); JS Humidifiers - Sistemas de humidificação por atomização (instalações fabris); Megasun - Sistemas solares (termosifão e circulação forçada); Trion - Sistemas de purificação de ar (instalações comerciais e industriais); Qualitair - Sistemas de refrigeração (instalações comerciais e industriais); Edenair - Sistemas de close control (salas de servidores)

Marcas: MITSUBISHI HEAVY INDUSTRIES - Japão; DANTHERM AIR HANDLING - Dinamarca; HELIOS VENTILATOREN - Alemanha; THERMOSCREENS – Reino Unido; NORDMANN ENGINEERING – Suiça; MEGASUN – Grécia; TRION – Reino Unido; QUALITAR – Reino Unido; EDENAIR – Reino Unido.

 

 

CHATRON, LDA.

 

Produtos: Biocooler; Geradores calor; Painéis Solares; Queimadores

Marcas: CHATRON; LAMBORGHINI; ITS; MET – MANN

 

 

 

 

CLIMASUN

AR CONDICIONADO E REFRIGERAÇÃO, LDA.

 

Produtos: Ar condicionado e Energia Solar

Marcas: EMICON; HAIER; HAIC E SOLAR

 

 

 

 

 

DAIKIN

ARCONDITIONING PORTUGAL, SA.

 

Produtos: Ar Condicionado

Marcas: DAIKIN

 

 

 

 

 

DECFLEX

EQUIPAMENTOS DE VENTILAÇÃO, LDA.

 

Produtos: Aquecimento; Ventilação; Ar Condicionado

Marcas: VULCANO; LG; SODECA; NEGARRA; GEBHARDT – STAHL

 

 

 

DISTERM

DISTRIBUIÇÃO DE EQUIPAMENTOS

DE CLIMATIZAÇÃO, S.A.

 

Produtos: Caldeiras; Sistemas Solares; Bombas de calor

Marcas: THERMITAL; STEP

 

 

 

EFCIS

COMÉRCIO INTERNACIONAL, S.A.

 

Produtos: Ar condicionado; Energia Solar; Geotermia

Marcas: SHARP; CIAT; CIATESA; WAGNER; HOVAL; AIR FLOW; CASALS

 

 

 

 

FRIREP

EQUIPAMENTOS

DE REFRIGERAÇÃO, LDA.

 

Produtos: Câmaras Frigorificas Pré -Fabricadas; Equipamentos Frigoríficos Herméticos / Semi Herméticos; Monoblocks Parede / Tecto / Split; Evaporadores Frigoríficos; Quadros Eléctricos; Estanteria para Câmaras Frigorificas; Moveis Frigoríficos / Maquinas de Gelo; Sistemas de Controle Electrónico

Marcas: COLDKIT; TECHNOBLOCK; FRASCOLD; ANTONIO SEVESO; FRIBLOCK; COOLBLOK; EURO CRYOR; SCOTSMAN; CAREL

 

 

JOHNSON CONTROLS PORTUGAL BE, LDA

 

Produtos: Ar condicionado - Equipamentos de Gestão e Controlo; Refrigeração; Serviços de manutenção e reparação

Marcas: JOHNSON CONTROLS; YORK; ROCA YORK; SABROE; METASYS

 

 

 

LG ELECTRONICS PORTUGAL

 

Produtos: Ar condicionado

Marcas: LG

 

 

 

 

 

 

LINHATOTAL, LDA.

 

Produtos: Equipamentos; Peças; Ferramentas para ar condicioando; Refrigeração; Ventilação

Marcas: FRI3OILSYTEM; PORT-A-COOL; CLIMACHECK; MISCO; ELLIOT; ROBINAIR

 

 

 

 

MACOLIS

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO

E CLIMATIZAÇÃO, S.A.

