A intensa atividade de representação setorial aconselha ao estabelecimento de parcerias que permitam promover as competências das empresas e a sua visibilidade no mercado, mas também a geração de vantagens para os Associados.

Se em janeiro assinalámos o Protocolo com o AMBIGROUP, a partir do qual os Instaladores Associados passam a ser tratados como parceiros no encaminhamento dos resíduos, fluídos incluídos, isto é, os resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos são valorizados em valores positivos tabelados, de acordo com negociação entre a APIRAC e aquela operadora de resíduos, o mês de fevereiro é duplamente marcante neste domínio com o registo de mais dois protocolos.

Primeiro, o protocolo com a CH BUSINESS CONSULTING, a maior consultora de gestão nacional, com objetivo de oferecer aos Associados da APIRAC assistência técnica especializada de apoio à elaboração e submissão de candidaturas ao Sistema de Incentivos do Programa Portugal 2020, em condições preferenciais. No fecho mês, a formalização do protocolo com O GRUPO CENTRALMED que tem por objetivo a criação de uma relação de parceria para a promoção de Serviços de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho, em condições comerciais mais vantajosas às empresas associadas da APIRAC, em que se inclui o desconto de 20% sobre todos os preços de tabela da CENTRALMED.

O mês de Março traz outras novidades, de que se realça desde já a entrada em vigor no dia 29 de fevereiro do novo Acordo Quadro de Serviços de Manutenção de Sistemas de AVAC, que poderá ser utilizado de forma facultativa por todas as entidades do Sistema Nacional de Compras Públicas, estimadas em cerca de 2400 entidades públicas.

Recordamos que a APIRAC contribuiu para a correta parametrização das qualificações à admissão de empresas a concurso. A participação das empresas especializadas na manutenção de equipamentos e AVAC é fundamental neste processo, como fornecedores qualificados para a prestação dos serviços de manutenção objeto do presente acordo quadro. São 11 cocontratantes distribuídos por 8 lotes. É natural que surjam dúvidas nesta fase inicial de vigência do acordo quadro, pelo que estamos ao dispor dos Associados para o esclarecimento das dúvidas que se coloquem.

Acontecimento ainda a pontuar o mês de março, a Assembleia Geral ordinária que terá lugar no próximo de 22, no Centro Cultural de Belém, conforme convocatória enviada a todos os Associados. Como habitualmente, a Direção da APIRAC decidiu oferecer um jantar de confraternização aos Associados participantes, naquele que se considera o momento nobre do calendário associativo anual.


    Nuno Roque
Secretário-Geral APIRAC
   
   

APIRAC disponibiliza novo serviço aos Associados

   

Registo e Comunicação de Gases Fluorados com efeito de estufa transacionados à Agência Portuguesa do Ambiente

 

Por ter sido solicitado por alguns Associados, a Direção da APIRAC resolveu implementar a prestação de um serviço aos Associados em que, por adjudicação das empresas e mediante disponibilização da competente informação, a APIRAC se substitui aos Associados na comunicação devida à Agência Portuguesa do Ambiente, como forma de aliviar a carga administrativa das empresas associadas da APIRAC.

Em cada comunicação efetuada à APA, a APIRAC dará o devido conhecimento aos Associados para seu registo interno e acompanhamento.

Os Associados interessados deverão consultar a nossa a nossa Circular n.º 16/2016, de 18 de fevereiro, e respetivo anexo com o detalhe do serviço a prestar.

   
   

Dados Estatísticos de Vendas de Equipamentos de Ar Condicionado completou 15 anos

     
 

Todos reconhecem que o processo de recolha de dados estatísticos, realizada em duas recolhas semestrais, tem sido um elemento valioso de monitorização das várias evoluções que o mercado nacional do AVAC tem vindo a sentir desde o já longínquo ano de 1999, inclusive.

Os distribuidores nacionais de equipamentos de AVAC sabem quanto para eles é valioso e qual o grau de fiabilidade do processo de recolha estatística de dados de vendas de equipamentos de AVAC que, sob coordenação da sua Comissão de Distribuidores, o Departamento Técnico da APIRAC lançou e tem vindo a manter desde há 15 anos em funcionamento ininterrupto.

Em 2015 participaram 18 empresas que representam 85% do valor global das vendas de AVAC no mercado nacional. Como é regra, os dados de 2015 estarão sujeitos a proteção de informação durante um ano, sendo apenas para conhecimento dos intervenientes.

