A APIRAC integra de há cinco anos a esta parte a organização ibérica que promove a CLIMATIZACIÓN. No âmbito deste grande evento à escala europeia, que vai na 16ª edição e que tem realização bienal, constam um conjunto de iniciativas que enriquecem o programa global.

Integrada na edição deste ano, surge uma Jornada Técnica dirigida às empresas e engenheiros de Portugal, a exemplo das realizadas nas edições de 2011 e 2013, cuja coordenação recai na APIRAC. Desafiados para a planificação da sessão, que deve ser orientada para assunto da maior actualidade com penetração na actividade das empresas do Sector, identificámos três temas que julgamos do maior interesse e que justificam o contributo dos serviços da APA, que assegurarão as comunicações técnicas desta sessão.

Os temas propostos são os seguintes: Compra e Venda de Gases Fluorados, no âmbito do Regulamento (UE) n.º 517/2014; Certificação de Empresas e de Técnicos; Encaminhamento de fluidos para tratamento e/ou destruição. Face às características das comunicações e oradores, o local apropriado para a realização da sessão é o Auditório da APA, no próximo dia 18 de Fevereiro, no horário entre as 15:00 e as 18:00. No encerramento do encontro, será oferecido um Porto de Honra aos participantes.

Até ao início de Março terão lugar duas sessões de esclarecimento aos Associados sobre as alterações introduzidas pelo Regulamento (UE) n.º 517/2014, face ao Regulamento (CE) n.º 842/2006, e as suas implicações na actividade das empresas e dos técnicos. Relativamente a essas duas sessões, oportunamente daremos mais informações, sendo que, como habitualmente, a participação dos Associados, embora gratuita, está sujeita a inscrição prévia obrigatória.

    Nuno Roque
Secretário-Geral APIRAC
     
   
   

A Semana Europeia da Energia Sustentável celebrar-se-á de 15 a 19 de Junho de 2015

   

JÁ ABERTAS AS CANDIDATURAS

 

A Semana Europeia da Energia Sustentável 2015 – EUSEW 2015 (European Union Sustainable Energy Week), organizada pela Comissão Europeia, realizar-se-á de 15 a 19 de Junho de 2015. Trata-se do evento mais importante para a promoção da eficiência energética e das energias renováveis na Europa. A Comissão Europeia convida todos os interessados a participar ou associar-se a esta iniciativa, através da organização de um Dia da Energia, da candidatura de um projeto aos Prémios Europeus de Energia Sustentável 2015 ou da participação num dos muitos eventos que terão lugar durante todo o mês de Junho.  

Estão já abertas as candidaturas para participar nos Prémios Europeus de Energia Sustentável 2015, os mais importantes do setor a nível europeu em três categorias: energias renováveis, eficiência energética e cidades, comunidades e regiões. Se reconhece valor na redução de emissões de CO2 da sua empresa ou se acha que a sua cidade merece ser distinguida pela sua política em matéria de energia sustentável, estes Prémios destinam-se a si.  

As candidaturas finalistas e os projetos vencedores serão convidados para a cerimónia de entrega de Prémios, em Bruxelas, durante a Semana Europeia da Energia Sustentável 2015, dando grande visibilidade a todos os projetos selecionados. Artigos e vídeos mostrarão os projetos finalistas como boas práticas energéticas e líderes em inovação. Recomendamos que apresente o seu projeto com antecedência para poder assim beneficiar da assistência personalizada da Secretaria da Semana Europeia da Energia Sustentável. O primeiro prazo para a apresentação das candidaturas é 31 de janeiro e o prazo final será 28 de fevereiro 2015.

   
   

Seminário "Apoios Comunitários para o Ambiente e Energia"

    25 de Fevereiro | Auditório CGD - Costa da Caparica
 

Vai realizar-se no próximo dia 25 de Fevereiro, com patrocínio do Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, o seminário Apoios Comunitários para o Ambiente e Energia.

Terá lugar no Auditório Caixa Geral de Depósitos da FCT - Universidade Nova de Lisboa, na Costa da Caparica, com início às 9h00.

