O 1º encontro Nacional de Gestão Técnica Centralizada realizado no passado dia 8 de novembro, no Centro Cultural de Lisboa, bateu as melhores espectativas, reunindo 200 pessoas oriundas de diversas áreas de mercado e de diferentes regiões do país. Para além da presença da EU.BAC, o evento mereceu ainda o acompanhamento da ADENE e da Ordem dos Engenheiros.

No rescaldo da iniciativa, a APIRAC lançou em primeira edição o primeiro “Guia Técnico de apoio ao projeto, implementação e manutenção dos sistemas de regulação, controlo e gestão técnica em edifícios”, de autoria da Comissão de Gestão Técnica da APIRAC. Trata-se de uma importante ferramenta para a melhoria dos sistemas e para a eficiência energética, promovendo a normalização de procedimentos.

Embora suportado pelo quadro legislativo em vigor, este Guia pretende ir mais além, apontando soluções técnicas concretas a adotar nos de edifícios e nas respetivas instalações técnicas. Permitirá a PQ e a TIM, assim como a todos os projetistas de AVAC e Energia, uma posição mais esclarecida e, por consequência, mais ativa nas fases em que atuam.

Este Guia Técnico tem o apoio de todas as empresas de comissão de GTC da APIRAC, pelo que, também por essa razão, está garantido consenso e o empenho de todos na sua aplicação futura.

Poderá ser adquirido junto dos serviços da APIRAC pelo valor unitário de € 24,99, podendo para o efeito ser requisitado através do e-mail comunicacao-imagem@apirac.pt.

Esta realização não teria sido possível sem as empresas que protagonizaram o projeto e que se constituíram como patrocinadores da iniciativa: CONTIMETRA, DOMEBUS, DOMÓTICA, DOSAPAC, EASYCONTROL, GEOTERME, INFRASECUR, MALVAR CONTROLS, MICROPROCESSADOR, PRIAC, SAUTER IBÉRICA, SCHNEIDER ELECTRIC PORTUGAL e SIEMENS.

Alertamos para o facto de a oferta ser limitada ao stock existente.

    Nuno Roque
Secretário-Geral APIRAC
 

 

     
   

Consulta Pública

   

e-GAR - Guias eletrónicas de resíduos

 

Encontra-se em fase de consulta pública a Portaria que define as regras aplicáveis ao transporte rodoviário, ferroviário, fluvial, marítimo e aéreo de resíduos em território nacional e cria as guias eletrónicas de acompanhamento de resíduos (e-GAR), a emitir no Sistema Integrado de Registo Eletrónico de Resíduos (SIRER), disponível na plataforma eletrónica da Agência Portuguesa do Ambiente, I.P, (APA, I.P.), na Internet.

A desmaterialização das Guias de Acompanhamento de Resíduos estava prevista desde a publicação do decreto-lei n.º 73/2011, de 17 de Junho.

Tendo a Agência Portuguesa do Ambiente desenvolvido as e-GAR (guias eletrónicas de resíduos) como um módulo SILIAMB, tornava-se necessária a publicação de uma portaria conjunta dos membros do Governo responsáveis pelas áreas do ambiente e dos transportes, para que as guias emitidas através da plataforma eletrónica fossem legalmente válidas para os transportes nacionais de resíduos.

O processo legislativo está ser conduzido pelo Gabinete do Secretário de Estado do Ambiente, encontrando-se a proposta de portaria em consulta pública no Portal Participa até 27 de dezembro, da qual se destacam os capítulos do âmbito de aplicação e isenções.

As e-GAR vêm alterar um paradigma de vinte anos de transportes nacionais de resíduos pelo que esta Portaria terá um impacto significativo junto dos stakeholders nacionais de resíduos.

A sua opinião é importante: contribua através do Portal Participa.

As e-GAR são uma medida SIMPLEX+.

Fonte: APA

   
     
   

Empresas

   

Rede de Parceiros de Excelência para a Aprendizagem

 

Com o objetivo de distinguir e divulgar as boas práticas das empresas que, no âmbito dos Cursos de Aprendizagem, promovem a qualidade da formação prática em contexto de trabalho e a integração dos jovens no mercado de trabalho, o Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P. criou a Rede de Parceiros de Excelência para a Aprendizagem.