Os dados anteriores a 2015 estão, como habitualmente, disponíveis para todos os Associados.

Saiba mais junto dos serviços da APIRAC

   
   

Acordo quadro de serviços de manutenção de sistemas de AVAC

   

Celebrado no dia 26 de fevereiro, entra hoje em vigor o acordo quadro para a prestação de serviços de manutenção de sistemas de Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado
(AQ-SMAVAC-2016), com 11 cocontratantes distribuídos por 8 lotes.

 

O acordo quadro é de utilização voluntária e está disponível para as Unidades Ministeriais de Compras (UMC) e para entidades compradoras vinculadas e voluntárias do Sistema Nacional de Compras Públicas (SNCP).

O acordo quadro foi precedido de uma consulta pública, na qual os operadores económicos, a sociedade civil e os agentes públicos tiveram a oportunidade de comentar e contribuir para que o mesmo garantisse a maior abrangência e diversidade possível, tendo em conta o nosso tecido empresarial.

Mais de 1.800 entidades compradoras vinculadas e cerca de 610 entidades compradoras voluntárias, que integram o Sistema Nacional de Compras Públicas, têm agora à sua disposição mais um instrumento de contratualização pública que já garantiu uma prévia qualificação dos agentes económicos, estabelecendo especificações técnicas e níveis de serviço, bem como um valor máximo para a aquisição dos diferentes serviços de manutenção.

Este acordo quadro privilegia a qualidade, organização e gestão da manutenção dos equipamentos de AVAC, incluindo o respetivo planeamento, os registos de ocorrências, os detalhes das tarefas e das operações e outras ações e documentação necessárias. Desta forma, pretende-se potenciar a operacionalidade das instalações, o conforto no interior dos edifícios e a qualidade do ar interior através de uma manutenção otimizada que garanta o seu funcionamento em regimes de elevada eficiência energética.

A documentação detalhada do procedimento concursal encontra-se disponível em AQ em Vigor.

Fonte: ESPAP

   
   

Vendas no Comércio a Retalho aumentaram após a redução observada em dezembro - Janeiro de 2016

   

 

 

O Índice de Volume de Negócios no Comércio a Retalho registou, em janeiro, uma variação homóloga de 1,2% (-0,5% em dezembro 2015). O índice de remunerações acelerou, passando de uma variação de 2,1% em dezembro para 4,7% em janeiro. Os índices de emprego e de número de horas trabalhadas ajustadas de efeitos de calendário apresentaram, no mês de referência, taxas de variação homóloga de 2,6% e 0,2%, respetivamente (3,0% e 2,6% no mês anterior, pela mesma ordem).

Fonte: INE

   
   

Produto Interno Bruto aumentou 1,5% em volume no ano de 2015 e 1,3% no 4º trimestre de 2015

   

 

 

Em 2015, o Produto Interno Bruto (PIB) aumentou 1,5% em volume, mais 0,6 pontos percentuais (p.p.) que o verificado no ano anterior. O contributo da procura interna para a variação anual do PIB aumentou, situando-se em 2,5 p.p. em 2015 (2,2 p.p. em 2014), devido ao crescimento mais intenso das despesas de consumo final, uma vez que o Investimento desacelerou. A procura externa líquida registou um contributo menos negativo, passando de -1,3 p.p. em 2014 para -1,0 p.p., refletindo a aceleração das Exportações de Bens e Serviços. Refira-se ainda que se verificou um significativo ganho de termos de troca, com o deflator das importações a registar uma redução pronunciada, em resultado da diminuição dos preços dos bens energéticos.

No 4º trimestre de 2015, o PIB registou, em termos homólogos, um aumento de 1,3% em volume (variação de 1,4% no trimestre anterior). A procura externa líquida apresentou um contributo ligeiramente mais negativo para a variação homóloga do PIB, refletindo a desaceleração das Exportações de Bens e Serviços mais intensa que a das Importações de Bens e Serviços. Por sua vez, o contributo da procura interna manteve-se em 2,1 p.p. no 4º trimestre.

Comparativamente com o 3º trimestre, o PIB registou uma taxa de variação de 0,2% em termos reais (0,1% no 3º trimestre). O contributo da procura interna foi negativo em resultado da redução do Investimento, enquanto a procura externa líquida contribuiu positivamente, devido ao crescimento das Exportações de Bens e Serviços.