Serão apresentadas as linhas estratégicas e específicas dos Programas Regionais e PO SEUR - Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos.

São público-alvo:

- gestores e técnicos da administração pública central, regional e local;
- presidentes,diretores e administradores das entidades gestoras dos serviços de águas, águas residuais e resíduos sólidos;
- presidentes, diretores e administradores do sector da indústria; - empresas, associações e entidades dos setores da água, resíduos e energia;
- empresas de consultoria e prestadoras de serviços na área ambiental;
- todos os profissionais com interesse na área.

Consulte aqui o programa do seminário e aceda à condições de inscrição aqui.

   
   

PESPAP

     
 

A eSPap apresentou no dia 3 de fevereiro, no salão nobre do Ministério das Finanças, o Plano Estratégico de Serviços Partilhados da Administração Pública (PESPAP).  

O PESPAP é a proposta da eSPap para a construção de uma estratégia partilhada que visa:

  • o aumento da eficácia dos Serviços Partilhados na Administração Pública;
  • a redução de despesa pública alcançada através da disseminação de processos mais eficientes e fornecimento de informação de gestão para controlo da despesa;
  • o reforço da excelência operacional, com prestação de serviços normalizados de maior qualidade e consistência, suportada em processos otimizados e difundidos pela rede de Serviços Partilhados.

Saiba Tudo AQUI

   
   

CCDR-N lança website do NORTE 2020

     
 

A CCDR-N - Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, lançou o website do NORTE 2020 – Programa Operacional Regional do Norte 2014-2020, disponível em www.norte2020.pt, um canal privilegiado para divulgar junto dos promotores conteúdos sobre o Programa Operacional, nomeadamente oportunidades de financiamento e o seu enquadramento legal.

O website do NORTE 2020 servirá, igualmente, de suporte à divulgação de iniciativas a implementar pelos seus promotores, projectos que servirão de principais contributos para o desenvolvimento regional do Norte de Portugal, permitindo recuperar a trajectória de convergência a nível europeu.

   
   

Índice de Vendas no Comércio a Retalho apresentou variação homóloga positiva - Dezembro de 2014

     
 

O Índice de Volume de Negócios no Comércio a Retalho registou em Dezembro uma variação homóloga de 1,2% (-0,7% no mês anterior). Os índices de emprego, do número de horas trabalhadas ajustadas de efeitos de calendário e das remunerações apresentaram, no mês de referência, taxas de variação homóloga de 0,5%, de 0,6% e de 2,3%, respectivamente (-0,3%, -0,7% e de 3,3% no mês anterior, pela mesma ordem). No quarto trimestre de 2014, as vendas no Comércio a Retalho subiram 0,4% em termos homólogos (1,4% no terceiro trimestre 2014). Para conjunto o ano de 2014, o Índice de Volume de negócios no Comércio a Retalho aumentou 0,9% (variação de -1,7% no ano anterior).

Fonte: INE

   
   

Revisão em baixa do investimento empresarial em 2014.

     
 

De acordo com as intenções manifestadas pelas empresas no Inquérito de Conjuntura ao Investimento de Outubro de 2014 (com período de inquirição entre 1 de Outubro de 2014 e 19 de Janeiro de 2015), o investimento empresarial deverá apresentar uma taxa de variação nominal de -2,2% em 2015. Os resultados deste inquérito apontam ainda para um aumento de 1,0% do investimento em 2014, traduzindo uma revisão em baixa face às perspectivas reveladas no inquérito anterior (variação de 2,4%).

Entre os objectivos do investimento, perspectiva-se uma redução do peso relativo do investimento associado à extensão da capacidade produtiva de 2014 para 2015, embora permanecendo como o objectivo mais referido. Por sua vez, a importância relativa dos investimentos orientados para a substituição e para a racionalização e reestruturação terá aumentado, de forma mais significativa no primeiro caso.

O principal factor limitativo do investimento empresarial identificado pelas empresas nos dois anos analisados foi a deterioração das perspectivas de venda, seguindo-se a incerteza sobre a rentabilidade dos investimentos. Entre 2014 e 2015, prevê-se uma redução do peso relativo no primeiro caso e um aumento no segundo caso.

