Relativamente ao processo de certificação de empresas, no âmbito da atividade de instalação, manutenção e assistência técnica a equipamentos fixos de refrigeração, ar condicionado e bombas de calor, que contenham gases fluorados com efeito de estufa, certificação essa legislada pelo Decreto-Lei nº 56/2011, a APIRAC ciente da existência de um número ainda significativo de empresas que ainda não beneficiam de certificação (e algumas, sequer de alvará…) implementou um serviço de apoio local às empresas.

Este apoio localizado respeita sobretudo a aspetos técnicos como: o da organização da listagem de equipamentos de trabalho, sua verificação metrológica, respetivo registo de controlo de datas de validade e de reparação de avarias; procedimentos internos para verificação de equipamentos não sujeitos à metrologia legal; definição de tipo, quantidade e rotulagem de vasilhame tendo em conta a tipificação dos gases fluorados com que a empresa, normalmente, trabalha (Circular nº 40/2015).

Importante também reforçar a atenção para o encaminhamento de resíduos. Fazendo parte dos procedimentos do funcionamento das empresas, estas devem garantir o correto encaminhamento dos resíduos resultantes da sua atividade, quer de equipamentos quer de fluidos frigorigéneos para destruição.

Para este efeito, podem as empresas recorrer do serviço de um Operador de gestão de resíduos, a AMBIGROUOP, entidade licenciada, com a qual a APIRAC estabeleceu protocolo, (Circular nº 03/2016), em condições especiais que beneficiam os nossos associados devido à valorização económica positiva dos resíduos de equipamentos e seus componentes.

Para acesso às condições do serviço prestado para a AMBIGROUP, os nossos associados encontram no portal da APIRAC (www.apirac.pt) tabela de preços e de classificação LER dos resíduos.

Aconselhamos os Associados que tenham algum resíduo, e que o entendam encaminhar para o citado Operador, que contactem previamente o nosso Departamento Técnico, a fim de se observarem as condições especiais que beneficiam os Associados da APIRAC. Uma vez identificados os resíduos em causa, os nossos serviços contactam a AMBIGROUP a fim de apresentar proposta à empresa.

    Nuno Roque
Secretário-Geral APIRAC
   
     
   

ECODESIGN e o Setor do AVAC em Portugal

   

Iniciativa conjunta da APIRAC e da Comissão de Especialização em Engenharia de Climatização da Ordem dos Engenheiros

     
 

A APIRAC e a Comissão de Especialização em Engenharia de Climatização da Ordem dos Engenheiros vão organizar conjuntamente uma Sessão Técnica sob o tema Ecodesign and Energy Labelling, no próximo dia 29 de junho, no Auditório da OE.

Esta sessão terá como orador convidado o Dr. Robert Nuij da Directorate-General for Energy da Comissão Europeia que nos falará sobre European policies and initiatives for Ecodesign and Energy Labelling. São entidades apoiantes e participantes: DGEG, ADENE e ASAE. O Programa prevê ainda a participação de empresas do segmento importação/ distribuição no painel para análise à experiência em curso nos domínios em discussão.

A Diretiva 2009/125/CE do Parlamento Europeu e do Conselho no que respeita aos requisitos de conceção ecológica para aparelhos de ar condicionado e ventiladores, e do Regulamento Delegado (UE) n.o 626/2011 da Comissão, de 4 de maio de 2011, que complementa a Diretiva 2010/30/UE do Parlamento Europeu e do Conselho no que respeita à rotulagem energética dos aparelhos de ar condicionado, cria um quadro para a definição dos requisitos comunitários de conceção ecológica dos produtos relacionados com o consumo de energia com o objetivo de garantir a sua livre circulação no mercado interno.

A falta de conhecimento sobre Ecodesign pode ser explicada como um somatório de fatores. Assim, a presente iniciativa tem como objetivo aumentar a perceção e a disseminação de informações sobre Ecodesign no mercado do AVAC em Portugal.

Conheça o programa e pormenores sobre as inscrições (obrigatórias) na seção EVENTOS desta newsletter.

   
   

IAPMEI lança projeto Capacitar2020

     
 

A Direção de Incentivos do IAPMEI, em parceria com a Academia de PME, lançou o projeto Capacitar2020, que tem como objetivo facilitar o acesso efetivo e competente, por parte das empresas, a informação prática sobre os instrumentos de apoio que lhes são disponibilizados, maximizando dessa forma a utilidade individual e coletiva dos mesmos.

O projeto, que visa envolver cerca de 500 empresas, consiste no desenvolvimento de ações de formação/sensibilização dirigidas às empresas, para apoio e esclarecimento no desenvolvimento dos projetos do Portugal2020 e para transmissão de boas práticas e fatores críticos de sucesso na apresentação de candidaturas.

As primeiras ações serão realizadas em junho, estando prevista a continuidade do projeto após o Verão.

Para obter mais informações sobre as datas de realização destas sessões, aceder aos programas e efetuar inscrições, aceda à área de Eventos do site do IAPMEI.