 

Produtos: Aquecimento Central (caldeiras de condensação e gás e gasóleo; caldeiras e queimadores a pellets); Sistemas Solares Térmicos e Fotovoltaicos; Pavimento e Tecto Radiantes; Ar Condicionado; Bombas de Calor; Ventiloconvectores; Recuperadores de calor e Salamandras; Termoacumuladores; Circuladores para AVAC; Acessórios e Tubo de Prensar em Aço Carbono; Tubo e Acessórios para Energia Solar; Aquecimento e Arrefecimento; Tubo Multicamada Prensar e encaixe rápido; Gama de Exaustão de Gases; Ferramentas para Ar Condicionado e Sistemas Solares; Quadros Electricos; Sistemas e Soluções de Controlo de Instalações de Climatização.

Marcas: BAXI ROCA; SAUNIER DUVAL; JOHNSON CONTROLS; VIEGA; CALEFFI; WILO; SOLARMACO; CONTROLMACO; UPONOR; KME; ELBI; EDILKAMIN

 

 

MITSUBISHI ELECTRIC EUROPE B.V.

SUCURSAL EM PORTUGAL

 

Produtos: Ar condicionado doméstico, comercial e industrial; Permutadores de calor ar-ar; Desumificadores; Cortinas de ar; VRF - gama industrial

Marcas: MITSUBISHI ELECTRIC

 

 

 

SAMSUNG ELECTRONICA

PORTUGUESA, S.A.

 

Produtos: Ar condicionado

Marcas: SAMSUNG

 

 

 

 

 

SANDOMETAL

METALOMECÂNICA E AR CONDICIONADO, SA.

 

Produtos: Utas; Free - Cooling; Caixas de Ventilação; Condutas Spirosafe; Atenuadores de som; Aparelho para teste de fugas

Marcas: SPIRO INTERNACIONAL; LINDAB; MEZ; SITAL KLIMA

 

 

SYSTEMAIR, SA.

 

Produtos: Ventilação; Desenfumagem;

Tratamento de ar

Marcas: SYSTEMAIR

 

 

 

 

 

TESTO PORTUGAL, LDA

 

Produtos: Equipamentos portáteis de

medição de parâmetros

Marcas: TESTO

 

 

 

 

 

TRADIVAGA, LDA / PIONEER

 

Produtos: Equipamentos de Climatização e Solar: Chiller's; Splits e Multi Murais; Consolas chão / tecto; Cassetes; Armários; Baixo perfil; Fancoil's; Roof Top#s e Autónomas horizontal e vertical; Bombas de calor para piscinas; Pinéis Solares

Marcas: PIONEER; FROST; HELIOTEK

 

 

VENTILPLUS

COMÉRCIO DE EQUIPAMENTOS

DE VENTILAÇÃO E CLIMATIZAÇÃO, LDA.

 

Produtos: Unidades de tratamento de ar; Ventiloconvectores; Desemfumagem; Ventilação; Difusão de ar; Chaminés modulares

 

 

 

Desenvolvimento de Notícias


DANFOSS

 

A DANFOSS, embora não tendo estado presente na última edição da SINERCLIMA, não quis deixar de participar, como vem sendo hábito e sempre que possível, colaborando nas actividades mais significativas do nosso sector empresarial.

 

Assim decidiu patrocinar esse evento e contribuir mais uma vez no reforço das iniciativas que relevam a nossa área de actividade.

 

Exemplos, as participações em seminários, eventos do sector, o desenvolvimento da formação e agora na página web onde poderá encontrar dados sobre a Danfoss, seus produtos, aplicações, ferramentas de cálculo e artigos vocacionados para as instalações de refrigeração e ar condicionado.

 

Associada da Apirac desde longa data, tem e procurará continuar a colaborar com esta em eventos do sector, fornecendo documentação e/ou material didáctico próprio para a formação, artigos dedicados, ou como patrocinador como foi o caso.

