A APIRAC celebrou no passado dia 21 de novembro, sábado, os seus 40 anos de existência, numa festa que reuniu cerca de 400 pessoas de todo o país no Convento do Beato, em Lisboa.

No jantar-concerto, animado por António Zambujo, foram também entregues ofertas comemorativas aos Associados com registo de antiguidade de 35, 30 e 25 anos. Foram agraciadas as empresas: NONIO Hiross, Lda (35 anos); VALENTIM, Lda (30 anos); CENTAURO Internacional, Lda (30 anos); ARNEG Portuguesa, Lda (30 anos); CARRIER Portugal, Lda (30 anos); DANFOSS, Lda (30 anos); SAMIFI Portuguesa, SA (30 anos); JOSÉ JÚLIO JORDÃO, Lda (25 anos); FACLIMA, Lda (25 anos); SANDOMETAL, SA (25 anos); GDF SUEZ Portugal, SA (25 anos); FRILIXA, Lda (25 anos); DUARCLIMA, Lda (25 anos); INSTEC, Lda (25 anos); CONTIMETRA, Lda (25 anos); CARLOS LOPES GOUVEIA, Lda (25 anos); e, FRANCE AIR Portugal, Lda (25 anos).

Na ocasião, o Presidente da Direção, Eng. Fernando Brito, referiu a importância da Associação que “em 1975, numa época muito conturbada, surgiu para unir e defender um Sector que estava muito ameaçado, nomeadamente, no que respeitava às dificuldades de importação.”. Nas palavras do Presidente, “40 anos depois, a APIRAC tem sabido acompanhar os tempos e corresponder aos desafios sempre renovados de um Setor cada vez mais exigente e profissionalizado, e economicamente cada vez mais relevante”.

Participaram, além dos Associados, representantes de entidades públicas e privadas com intervenção na área de representatividade da APIRAC, de que são: DGEG, APA, ADENE, DGAE e ANREEE. Foram ainda convidados diversas Associações Patronais que com a APIRAC têm trabalho e projectos conjuntos. Ainda de assinalar a presença da grande maioria dos funcionários e colaboradores da APIRAC, APIEF e CENTERM.

Em jeito de final de ano a iniciativa constitui motivo de orgulho no trabalho realizado e de incentivo aos projectos que se colocam no horizonte Associativo.

A todos, bem hajam!

    Nuno Roque
Secretário-Geral APIRAC
   
   

A APIRAC no projeto ProCold 

   

 

 

Vai arrancar um projeto internacional dirigido aos fabricantes de equipamentos de frio comercial e profissional, coordenado pela associação ambiental Quercus, que contará com a colaboração da APIRAC.

Este projeto liderado pela ADEME (Agência de Energia e Ambiente francesa) e com parceiros na Alemanha, Áustria, França, Itália, Portugal, República Checa, Suécia e Suíça, pretende contribuir para o aumento da eficiência energética da gama profissional e comercial dos aparelhos de frio destinados ao armazenamento de comida e bebidas, especificamente os móveis tipo plug-in. O objetivo geral é induzir privados e entidades públicas a adotar e implementar políticas de eficiência energética quer europeias, quer nacionais, no segmento do frio profissional e comercial com o objetivo específico de garantir que no mercado europeu são lançados produtos energeticamente mais eficientes e que a sua quota de mercado irá aumentar.

É um programa em que os grupos alvo são as entidades públicas e privadas, fabricantes e fornecedores, indústria de comidas e bebidas, retalhistas e outros atores de mercado que lidem com estes produtos.

O projeto ProCold pretende contribuir para o aumento da eficiência energética da gama profissional e comercial dos aparelhos de refrigeração destinados ao armazenamento de comida e bebidas, especificamente os "plug-in", decorrendo de fevereiro de 2015 a janeiro de 2018.

O objetivo geral é induzir privados e entidades públicas a adotar e implementar políticas de eficiência energética europeias e nacionais no segmento do frio profissional e comercial e o objetivo específico é garantir que no mercado europeu entram produtos energeticamente mais eficientes e que a sua quota de mercado também aumenta. As atividades previstas incluem a elaboração de listagens com os produtos mais eficientes no mercado, reuniões e divulgação de informação relevante, criação de ferramentas que permitam calcular as poupanças dos aparelhos, execução de ensaios em aparelhos já disponíveis no mercado e um concurso para os produtos mais eficientes existentes no mercado. Este projeto reúne oito parceiros europeus e é financiado pelo programa Horizonte 2020.

