O mercado nacional vai passar a contar com uma nova entidade gestora de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos, a WEEECYCLE. A WEEECYCLE é uma associação criada por produtores de equipamentos eléctricos e electrónicos (EEE), com o apoio das Associações mais significativas do Sector, tendo como objectivo introduzir no mercado nacional um modelo de gestão de REEE mais competitivo e que permite às empresas uma redução significativa dos seus custos.

Esta Associação resulta assim de uma plataforma de Associações que entenderam justificar-se uma sociedade gestora especificamente orientada para responder às necessidades e particularidades dos sectores representados. A APIRAC faz parte dessa plataforma, em que participam ainda a AIMMAP, ANEMM, ANIMEE e APISOLAR.

A WEEECYCLE já entregou na APA o seu pedido de licenciamento, estando as Associações intervenientes confiantes de que a APA será célere na apreciação e atribuição da licença. O mercado precisa de um novo dinamismo e Portugal tem que alcançar já a partir de 2015, metas de recolha e tratamento muito mais ambiciosas.

Brevemente, a APIRAC irá realizar mais duas sessões de esclarecimento aos Associados sobre as alterações introduzidas pelo Regulamento (UE) n.º 517/2014, face ao Regulamento (CE) n.º 842/2006, e as suas implicações na actividade das empresas e dos técnicos. Relativamente a essas duas sessões, oportunamente daremos mais informações, sendo que, como habitualmente, a participação dos Associados, embora gratuita, está sujeita a inscrição prévia obrigatória.

Ainda na esfera desta matéria, importante recordar que no âmbito das obrigações decorrentes da aplicação do artigo 4.º do Decreto-Lei n.º 56/2011, os Operadores dos equipamentos abrangidos pelo referido artigo deverão comunicar à APA, até ao dia 31 de Março de 2015, dados relativos à utilização de gases fluorados com efeito de estufa no decorrer do ano civil de 2014.

Os utilizadores que tenham introduzido dados no ano anterior, não deverão efetuar novo registo. Apesar do prazo para a comunicação de dados terminar no dia 31 de março de 2015, aconselha-se que, de forma a evitar quaisquer constrangimentos, logo que possível, seja efetuada a referida comunicação de dados. Não obstante a responsabilidade da APA quanto à correcta interpretação da legislação em vigor, o Departamento Técnico está como habitualmente ao dispor dos Associados.

Finalmente, não esquecer que estamos em mês de Assembleia-Geral ordinária de Associados. A reunião magna terá lugar no dia 26 de Março, às 18:00 no CCB, conforme convocatória enviada para o efeito. A APIRAC convida os Associados participantes para um jantar de convívio, a exemplo do sucedido nas edições anteriores.

    Nuno Roque
Secretário-Geral APIRAC
     
   
   

Consulta Pública da Revisão da Directiva CELE

     
 

Decorre até 16 de Março de 2015  o processo de consulta pública da revisão da Diretiva CELE (Comércio Europeu de Licenças de Emissão) para o período pós 2020, que está a ser conduzido pela Comissão Europeia.

Mais informações disponíveis » aqui «.

Fonte: APA

   
   

Empregabilidade vai condicionar futuros apoios a estágios

     
 

A empregabilidade dos estágios profissionais comparticipados por fundos comunitários vai passar a ser um dos critérios relevantes na selecção de futuras candidaturas das empresas. A taxa de emprego ainda não está definida, mas estes programas passam a obedecer à filosofia de obtenção de resultados em que está desenhado o novo quadro de fundos europeus (Portugal 2020).

Esta solução permitirá canalizar os programas de estágios para as áreas de maior empregabilidade, sendo os resultados aferidos seis meses após a conclusão do estágio. O nível mínimo de colocação dos estagiários que vai ser exigido não está ainda definido, mas é certo que a empresa que não consiga cumpri-lo ficará limitada no acesso a futuros programas, caso pretenda obter nova comparticipação. Para a contagem entrarão o total de contratações e não apenas as que forem da iniciativa promotora do estágio.