 

 

A Danfoss, como leader na investigação, desenvolvimento e produção de componentes mecânicos e electrónicos e soluções, marca regularmente presença nos grandes certames do sector na Europa, nomeadamente na Alemanha, Itália e Espanha, onde apresenta seus produtos dedicados a instalações de aquecimento e climatização de habitações, escritórios, espaços comerciais, produtivos, passando pela refrigeração e conservação de alimentos e controlo de linhas de produção.

 

A Danfoss contribui para os requisitos da vida moderna, sem nunca esquecer as preocupações ambientais, como expresso no lema " Making Modern Living Possible"

 



DECFLEX

 

A Decflex foi formada em 1985 e desde logo participou nas principais obras nacionais no âmbito do AVAC. Introduziu soluções inovadoras e afirmou-se desde sempre como empresa de referência nesta área.

 

Cobrindo todo o território nacional, continente e ilhas a partir dos seus dois pontos de venda, na Decflex, o Projectista, o Construtor, o Instalador ou o Particular encontram a solução mais apropriada para resolver problemas ou realizar os seus projectos de Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado.

Colabora activamente com diversas entidades, oficiais e não oficiais, na defesa das regras de boa prática tanto no aspecto técnico como no aspecto empresarial.

 

Inicialmente a Decflex começou pela comercialização de Tubo Flexível para Ventilação. Ao longo do tempo, foi alargando a sua gama de produtos, para os ventiladores e mais recentemente para os aparelhos de ar condicionado, sem contudo abandonar os produtos iniciais.

A evolução da Decflex é feita também na imagem:

 

 

Esta empresa, desde o seu início pretendeu marcar a diferença pela sua forma de estar e de actuar, o que veio a alterar o mercado do Ar Condicionado e da Ventilação, em Portugal:

 

Introduziu no mercado Nacional um Tubo Flexível completamente desconhecido até essa altura;

 

— Foi a primeira empresa distribuidora de tubo flexível para ventilação - até 1985 o tubo flexível era comercializado directamente pelos seus fabricantes;

 

— Deu a devida importância à montagem das instalações de ar condicionado e ventilação - até essa altura só os equipamentos eram criteriosamente seleccionados, escolhidos e prescritos;

 

— Apostou na facilidade de armazenamento e transporte que as suas soluções apresentavam;

 

— Passou a haver uma maior proximidade de relacionamento, entre cliente e fornecedor.

 

Um factor de importância para os responsáveis da empresa são os seus Recursos Humanos, que se pretende, se realizem pessoal e profissionalmente e sejam uma vantagem competitiva pela sua competência técnica, capacidade de trabalho e motivação. Para tal a empresa zela pelo seu bem-estar, formação, informação dos objectivos e equipa-os com equipamentos e tecnologia de vanguarda.

 

A relação com os fornecedores é baseada na confiança mútua e cooperação. Parte dos produtos comercializados é representado em regime de exclusividade. A relação com alguns fornecedores tem mais de dez anos. Certos produtos fazem parte do portfólio desde o início, no entanto a gama tem sido alargada no sentido de uma melhor adaptação ao mercado e às necessidades do cliente.

 

Os clientes são a razão de ser de qualquer empresa. A decflex, não é excepção e aposta sobretudo na sua fidelização. A decflex conta com clientes do tempo da sua fundação.

 



Dx

 

Os Distribuidores Oficiais da prestigiada marca TOSHIBA - Air Conditioning.

 

Assumindo o compromisso com as pessoas e com o futuro do meio ambiente, aliaram-se os 130 anos de tecnologia de ponta TOSHIBA com os mais de 28 anos de experiência e conhecimento, do mercado Português do Ar Condicionado, dos fundadores desta jovem empresa, proporcionando a todos os profissionais deste ramo de actividade, nomeadamente firmas ligadas à instalação, manutenção, projecto, auditorias, fiscalização e investimento imobiliário, os benefícios do conforto e da economia energética dos sistemas de climatização TOSHIBA.