Fonte: INE

   
   

Finanças remodelam site

     
 

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) vai remodelar o Portal das Finanças de forma progressiva. A primeira fase arrancou nesta segunda-feira, com uma mudança gráfica na página inicial do site, para um design idêntico ao do e-factura, e com a introdução de algumas funcionalidades relacionadas com a reforma do IRS.

Para já, os serviços tributários, aduaneiros e toda a área institucional mantêm-se iguais. A novidade tem a ver com a área dedicada ao IRS, para a entrega, a consulta da declaração do imposto, a obtenção de comprovativos e a visualização das deduções à colecta já acumuladas. Num email enviado aos funcionários do fisco, o director-geral da AT, António Brigas Afonso, explica que o novo portal “contém todas as funcionalidades integradas do novo IRS”.

No e-factura, à semelhança do que já acontecia até aqui com o benefício fiscal do IVA em sede de IRS, cada contribuinte pode conferir todas as despesas dedutíveis no IRS, seja o valor que se refere ao novo grupo de deduções de despesas gerais familiares (35%, dos gastos até 250 euros por ano), aos encargos de educação, gastos de saúde e habitação. Como as empresas têm até ao dia 25 para comunicarem ao fisco quais as facturas emitidas no mês anterior (neste caso, Janeiro), o sistema ainda não inclui as despesas realizadas no primeiro mês de 2015.

Fonte: Público

   
   

Remessas de Angola para Portugal caem 14% para 231 milhões

     
 

Dinheiro enviado por quem está deslocado neste país africano sofreu uma forte queda, evidenciando a crise económica que Angola está a atravessar.

Entre Janeiro e Novembro de 2014, as remessas enviadas de Angola para Portugal sofreram uma queda de 14,3%, equivalente a 38,6 milhões de euros, quando comparado com idêntico período de 2013. Ao todo, segundo os últimos dados disponíveis, foram enviados para Portugal 213,6 milhões de euros nos onze primeiros meses do ano. A tendência de descida começou a desenhar-se logo em Março, após uma ligeira subida dos dois meses anteriores.

O mês de Setembro foi a excepção, com uma subida de 5% (cerca de um milhão de euros), e após Maio ter registado a maior queda: -47,7% (12 milhões de euros).

Até aqui, os valores tinham vindo sempre a subir, reflexo do fluxo de mão-de-obra a emigrar para Angola, país cujo desenvolvimento se apoia nas receitas do petróleo. Mesmo entre 2009 e 2010, anos em que este país africano foi afectado pela crise financeira e pela baixa do preço do crude, as remessas continuaram a subir, até atingir o seu pico durante 2013.

Fonte: Público

   

   
    As nossas Circulares
    Consulte as nossas Circulares na Área Reservada ao Associado, no site APIRAC
 


Circular Informativa n.º 07/2015 - Renovação do Cartão Associado APIRAC para 2015

Circular Informativa n.º 06/2015 - WEEECYCLE – Nova entidade gestora de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos (REEE).

Circular Informativa n.º 05/2015 - Comunicação anual de dados a estabelecer pelos Operadores de equipamentos fixos de refrigeração, ar condicionado e bombas de calor contendo gases fluorados com efeito de estufa – Dados de 2014.

Circular Informativa n.º 04/2015 - Comunicação de inventários - Consulte AQUI o Comunicado da APECA - Consulte AQUI a Portaria.