Fonte: Dinheiro Vivo
   
   

Revitalização de empresas com enquadramento mais favorável - Alterações ao SIREVE criam novas condições para acesso e celebração de acordos extrajudiciais

     
 

A entrada em vigor do novo Decreto-Lei nº 26/2015, de 6 de Fevereiro, vem criar novas condições de acesso ao SIREVE – Sistema de Recuperação de Empresas por via Extrajudicial, introduzindo também alterações ao Código da Insolvência e da Recuperação de Empresas e ao Código das Sociedades Comerciais.

O objectivo é obter-se um enquadramento mais favorável à reestruturação e revitalização empresarial, através de um conjunto de medidas que contribuam para uma maior eficácia nos planos de recuperação de empresas, na facilitação do financiamento de longo prazo da actividade produtiva e na criação de instrumentos híbridos de capitalização, que incentivem a entrada de investidores com capital e que tragam competências adicionais às empresas em dificuldades.     

Saiba Tudo » aqui «

Fonte: IAPMEI

   
   

Incentivos ao comércio - IAPMEI lança 2.ª fase de candidaturas ao Comércio Investe

     
 

Foram já definidas, através do Despacho n.º 1413/2015 do Ministério da Economia, as condições relativas à 2.ª fase de candidaturas ao sistema de incentivos à modernização do comércio, Comércio Investe.

As candidaturas à nova fase de 2015 estão abertas desde 13 de Fevereiro para os diferentes tipos de projectos elegíveis, Projetos individuais e projectos conjuntos de modernização comercial, e terminam, respectivamente, a 27 de Março e a 13 de Abril, até às 18h00, em qualquer dos casos.     

Os apoios financeiros às empresas assumem a forma de incentivo não reembolsável, correspondente a 40% ou 45% das despesas elegíveis, caso se trate respectivamente de projectos individuais ou de projectos conjuntos.

Saiba Tudo » aqui «

Fonte: IAPMEI

   
   

Abertas as candidaturas à medida Incentivo à Aceitação de Ofertas de Emprego

   

Foi publicada a Portaria nº 26/2015 que revê a medida Incentivo à Aceitação de Ofertas de Emprego permitindo alargar o número de desempregados abrangidos.

 

Esta medida consiste na atribuição de um apoio financeiro aos desempregados titulares de prestações de desemprego que aceitem ofertas de emprego apresentadas pelo IEFP ou se coloquem pelos próprios meios, a tempo completo, com uma remuneração inferior ao valor da prestação de desemprego que se encontram a receber.

Saiba Tudo » aqui «

Fonte: IEFP

   
   

Índice de Vendas no Comércio a Retalho acelerou em termos homólogos

     
 

O Índice de Volume de Negócios no Comércio a Retalho registou em janeiro uma variação homóloga de 2,2% (1,5% no mês anterior). Os índices de emprego, do número de horas trabalhadas ajustadas de efeitos de calendário e das remunerações apresentaram, no mês de referência, taxas de variação homóloga de 0,9%, de 1,0% e de 2,9%, respetivamente (0,6%, 0,8% e de 2,3% no mês anterior, pela mesma ordem).

Fonte: INE

   
   

Indicador de confiança dos Consumidores recupera e indicador de clima económico estabiliza

     
 

O indicador de confiança dos Consumidores recuperou em fevereiro, registando o valor mais elevado desde maio de 2002 e prolongando a acentuada tendência ascendente observada desde o início de 2013.

O indicador de clima económico estabilizou em fevereiro, após ter aumentado ligeiramente em janeiro. No mês de referência, o indicador de confiança aumentou na Indústria Transformadora, na Construção e Obras Públicas e no Comércio e diminuiu nos Serviços.