 


Compromisso com as Pessoas, Compromisso com o Futuro.



EFCIS

 

No passado mês de Fevereiro, e pela primeira vez, a Efcis, S.A. esteve presente na Feira Sinerclima, no EXPOSALÃO, Batalha.

 

Numa área de 180m2, a EFCIS apresentou algumas das suas representadas, e todas as novas gamas de produtos para 2008, nomeadamente os novos produtos para Aquecimento e Energia Solar. A EFCIS é agora distribuidora da marca Alemã Wagner & Co para energia solar, detendo o colector solar plano selectivo mais eficiente do mercado Europeu (η=85,4%) e do Fabricante Europeu HOVAL para Caldeiras, com referências de qualidade reconhecida.

A EFCIS aproveitou também a oportunidade para mostrar os novos produtos de Ar Condicionado SHARP, que conta agora com mais 15 milhões de produtos com o sistema de purificação de ar Plasmacluster em todo o mundo.

 

Novos produtos de outras representadas estiveram também presentes, nomeadamente a CIAT com os novos produtos para GEOTERMIA horizontal e vertical (CIAT Áurea 2). CIATESA, AIRFLOW e a nova gama de recuperadores de calor e de produtos de ventilação da nossa componente industrial EFCIS INDUSTRIA.

 

Em exposição, estiveram também alguns dos produtos que a empresa possuí à venda nas suas Lojas em Alfragide, Porto e Portimão, nomeadamente os novos produtos de isolamento especifico da AEROFLEX, a gama de componentes hidráulicos da CALEFFI para Aquecimento e Energia Solar, bem como as bombas da GRUNDFOS.

 

A Feira conseguiu conjugar a importância e a necessidade de efectivar contactos comerciais mas também de desfrutar de momentos de descontracção com clientes e amigos de longa data.

 

 

 

A CLIMASUN esteve presente na última edição da SINERCLIMA, aproveitando a oportunidade de mostrar novos produtos das marcas representadas HAIER, HAICE, HAICE SOLAR e EMICON.

 

Ar Condicionado de gama doméstica e comercial, Energia Solar e Outros acessórios foram alguns dos produtos apresentados pela CLIMASUN.

A HAIER tem agora uma gama de produtos muito completa, com os novos sistemas MRV DC Inverter a R410A, as novas Gamas Unitary Free e X-Multi.

 

Aproveitámos ainda a oportunidade para mostrar aos nossos clientes o novo software de selecção, manutenção e assistência do sistema X-Multi, que captou as atenções pela sua grande versatilidade, como uma ferramenta essencial para uma rectaguarda de assistência eficiente.

 



JOHNSON CONTROLS

 

LÍDER MUNDIAL em SOLUções globais

 

Johnson Controls (NYSE: JCI) é líder mundial em produtos e serviços inovadores dirigidos aos espaços em que as pessoas vivem, trabalham e viajam. Através da integração de tecnologias, produtos e serviços, cria ambientes inteligentes que redefinem as relações entre as pessoas e os seus espaços. Uma equipa, formada por 140.000 empregados, idealiza um mundo mais confortável, seguro e sustentável através de produtos e serviços destinados a mais de 200 milhões de veículos, 12 milhões de lares e 1 milhão de edifícios comerciais. Esta posição de liderança foi conseguida graças a uma extensa rede de aquisições, como a compra da York Internacional, com o objectivo de ampliar a sua gama de produtos e serviços e oferecer aos seus clientes uma gestão íntegra de instalações electromecânicas em edifícios.

 

Assim, realizou-se o reforço e extensão da sua rede comercial, com o objectivo de aumentar a sua eficácia, capacidade de resposta e aconselhamento bem como um óptimo serviço ao cliente. Através do slogan ‘Ingenuity Welcome’, a Johnson Controls pretende transmitir duas ideias. Por um lado, que se reconhece e se agradece o envolvimento das pessoas na inovação de produtos e serviços e, por outro, que é uma empresa que procura colaboradores com grandes ideias para oferecer um excelente serviço aos clientes.