Fonte: INE

   
   

Reconhecimento Práticas RS - candidaturas até 31 de março

     
 

Está a decorrer até 31 de março o prazo para submissão de candidaturas ao 'Reconhecimento Práticas RS', promovido pela Associação Portuguesa de Ética Empresarial (APEE), que conta com o apoio do IAPMEI, entre outras entidades.

Esta iniciativa tem como objetivos distinguir as organizações que assumem a responsabilidade sobre os impactos das suas decisões e atividades e que contribuem para o desenvolvimento sustentável; envolver o tecido empresarial português na temática da Responsabilidade Social, promovendo o desenvolvimento de boas práticas; e valorizar o trabalho já realizado pelas organizações portuguesas nesta matéria.

As distinções serão atribuídas em função de nove categorias: Direitos Humanos; Trabalho Digno e Conciliação; Ambiente - Redução de Impactes; Ambiente - Água e Energia; Mercado; Comunidade; Voluntariado; Partes Interessadas; e Comunicação.

Para obter mais informações sobre esta iniciativa, clique aqui.

Fonte: IAPMEI

   
   

Comissão Europeia divulga programa de trabalho do COSME 2016

   

A Comissão Europeia deu a conhecer na semana passada o plano de trabalho para 2016 do COSME, programa para o qual o IAPMEI é Delegado Nacional.

 

O programa COSME é o programa da UE para a competitividade das empresas e das PME, que decorre de 2014 a 2020, com um orçamento de 2,3 mil milhões de euros. O COSME irá apoiar as PME nos seguintes domínios:

  • Facilitar o acesso ao financiamento;
  • Apoiar a internacionalização e o acesso aos mercados;
  • Criar um ambiente favorável à competitividade;
  • Incentivar uma cultura empresarial. O programa COSME é um programa de execução do Small Business Act (SBA), que reflete a vontade política da Comissão de reconhecer o papel central das PME na economia da UE.

Mais informação: www.iapmei.pt

Fonte: IAPMEI

     

   
    As nossas Circulares
    Consulte as nossas Circulares na Área Reservada ao Associado, no site APIRAC
 


» 2016

Circular Informativa n.º 19/2016 - Assembleia-Geral - Convocatória

Circular Informativa n.º 18/2016 - Enquadramento jurídico dos mecanismos de resolução extrajudicial de litígios de consumo - Empresas obrigadas a divulgar centros de arbitragem | Lei n.º 144/2015, de 8 de Setembro

Circular Informativa n.º 17/2016 - Renovação do Cartão APIRAC 2016

Circular Informativa n.º 16/2016 - Registo e Comunicação de Gases Fluorados com efeito de estufa transacionados - Folhas de Compra e Venda | Regulamento (UE) n.º 517/2014

Circular Informativa n.º 15/2016 - Acesso ao Programa Portugal 2020 - APIRAC e CH CONSULTING celebram parceria

Circular Informativa n.º 14/2016 -  Submissão do mapa integrado de registo de resíduos (MIRR) - Ano de 2015  |  De 01 de janeiro a 31 de março de 2016

Circular Informativa n.º 13/2016 - Comunicação de dados - Responsabilidades dos operadores e dos instaladores Decreto-Lei nº 56/2011, artigo 4.º

Circular Informativa n.º 12/2016 - Terça-feira de Carnaval

Circular Informativa n.º 11/2016 - Fundo Perdido para apoio à frequência em ações APIEF e/ ou CENTERM

Circular Informativa n.º 10/2016 - Renovação da Certificação das Empresas | Gases fluorados - Apoio da APIRAC

Circular Informativa n.º 09/2016 - Sobretaxa de IRS 2016 - Tabelas de retenção

Circular Informativa n.º 08/2016 - Comissões de Trabalho - Proposta de temas para 2016

Circular Informativa n.º 07/2016 - Retribuição mínima mensal garantida

Circular Informativa n.º 06/2016 - Simplificação administrativa para empresas e cidadãos - «Encontros Distritais SIMPLEX»

Circular Informativa n.º 05/2016 - Novos requisitos de conceção ecológica das unidades de ventilação e de unidades de tratamento de ar | Regulamento (UE) n.º 1253/2014

Circular Informativa n.º 04/2016 - As novas obrigações do inventário permanente a partir de 01/01/2016