Aceda ao site do projeto aqui: http://www.pro-cold.eu/.

   
   

Lançamento do Portal IMPIC

   

 

 

A partir de 1 de dezembro de 2015, o IMPIC passa a contar com um novo portal, o qual se apresenta mais intuitivo na ótica do utilizador, com um layout simples, com uma estruturação funcional e interativa, cuja tónica assenta nos principais serviços prestados aos cidadãos e às empresas. Para além disso, o portal apresenta uma estrutura adaptável a todo o tipo de dispositivos existentes hoje em dia (computadores, tablets e smartphones).

Merecem destaque no portal as seguintes três grandes áreas: obter licença/alvará; consultar empresas licenciadas e efetuar queixa ou reclamação.

Este relevo ilustra bem a importância que o IMPIC, I.P. dedica às empresas e aos consumidores, que são, afinal, a sua razão de existir. Estes três serviços disponibilizados pelo instituto no seu portal constituem um bom exemplo da desmaterialização de processos na Administração Pública, patente quer no processo de licenciamento (destinado às empresas), quer na pesquisa de empresas licenciadas (por parte dos consumidores ou mesmo das entidades públicas, licenciadoras ou compradoras), quer ainda na queixa ou reclamação eletrónica.

Visite-nos em www.impic.pt

   
   

Produto Interno Bruto aumentou 1,4% em volume - 3.º Trimestre de 2015

   

 

 

O Produto Interno Bruto (PIB) registou, em termos homólogos, um aumento de 1,4% em volume no 3º trimestre de 2015 (variação de 1,6% no trimestre anterior). O contributo da procura interna para a variação homóloga do PIB diminuiu no 3º trimestre (passando de 3,5 pontos percentuais (p.p.) no 2º trimestre para 1,9 p.p.), refletindo a desaceleração do Investimento e, em menor grau, das despesas de consumo final. A procura externa líquida registou um contributo negativo (-0,5 p.p.), embora de magnitude inferior ao observado no 2º trimestre (-2,0 p.p.). Refira-se ainda que se verificou um ganho de termos de troca superior ao do trimestre anterior, com o deflator das importações a registar uma redução significativa, sobretudo em resultado da diminuição dos preços dos bens energéticos. Em termos nominais, o Saldo Externo de Bens e Serviços aumentou no 3º trimestre, passando de 0,1% do PIB no 2º trimestre para 1,3%.

Comparativamente com o 2º trimestre, o PIB registou uma taxa de variação nula em termos reais (0,5% no 2º trimestre). O contributo da procura interna foi negativo devido principalmente à redução do Investimento, enquanto a procura externa líquida contribuiu positivamente, tendo as Importações de Bens e Serviços diminuído de forma mais intensa que as Exportações de Bens e Serviços.

Fonte: INE

   
   

Índice de Vendas no Comércio a Retalho acelerou - Outubro de 2015

   

 

 

O Índice de Volume de Negócios no Comércio a Retalho1 registou em outubro uma variação homóloga de 3,7% (1,2% em setembro). Os índices de emprego, de remunerações e de número de horas trabalhadas ajustadas de efeitos de calendário apresentaram, no mesmo período, taxas de variação homóloga de 2,2%, de 4,7% e de 2,5%, respetivamente (2,0%, 3,5% e 2,1% no mês anterior, pela mesma ordem).

Fonte: INE

   
   

Valor dos serviços prestados às empresas cresceu 3,2%, atingindo 12,7 mil milhões de euros - 2014

     
 

Em 2014, o valor da prestação de serviços das atividades ligadas aos Serviços Prestados às Empresas (SPE) cresceu 3,2% (variação de -1,8% em 2013), tendo atingido 12 725 milhões de euros. O valor acrescentado bruto e o excedente bruto de exploração no conjunto destas atividades registaram crescimentos significativos, respetivamente, de 7,4% e de 10,8% (0,0% e -1,5% em 2013), claramente superiores aos observados para o conjunto das empresas não financeiras cujos aumentos em 2014 foram 3,7% e 6,9% (-4,0% e 3,2% em 2013, pela mesma ordem).