 

Compromissos: Qualidade e Inovação

 

A filosofia de produto gira em torno da eficiência, da segurança, da integração de tecnologia em sistemas e da criação de produtos de utilização simples, apesar de tecnologicamente complexos, destinados a ajudar os clientes e trazer valor acrescentado ao quotidiano dos consumidores.

 

Tudo isto reflecte-se nos compromissos assumidos com a qualidade, a inovação tecnológica, a responsabilidade, o serviço ao cliente, os empregados, a segurança e o meio ambiente.

 

As áreas de negócio que a Johnson Controls oferece em Portugal são:

 

          — Sistemas de Gestão e Controle

          — Sistemas de Fogo e Segurança

          — Equipamentos de Climatização

          — Equipamentos e instalações de Refrigeração Industrial

          — Assistência Técnica e Manutenção

          — Gestão de Edifícios

 

 

Prioridade: Qualidade no resultado final

 

A filosofia da Johnson Controls centra-se em dar respostas optimizadas e inovadoras perante a procura do mercado e em proporcionar soluções que melhorem a eficiência energética. Os produtos são de excelente qualidade e inovadores quanto a aplicações, concepção, segurança e cuidado com o meio ambiente.

 

Todos os seus centros e produtos cumprem com as normas ISO 9001, ISO 9002 e Vision 2000. Conta também com os processos Six-Sigma na melhoria de todos os produtos e dos seus processos de produção e gestão.

 

As suas soluções globais são dirigidas a todos os tipos de instalações: desde as mais simples (residenciais) às comerciais (centros comerciais, edifícios de escritórios…) para chegar às mais complexas, onde se incluem instalações como os grandes edifícios institucionais, universidades, hospitais, estádios desportivos, aeroportos, hotéis…, ou no sector industrial (sector farmacêutico, metalúrgico, agro-alimentar…). Em conclusão, trata-se de melhorar o conforto, a segurança e a sustentabilidade com produtos e serviços inovadores nos diferentes lugares onde as pessoas vivem, trabalham e viajam.

 

Por isso, grandes empresas como Autoeuropa, Mundicenter, Banco de Portugal, BCP, Caixa Geral de Depósitos, Palácio do Gelo, IBM, Riberalves, Pascoal & Filhos, Avibom, Europastry, Acail Gás, Abapor, Soc. Pesca Miradouro, Nigel, actuais clientes da Johnson Controls, confiam nos seus produtos e serviços.

 

Para mais informação acerca das especificações técnicas e/ou das características dos equipamentos poderá contactar com Johnson Controls Portugal BE, Lda ou visite http://www.johnsoncontrols.com.

 



MACOLIS

 

Maior feira nacional de climatização

 

Macolis faz balanço positivo da Sinerclima 2008

 

A Macolis, empresa especializada em climatização e sistemas de conforto, faz um balanço positivo da sua participação na Sinerclima, um evento direccionado para os profissionais da área de climatização e para o público em geral.

 

A segunda edição do Sinerclima foi um sucesso e a Macolis teve, à semelhança da primeira edição, um avultado número de visitantes no stande, e houve grande receptividade e interesse da parte dos seus clientes e dos interessados na área de climatização, especialmente para as soluções ligadas às energias alternativas.

 

Na Sinerclima 2008 a Macolis apresentou as últimas novidades de produtos das marcas de prestígio que comercializa, destacando os seguintes equipamentos: ar condicionado, aquecimento central (caldeiras de condensação a gás e gasóleo; caldeiras e queimadores a pellets); sistemas solares térmicos e fotovoltaicos; pavimento e tecto radiantes; bombas de calor; ventiloconvenctores; recuperadores de calor e salamandras; termoacumuladores; circuladores para AVAC; acessórios e tubo de prensar em aço carbono; tubo e acessórios para energia solar, aquecimento e arrefecimento; tubo multicamada prensar e encaixe rápido; gama de exaustão de gases; ferramentas para ar condicionado e sistemas solares; quadros eléctricos e sistemas de controlo de instalações de climatização.