Fonte: INE

   
   

A taxa de desemprego estimada foi 13,3%

     
 

A taxa de desemprego estimada para janeiro de 2015 foi 13,3%. Este valor é inferior, em 0,3 pontos percentuais, ao estimado para dezembro de 2014.

A população desempregada foi estimada em 683,2 mil pessoas, o que representa uma diminuição de 1,5% face a dezembro de 2014 (menos 10,5 mil). A população empregada foi estimada em 4 441,3 mil pessoas, aumentando 0,5% (mais 21,0 mil) face ao mês anterior.

Para estas estimativas foi considerada a população dos 15 aos 74 anos e os valores foram previamente ajustados de sazonalidade.

Fonte: INE

   
   

Começou ontem a entrega do IRS de 2014.

    » Saiba como aumentar o reembolso

 

Está declarada aberta a época de entrega do IRS. É tempo de fazer contas e perceber o que pode deduzir, de forma a aumentar o reembolso. Durante este mês, a declaração de IRS só pode ser feita em formato papel e a entrega está limitada aos trabalhadores dependentes e pensionistas. Em abril, pode fazê-lo pela internet.

Saiba Tudo » aqui «

Fonte: EXPRESSO

   

   
    As nossas Circulares
    Consulte as nossas Circulares na Área Reservada ao Associado, no site APIRAC
 



Circular Informativa n.º 09/2015
- Alvarás | Revalidação 2015 | Prazo de pagamento da guia ao InCI

Circular Informaiva n.º 08/2015 - Trabalho suplementar

     
   
   

Novos Associados

   
    • ÁLVARO CORREIA GUERREIRO UNIPESSOAL, LDA
    • CENTAURO INTERNACIONAL - TROCADORES DE CALOR, LDA
    • DAVID MANUEL DOS SANTOS CARRO
    • ELECTRO C. MENDES, UNIPESSOAL, LDA
    • FRANCISCO MOREIRA & MOREIRA, LDA
    • FRIGORÍFICOS IMPERIAL, LDA
    • IÕES ACTIVOS DE RUI FILIPE ALHEIRO DE SOUSA
    • JOÃO MANUEL CARDOSO DOS SANTOS
    • JOSÉ GUERREIRO MACHADO
    • NORA & CARVALHO, LDA
    • OLITREM - INDÚSTRIA DE REFRIGERAÇÃO, SA
    • PAULO ALEXANDRE MARREIROS DE JESUS
    • REFRIMONDEGO - REFRIGERAÇÃO E ELECTRICIDADE, LDA
    • REFRIPINHAL DE JORGE MANUEL VAZ DE MATOS
    • REGULGRAU, LDA
    • STERNBLU - TECNOLOGIAS E EQUIPAMENTOS HOTELEIROS E ALIMENTARES, SA
    • TEMPO COLOQUIAL - SIST. DE REFRIGERAÇÃO E CLIMATIZAÇÃO, LDA
    • TERMAIRE UNIPESSOAL, LDA
    • VIDAM, LDA
 
   
   

Protocolo APIRAC SENDYS_ALIDATA

   

 

 

Depois das apresentações do Protocolo efectuadas no decurso das Sessões “Reforma do IRC 2014”, em que participaram 70 representantes de empresas do Sector, nas cidades de Lisboa e Porto, a parceria encontra-se agora já em fase de desenvolvimento.

Na apresentação foi possível fazer-se demonstrações das aplicações e dar a conhecer testemunhos em suporte vídeo de responsáveis de empresas que já beneficiam de aplicações da SENDYS_ALIDATA. São muitas as soluções disponíveis a preços especiais, com desconto de 40%, o que se propõe aos associados da APIRAC. São contempladas áreas de gestão e operacional, onde a comunicação de dados à AT assume funcionalidade de inquestionável valor.

Na página da APIRAC na internet poderá conhecer em detalhe as soluções propostas, bem como testemunhos das vantagens organizacionais possíveis de obter.