Fonte: INE

   
   

Licenciamento industrial – Novo SIR já disponível no Balcão do Empreendedor

   

 

 

Acompanhando a entrada em vigor do novo quadro regulamentar para o licenciamento industrial, encontram-se já reativados os serviços associados à implementação do Novo SIR – Sistema da Indústria Responsável no Balcão do Empreendedor, temporariamente indisponíveis.
Toda a tramitação processual relativa a pedidos de licenciamento industrial deve ser feita através do Balcão do Empreendedor, disponível no novo Portal do Cidadão.

Recorda-se que a alteração ao SIR – Sistema da Indústria Responsável foi efetuada através do Decreto-Lei n.º 73/2015, de 11 de maio, tendo entrado em vigor no passado dia 1 de junho, com um prazo de 90 dias para a publicação das respetivas Portarias regulamentares.

A publicação das Portarias ocorreu em setembro passado, estando reunidas as condições para a aplicação das novas regras associadas ao licenciamento industrial, no âmbito do Novo SIR – Sistema da Indústria Responsável.

Fonte: IAPMEI

   

   
    As nossas Circulares
    Consulte as nossas Circulares na Área Reservada ao Associado, no site APIRAC
 

 

Circular Informativa n.º 44/2015 - Protocolo com a BARCELBAL - Balança Electrónica - Adenda n.º 2 - Balança MASTERCOOL

Circular Informativa n.º 43/2015 - Regulamento de Execução (UE) 2015/2067 da Comissão, de 17 de Novembro de 2015 - Revogação do Regulamento (UE) 303/2008

Circular Informativa n.º 42/2015 - Aniversário APIRAC | Lotação Esgotada!

Circular Informativa n.º 41/2015 - Directório APIRAC 2016

Circular Informativa n.º 40/2015 - Reforço do Apoio associativo na Certificação de Empresas - Apoio personalizado

Circular Informativa n.º 39/2015 - Webinar APIRAC EXPANDIA Magreb - 13/11/2015, 11:00 H, CENTERM, Lisboa

Circular Informativa n.º 38/2015 - Instituto dos Mercados Públicos, do Imobiliário e da Construção, I.P. (IMPIC, I.P.)

     
   
   

Novos Associados

   
    • AGIMCLIMA, LDA
    • FLEXICLIMA AR CONDICIONADO, Unipessoal, LDA
    • GLOFLUID, LDA
    • JOSÉ MANUEL SEMEDO MARTINHO
    • JOSÉ ULISSES MELIM GOUVEIA
    • METAL LOBOS -  Serralharia e Carpintaria, Lda
    • NUNO MIGUEL MARQUES GADIM
    • RUI FERNANDO PEREIRA NASCIMENTO
    • SÉRGIO HENRIQUE GUERRA SOARES
    • TORRESAVAC - Climatização, Energias Renováveis, Lda
 
   
   

Verificação de Equipamentos para Detecção de Fugas no CENTERM  

   

 

 


     
   
 
    AGENDA - CURSOS APIEF 2015
   

 

» LISBOA
Isabel Fonseca
Tel: 213 224 265
Telm: 967 830 953
Fax: 213 474 576
formacao@apirac.pt
formacao@apief.pt

» PORTO
Dra. Patrícia Maia
Tel: 222 088 837
Telm: 964 942 932
Fax: 213 474 576
apirac.porto@apirac.pt
formacao.porto@apief.pt

» GUIMARÃES
Dra. Maria José
Tel: 253 554 288
Telm: 967 446 860
Fax: 213 474 576
apirac.guimaraes@apirac.pt
formacao.guimaraes@apief.pt