 

A Macolis tem privilegiado a qualidade do sector apostado em equipamentos ligados às energias renováveis, através de tecnologias que aproveitam e rendibilizam a energia solar. Para este ano, a empresa de climatização e sistemas de conforto está a desenvolver projectos ligados às energias alternativas, uma área de negócio que tem colocado a Macolis na vanguarda das tecnologias.

 



RIGHT NOW

 

Embora a Right Now não estivesse representada com stand neste certame, congratula-se por constatar que o sector ao qual pertencemos evoluiu de uma forma sólida e correcta continuando a avançar no sentido de melhorar esta vertente da nossa tecnologia.

 

Sente-se a Right Now estimulada para colaborar em todas iniciativas inerentes ao nosso sector.

 

Não queremos contudo deixar de enaltecer a Apirac pela iniciativa da promoção dos debates relacionados com o quatodiano que envolve o nosso sector.

 

Somos uma empresa jovem, mas temos a convicção de que podemos fazer muitas parcerias comerciais na área a que nos propusemos.

 

 

No nosso âmbito de actuação, garantimos os seguintes serviços especializados:

 Sistemas de Ar Condicionado - Industrial, Comercial, Doméstico

      Unidades mono e multi-split

      Sistemas VRV

      Unidades de precisão para telecomunicações

      Sistemas de ventilação e extracção de ar

      Utas - Ventiloconvectores

      Chiller

 

Instalações Eléctricas - Industriais, Comerciais e Domésticas

      Projectos e auditorias

      Fiscalização e acompanhamento de obras

      Análise da qualidade da energia eléctrica

      Quadros eléctricos

      Circuitos de potência

      Redes de terras e sistemas de para-raios

 

Manutenção de Infraestruturas de Telecomunicações

      Estações GSM/DCS/UMTS/3G

      Torres e interfaces para todo o tipo de antenas

      Salas Técnicas

      Trabalhos em altura

      Serralharia pesada

      Plataformas

      Balizagem diurna e nocturna

 

Redes de Cablagem Estruturada de Voz e Dados.

       ITED 

 

Redes de Fibra Óptica.

 

Sistemas de Segurança:

      Detecção e extinção de incêndio

      Detecção de gases e inundação

      Detecção de intrusão e controlo de acessos

      Domótica

 

Construção Civil:

      Todos os tipos de obras civis

      Remodelações

Energia renováveis – Solar Térmico e Fotovoltaico - Eólica

 

Manutenções Preventivas e Correctivas (24 Horas por dia, todos os dias do ano)

 

Outros trabalhos e soluções por medida     

 



SANDOMETAL

 

Marcámos presença na Sinerclima com uma mão cheia de novidades e soluções para os desafios que todos nós temos de resolver.   

 

Free-cooling Sandometal

 

Ainda no contexto da eficiência energética dos edifícios, apresentamos ao mercado máquinas de free-cooling, especificamente destinadas às salas técnicas de telecomunicações e data centers, amortizáveis em menos de três anos e capazes de poupanças energéticas entre 50 a 70%. Tivemos em exibição um exemplar desta máquina, parte integrante duma longa série em execução para a PT Comunicações.

 

 

Em termos simples, o processo free-cooling consiste na regulação da carga térmica de um determinado espaço, utilizando a energia gratuita do ar exterior, logo que este apresente uma temperatura inferior à do ar interior. Nestas condições, o arrefecimento é assegurado por este processo dispensando o arrefecimento mecânico, sendo por isso uma mais-valia em termos energéticos. O funcionamento do sistema é totalmente automático, estando o comando assegurado pela unidade de free-cooling.