Fazer parte desta rede permite às entidades parceiras a obtenção de um certificado de reconhecimento como Parceiro de Excelência para a Aprendizagem, o uso do logótipo de identificação no exercício da sua atividade, a sua divulgação enquanto parceiro da rede e a participação na valorização do sistema de aprendizagem e na sua divulgação.

Podem candidatar-se à Rede de Parceiros de Excelência para a Aprendizagem as entidades de apoio à alternância que tenham desenvolvido esta atividade nos últimos três anos, tendo em conta os seguintes critérios: número de formandos acolhidos em formação prática em contexto de trabalho, número de formandos contratados após a formação, número de tutores com certificação pedagógica e colaboração com o sistema de aprendizagem, designadamente, em termos de antiguidade, regularidade, disponibilidade e atribuição de benefícios aos formandos.

A certificação de Parceiro de Excelência para a Aprendizagem tem uma validade de três anos, renovando-se por igual período, desde que a entidade mantenha os requisitos estabelecidos.

Fonte: IEFP

   
   

ACT

   

Equipamentos de proteção individual

 

No âmbito da sua missão de promoção da melhoria das condições de trabalho, a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), em parceria com a Associação Portuguesa de Segurança (APSEI) e o Instituto Português da Qualidade (IPQ), acaba de editar e disponibilizar no seu portal para serem descarregadas gratuitamente, um conjunto de publicações, nomeadamente o «Guia Geral para a Seleção de Equipamentos de Proteção Individual (EPI)», o «Guia de seleção de luvas», o «Guia de seleção de aparelhos de proteção respiratória» e o «Guia geral de controlo da exposição a agentes químicos».

Inserem-se estas publicações numa promoção da cultura de prevenção no nosso país para diminuir os acidentes de trabalho e as doenças associadas à falta de utilização e à seleção inadequada de equipamentos de proteção individuais.

Fonte: ACT

   
    Indicadores Económicos
     
 

Indicador de confiança dos Consumidores aumenta e indicador de clima económico diminui - Novembro de 2016

O indicador de confiança dos Consumidores aumentou entre setembro e novembro, após ter diminuído nos três meses precedentes.

O indicador de clima económico diminuiu nos últimos dois meses, depois de ter aumentado em agosto e setembro. No mês de referência, o indicador de confiança diminuiu na Construção e Obras Públicas, no Comércio e nos Serviços, tendo aumentado na Indústria Transformadora.

Coeficiente de atualização anual de renda - 2017

Em cumprimento do disposto no n.º 2 do artigo 24.º da Lei n.º 6/2006, de 27 de fevereiro e n.º 5 do artigo 11.º do Decreto -Lei n.º 294/2009, de 13 de outubro, o coeficiente de atualização dos diversos tipos de arrendamento urbano e rural, para vigorar no ano civil de 2017 é de 1,0054.

Produto Interno Bruto aumentou 1,6% em volume - 3.º Trimestre de 2016

O Produto Interno Bruto (PIB) registou, em termos homólogos, um aumento de 1,6% em volume no 3º trimestre de 2016 (variação de 0,9% no trimestre anterior). O crescimento mais intenso do PIB refletiu sobretudo o aumento do contributo da procura externa líquida, que passou de 0,1 pontos percentuais (p.p.) no 2º trimestre para 0,7 p.p. em consequência da aceleração mais acentuada das Exportações de Bens e Serviços comparativamente com a verificada nas Importações de Bens e Serviços.

Relativamente ao 2º trimestre de 2016, o PIB aumentou 0,8% em termos reais (0,3% no trimestre anterior). O contributo da procura externa líquida para a taxa de variação em cadeia do PIB foi positivo, devido ao aumento das Exportações de Bens e Serviços e à diminuição das Importações de Bens e Serviços, enquanto o contributo da procura interna foi negativo, refletindo principalmente a redução do Investimento.

Valor dos serviços prestados às empresas cresceu 2,5% e o pessoal ao serviço aumentou 5% - 2015

Em 2015, o valor dos ‘Serviços Prestados às Empresas’ (SPE) cresceu 2,5% (4.3% em 2014), tendo atingido 13 187 milhões de euros. As 108 527 empresas que prestaram estes serviços empregaram 350 970 pessoas (+5,0% que no ano anterior) e geraram um VAB de 7 471 milhões de euros (+2,0% que em 2014). Apesar do aumento do VAB registou-se uma redução de 4,3% do Excedente Bruto de Exploração (EBE).