 
2 DEZ » tim 3 - laboral PORTO
3 DEZ » GESTÃO TÉCNICA CENTRALIZADA - laboral LISBOA
4 dez » gases fluorados - categoria 1 - praticO PÓS laboral guimarães
9 dez » PLANO DE MANUTENÇÃO - PÓS laboral faro
9 DEZ » tim 3 - PÓS laboral lisboa
9 DEZ » tim 3 - TEÓRICO PÓS laboral guimarães
10 DEZ » LUMINOTECNIA - laboral LISBOA
14 dez » LUMINOTECNIA - PÓS laboral faro
15 dez » tim 3 - laboral lisboa
4 jan » TIM 3 - pós laboral faro
4 JAN » gases fluorados - categoria 1 - laboral leiria
6 JAN » PLANO DE MANUTENÇÃO - laboral LISBOA
7 JAN » tim 3 b-learning
9 jan » gases fluorados - TEÓRICO PÓS laboral LISBOA
11 JAN » EQAI b-learning
Preparação para EXAME TIM 3 para Técnicos de Refrigeração e Climatização, de Nível 4, sem experiência profissional na área do AVAC&R
11 JAN » tim 3 - nível 4 iefp - laboral intensivo lisboa
11 JAN » tim 3 - nível 4 iefp - laboral intensivo porto
     
   

Abertas as Inscrições - APRENDIZAGEM
LISBOA | PORTO | GUIMARÃES | FARO | LEIRIA | VISEU

   

 


   

 

   

Os cursos de aprendizagem são cursos de formação profissional inicial, em conjugação com as empresas, dirigidos a jovens, privilegiando a sua inserção no mercado de trabalho e permitindo o prosseguimento de estudos. São cursos de dupla certificação, escolar (12º ano, nível 3) e profissional (nível 4).

O Plano Curricular é composto por componentes de formação Sociocultural, Cientifica, Tecnológica e Prática realizada esta última em empresas (Formação Prática em Contexto de Trabalho).

Os candidatos devem reunir, cumulativamente, os seguintes requisitos:

  • Ter idades compreendidas entre os 15 e os 24 anos;
  • 3º Ciclo do ensino básico ou superior, sem conclusão do ensino secundário.

Os formandos beneficiam de diversos apoios sociais.

Saídas Profissionais:

• Técnico/a de Refrigeração e Climatização (3675h)

Mais informações: www.apief.pt

     
   
    Datas para pagamento de impostos
     
   

     
   
   

Ministérios das Finanças, da Economia e do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia

     
   

PORTARIA N.º 332-B/2015 - DIÁRIO DA REPÚBLICA N.º 194/2015, 2º SUPLEMENTO, SÉRIE I DE 2015-10-0570461566 - Estabelece o valor da taxa ambiental única, a sua cobrança, pagamento e afetação da respetiva receita, aplicável aos procedimentos ambientais previstos no regime de Licenciamento Único de Ambiente.

   
   

Ministério da Administração Interna

     
   

DECRETO-LEI N.º 224/2015 - DIÁRIO DA REPÚBLICA N.º 198/2015, SÉRIE I DE 2015-10-0970497068 - Procede à primeira alteração ao Decreto-Lei n.º 220/2008, de 12 de Novembro, que estabelece o regime jurídico da segurança contra incêndio em edifícios.

   
   

Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia

     
   

PORTARIA N.º 345/2015 - DIÁRIO DA REPÚBLICA N.º 199/2015, SÉRIE I DE 2015-10-1270509057 - Estabelece a lista de resíduos com potencial de reciclagem e ou valorização.

   
   

DECRETO-LEI N.º 233/2015 - DIÁRIO DA REPÚBLICA N.º 200/2015, SÉRIE I DE 2015-10-1370641526 - Procede à terceira alteração ao Decreto-Lei n.º 150/2008, de 30 de Julho, que aprova o regulamento do Fundo de Intervenção Ambiental.

   
   

DECRETO-LEI N.º 251/2015 - DIÁRIO DA REPÚBLICA N.º 231/2015, SÉRIE I DE 2015-11-2571100724 - Procede à terceira alteração ao Decreto-Lei n.º 118/2013, de 20 de Agosto, que aprovou o Sistema de Certificação Energética dos Edifícios, o Regulamento de Desempenho Energético dos Edifícios de Habitação e o Regulamento de Desempenho Energético dos Edifícios de Comércio e Serviços, e transpôs a Directiva n.º 2010/31/UE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 19 de Maio de 2010, relativa ao desempenho energético dos edifício.