 

Condutas higiénicas: Objectivo QAI

 

Uma vez que passamos 80% do nosso tempo dentro de edifícios e as nossas condutas transportam o ar que respiramos, para evitar que uma rede de condutas nova seja contaminada com resíduos do local de construção, apresentamos ao mercado soluções de tampos e protecções para condutas circulares, rectangulares e ovais. Estamos assim a contribuir para a melhoria da Qualidade do Ar Interior dos edifícios e, consequentemente, para a melhoria da nossa qualidade de vida.

 

 

UTA’s Sandometal, na vanguarda! Eficiência energética e QAI

 

Em exposição encontrava-se também uma Unidade de Tratamento de Ar, com marcação CE, equipada com um recuperador de calor de fluxos cruzados, ventiladores tipo Plug fan, secção vazia para adequada limpeza das baterias de aquecimento e arrefecimento, tabuleiro em aço inox com inclinação para uma correcta drenagem dos condensados.

 

As nossas UTA’s são de constituição modular e têm dois tipos de estrutura disponíveis: alumínio e PVC. A estrutura de PVC confere à máquina uma capacidade isolante térmica superior, contribuindo para a eficiência energética do edifício. O ventilador, com o motor directamente acoplado, dispensa a transmissão por correias, eliminando assim a contaminação do ar por parte de partículas da correia. Também as portas de visita, por permitirem a limpeza do todo o interior da máquina, contribuem para a melhoria da QAI do edifício.

 

Marcação CE, segurança primeiro!

 

Exibimos ainda uma unidade de ventilação evidenciando a segurança garantida pela marcação CE.

 

As Unidades de Ventilação SANDOMETAL com a marcação CE cumprem com:

 

- A Directiva de Máquinas 2006/42/CE;

- A Directiva de Baixa Tensão 73/23/CE (e as suas modificações 93/68/CE);

- A Directiva de Compatibilidade Electromagnética 2004/108/CE;

 

E com as normas:

 

- EN ISO 12100-1:2003 (Ed.1) - Segurança de máquinas. Conceitos básicos, princípios gerais de concepção. Terminologia básica, metodologia.

 

- EN ISO 12100-2:2003 (Ed.1) - Segurança de máquinas. Conceitos básicos, princípios gerais de concepção. Princípios técnicos.

 

- EN 60204-1:2006 (Ed.4) - Segurança de máquinas - Equipamento eléctrico de máquinas. Regras gerais.

 

- NP EN 294:1996 (Ed.1) - Segurança de máquinas. Distâncias de segurança para impedir que os membros superiores alcancem zonas perigosas.

 

- NP EN ISO 3744:1999 (Ed.1) - Acústica. Determinação dos níveis de potência acústica emitidos pelas fontes de ruído a partir da pressão acústica. Método de perícia em condições que se aproximam do campo livre sobre um plano reflector.

 

- EN ISO 3741:1999 (Ed. 1) - Acústica. Determinação dos níveis de potência acústica emitida por fontes de ruído. Métodos laboratoriais em salas de reverberação (ISO 3741:1999). 

 

- EN ISO 3745:2003 (Ed. 1) - Acústica. Determinação dos níveis de potência acústica emitida por fontes de ruído a partir da pressão acústica. Métodos de laboratório para salas anecóicas e semi-anecóicas (ISO 3745:2003).

 

- AMCA 210, UNI 10531 (versão italiana da ISO/DI 5801).

 

- ISO 14121-1 : 2007 - Safety of machinery -- Risk assessment -- Part 1: Principles

 

RSECE, estanquidade de condutas

 

Para o cumprimento do estipulado no do ponto 1 no anexo XIV do RSECE, apresentámos novos métodos de fabrico das condutas rectangulares. Hoje produzimos condutas de secção rectangular com um cordão de acrílico aquoso nas costuras longitudinais das peças, reduzindo as fugas de ar neste fecho. Paralelamente, alterámos o tipo de aros; estes agora são dotados interiormente de uma massa vedante que minimiza as fugas de ar pelo aro. Uma rede de condutas deste tipo cumpre com os requisitos da classe de estanqueidade C Eurovent.