As ‘Atividades de emprego’ (cuja principal atividade respeita a serviços de empresas de trabalho temporário) evidenciaram-se como o setor que mais aumentou o valor da prestação de serviços, nos dois últimos anos (6,5% em 2015 e 17,4% em 2014). Este setor foi também o que maior contributo deu (3 pontos percentuais) para o crescimento de número de pessoas ao serviço, em 2015.

Índice de Vendas no Comércio a Retalho acelerou em termos homólogos - Outubro de 2016

O Índice de Volume de Negócios no Comércio a Retalho registou em outubro uma variação homóloga de 3,7% (2,9% no mês anterior). Os índices de emprego, de remunerações e de número de horas trabalhadas, ajustadas de efeitos de calendário, apresentaram, no mês de referência, taxas de variação homóloga de 3,0%, 6,3% e 1,2%, respetivamente (2,5%, 4,5% e 2,6% em setembro, pela mesma ordem).

Índice de Produção Industrial registou variação homóloga negativa - Outubro de 2016

O índice de produção industrial apresentou uma variação homóloga de -0,5%, em outubro (1,0% em setembro). A secção das Indústrias Transformadoras apresentou uma variação homóloga de -3,0% (-0,7% no mês anterior).

Fonte: INE

     

   
    As nossas Circulares
    Consulte as nossas Circulares na Área Reservada ao Associado, no site APIRAC
 


» 2016

Circular n.º 48

Regime facultativo de reavaliação do ativo fixo tangível e propriedades de investimento, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 66/2016, de 3 de novembro, com entrada em vigor dia 4 de Novembro

Circular n.º 47

Etiquetagem energética de equipamentos de aquecimento ambiente e de produção de águas quentes sanitárias

Circular n.º 46 Guia Técnico de Sistemas de Gestão Técnica
Circular n.º 45

Disponibilização das apresentações e galeria de imagens: 4º Encontro Nacional de Instaladores | 27 de outubro e 1º Encontro Nacional de Gestão Técnica Centralizada | 9 de Novembro

     
   
   

Verificação de Equipamentos para Deteção de Fugas no CENTERM  

   

 

 


     
   
 
    AGENDA - CURSOS APIEF 2016
   

 

» LISBOA
Dra. Filipa Mendes
Tel: 213 540 011
Fax: 213 474 576
filipa.mendes@apief.pt formacao@apief.pt

» PORTO
Dra. Patrícia Maia
Tel: 222 088 837
Telm: 964 942 932
Fax: 213 474 576
apirac.porto@apirac.pt
formacao.porto@apief.pt

» GUIMARÃES
Dra. Maria José
Tel: 253 554 288
Telm: 967 446 860
Fax: 213 474 576
apirac.guimaraes@apirac.pt
formacao.guimaraes@apief.pt

 

 
5 dez » TIM3 - Pós-laboral  lisboa
5 dez » Gases Fluorados - categoria 1 - Pós-laboral porto
6 dez » geral de refrigeraçãoe ar condicionado b-learning
12 dez » Fluidos Naturais e Alternativos - laboral porto
12 dez » Manuseamento de Fluidos Naturais e alternativos aos Fluorados guimarães
16 dez » plano de manutenção lisboa
18 dez » Gases Fluorados - categoria 1 - Pós-laboral lisboa
Nov / Dez » tim 3 b-learning
Nov / Dez » Gases fluorados - categoria 1 b-learning
Nov / Dez » gases fluorados - teórico b-learning
Nov / Dez » complemento tim 3 b-learning
     
   
    Datas para pagamento de impostos
     

   
   

 

   

Finanças

   


   

Decreto-Lei n.º 66/2016 - Diário da República n.º 211/2016, Série I de 2016-11-0375639946 - Estabelece um regime facultativo de reavaliação do ativo fixo tangível e propriedades de investimento, no uso da autorização legislativa concedida pelo artigo 141.º da Lei n.º 7-A/2016, de 30 de Março.