Circular Informativa n.º 03/2016 - Protocolo APIRAC - AMBIGROUP

Circular Informativa n.º 02/2016 - Subsídio de férias e de Natal 2016

     
   
   

Novos Associados

   
 
  • A PREDITIVA - Instalações Técnicas, Lda
  • ESQUIMÓFRIO - Refrigeração Industrial e Transporte, Lda
  • INDUTEL - Indústria de Equipamentos Hoteleiros, Lda
  • J. MENDES & FELIZARDO - Máquinas e Ferramentas, Lda
  • JOÃO RITO - Equip. de Frio e Climatização, Unip., Lda
  • PATRÍCO PEREIRA ISIDORO
  • PORTELA E COSTA - de Gonçalo Silva Portela
  • SHUTERMO - Frio e Climatização de Luís Emanuel Pereira Serrano Gaspar
   
   

Verificação de Equipamentos para Detecção de Fugas no CENTERM  

   

 

 


     
   
 
    AGENDA - CURSOS APIEF 2016
   

 

» LISBOA
Dra. Filipa Mendes
Tel: 213 540 011
Fax: 213 474 576
filipa.mendes@apief.pt formacao@apief.pt

» PORTO
Dra. Patrícia Maia
Tel: 222 088 837
Telm: 964 942 932
Fax: 213 474 576
apirac.porto@apirac.pt
formacao.porto@apief.pt

» GUIMARÃES
Dra. Maria José
Tel: 253 554 288
Telm: 967 446 860
Fax: 213 474 576
apirac.guimaraes@apirac.pt
formacao.guimaraes@apief.pt

 
2 mar » gases fluorados - categoria 1 - teórico b-learning
2 mar » gases fluorados - categoria 1 - PÓS laboral lisboa
7 mar » EQAI b-learning
10 mar » gases fluorados - PRÁTICO - laboral lisboa
14 mar » tim 3 - PÓS laboral Lisboa
15 mar » tim 3 - PÓS laboral porto
15 mar » tim 3 - PÓS laboral GUIMARÃES
21 mar » inspecção de sistemas avac - laboral lisboa
21 mar » gases fluorados - categoria 1 - teórico b-learning
21 mar » luminotecnia - PÓS laboral faro
21 mar » gases fluorados - cat. 1 - prático laboral porto
21 mar » gases fluorados - cat. 1 - prático laboral GUIMARÃES
22 mar » TIM 3 b-learning
22 mar » plano de manutenção - PÓS laboral faro
28 mar » Complemento tim 3  b-learning
28 mar » TIM 3 - pós laboral faro
30 mar » gases fluorados - categoria 1 b-learning
4 abril » LUMINOTECNIA - laboral lisboa
Preparação para EXAME TIM 3 para Técnicos de Refrigeração e Climatização, de Nível 4, sem experiência profissional na área do AVAC&R
Mar / Abr » tim 3 - nível 4 iefp - laboral intensivo lisboa
Mar / Abr » tim 3 - nível 4 iefp - laboral intensivo porto
     
   

Abertas as Inscrições - APRENDIZAGEM
LISBOA | PORTO | GUIMARÃES

   

 


   

 

   

Os cursos de aprendizagem são cursos de formação profissional inicial, em conjugação com as empresas, dirigidos a jovens, privilegiando a sua inserção no mercado de trabalho e permitindo o prosseguimento de estudos. São cursos de dupla certificação, escolar (12º ano, nível 3) e profissional (nível 4).

O Plano Curricular é composto por componentes de formação Sociocultural, Cientifica, Tecnológica e Prática realizada esta última em empresas (Formação Prática em Contexto de Trabalho).

Os candidatos devem reunir, cumulativamente, os seguintes requisitos:

» 18 a 25 anos*
» 9º ano de escolaridade, sem conclusão do ensino secundário
» Candidatos inscritos no centro de emprego

Os formandos beneficiam de diversos apoios sociais.

Saídas Profissionais:

• Técnico/a de Refrigeração e Climatização (3675h)

Mais informações: www.apief.pt

* em situações excecionais poderão ser integrados formandos menores de idade mediante autorização do Conselho Diretivo do IEFP.

     
   
    Datas para pagamento de impostos
     
   

     
   
   

Presidência do Conselho de Ministros

     
   

RESOLUÇÃO DO CONSELHO DE MINISTROS N.º 2/2016 - DIÁRIO DA REPÚBLICA N.º 14/2016, SÉRIE I DE 2016-01-2173229089 - Autoriza a realização da despesa relativa à execução do Programa de Modernização do Parque Escolar destinado ao Ensino Secundário para o triénio 2016-2018.