 

Para além desta novidade, tivemos em exibição duas redes de condutas tamponadas onde realizámos vários testes de fugas. Numa rede sem spirosafe, a rede 1, nem os aros tinham vedante, nem as costuras das condutas estavam seladas com massa acrílica. A outra rede, a rede 2, tinha acessórios spirosafe e as condutas rectangulares foram feitas com os nossos métodos actuais de fabrico. Ensaiámos ambas as redes a 400 Pa de pressão e na rede 1 tivemos 25 l/s de fugas, correspondendo a 2,28 l/s.m2 e na rede 2 apenas 5,7 l/s, correspondendo a 0,50 l/7s.m2. Verificámos assim, que a rede 1 não cumpria o definido na alínea b do ponto 1 no anexo XIV do RSECE e que a rede 2 cumpria.

 

 

CADvent, a revolução na preparação da sua obra

 

Finalmente, anunciamos na Sinerclima 2008, que o nosso software de dimensionamento de condutas, o CADvent, está ligado à produção. O CADvent exporta um ficheiro com todas as características das condutas desenhadas, desde as dimensões às quantidades, passando pela espessura da chapa e pelas referências das peças. Tudo isto é feito automaticamente pelo software.

 

Esta nova funcionalidade do CADvent veio revolucionar o processo de preparação de obra. Antes a preparação da obra implicava sempre o desenho individual das peças, com a respectiva identificação de quantidades, referências e espessuras de chapa, o posterior envio por fax para o fabricante, e ainda o desenho da tela final. Então o fabricante lia a informação e passava-a de modo manual para o software de produção. Este processo podia demorar duas a três semanas. Hoje, o CADvent permite encurtar este processo para menos de uma semana, através de dois passos simples, primeiro desenha-se a obra com CADvent e depois envia-se o ficheiro dwg por correio electrónico para a Sandometal, onde é exportado para o software de produção de modo instantâneo.

 

 

Obrigado

 

A Sandometal agradece a todos os visitantes e conta com a vossa presença em futuras ocasiões. Em www.sandometal.pt encontra os nossos catálogos, outras informações e mais detalhes sobre estes assuntos.

 



SPIE

 

SPIE, especialista nos domínios das Instalações Especiais: eléctrica, mecânicas, redes de fluidos, redes de comunicações, fabricação de quadros eléctricos e manutenção multitécnica, possui ainda uma larga experiência em montagens metalomecânicas e manutenção industrial.

 

Engenharia e Instalações

Instalações Eléctricas

AT/MT/BT

AVAC

Sistemas de Segurança contra Incêndios

Instalações Mecânicas de Fluidos

 

TI - Comunicações

Redes Estruturadas

Redes Wireless

Equipamentos Activos de Rede

Segurança Informática

CCTV

Controlo de Acessos

Intrusão

Detecção de Incêndios

GTC

 

Energia e Ambiente

Cogeração

Energias Renováveis

Subestações

Centrais Biodiesel

Centrais Hídricas

Telegestão

Ambiente

Produção Fabril

Quadros Eléctricos

Mesas de Comando

Automação

Postos de Transformação

Metalomecânica Ligeira

 

Manutenção Industrial

Manutenção

- Petróleo e Gás

- Indústria

Metalomecânica industrial

Instrumentação

Fabrico e Montagem de Estruturas Metálicas e Tubagens

Paragens de Unidades

Industriais

 

Manutenção Multitécnica

Manutenção

- Terciário

- Transportes

- Operadores de Comunicações

Gestão e Exploração de Instalações Técnicas Especiais


   

Publicidade

Organizadores

 




Patrocinadores