Decorreu no dia 29 de junho a Sessão Técnica designada ao tema Ecodesign and Energy Labelling, no Auditório da OE, numa iniciativa organizada em parceria entre a APIRAC e a Comissão de Especialização em Engenharia de Climatização da Ordem dos Engenheiros.

O evento mereceu ainda o acompanhamento da tutela no plano institucional, com contribuições da Directorate-General for Energy da Comissão Europeia, DGEG, ADENE e ASAE. Para o sucesso do evento contribuíram decisivamente os nossos patrocinadores sem os quais não seria possível atingir os patamares de qualidade que nos apraz registar. Às empresas e marcas - ARFIT, DAIKIN, FRANCE AIR, GEOTERME, LG ELECTRONICS, SANDOMETAL, SYSTEMAIR e VULCANO -, que patrocinaram a iniciativa, apresentamos o nosso profundo agradecimento.

Para memória futura, preparámos uma galeria de imagens que está disponível para consulta e download na nossa página na internet em www.apirac.pt, na área do Associado.

Para o ano em curso, mais duas iniciativas de relevo a considerar: o 4º Encontro Nacional de Instaladores e 1º Encontro Nacional de Gestão Técnica Centralizada.

A primeira iniciativa está subordinada ao tema "Desafios do presente e para o futuro das empresas instaladoras: Oportunidades para o desenvolvimento da economia das empresas”. O encontro, a exemplo das edições anteriores, terá lugar no Auditório da Exposalão Batalha, dia 27 de outubro. O segundo evento terá lugar no CCB, no dia 8 de novembro. Esta sessão terá como oradores convidados Jean Daniel Napar, e Peter Hug, respetivamente Presidente e Diretor Geral da European Building Automation and Controls Association (EU.BAC). O Encontro ficará ainda marcado pelo lançamento e distribuição aos participantes do primeiro “Guia Técnico de apoio ao projeto, implementação e manutenção dos sistemas de regulação, controlo e gestão técnica em edifícios”, de autoria da Comissão de Gestão Técnica.

Oportunamente, circularemos informação mais pormenorizada sobre as sessões.

    Nuno Roque
Secretário-Geral APIRAC
   
     
   

Regulamento de Execução (UE) 2016/879

   

 

 

Foi publicado no Jornal Oficial da União Europeia o Regulamento de Execução (UE) 2016/879 da Comissão de 2 de junho de 2016, que estabelece, nos termos do Regulamento (UE) n.º 517/2014 do Parlamento Europeu e do Conselho, disposições pormenorizadas relativas à declaração de conformidade quando da colocação no mercado de equipamentos de refrigeração, ar condicionado e bombas de calor carregados com hidrofluorocarbonetos e à sua verificação por um auditor independente.

O regulamento entrará em vigor em 22 de junho de 2016 de modo a que:

  • Artigo 1.º e o artigo 2.º entrem em aplicação a partir de 1 de janeiro de 2017
  • Artigo 3.º e o artigo 4.º entrem em aplicação a partir de 1 de janeiro de 2018
   
   

Revisão da EPBD

     
 

A proposta de revisão da Comissão Europeia da Diretiva do Desempenho Energético dos Edifícios (EPBD) é esperada para a primeira quinzena de outubro de 2016.

A EPBD é considerada como uma plataforma para melhorar o desempenho energético dos edifícios, mas os resultados são ainda muito aquém do desejado, pelo que são necessárias medidas para resolver esta questão. A estre respeito, a reformulação da EPBD tem como um dos objetivos a resolução do tema da qualidade do ar, embora com eventual aplicação apenas ainda a novos edifícios e grandes remodelações. O papel dos instaladores será também sublinhado relativamente à instalação de equipamentos eficientes, à consciência do consumidor e certificação.