   
   

RESOLUÇÃO DO CONSELHO DE MINISTROS N.º 4/2016 - DIÁRIO DA REPÚBLICA N.º 16/2016, SÉRIE I DE 2016-01-2573286282 - Cria uma medida temporária de apoio específico, destinada à qualificação de pessoas com deficiência e incapacidade.

   
   

Trabalho, Solidariedade e Segurança Social

     
   

DECRETO-LEI N.º 1/2016 - DIÁRIO DA REPÚBLICA N.º 3/2016, SÉRIE I DE 2016-01-0673016738 - Altera a escala de equivalência aplicável à determinação do montante do Rendimento Social de Inserção (RSI) a atribuir, prevista na Lei n.º 13/2003, de 21 de maio e atualiza o valor de referência do RSI, indexado ao valor do IAS, previsto na Portaria n.º 257/2012, de 27 de Agosto.

   
   

DECRETO-LEI N.º 2/2016 - DIÁRIO DA REPÚBLICA N.º 3/2016, SÉRIE I DE 2016-01-0673016739 - Altera a percentagem da majoração do montante do abono de família a atribuir a crianças e jovens inseridos em agregados familiares monoparentais.

   
   

PORTARIA N.º 11/2016 - DIÁRIO DA REPÚBLICA N.º 20/2016, SÉRIE I DE 2016-01-2973358181 - Determina a extensão dos contratos coletivos entre a AECOPS - Associação de Empresas de Construção e Obras Públicas e Serviços e outras e a FE - Federação dos Engenheiros e entre as mesmas associações de empregadores e a Federação dos Sindicatos da Indústria e Serviços – FETESE.

   
   

Finanças e Trabalho, Solidariedade e Segurança Social

     
   

PORTARIA N.º 11-A/2016 - DIÁRIO DA REPÚBLICA N.º 20/2016, 1º SUPLEMENTO, SÉRIE I DE 2016-01-2973372114 - Atualiza os montantes do abono de família para crianças e jovens, do abono de família pré-natal, e respetivas majorações, e revoga a Portaria n.º 1113/2010, de 28 de Outubro.

   
   

Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e Economia

     
   

PORTARIA N.º 17-A/2016 - DIÁRIO DA REPÚBLICA N.º 24/2016, 1º SUPLEMENTO, SÉRIE I DE 2016-02-0473441067 - Primeira alteração à Portaria n.º 349-D/2013, de 2 de dezembro, que estabelece os requisitos de conceção relativos à qualidade térmica da envolvente e à eficiência dos sistemas técnicos dos edifícios novos, dos edifícios sujeitos a grande intervenção e dos edifícios existentes.

   
   

Assembleia da República

     
   

LEI N.º 5/2016 - DIÁRIO DA REPÚBLICA N.º 41/2016, SÉRIE I DE 2016-02-2973737990 - Altera o Código do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas, aprovado peloDecreto-Lei n.º 442-B/88, de 30 de novembro, transpondo a Diretiva 2015/121/UE, do Conselho, de 27 de janeiro de 2015.

   
   

Região Autónoma dos Açores - Presidência do Governo

     
   

DECRETO REGULAMENTAR REGIONAL N.º 2/2016/M - DIÁRIO DA REPÚBLICA N.º 14/2016, SÉRIE I DE 2016-01-2173229090 - Fixa o Valor do Metro Quadrado de Construção para o Ano de 2016.

   
   

DECRETO REGULAMENTAR REGIONAL N.º 1/2016/A - DIÁRIO DA REPÚBLICA N.º 18/2016, SÉRIE I DE 2016-01-2773314139 - Regulamenta o Subsistema de Incentivos para a Internacionalização.

   
   

Região Autónoma dos Açores - Assembleia Legislativa

     
   

DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL N.º 1/2016/A - DIÁRIO DA REPÚBLICA N.º 5/2016, SÉRIE I DE 2016-01-0873070258 - Aprova o Orçamento da Região Autónoma dos Açores para o ano de 2016.

   
   

DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL N.º 2/2016/A - DIÁRIO DA REPÚBLICA N.º 7/2016, SÉRIE I DE 2016-01-1273115659 - Aprova o Plano Anual Regional para 2016.