   
   

PORTARIA N.º 379-A/2015 - DIÁRIO DA REPÚBLICA N.º 207/2015, 2º SUPLEMENTO, SÉRIE I DE 2015-10-2270792177  - Primeira alteração à Portaria n.º 349-B/2013, de 29 de Novembro que define a metodologia de determinação da classe de desempenho energético para a tipologia de pré-certificados e certificados SCE, bem como os requisitos de comportamento técnico e de eficiência dos sistemas técnicos dos edifícios novos e edifícios sujeitos a grande intervenção.

Presidência do Conselho de Ministros e Ministérios da Administração Interna, da Justiça, da Economia, do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, da Agricultura e do Mar, da Saúde e da Solidariedade, Emprego e Segurança Social.

Sexta alteração à Portaria n.º 736/2006, de 26 de Julho que aprova o regulamento de condições mínimas para os trabalhadores administrativos.

   
   

PORTARIA N.º 395/2015 - DIÁRIO DA REPÚBLICA N.º 216/2015, SÉRIE I DE 2015-11-0470905676 - Estabelece os requisitos técnicos formais a que devem obedecer os procedimentos previstos no regime jurídico de avaliação de impacte ambiental e revoga a Portaria n.º 330/2001, de 2 de Abri.

   
   

PORTARIA N.º 405/2015 - DIÁRIO DA REPÚBLICA N.º 228/2015, SÉRIE I DE 2015-11-2071065079 - Primeira alteração à Portaria n.º 349-C/2013, de 2 de Dezembro, que estabelece os elementos que deverão constar dos procedimentos de licenciamento ou de comunicação prévia de operações urbanísticas de edificação, bem como de autorização de utilização.

   
   

Ministério da Economia

     
   

DECRETO-LEI N.º 232/2015 - DIÁRIO DA REPÚBLICA N.º 200/2015, SÉRIE I DE 2015-10-1370641525 - Aprova a orgânica do Instituto dos Mercados Públicos, do Imobiliário e da Construção, I. P.

   
   

Presidência do Conselho de Ministros e Ministérios da Justiça, da Economia, do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia e da Agricultura e do Mar

     
   

PORTARIA N.º 365/2015 - DIÁRIO DA REPÚBLICA N.º 203/2015, SÉRIE I DE 2015-10-1670722978 - Define o formato, características e mecanismos de tratamento da informação relevante para o exercício de actividades económicas, através do balcão único electrónico, designado «Balcão do Empreendedor», e revoga a Portaria n.º 131/2011, de 4 de Abril.

   
   

Ministério da Economia

     
   

DECRETO-LEI N.º 246-A/2015 - DIÁRIO DA REPÚBLICA N.º 206/2015, 1º SUPLEMENTO, SÉRIE I DE 2015-10-2170769597 - Procede à terceira alteração ao Decreto-Lei n.º 41-A/2010, de 29 de Abril, transpondo a Directiva n.º 2014/103/UE, da Comissão, de 21 de Novembro de 2014, que adapta pela terceira vez ao progresso científico e técnico os anexos da Directiva n.º 2008/68/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, relativa ao transporte terrestre de mercadorias perigosas.

   
   

Ministério das Finanças

     
   

PORTARIA N.º 400/2015 - DIÁRIO DA REPÚBLICA N.º 218/2015, SÉRIE I DE 2015-11-0670933564 - Actualiza os coeficientes de desvalorização da moeda aplicáveis aos bens e direitos alienados durante o ano de 2015.

   
   

Presidência do Conselho de Ministros e Ministérios da Economia, do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, da Agricultura e do Mar e da Saúde

     
   

PORTARIA N.º 399/2015 - DIÁRIO DA REPÚBLICA N.º 217/2015, SÉRIE I DE 2015-11-0570920150 - Estabelece os elementos que devem instruir os procedimentos ambientais previstos no regime de Licenciamento Único de Ambiente, para actividades industriais ou similares a industriais, nomeadamente, operações de gestão de resíduos e centrais termoeléctricas, excepto centrais solares.