   
   

Revisão da Diretiva Fontes de Energia Renovável

   


 

No contexto da revisão da Diretiva Fontes de Energias Renováveis, a Comissão Europeia realizou uma consulta pública sobre o futuro das energias renováveis a partir de 2020. Como principais resultados, as partes interessadas concordaram unanimemente no seguinte:

  • Um quadro jurídico da UE estável e previsível para as energias renováveis;
  • Definição de medidas complementares para garantir, pelo menos, o cumprimento da meta de 27% até 2030;
  • O desenvolvimento de um ajuste de mercado para as energias renováveis;
  • E medidas adicionais da UE para capacitar os consumidores de energia e as autoridades locais.

Pretende-se remover os entraves que dificultam a implantação de aquecimento e arrefecimento alimentados por fontes de energia renovável, de que são exemplo a falta de estratégias energéticas a nível nacional e local, a falta de recursos financeiros específicos, a falta de instrumentos de financiamento e a falta de uma estrutura do mercado de eletricidade que suporte adequadamente a resposta à procura. Uma série de medidas foram identificados para suportar uma implementação mais ampla de aquecimento e arrefecimento, tais como:

  • Definir o uso mínimo obrigatório de energia renovável em edifícios de energia quase zero;
  • Alinhar melhor as medidas nacionais de aplicação das diretivas europeias relevantes (isto é, a Diretiva da Eficiência Energética, Diretiva do desempenho Energético dos Edifícios e a Diretiva Fontes de Energias Renováveis).

No campo da formação e certificação, o reconhecimento mútuo de certificados entre Estados-Membros está identificado como uma prioridade.

A proposta da Comissão de revisão da Diretiva de Fontes de Energia Renovável está prevista para o final de 2016.

   
   

Revisão da Diretiva de Eficiência Energética

     
 

No que respeita à aplicação da diretiva de eficiência energética em vigor, o Parlamento Europeu adotou uma resolução em junho 2016 instando os Estados Membros para implementar plena e rapidamente a EED.

De acordo com a Comissão Europeia, a má aplicação da diretiva está a dificultar o seu potencial. Além disso, o Parlamento Europeu reiterou o seu apelo a uma meta de eficiência energética vinculativo de 40% até 2030, em vez da atual meta de 27%.

A fim de aumentar a renovação dos edifícios residenciais existentes, o Parlamento Europeu instou os Estados-Membros para implementar regimes fiscais e de crédito, assim como ao estabelecimento de benefícios.

   
   

Estudo sobre o setor do aquecimento e arrefecimento na Europa

     
 

A Comissão Europeia (DG Energia) lançou um estudo denominado por "Mapeamento e análise da implantação atual e futura (2020-2030) de sistemas de aquecimento/ arrefecimento alimentados por energias fósseis e energias renováveis". Tem por objetivo fornecer o quadro atual do aquecimento da UE e do setor de refrigeração, bem como possíveis trajetórias futuras até 2020 e 2030.

Os primeiros resultados forneceram algumas descobertas e números interessantes:

  • A energia final para aquecimento e refrigeração representa 51% do consumo final total de energia a nível europeu;
  • Aquecimento de espaços é a utilização final mais relevante com uma quota de 52%, enquanto aplicações de refrigeração representam apenas 5% do consumo de energia;
  • Dois terços da energia final para aquecimento e arrefecimento é fornecido por combustíveis fósseis e 14% por fontes renováveis de energia;
  • O arrefecimento é quase predominantemente gerado por eletricidade.
     

   
    As nossas Circulares
    Consulte as nossas Circulares na Área Reservada ao Associado, no site APIRAC
 


» 2016

Circular n.º 34

Protocolo APIRAC – AMBIGROUP  
Procedimentos

Circular n.º 33

Guia orientador para equipamentos com fluidos frigorigéneos de baixo e alto índice de inflamabilidade

Circular n.º 32

ECODESIGN e o Setor de AVAC em Portugal  
29 de junho 2016
Auditório da Ordem dos Engenheiros, Lisboa

     
   
   

Novos Associados

   
 
  • MARCO ANTÓNIO TRINDADE DUARTE
  • MICAEL MOURA - Climatização Unip., Lda
  • QUALICLIMA - Climatização, Energia e Ambiente, Lda
  • UTILTEJO - Equipamentos Hoteleiros, Lda
 

   
    Em Destaque o Parceiro:
CH Business Consulting
     
 

A APIRAC e a CH Business Consulting, a maior consultora de gestão nacional, assinaram um acordo de parceria com objetivo de oferecer aos associados da APIRAC assistência técnica especializada de apoio à elaboração e submissão de candidaturas ao Sistema de Incentivos do Programa Portugal 2020, em condições preferenciais.