   
   

DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL N.º 4/2016/A - DIÁRIO DA REPÚBLICA N.º 22/2016, SÉRIE I DE 2016-02-0273399321 - Adapta à Região Autónoma dos Açores o Sistema de Certificação Energética de Edifícios, o regime de acesso e de exercício da atividade de perito qualificado para a certificação energética e de técnico de instalação e manutenção de edifícios e sistemas e o regime excecional e temporário aplicável à reabilitação de edifícios ou frações, cuja construção tenha sido concluída há pelo menos 30 anos ou localizados em áreas de reabilitação urbana, sempre que se destinem a ser afetos total ou predominantemente ao uso habitacional.

   
   

Região Autónoma da Madeira - Assembleia Legislativa

     
   

DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL N.º 1/2016/M - DIÁRIO DA REPÚBLICA N.º 9/2016, SÉRIE I DE 2016-01-1473135254 - Adapta à Região Autónoma da Madeira o Decreto-Lei n.º 118/2013, de 20 de agosto, que aprovou o Sistema de Certificação Energética dos Edifícios, o Regulamento de Desempenho Energético dos Edifícios de Habitação e o Regulamento de Desempenho Energético dos Edifícios de Comércio e Serviços, e transpôs a Diretiva n.º 2010/31/UE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 19 de maio de 2010, relativa ao desempenho energético dos edifícios.

   
   

Região Autónoma dos Açores - Presidência do Governo

     
   

DECRETO REGULAMENTAR REGIONAL N.º 2/2016/A - DIÁRIO DA REPÚBLICA N.º 29/2016, SÉRIE I DE 2016-02-1173554293 - Executa o Orçamento da Região Autónoma dos Açores para 2016

     
   
   

Assembleia-Geral APIRAC
» Convocatória

   

22 de março de 2016 | CCB, Lisboa

 

Nos termos dos artºs. 14º., nº. 1 e 15º., nº. 1, ambos dos Estatutos, convoco a Assembleia Geral da “APIRAC – Associação Portuguesa das Empresas dos Sectores Térmico, Energético, Electrónico e do Ambiente”, a reunir em primeira convocação no CCB – Centro Cultural de Belém, sala Sophia Mello Breyner, sito na Praça do Império, em Lisboa, porquanto o local indicado oferece melhores condições para a realização da assembleia, no dia 22 de Março de 2016, pelas 17.30 horas, com a seguinte Ordem de Trabalhos:

Ponto Um: Deliberar sobre o Relatório e Contas da Direcção e o Parecer do Conselho Fiscal relativos ao exercício de 2015;

Ponto Dois: Discutir, modificar e votar o Orçamento para 2016;

Ponto Três: Outros assuntos de interesse para a Associação.

Se à hora marcada não estiverem presentes pelo menos metade dos associados de pleno direito, a Assembleia reunirá trinta minutos depois, em segunda convocação, com qualquer número de associados, com a mesma Ordem de Trabalhos.

Lisboa, 25 de Fevereiro de 2016.

O Presidente da Mesa da Assembleia Geral,

(Celestino Augusto Viegas Rodrigues,
por INSTEC – Estudos e Projectos de Instalações Técnicas, Lda.)

   
     
   

Feira ISK SODEX - Feira Internacional de equipamentos sanitários, aquecimento, ventilação e ar condicionado

    4 a 7 de maio | Istambul - Turquia


 

De 4 a 7 de maio 2016 irá decorrer em Istambul, Turquia, a Feira ISK SODEX - Feira Internacional de equipamentos sanitários, aquecimento, ventilação e ar condicionado.

A ISK SODEX, é uma feira líder na Turquia deste setor, oferece um programa atrativo de conferências, seminários e fóruns de informação que abordam as evoluções científicas e tecnológicas do setor, bem como, temas relacionados com a engenharia de sistemas, direito, educação e oportunidades profissionais do sector.

As empresas interessadas deverão entrar em contacto através do seguinte e-mail: monica-colaco@ccila-portugal.com, a fim de lhes ser enviada a respetiva documentação de inscrição.

Guia Feira ISK-SODEX AQUI

Contactos:
Mónica Colaço
http://www.sodex.com.tr/

     
   
    Se pretender fazer um comentário ou deixar-nos a sua opinião, clique aqui!
   
Para remover clique aqui e escreva STOP.
 

 


Patrocinadores Newsletter