     
   
 
    AGENDA - CURSOS APIEF 2015
   

 

» LISBOA
Isabel Fonseca
Tel: 213 224 265
Telm: 967 830 953
Fax: 213 474 576
formacao@apirac.pt
formacao@apief.pt

» PORTO
Dra. Patrícia Maia
Tel: 222 088 837
Telm: 964 942 932
Fax: 213 474 576
apirac.porto@apirac.pt
formacao.porto@apief.pt

» GUIMARÃES
Dra. Maria José
Tel: 253 554 288
Telm: 967 446 860
Fax: 213 474 576
apirac.guimaraes@apirac.pt
formacao.guimaraes@apief.pt

 
09 mar » gases fluorados - categoria 1 - pós laboral porto
09 mar » gases fluorados - categoria 1 - laboral faro
09 mar » gases fluorados - categoria 1 - laboral leiria
10 mar » gases fluorados - categoria 1 - pós laboral faro
11 mar » gases fluorados - categoria 1 - laboral funchal
16 mar » eqai - especialização em qualidade do ar interior b-learning
16 mar » gases fluorados - categoria 1 - pós laboral lisboa
18 mar » gases fluorados - categoria 1 - pós laboral lisboa
23 mar » tim 2 - pós laboral lisboa
23 mar » gases fluorados - categoria 1 - laboral leiria
24 mar » tim 3 - pós laboral porto
30 mar * tim 3 - pós laboral lisboa
06 abr » gases fluorados - categoria 1 - pós laboral lisboa
06 abr » gases fluorados - categoria 1 - pós laboral porto
09 abr » gases fluorados - categoria 1 - laboral lisboa
13 abr » gases fluorados - categoria 1 - pós laboral faro
20 abr » gases fluorados - categoria 1 - pós laboral lisboa
20 abr » gases fluorados - categoria 1 - laboral leiria
20 abr » gases fluorados - categoria 1 - laboral intensivo guimarães
21 abr » gases fluorados - categoria 1 - pós laboral porto
27 abr * tim 3 - pós laboral lisboa
27 abr » geral de refrigeração e ar condicionado - pós laboral lisboa
     
   

Abertas as Inscrições - APRENDIZAGEM
LISBOA | PORTO | GUIMARÃES | FARO | LEIRIA | VISEU

   

 


   

 

   

Os cursos de aprendizagem são cursos de formação profissional inicial, em conjugação com as empresas, dirigidos a jovens, privilegiando a sua inserção no mercado de trabalho e permitindo o prosseguimento de estudos. São cursos de dupla certificação, escolar (12º ano, nível 3) e profissional (nível 4).

O Plano Curricular é composto por componentes de formação Sociocultural, Cientifica, Tecnológica e Prática realizada esta última em empresas (Formação Prática em Contexto de Trabalho).

Os candidatos devem reunir, cumulativamente, os seguintes requisitos:

  • Ter idades compreendidas entre os 15 e os 24 anos;
  • 3º Ciclo do ensino básico ou superior, sem conclusão do ensino secundário.

Os formandos beneficiam de diversos apoios sociais.

Saídas Profissionais:

• Técnico/a de Refrigeração e Climatização (3675h)

Mais informações: www.apief.pt

     
   
    Datas para pagamento de impostos
     
   

     
   
   

Assembleia da República

     
   

Lei n.º 9/2015 - Diário da República n.º 29/2015, série I de 2015-02-1166442835 - Primeira alteração à Lei n.º 14/2008, de 12 de março, que proíbe e sanciona a discriminação em função do sexo no acesso a bens e serviços e seu fornecimento, transpondo para a ordem jurídica interna a Diretiva n.º 2004/113/CE, do Conselho, de 13 de Dezembro.