No âmbito do acordo celebrado as empresas associadas beneficiam de um desconto de 500 € sobre os honorários de elaboração e submissão de candidatura, bem como um desconto de 10% nos restantes serviços de outras áreas de competência, desde que incluídos no investimento que é considerado no âmbito da candidatura ao investimento a apresentar.

A CH Consulting presra assistência técnica aos associados no esclarecimento de dúvidas relacionadas com a legislação e com o enquadramento das suas intenções de investimento, assegurando ainda apoio especializado para a estruturação de projetos de investimento e a sua submissão ao organismo gestor aplicável.

     
   
   

Verificação de Equipamentos para Deteção de Fugas no CENTERM  

   

 

 


     
   
 
    AGENDA - CURSOS APIEF 2016
   

 

» LISBOA
Dra. Filipa Mendes
Tel: 213 540 011
Fax: 213 474 576
filipa.mendes@apief.pt formacao@apief.pt

» PORTO
Dra. Patrícia Maia
Tel: 222 088 837
Telm: 964 942 932
Fax: 213 474 576
apirac.porto@apirac.pt
formacao.porto@apief.pt

» GUIMARÃES
Dra. Maria José
Tel: 253 554 288
Telm: 967 446 860
Fax: 213 474 576
apirac.guimaraes@apirac.pt
formacao.guimaraes@apief.pt

 
7 julh » Bombas Centrífugas e Redes Hidráulicas - laboral lisboa
11 julh » gases fluorados - categoria 1 b-learning
13 julh » plano de manutenção - laboral lisboa
14 julh » Bombas Centrífugas e Redes Hidráulicas - laboral porto
18 julh » fluidos naturais e alternativos - laboral guimarães
19 julh » gases fluorados - categoria 1 - pós laboral lisboa
25 julh » tim 3 - pos laboral lisboa
julho » geral de refrigeração e climatização b-learning
 
     
   
    Datas para pagamento de impostos
     
   

     
   
   

Assembleia da República

     
   
LEI N.º 15/2016 - DIÁRIO DA REPÚBLICA N.º 115/2016, SÉRIE I DE 2016-06-1774721389 - Reforça a proteção dos consumidores nos contratos de prestação de serviços de comunicações eletrónicas com período de fidelização (décima segunda alteração à Lei n.º 5/2004, de 10 de fevereiro, Lei das Comunicações Eletrónicas).
   
   

RESOLUÇÃO DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA N.º 119/2016 - DIÁRIO DA REPÚBLICA N.º 121/2016, SÉRIE I DE 2016-06-2774803553 - Conta Geral do Estado de 2014.

   
   

Economia

     
   

PORTARIA N.º 173/2016 - DIÁRIO DA REPÚBLICA N.º 117/2016, SÉRIE I DE 2016-06-2174748750 - Estabelece os termos e condições para a atribuição de potência de injeção de energia elétrica em determinado ponto da RESP aplicáveis no âmbito da modalidade especial do regime de remuneração da produção em cogeração titulado por licença.

   

   

DECRETO-LEI N.º 28/2016 - DIÁRIO DA REPÚBLICA N.º 119/2016, SÉRIE I DE 2016-06-2374775005 - Procede à quarta alteração ao Decreto-Lei n.º 118/2013, de 20 de agosto, relativo à melhoria do desempenho energético dos edifícios, e que transpôs a Diretiva n.º 2010/31/UE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 19 de maio de 2010.