Fonte: IAPMEI

   
   

IFD abre concurso para cofinaciamento de Business Angels | Candidaturas até 26 de junho

   


 

Está a decorrer até 26 de junho, o prazo para submissão de candidaturas à Linha de Financiamento a Entidades Veículos de Business Angels, gerida pela IFD – Instituição Financeira de Desenvolvimento, S.A..

O concurso destina-se à seleção e financiamento de Entidades Veículo (EV) de Business Angels (BA), cuja atividade de investimento nas PME, equiparável à dos operadores de capital de risco, terá cofinanciamento do Fundo de Capital e Quase Capital (FC&QC).

O lançamento desta Linha de Financiamento enquadra-se numa das medidas da Iniciativa StartUp Portugal, promovida pelo Governo, onde se prevê a criação de Matching Funds até ao valor de 66 M€, com o objetivo de atrair Business Angels nacionais e estrangeiros.

Os Business Angels que pretendam beneficiar desta Linha de Financiamento deverão estar previamente certificados como tal pelo IAPMEI, que disponibilizará em breve mais informações sobre o processo de acreditação.

Fonte: IAPMEI

   
   

INDICADORES ECONÓMICOS

   

Produto Interno Bruto aumentou 0,9% em volume - 1.º Trimestre de 2016

 

O Produto Interno Bruto (PIB) registou, em termos homólogos, um aumento de 0,9% em volume no 1º trimestre de 2016 (variação de 1,3% no trimestre anterior). A procura externa líquida registou um contributo negativo de 1,1 pontos percentuais (p.p.) para a variação homóloga do PIB, igual ao observado no 4º trimestre de 2015, verificando-se uma desaceleração das Exportações de Bens e Serviços e das Importações de Bens e Serviços. O contributo da procura interna foi de 2,0 p.p., inferior ao observado no trimestre precedente (2,4 p.p.) devido à redução do Investimento, uma vez que o consumo privado acelerou e o consumo público manteve o ritmo de crescimento do trimestre anterior. 

Comparativamente com o 4º trimestre de 2015, o PIB registou uma taxa de variação de 0,2% em termos reais (taxa idêntica à observada no trimestre anterior). O contributo da procura interna foi positivo devido essencialmente ao crescimento do consumo privado, enquanto o contributo da procura externa líquida foi negativo, refletindo a redução das Exportações de Bens e Serviços e o aumento das Importações de Bens e Serviços.

Fonte: INE

   
   

Índice de Vendas no Comércio a Retalho acelerou em termos homólogos - Abril de 2016

 

O Índice de Volume de Negócios no Comércio a Retalho passou de uma variação homóloga de 2,4% em março, para 2,9% em abril. Os índices de emprego, de remunerações e de número de horas trabalhadas ajustadas de efeitos de calendário apresentaram, no mês de referência, taxas de variação homóloga de 2,8%, 5,0% e 1,6%, respetivamente (2,7%, 4,3% e 3,5% no mês anterior, pela mesma ordem).

Fonte: INE

   
    As nossas Circulares
    Consulte as nossas Circulares na Área Reservada ao Associado, no site APIRAC
 


» 2016

Circular n.º 31 Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, “QUALIFICAÇÃO DAS PME”.
Aviso n.º 6/SI/2016, Sistema de Incentivos – Projetos conjuntos, FORMAÇÃO-AÇÃO, FSE.
Circular n.º 30

CONVITE PARA PATROCINADORES
ECODESIGN and the portuguese HVAC sector
29 de junho 2016
Auditório da Ordem dos Engenheiros, Lisboa

     
   
   

Novos Associados

   
 
 
   • ENERPOR - Energia e Ambiente, Lda
   • FAFECOLD - Equipamentos de Climatização, Lda
 
   
   

Verificação de Equipamentos para Deteção de Fugas no CENTERM  

   

 

 


     
   
 
    AGENDA - CURSOS APIEF 2016
   

 

» LISBOA
Dra. Filipa Mendes
Tel: 213 540 011
Fax: 213 474 576
filipa.mendes@apief.pt formacao@apief.pt

» PORTO
Dra. Patrícia Maia
Tel: 222 088 837
Telm: 964 942 932
Fax: 213 474 576
apirac.porto@apirac.pt
formacao.porto@apief.pt

» GUIMARÃES
Dra. Maria José
Tel: 253 554 288
Telm: 967 446 860
Fax: 213 474 576
apirac.guimaraes@apirac.pt
formacao.guimaraes@apief.pt