   
   

Lei n.º 14/2015 - Diário da República n.º 32/2015, série I de 2015-02-1666528734 - Estabelece os requisitos de acesso e exercício da atividade das entidades e profissionais responsáveis pelas instalações elétricas, conformando-os com a disciplina da Lei n.º 9/2009, de 4 de março, e do Decreto-Lei n.º 92/2010, de 26 de julho, que transpuseram as Diretivas n.os 2005/36/CE, de 7 de setembro, relativa ao reconhecimento das qualificações profissionais, e 2006/123/CE, de 12 de dezembro, relativa aos serviços no mercado interno.

   
   

Lei n.º 15/2015 - Diário da República n.º 32/2015, série I de 2015-02-1666528735 - Estabelece os requisitos de acesso e exercício da atividade das entidades e profissionais que atuam na área dos gases combustíveis, dos combustíveis e de outros produtos petrolíferos, conformando-o com a disciplina da Lei n.º 9/2009, de 4 de março, e do Decreto-Lei n.º 92/2010, de 26 de julho, que transpuseram as Diretivas n.os 2005/36/CE, de 7 de setembro, relativa ao reconhecimento das qualificações profissionais, e 2006/123/CE, de 12 de dezembro, relativa aos serviços no mercado interno, e procede à quinta alteração ao Decreto-Lei n.º 267/2002, de 26 de Novembro.

   
   

Presidência do Conselho de Ministros

     
   

Decreto-Lei n.º 22/2015 – Diário da República n.º 26/2015, série I de 2015-02-0666432646 - Procede à primeira alteração ao Decreto-Lei n.º 98/2007, de 2 de abril, que aprova o regime do incentivo à leitura de publicações periódicas.

   
   

Ministério da Economia

     
   

Decreto-Lei n.º 26/2015 - Diário da República n.º 26/2015, série I de 2015-02-0666432651 - Promove um enquadramento mais favorável à reestruturação e revitalização de empresas, ao financiamento de longo prazo da atividade produtiva e à emissão de instrumentos híbridos de capitalização, alterando o Sistema de Recuperação de Empresas por via Extrajudicial, o Código da Insolvência e da Recuperação de Empresas e o Código das Sociedades Comerciais.

   
   

Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social

     
   

Portaria n.º 26/2015 - Diário da República n.º 28/2015, série I de 2015-02-1066457149 -Estabelece a Medida Incentivo à Aceitação de Ofertas de Emprego e revoga a Portaria n.º 207/2012, de 6 de Julho.

   
   

Presidência do Conselho de Ministros e Ministério da Economia

     
   

Portaria n.º 57-A/2015 - Diário da República n.º 41/2015, 1º Suplemento, série I de 2015-02-2766622102 - Adota o regulamento específico do domínio da Competitividade e Internacionalização.

   
   

Presidência do Conselho de Ministros e Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia

     
   

Portaria n.º 57-B/2015 - Diário da República n.º 41/2015, 1º Suplemento, série I de 2015-02-2766622103 - Adota o Regulamento Específico Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.

   
   

Região Autónoma dos Açores - Presidência do Governo

     
   

Decreto Regulamentar Regional n.º 4/2015/A - Diário da República n.º 36/2015, série I de 2015-02-2066536671 - Aprova a orgânica e o quadro de pessoal dirigente, de direção específica e de chefia da Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia.

   
   

Decreto Regulamentar Regional n.º 5/2015/A - Diário da República n.º 42/2015, série I de 2015-03-0266639425 - Segunda alteração ao Decreto Regulamentar Regional n.º 6/2011/A, de 15 de fevereiro, que define o processo de reconhecimento e acompanhamento dos projetos de interesse regional (PIR).