     
   
   

Novos Associados

   
    • ALFAQUANTUM Engenharia de Climatização, SA
    • Amílcar Silva Ribeiro Santos
    • António de Oliveira Dias & Irmão, Lda
    • António José Fernandes de Almeida
    • ARM - António Ramos Mendes, Unipessoal, Lda
    • Azenha & Irmão, Lda
    • Concentravalor - Refrigeração, Lda
    • Daniel & Célia, Lda
    • Fresco Enredo, Lda
    • INFRIHOT - Comercialização Eq. de Refrigeração, Lda
    • LOURENÇO & JORGE, LDA
    • M. CUNHA & COMPANHIA, SA
    • NELAS GÁS Unipessoal, Lda
    • OLHOGLACIAR, LDA
    • Refrigás, Unipessoal, Lda
    • RIBEIRO & PINOTE, LDA
    • Riserclima Ar Condicionado, Lda
    • TOMARFRIO. Equip. Decorações e Assist. Técnica, Unipessoal, Lda
 
   
   

Protocolo APIRAC SENDYS_ALIDATA

   

 

 

Depois das apresentações do Protocolo efectuadas no decurso das Sessões “Reforma do IRC 2014”, em que participaram 70 representantes de empresas do Sector, nas cidades de Lisboa e Porto, a parceria encontra-se agora já em fase de desenvolvimento.

Na apresentação foi possível fazer-se demonstrações das aplicações e dar a conhecer testemunhos em suporte vídeo de responsáveis de empresas que já beneficiam de aplicações da SENDYS_ALIDATA. São muitas as soluções disponíveis a preços especiais, com desconto de 40%, o que se propõe aos associados da APIRAC. São contempladas áreas de gestão e operacional, onde a comunicação de dados à AT assume funcionalidade de inquestionável valor.

Na página da APIRAC na internet poderá conhecer em detalhe as soluções propostas, bem como testemunhos das vantagens organizacionais possíveis de obter.

     
   
 
    AGENDA - CURSOS APIEF 2015
   

 

» LISBOA
Isabel Fonseca
Tel: 213 224 265
Telm: 967 830 953
Fax: 213 474 576
formacao@apirac.pt
formacao@apief.pt

» PORTO
Dra. Patrícia Maia
Tel: 222 088 837
Telm: 964 942 932
Fax: 213 474 576
apirac.porto@apirac.pt
formacao.porto@apief.pt

» GUIMARÃES
Dra. Maria José
Tel: 253 554 288
Telm: 967 446 860
Fax: 213 474 576
apirac.guimaraes@apirac.pt
formacao.guimaraes@apief.pt

 
09 FEV » tim 3 - pós laboral LISBOA
9/10 fev » iluminação lisboa
16 fev » gases fluorados - categoria 1 - pós laboral porto
18 fev » gases fluorados - categoria 1 - laboral intensivo lisboa
23 fev » gases fluorados - categoria 1 - laboral intensivo funchal
24 fev » inspecções de sistemas avac&r lisboa
25 Fev » gases fluorados - categoria 1 - pós laboral lisboa
02 mar » gases fluorados - categoria 1 - pós laboral lisboa
02 mar » eqai - especialização em qualidade do ar interior b-learning
09 mar » gases fluorados - categoria 1 - pós laboral porto
09 mar » gases fluorados - categoria 1 - laboral faro
09 mar » itinerário gases fluorados - categoria 1 - laboral intensivo leiria
11 mar * tim 3 - pós laboral faro
23 mar » tim 2 - pós laboral lisboa
23 mar » gases fluorados - categoria 1 - laboral leiria
24 mar » tim 3 - pós laboral porto
30 mar * tim 3 - pós laboral lisboa
     
   

Abertas as Inscrições - APRENDIZAGEM
LISBOA | PORTO | GUIMARÃES | FARO | LEIRIA | VISEU

   

 


   

 

   

Os cursos de aprendizagem são cursos de formação profissional inicial, em conjugação com as empresas, dirigidos a jovens, privilegiando a sua inserção no mercado de trabalho e permitindo o prosseguimento de estudos. São cursos de dupla certificação, escolar (12º ano, nível 3) e profissional (nível 4).

O Plano Curricular é composto por componentes de formação Sociocultural, Cientifica, Tecnológica e Prática realizada esta última em empresas (Formação Prática em Contexto de Trabalho).

Os candidatos devem reunir, cumulativamente, os seguintes requisitos:

  • Ter idades compreendidas entre os 15 e os 24 anos;
  • 3º Ciclo do ensino básico ou superior, sem conclusão do ensino secundário.