   
   

Ambiente

     
   

DECRETO-LEI N.º 30/2016 - DIÁRIO DA REPÚBLICA N.º 120/2016, SÉRIE I DE 2016-06-2474794383 - Procede à segunda alteração ao Decreto-Lei n.º 79/2013, de 11 de junho, que estabelece regras relativas à restrição da utilização de determinadas substâncias perigosas em equipamentos elétricos e eletrónicos (EEE) com o objetivo de contribuir para a proteção da saúde humana e do ambiente, incluindo a valorização e a eliminação, ecologicamente corretas, dos resíduos de EEE, e transpõe para a ordem jurídica interna a Diretiva Delegada (UE) 2015/573 da Comissão, de 30 de janeiro de 2015, a Diretiva Delegada (UE) 2015/574, da Comissão, de 30 de janeiro de 2015 e a Diretiva Delegada (UE) 2015/863 da Comissão, de 31 de março de 2015.

   
   

Trabalho, Solidariedade e Segurança Social

     
   

DECRETO-LEI N.º 35-C/2016 - DIÁRIO DA REPÚBLICA N.º 124/2016, 1º SUPLEMENTO, SÉRIE I DE 2016-06-3074842343 - Procede à nona alteração ao Decreto-Lei n.º 42/2001, de 9 de fevereiro, e à primeira alteração ao Decreto-Lei n.º 213/2012, de 25 de setembro, flexibilizando o pagamento de dívidas à segurança social.

   
   

Região Autónoma da Madeira - Assembleia Legislativa

     
   

DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL N.º 24/2016/M - DIÁRIO DA REPÚBLICA N.º 122/2016, SÉRIE I DE 2016-06-2874811835 - Cria o Código Fiscal do Investimento na Região Autónoma da Madeira.

     
   
   

Feiras Profissionais do setor metalúrgico e fundição na Turquia

   

29 de Setembro a 1 de Outubro | Istambul - Turquia

 

De 29 de setembro 2016 a 1 de outubro 2016 realizar-se-ão no TUYAP Fair and Congress Centre em Istambul na Turquia três Feiras Profissionais do setor metalúrgico e fundição:
 
ANKIROS 2016 – 13ª Feira Internacional Profissional de metalurgia, fundição, máquinas, produtos e tecnologia
ANNOFER 2016 – 12ª Feira Internacional Profissional de metais não ferrosos, máquinas, produtos e tecnologia
TURKCAST 2016 – 7ª Feira Profissional de produtos para fundição

Na sua última edição, em 2014, as Feiras ANKIROS, ANNOFER e TURKCAST contaram com a presença de 975 expositores oriundos de 41 países, ocupando uma área total de 21.399m2, dos quais, 369 expositores oriundos da Turquia, e os restantes 606 internacionais.

INSCRIÇÃO AQUI

Contactos:

http://www.ankiros.com/

   
     
    BIM International Conference Lisboa
4ª Edição
    13 e 14 de Outubro |Hotel Olissippo Oriente, Lisboa

 

Líderes da indústria da construção de todo o mundo vão reunir-se em Lisboa no Hotel Olissippo Oriente para a quarta edição da BIM International Conference, nos dias 13 e 14 de Outubro de 2016.

O BIMMI – BIM Management Institute organiza em 2016 e pelo quarto ano consecutivo, a BIM International Conference (BIC).

BIM (Building Information Modelling) é já uma metodologia obrigatória em diversos países, sendo indissociável da prática de vários profissionais da indústria da construção.

Se no passado a Conferência foi marcada pelas notáveis apresentações de profissionais BIM reconhecidos internacionalmente (contando ainda com apresentações de abstracts e de patrocinadores), este ano o BIC desafia-se com um novo objetivo: dar destaque às melhores práticas de colaboração e softwares BIM.

Não deixe de participar numa conferência de alta qualidade que o desafia a compreender o impacto do BIM em toda a indústria.

Contactos:
Arq. Joana Naldinho
joana.naldinho@ndbim.eu
http://www.bimmi.net/index.php/pt/

     
   

 

   
    Se pretender fazer um comentário ou deixar-nos a sua opinião, clique aqui!
   
Para remover clique aqui e escreva STOP.
 

 


Patrocinadores Newsletter