   
   
   

Assembleia-Geral APIRAC

   

26 de Março de 2015 | CCB – Centro Cultural de Belém

   

CONVOCATÓRIA

Nos termos dos artºs. 14º., nº. 1 e 15º., nº. 1, ambos dos Estatutos, convoco a Assembleia Geral da “APIRAC – Associação Portuguesa das Empresas dos Sectores Térmico, Energético, Electrónico e do Ambiente”, a reunir em primeira convocação no CCB – Centro Cultural de Belém, sito na Praça do Império, em Lisboa, porquanto o local indicado oferece melhores condições para a realização da assembleia, no dia 26 de Março de 2015, pelas 18 horas, com a seguinte Ordem de Trabalhos:

Ponto Um: Deliberar sobre o Relatório e Contas da Direcção e o Parecer do Conselho Fiscal relativos ao exercício de 2014;

Ponto Dois: Discutir, modificar e votar o Orçamento para 2015;

Ponto Três: Outros assuntos de interesse para a Associação.

Se à hora marcada não estiverem presentes pelo menos metade dos associados de pleno direito, a Assembleia reunirá trinta minutos depois, em segunda convocação, com qualquer número de associados, com a mesma Ordem de Trabalhos.

Lisboa, 02 de Março de 2015

O Presidente da Mesa da Assembleia Geral,

(Celestino Augusto Viegas Rodrigues,
por INSTEC – Estudos e Projectos de Instalações Técnicas, Lda.)

 

Contactos:
APIRAC | Tel.: 213 224 260 | Fax: 213 474 576
email: apirac@apirac.pt

   
     
   

Seminário “A Centralização das compras públicas – questões actuais”

   

13 de Março de 2015 | Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa,

 

Dada a importância que tem sido conferida à centralização das compras no contexto das transformações que a Administração Pública atravessa – bem patente, a nível nacional, nas sucessivas Leis das Grandes Opções do Plano, e a nível europeu, nas recentemente aprovadas Diretivas em matéria de contratos públicos e concessões, o Instituto de Ciências Jurídico-Políticas, o Instituto Europeu e o Instituto de Direito Económico, Financeiro e Fiscal, da FDUL, através dos seus Centros de Investigação, vão organizar, no próximo dia 13 de Março, um Seminário subordinado ao tema “A Centralização das Compras Públicas – Questões Atuais”.

O seminário marca o lançamento do Curso de Pós-Graduação em Direito da Contratação Pública.

O propósito deste Seminário será é debater as múltiplas questões levantadas pelo tema, com a presença de especialistas e de representantes das entidades e órgãos públicos com atribuições na matéria.

A Sra. Secretária de Estado do Tesouro, Dr.ª Isabel Castelo Branco encerrará o evento, juntamente com os Professores Doutores Jorge Miranda e Eduardo Paz Ferreira.

Contactos:
PROGRAMA e mais informações » aqui «

   
     
   

VI Jornadas de Engenharia do Ambiente 2015

   

19, 20 e 23 de Fevereiro de 2015 | Auditório do Centro de Congressos do Instituto Superior Técnico, em Lisboa

 

Vai realizar-se nos dias 19, 20 e 23 de Fevereiro de 2015, no auditório do Centro de Congressos do Instituto Superior Técnico, em Lisboa, a edição de 2015 das Jornadas de Engenharia do Ambiente. São organizadas pelo Núcleo de Estudantes de Engenharia do Ambiente do IST e contam com o apoio da APA.

Sob o mote “Leading the way to innovation”, os painéis das Jornadas estão estruturados em quatro temas chave:
     . Cidade Sustentável: A Evolução Energética,
     . Gestão e Valorização de Resíduos – da teoria à prática,
     . Infraestruturas Verdes para um Futuro Sustentável,
     . Fiscalidade Verde: Solução ou Problema?

Os dois primeiros dias contemplam conferências, debates e duas sessões de Green Networking (Feira de Trabalho e Competências Profissionais na área de Engenharia do Ambiente). Conta-se, ainda, com um dia dedicado a uma visita técnica a um local de interesse na temática ambiental.

Contactos:
Mais informações e inscrições » aqui « e no » Facebook «.