 
6 junh » Gases Fluorados - Categoria 1 - Intensivo guimarães
9 junh » tim 3 b-learning
13 junh » gases fluorados - categoria 1 - prático laboral guimarães
20 junh » complemento tim 3 - LABORAL Lisboa
20 junh » geral de refrigeração e climatização - pós-laboral lisboa
20 junh » gases fluorados - categoria 1 -teórico b-learning
20 junh » Inspeção de sistemas avac&r - tim 3 - laboral faro
27 Junh » tim 3 - pos laboral lisboa
22 junh » gases fluorados - categoria 1 - pós laboral lisboa
27 junh » fluidos naturais e alternativos - laboral lisboa
27 junh » tim 3 - pos laboral faro
27 junh » gases fluorados - categoria 1 guimarães
29 junh » fluidos naturais e alternativos - laboral porto
4 julh » tim 3 - pós laboral porto
4 julh » Gases Fluorados - Categoria 1 - Intensivo guimarães
7 julh » Bombas Centrífugas e Redes Hidráulicas - laboral lisboa
7 julh » Bombas Centrífugas e Redes Hidráulicas - laboral porto
11 julh » gases fluorados - categoria 1 b-learning
13 julh » plano de manutenção - laboral lisboa
18 julh » fluidos naturais e alternativos - laboral guimarães
19julh » gases fluorados - categoria 1 - pós laboral lisboa
Preparação para EXAME TIM 3 para Técnicos de Refrigeração e Climatização, de Nível 4, sem experiência profissional na área do AVAC&R
mai/ jun » tim 3 - nível 4 iefp - laboral intensivo lisboa
Mai/ jun » tim 3 - nível 4 iefp - laboral intensivo porto
 
     
   
    Datas para pagamento de impostos
     
   

     
   
   

Finanças

     
   

PORTARIA N.º 130/2016 - DIÁRIO DA REPÚBLICA N.º 90/2016, SÉRIE I DE 2016-05-1074406908 - Define os critérios de seleção dos contribuintes cuja situação tributária deva ser acompanhada pela Unidade dos Grandes Contribuintes e revoga a Portaria n.º 107/2013, de 15 de março.

   
   

Presidência do Conselho de Ministros

     
   

RESOLUÇÃO DO CONSELHO DE MINISTROS N.º 29/2016 - DIÁRIO DA REPÚBLICA N.º 91/2016, SÉRIE I DE 2016-05-1174406950 - Designa os membros da comissão diretiva do Programa Operacional temático Competitividade e Internacionalização, procedendo à terceira alteração à Resolução do Conselho de Ministros n.º 73-B/2014, de 16 de Dezembro.

   
   

Planeamento e das Infraestruturas

     
   

PORTARIA N.º 148/2016 - DIÁRIO DA REPÚBLICA N.º 99/2016, SÉRIE I DE 2016-05-2374499669 - Terceira alteração ao Regulamento Específico do Domínio do Capital Humano, aprovado em anexo à Portaria n.º 60-C/2015, de 2 de Março.

   
   

Administração Interna

     
   

DECRETO REGULAMENTAR N.º 1-A/2016 - DIÁRIO DA REPÚBLICA N.º 103/2016, 2º SUPLEMENTO, SÉRIE I DE 2016-05-3074574460 - Determina as regras para a frequência de ação de formação de segurança rodoviária e para a realização de prova teórica do exame de condução, no âmbito do sistema de pontos e cassação do título de condução.

   
   

Região Autónoma dos Açores - Assembleia Legislativa

     
   

DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL N.º 9/2016/A - DIÁRIO DA REPÚBLICA N.º 96/2016, SÉRIE I DE 2016-05-1874469738 - Segunda alteração ao Decreto Legislativo Regional n.º 12/2014/A, de 9 de julho, que cria o Sistema de Incentivos para a Competitividade Empresarial - Competir+.

     
   
   

ECODESIGN e o Setor do AVAC em Portugal

   

29 de junho |Ordem dos Engenheiros - Auditório, Lisboa

 

A APIRAC e a Comissão de Especialização em Engenharia de Climatização da Ordem dos Engenheiros vão organizar conjuntamente uma Sessão Técnica sob o tema Ecodesign and Energy Labelling.

Esta sessão terá como orador convidado o Dr. Robert Nuij da Directorate-General for Energy da Comissão Europeia que nos falará sobre European policies and initiatives for Ecodesign and Energy Labelling. A sessão irá decorrer no dia 29 de junho no Auditório da Sede da Ordem dos Engenheiros, em Lisboa. São entidades apoiantes e participantes: DGEG, ADENE e ASAE. O Programa prevê ainda a participação de empresas do segmento importação/ distribuição no painel para análise à experiência em curso nos domínios em discussão:

  • ENER Lot 2: Water heaters;
  • ENTR Lot 6 - Tertiary air conditioning and ventilation systems;
  • ENER Lot 10 - Residential ventilation and air conditioning appliances;
  • TREN Lot 11 - Electric motors, pumps, circulators in buildings and fans;
  • ENER Lot 21 - Central heating products using hot air to distribute heat.

Certos do interesse deste evento, esperamos contar com a presença de 200 participantes - entre os quais: projetistas, peritos qualificados e demais engenheiros da especialidade, e empresas do setor de AVAC em geral, - é com enorme expectativa que aguardamos a v/ inscrição que sendo gratuita é obrigatória por razões de ordem logística.

Ver Programa aqui.

As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias, a partir do portal da Ordem dos Engenheiros.

Contactos:
http://www.ordemengenheiros.pt/pt/

   
   
    Se pretender fazer um comentário ou deixar-nos a sua opinião, clique aqui!
   
Para remover clique aqui e escreva STOP.
 

 


Patrocinadores Newsletter