   
   

Ministérios da Economia, da Educação e Ciência e da Solidariedade, Emprego e Segurança Social

     
   

PORTARIA N.º 377/2015 - DIÁRIO DA REPÚBLICA N.º 206/2015, SÉRIE I DE 2015-10-2170762305 - Aprova os requisitos específicos para certificação de entidades formadoras de projectistas e de instaladores de infra-estruturas de telecomunicações em loteamentos, urbanizações e conjuntos de edifícios (ITUR) e de infra-estruturas de telecomunicações em edifícios (ITED)

 

   
   

Ministério dos Negócios Estrangeiros

     
   

DECRETO N.º 19/2015 - DIÁRIO DA REPÚBLICA N.º 206/2015, SÉRIE I DE 2015-10-2170762303 -  Aprova a Emenda de Doha ao Protocolo de Quioto à Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas, adoptada em Doha, em 8 de Dezembro de 2012.

 

   
   
   

Conferência Anual de Serviços Partilhados e Compras Públicas

   

2 de Dezembro | Centro de Congressos de Lisboa




 


 

É já amanhã que se realiza a 2.ª edição da Conferência Anual de Serviços Partilhados e Compras Públicas, no Centro de Congressos de Lisboa, Junqueira.

Será uma vez mais um Ponto de Encontro para todos os que estão interessados em discutir a Inovação e Eficiência no Estado e o papel dos Serviços Partilhados e Compras Públicas em tão ambiciosa e complexa agenda.

A Conferência contará com um painel de mais de 30 especialistas, nacionais e internacionais, em Serviços Partilhados, Compras Públicas, Tecnologias de Informação, Finanças e Recursos Humanos. Através da partilha da experiência e opinião destes especialistas, colocar-se-á à discussão os desafios, as oportunidades e o futuro dos Serviços Partilhados nas suas diversas áreas.

Consulte a Agenda AQUI
e conheça os Oradores AQUI

Contactos:
https://www.espap.pt/

   
     
   

Licenciamento Industrial – IAPMEI dinamiza ciclo de divulgação sobre as recentes alterações ao SIR – Sistema da Indústria Responsável

     


 


 

Com a entrada em vigor do novo SIR – Sistema da Indústria Responsável, o IAPMEI está a dinamizar um ciclo de divulgação regional para apresentar e debater com empresários locais as novidades introduzidas pelo novo quadro legal que rege o licenciamento da atividade industrial.

O objetivo é ajudar empresários e agentes da envolvente empresarial a compreender as alterações resultantes da última revisão legislativa do SIR, efetuada pelo Decreto-Lei n.º 73/2015, de 11 de maio, e perceber como estas se refletem na atividade das empresas industriais.

Qual o quadro legal em vigor para o licenciamento da atividade industrial, quais as principais alterações, que formalidades e regimes procedimentais envolvidos, como é feita a avaliação da conformidade, como se devem utilizar as ferramentas de suporte, e quais as atribuições do IAPMEI no processo, são algumas das questões que irão ser abordadas neste ciclo de divulgação, que cobrirá todas as regiões de Norte a Sul do país.

Em termos de calendário, estão agendadas 5 sessões de trabalho, cobrindo as principais regiões de Norte a Sul do país:

Região Algarve
Albufeira, 12 de novembro de 2015
Região Centro
Coimbra, 19 de novembro de 2015
Região Alentejo
Évora, 26 de novembro de 2015
Região Norte
Porto, 3 de dezembro de 2015
Região Lisboa e Vale do Tejo
Lisboa, 1o de dezembro de 2015

Saiba o que mudou com o Novo SIR e participe!


Contactos:
http://www.iapmei.pt/
Direção de Proximidade Regional e Licenciamento:
industria@iapmei.pt                                         

   
     
   

ENERGIA PARA A SUSTENTABILIDADE: "Urban energy systems -Towards more sustainable city and neighborhood design"

   

11 de Dezembro | Universidade de Coimbra


 

Não deixe de participar no dia 11 de Dezembro, às 11H00 na Universidade de Coimbra, no Departamento de Informática e Engenharia Eléctrica - Polo II na Iniciativa Energia para a Sustentabilidade, projeto estratégico da UC.

Christoph Reinhart é um reconhecido Arquitecto e cientista de construções e Edifíos, para além de Professor e empresário de software no que respeita as áreas de design de construção sustentável e modelagem ambiental.

   
     
   
    Se pretender fazer um comentário ou deixar-nos a sua opinião, clique aqui!
   
Para remover clique aqui e escreva STOP.
 

 


Patrocinadores Newsletter