Os formandos beneficiam de diversos apoios sociais.

Saídas Profissionais:

• Técnico/a de Refrigeração e Climatização (3675h)

Mais informações: www.apief.pt

     
   
    Datas para pagamento de impostos
     
   

     
   
   

Ministério da Justiça

     
   

Decreto-Lei n.º 4/2015 - Diário da República n.º 4/2015, Série I de 2015-01-0766047121 - No uso da autorização legislativa concedida pela Lei n.º 42/2014, de 11 de Julho, aprova o novo Código do Procedimento Administrativo.

   
   

Ministério da Economia

     
   

Decreto-Lei n.º 6/2015 - Diário da República n.º 5/2015, Série I de 2015-01-0866108378 - Estabelece as condições e as regras a observar na criação de sistemas de incentivos aplicáveis às empresas no território do continente.

   
   

Decreto-Lei n.º 10/2015 - Diário da República n.º 11/2015, Série I de 2015-01-1666229902 - No uso da autorização legislativa concedida pela Lei n.º 29/2014, de 19 de Maio, aprova o regime de acesso e de exercício de diversas actividades de comércio, serviços e restauração e estabelece o regime contraordenacional respectivo.

   
   

Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia

     
   

Portaria n.º 14/2015 - Diário da República n.º 16/2015, Série I de 2015-01-2366321064 - Define o procedimento para apresentação de mera comunicação prévia de exploração das unidades de produção para autoconsumo, bem como para obtenção de um título de controlo prévio no âmbito da produção para autoconsumo ou da pequena produção para injeção total na rede elétrica de serviço público da energia elétrica produzida, e determina o montante das taxas previstas no Decreto-Lei n.º 153/2014, de 20 de Outubro.

   
   

Portaria n.º 15/2015 - Diário da República n.º 16/2015, Série I de 2015-01-2366321065 - Procede à fixação da tarifa de referência aplicável à energia eléctrica produzida através de unidades de pequena produção, nos termos do Decreto-Lei n.º 153/2014, de 20 de Outubro, e determina as percentagens a aplicar à tarifa de referência, consoante a energia primária utilizada por aquelas unidades.

   
   

Ministério da Saúde

     
   

Portaria n.º 21/2015 - Diário da República n.º 24/2015, Série I de 2015-02-0466426483 - Primeira alteração à Portaria n.º 227/2014, de 6 de novembro, que define a atividade de compras centralizadas específicas da área da saúde que constituem atribuição da SPMS, E. P. E. - Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, E. P. E.

   
   

Região Autónoma dos Açores - Assembleia Legislativa

     
   

Decreto Legislativo Regional n.º 1/2015/A - Diário da República n.º 4/2015, Série I de 2015-01-0766047122 - Aprova o Orçamento da Região Autónoma dos Açores para o ano de 2015.

   
   

Decreto Legislativo Regional n.º 2/2015/A - Diário da República n.º 4/2015, Série I de 2015-01-0766047123 - Aprova o Plano Anual Regional para 2015.

   
   

Resolução da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores n.º 1/2015/A - Diário da República n.º 4/2015, Série I de 2015-01-0766047124 - Resolve recomendar ao Governo Regional que tome medidas sobre a mitigação e adaptação às alterações climáticas globais.

   
   
   

Acordo Económico e Comercial Global Canadá-União Europeia - CETA

   

10 de Fevereiro | Auditório da AICEP em Lisboa

 

A aicep Portugal Global e a Embaixada do Canadá EUA realizam, no dia 10 de fevereiro em Lisboa, um seminário para a apresentação do Acordo Económico e Comercial Global Canadá-União Europeia - CETA, em que serão abordadas as oportunidades de negócio  e benefícios  para as relações económicas bilaterais.

Este seminário conta com a presença dos Embaixadores do Canadá em Portugal, Jeffrey Marder, e junto da União Europeia, David Plunkett.  