   
     
   

Green Business Week

   

3, 4 e 5 de Março | Congressos de Lisboa/Junqueira

 

Vai realizar-se nos dias 3, 4 e 5 de março a Green Business Week, no Centro de Congressos de Lisboa/Junqueira.

Organizado pela Fundação AIP e em colaboração com o MAOTE, é um evento  inovador e de grande relevância transversal a toda a economia nacional. Tem como objectivo impulsionar o crescimento económico, o emprego qualificado e sustentável, a ciência e investigação, a tecnologia, a inovação e empreendedorismo.

Os principais pilares da GBW são a SmartCitiesLive (soluções para cidades inteligentes), a AcquaLiveExpo(água, resíduos e ambiente), e a EnergyLiveExpo (energia, eficiência energética, energias renováveis, alterações climáticas).

Do programa destacam-se a 2ª Reunião Ministerial Ambiente e Energias Renováveis do Diálogo 5+5, no dia 3 e a 1ª Convenção da Coligação para o Crescimento Verde, no dia 4.

A Agência Portuguesa do Ambiente apoia este evento e participa nas iniciativas do seu programa.

Pode aceder a mais informações e programa aqui.

Para poder visitar a mostra tecnológica e ter acesso às acções use o convite electrónico abaixo.

   
     
   

Feira IFFA em Frankfurt

   

7 a 12 de Maio de 2016 | Frankfurt

 

informamos que de 7 a 12 de Maio de 2016 se realiza em Frankfurt mais uma edição trienal da Feira IFFA, principal feira mundial dedicada ao equipamento para abate e ao tratamento da carne. O certame abrange toda a cadeia da indústria da carne, reunindo num único espaço os principais fabricantes de tecnologia e materiais de embalagens, controlo e equipamento de pesagem, fornecedores do segmento de abate e transformação, empresas de refrigeração, armazenamento e logística, utensílios e cutelaria, bem como líderes de mercado no segmento de serviços relacionados com ingredientes, especiarias, ervas e conservantes.

Em 2013, a feira acolheu 960 empresas assim como mais de 60.000 visitantes.

Veja » aqui « a brochura da Feira.

Mais informações sobre o certame » aqui «.

Para participar faça » aqui « o registo. De referir que existe um desconto no aluguer de espaço até 11 de Março 2015.

Mais informamos que a Feira se realiza no mesmo ano também na Argentina: http://www.tecnofidta.com/

Contactos:
http://iffa.messefrankfurt.com/frankfurt/en/aussteller/willkommen.html

   
     
   

CLIMAMED 2015

   

10-11 Setembro de 2015 | Centro de Congressos de Antibes Juan-les-Pins, Riviera Francesa (Nice) França

 

A fim de enfrentar o constante aumento do consumo de energia, tornou-se indespensável o uso de energia renovável, sendo até, quase uma obrigação. Hoje, o aquecimento, a ventilação e ar condicionado estão a assumir cada vez mais uma parte importante do consumo total de energia dos edifícios em todo o mundo. O aproveitamento das fontes renováveis de energia pode ser fundamental para limitar a proliferação de emissões de gases de efeito estufa.

Para dar resposta a estes desafios, a AICVF - Associação Francesa de Engenheiros em Climáticas, Ventilação e Refrigeração organiza conjuntamente com a AICARR (Itália), a APIRAC (Portugal), a ATECYR (Espanha) e a TTMD (Turquia) a 8ª edição do CLIMAMED - Congresso Mediterrâneo de Climatização com o principal objectivo: ENERGY PERFORMANCE sustentável de edifícios.

Em nome da Comissão Organizadora, convidamos todos os profisionais e interessados a participar e visitar a 8ª Edição do CLIMAMED 2015, que terá lugar nos dias 10 e 11 de Setembro em França.

Contactos:
http://www.climamed15.eu/

   
     
   
    Se pretender fazer um comentário ou deixar-nos a sua opinião, clique aqui!
   
Para remover clique aqui e escreva STOP.
 

Patrocinadores Newsletter