   
   

Decreto Regulamentar n.º 5/2016 - Diário da República n.º 222/2016, Série I de 2016-11-1875763619 - Estabelece os limites máximos das perdas por imparidade e outras correções de valor para risco específico de crédito dedutíveis para efeitos do apuramento do lucro tributável em imposto sobre o rendimento das pessoas coletivas.

     
   

Economia

   


   

Decreto-Lei n.º 70/2016 - Diário da República n.º 211/2016, Série I de 2016-11-0375639950 - Executa na ordem jurídica nacional interna o disposto no Regulamento (CE) n.º 1222/2009, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 25 de novembro de 2009, relativo à rotulagem dos pneus no que respeita à eficiência energética e a outros parâmetros essenciais.

     
   

Ambiente

   


   

Decreto-Lei n.º 71/2016 - Diário da República n.º 212/2016, Série I de 2016-11-0475662380 - Procede à sétima alteração ao Decreto-Lei n.º 366-A/97, de 20 de dezembro, que estabelece os princípios e as normas aplicáveis ao sistema de gestão de embalagens e resíduos de embalagens, à décima alteração ao Decreto-Lei n.º 178/2006, de 5 de setembro, que aprova o regime geral da gestão de resíduos, transpondo a Diretiva 2015/1127, da Comissão, de 10 de julho de 2015, e à primeira alteração ao Decreto-Lei n.º 67/2014, de 7 de maio, que aprova o regime jurídico da gestão de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos.

     
   

Finanças e Economia

   


   

Portaria n.º 291-A/2016 - Diário da República n.º 220/2016, 1º Suplemento, Série I de 2016-11-1675740661 - Taxa do ISP aplicável ao gasóleo.

     
   

Administração Interna

   


   

Decreto-Lei n.º 80/2016 - Diário da República n.º 228/2016, Série I de 2016-11-28105264094 - Altera o registo individual do condutor.

     
   

Planeamento e das Infraestruturas

   


   

Decreto-Lei n.º 79/2016 - Diário da República n.º 225/2016, Série I de 2016-11-2375791476 - Altera a orgânica do Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I. P.

     
   

Região Autónoma dos Açores - Presidência do Governo

   


   

Decreto Regulamentar Regional n.º 9/2016/A - Diário da República n.º 223/2016, Série I de 2016-11-2175774059 - Orgânica do XII Governo Regional dos Açores.

     
   

Região Autónoma da Madeira - Presidência do Governo

   


   

Decreto Regulamentar Regional n.º 23/2016/M - Diário da República n.º 225/2016, Série I de 2016-11-2375791477 - Quarta alteração ao Decreto Regulamentar Regional n.º 21/87/M, de 5 de setembro que aprovou o Regulamento das Atividades Industriais, Comerciais e de Serviços Integradas no Âmbito Institucional da Zona Franca da Madeira

     
   
     
    GREEN BUSINESS WEEK
    15 a 17 março de 2017 | Fil - Lisboa




 

A Fundação AIP organiza de 15 a 17 de Março de 2017 no CCL – Centro de Congressos de Lisboa,  o Green Business Week –Maior Evento Nacional de Transferência de Conhecimento.

TEMAS EM FOCO
Sustentabilidade | Eficiência energética |Reabilitação Urbana |Cidades Inteligentes |Tecnologias de Informação |Alterações climáticas |Energias Renováveis |Eficiência Hídrica | Qualidade da Água e do Ar | Tratamento de Resíduos e Reciclagem | Biodiversidade | Exportação da Economia Verde | Criação de Novas Empresas e de Novos Postos de Trabalho altamente qualificados |Incorporação Tecnológica |Investigação e Inovação.

Contactos
Jorge Oliveira | Director Área de Feiras
jorge.oliveira@aip.pt | Tel.:  (+351) 218 921 500
Elisabete Martins | Gestora de Feiras
elisabete.martins@aip.pt | Tel.: (+351) 218 921 542
     
     
   
    Se pretender fazer um comentário ou deixar-nos a sua opinião, clique aqui!
   
Para remover clique aqui e escreva STOP.
 

Patrocinadores Newsletter
 

 
 
 


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

PATROCINADORES
INICIATIVAS
APIRAC 2016