Nota: Informa-se que está prevista a realização de seminário no Porto, organizado pela AEP e pela Embaixada do Canadá, subordinado ao tema "Acordo Económico e Comercial Global Canadá-União Europeia – CETA", o qual terá lugar no dia 11 de Fevereiro, pelas 09h30, no Edifício de Serviços AEP, em Leça da Palmeira. Para mais informações pede-se o favor de contactar a AEP. 

Consulte AQUI o Programa.

Contactos:

http://www.portugalglobal.pt/PT/Paginas/Index.aspx

   
     
   

O Financiamento às Empresas - Empreender, Inovar e Internacionalizar

   

10 de Fevereiro | Casa das Artes - Vila Nova de Famalicão

 

A aicep Portugal Global e o IAPMEI promovem, no próximo dia 10 de fevereiro, na Casa das Artes, em Vila Nova de Famalicão, uma conferência para apresentar os novos instrumentos de apoio à capacitação competitiva e à internacionalização das empresas, no âmbito do novo quadro de financiamento empresarial para os próximos seis anos.

Durante a conferência serão debatidas oportunidades associadas aos incentivos decorrentes do programa Portugal 2020, e do novo quadro de incentivos fiscais ao investimento.

Em debate estará também o papel das agências públicas no estímulo a estratégias empresariais de reforço da capacidade competitiva e internacional das empresas.

A conferência conta com a participação do Vice-Primeiro-Ministro e do Ministro da Economia. 

Consulte o Programa e Inscreva-se, clicando AQUI

Contactos:
http://portugalglobal.pt/PT/Paginas/Index.aspx

   
     
   

Jornada Técnica | CLIMATIZACIÓN’2015

   

18 de Fevereiro | Agência Portuguesa do Ambiente | Auditório

 

A APIRAC integra a organização ibérica coordenada pela IFEMA que promove a CLIMATIZACIÓN. No âmbito deste grande evento à escala europeia, que tem realização bienal, constam um conjunto de iniciativas que enriquecem o programa global. Integrada na edição deste ano, surge uma Jornada Técnica dirigida às empresas e engenheiros de Portugal, a exemplo das realizadas nas edições de 2011 e 2013, cuja coordenação recai na APIRAC.

Programa:
15H00 | Acreditação de Participantes
15H15 | Apresentação da Sessão, Fernando Brito, Presidente da APIRAC
15H30 | Compra e Venda de Gases Fluorados, no âmbito do Regulamento n.º 517/2014, APA
16H00 | Certificação de Empresas e de Técnicos, APA  
16H30 | Encaminhamento de fluidos para tratamento e/ou destruição, APA
17H00 | Apresentação da Climatización’2015, María Valcarce, Directora da IFEMA
17H30 | Debate
18H00 | Porto de Honra

Contactos:
APIRAC | FAX: 213 474 576 | apirac@apirac.pt

LOCAL:
APA - Agência Portuguesa do Ambiente | Auditório
Rua da Murgueira, 9/9A - Zambujal Ap. 7585
2611-865 Amadora
Lat: 38º 44' 18,08" N | Lon: 9º 12' 27,59" W

   
     
   

CLIMATIZACIÓN - Salón Internacional de Aire Acondicionado, Calefacción, Ventilación y Refrigeración

   

24 a 27 de Fevereiro | IFEMA- Feria de Madrid

 

A CLIMATIZACIÓN tornou-se uma das feiras de referência mais confiáveis ​​para o Sector do ar condicionado, aquecimento e refrigeração, em todo o mundo.

Este reconhecimento advém da participação assídua dos grandes representantes do sector e da alta qualidade dos conteúdo apresentados, que permite aos visitantes descobrir novas tendências e entender o nosso forte compromisso com os desafios ambientais e energéticos que hoje em dia enfrentamos.

O próprio mercado e regulamentações europeias fazem com que esta iniciativa que, se realiza de 2 em 2 anos, apresentasse produtos que demonstrem essa preocupação e caracterizados de enorme avanço tecnológico.


Contactos:
http://www.ifema.es/climatizacion_01/

   
     
   

CLIMAMED 2015

   

10-11 Setembro de 2015 | Centro de Congressos de Antibes Juan-les-Pins, Riviera Francesa (Nice) França

 

A fim de enfrentar o constante aumento do consumo de energia, tornou-se indespensável o uso de energia renovável, sendo até, quase uma obrigação. Hoje, o aquecimento, a ventilação e ar condicionado estão a assumir cada vez mais uma parte importante do consumo total de energia dos edifícios em todo o mundo. O aproveitamento das fontes renováveis de energia pode ser fundamental para limitar a proliferação de emissões de gases de efeito estufa.

Para dar resposta a estes desafios, a AICVF - Associação Francesa de Engenheiros em Climáticas, Ventilação e Refrigeração organiza conjuntamente com a AICARR (Itália), a APIRAC (Portugal), a ATECYR (Espanha) e a TTMD (Turquia) a 8ª edição do CLIMAMED - Congresso Mediterrâneo de Climatização com o principal objectivo: ENERGY PERFORMANCE sustentável de edifícios.

Em nome da Comissão Organizadora, convidamos todos os profisionais e interessados a participar e visitar a 8ª Edição do CLIMAMED 2015, que terá lugar nos dias 10 e 11 de Setembro em França.

Contactos:
http://www.climamed15.eu/

   
     
   

REHVA Annual Meeting and Conference 2015

   

6 e 9 de Maio | Riga | Letónia

 

Entre 6 e 9 de Maio, a capital da Letónia, acolhe o Congresso Internacional de AVAC Avançado & Tecnologias de Gás Natural. Sessões técnicas dedicadas às temáticas do Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado irão dominar o encontro organizado pela Federação de Associações Europeias de Aquecimento, Refrigeração e Ar Condicionado (REHVA) e pela União de Tecnologias de Calor, Gás e Água da Letónia (LSGUTIS).

O evento, que irá debater as inúmeras temáticas relacionadas com o AVAC - Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado, incidirá sobre a discussão dossistemas de refrigeração eficientes, sistemas avançados de ventilação e aquecimento, edifícios sustentáveis, tecnologias de gás natural limpas e eficientes.

Este Congresso realiza-se por ocasião do Encontro Anual e Conferência da REHVA 2015, que conta com o apoio da Universidade Técnica de Riga, da Academia de Ciências da Letónia e do Conselho Mundial de Energia.

Contactos:
http://www.rehva.eu/

   
     
   

RAVAI CHINA 2015

   

3 - 5 Março | Londres

 

RAVAI CHINA 2015 é uma feira Internacional de Refrigeração, Ar-condicionado, Ventilação e Qualidade do Ar, terá lugar nos dias 18, 19 e 20 de Agosto, na GuangzhouChina.

A última edição centrou-se principalmente nos temas de ar condicionado, ventilação e atraiu 36.000 visitantes de mais de 40 países e regiões. Este ano esperamos superar ainda mais.

Não perca esta excelente oportunidade de conhecer produtos de ponta e ter o previlégio de contactar com os maiores profisssioanis do Sector.

Contactos:
http://avaichina.com/en/about.asp?id=1

   
     
   

Seminário Internacional: Desafios da Regulação do Setor Elétrico

   

12 e 13 de Fevereiro | Auditório da Região Centro da Ordem dos Engenheiros

 

Dia 12 de fevereiro
O papel estratégico dos reguladores num mercado elétrico em transformação
O equilíbrio entre o interesse público e a confiança nos mercados
Dia 13 de fevereiro
Desenvolvimento de indicadores de benchmarking
Remuneração dos investimentos vs. modicidade tarifária
Dinâmica tecnológica e inovações regulatórias
Os programas de promoção da eficiência energética no contexto de transformação do setor elétrico

Organização:
- Gesel - Grupo de Estudos do Setor Elétrico, Instituto de Economia, UFRJ

Contactos:
http://www.uc.pt/efs/destaques/2015/seminarioefs

   
     
   
    Se pretender fazer um comentário ou deixar-nos a sua opinião, clique aqui!
   
Para remover clique aqui e escreva STOP.
 

Patrocinadores Newsletter