Segundo o Regulamento RECS (Portaria nº 349-D/2013), para a potência térmica superior a 250 kW, os diversos sistemas técnicos em edifícios têm de estar integrados com a gestão técnica centralizada do edifício (GTC). No entanto, em cerca de 80% das obras, continua a verificar-se grandes indefinições na fase do projeto no que se refere à Gestão Técnica Centralizada. Por outro lado, verifica-se por vezes a sobreposição de soluções que poderiam ser evitadas.

Outras carências são detetadas ao nível do caderno de encargos, onde é omisso o protocolo preferencial de comunicação. O cliente desconhece qual a solução preferida para a GTC. Além disso, o projeto não especifica as variáveis a controlar, o que dificulta a oferta do sistema de controlo.

Nesse quadro, em que projetista e caderno de encargos assumem importância vital, a divulgação das boas práticas e a disseminação de informação em Workshops e Seminários poderá ser um forte impulso para ultrapassar barreiras relativas à democratização da GTC.

Vem então a propósito o segundo encontro de GTC, que desta feita terá lugar na cidade do Porto no dia 16 de maio, com organização da APIRAC. O Encontro, na sequência do primeiro realizado em Lisboa, permitirá a distribuição aos participantes do primeiro “Guia Técnico de apoio ao projeto, implementação e manutenção dos sistemas de regulação, controlo e gestão técnica em edifícios”, de autoria da Comissão de Gestão Técnica da APIRAC. Trata-se de uma importante ferramenta para a melhoria dos sistemas e para a eficiência energética, promovendo a normalização de procedimentos.

Este Guia Técnico tem o apoio de todas as empresas da Comissão de Sistemas de Gestão Técnica de Edifícios da APIRAC, pelo que, também por essa razão, está garantido consenso e o empenho de todos na sua aplicação futura.

As inscrições encontram-se abertas e deverão ser efetuadas junto dos serviços da APIRAC. Os detalhes relativos ao citado Encontro estão acessíveis na secção Eventos desta Newsletter, bem como em www.apirac.pt.


    Nuno Roque
Secretário-Geral APIRAC
 

 

     
   

Apoio personalizado ao Associado

   

Certificação da empresa



 

No passado dia 13 de abril, a APIRAC deslocou-se à empresa KeepOn, Lda, em Camarate, no conselho de Loures, para prestar apoio personalizado à certificação para o serviço de instalação, reparação, manutenção ou assistência técnica e desmantelamento de equipamentos fixos de refrigeração, ar condicionado e bombas de calor que contenham em gases fluorados com efeito de estufa, em conformidade com o Regulamento (UE) n.º 517/2014, com o Regulamento de Execução (UE) n.º 2015/2067 e com o Decreto-Lei n.º 56/2011.

Nesta versão do serviço de apoio do Departamento Técnico, levámos um dossier pré-preparado com a documentação exigida para a certificação da empresa, que permitiu em duas horas de trabalho, verificar todas as exigências da entidade certificadora e estabelecer, nos casos de não cumprimento das mesmas, as devidas correções. A cuidada preparação e elevada experiência da APIRAC neste processo, conduziu à satisfação e agradecimento dos responsáveis da empresa KeepOn, Lda.

     
   
     
   

Guias eletrónicas de acompanhamento de resíduos (e-GAR)

   

Portaria n.º 145/2017, de 26 de abril


 

Após um processo legislativo conduzido pelo Gabinete do Secretário de Estado do Ambiente, que incluiu consulta pública no portal PARTICIPA, foi publicada no dia 26/04/2016 a Portaria n.º 145/2017. 
As e-GAR entrarão em funcionamento um mês após a publicação da Portaria. Só a partir de 26-05-2017 é que as e-GAR poderão ser legalmente utilizadas para acompanhar o transporte de resíduos.
A Portaria prevê um período transitório e de adaptação extenso, até 31-12-2017.

Durante esse período transitório e de adaptação a utilização das e-GAR será voluntária: continuarão a poder ser utilizados os modelos n.º INCM 1428 e n.º 1429, bem como as guias RCD.

A partir de 2018, apenas as guias de acompanhamento de resíduos emitidas no SILIAMB (e-GAR) serão válidas para transporte.

Fonte: APA

   
     
   

Contrato-Emprego: Segundo período de candidatura

   

Decorre de 1 a 31 de maio de 2017 o segundo período de candidatura à medida Contrato-Emprego


   

Na sequência da publicação da Portaria n.º 34/2017, de 18 de janeiro, que institui a Medida Contrato-Emprego, visando a concessão, à entidade empregadora, de um apoio financeiro à celebração de contrato de trabalho com desempregado inscrito no Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P. (IEFP), o Conselho Diretivo do IEFP, aprovou o calendário de candidaturas para o ano de 2017.

O segundo período de candidatura tem uma dotação orçamental de 20 milhões de euros e decorre entre as 9h00 do dia 1 de maio e as 18h00 do dia 31 de maio de 2017, nos termos do aviso de abertura que se encontra disponível para consulta neste Portal.

A candidatura à medida é efetuada no NetEmprego, através de sinalização de oferta de emprego registada nesse portal (na área pessoal de cada entidade, devendo ser efetuado o registo prévio, caso ainda não esteja registada).

As empresas poderão apresentar candidaturas para as ofertas de emprego apresentadas ao IEFP, no período compreendido entre 4 de março e 24 de maio de 2017, desde que cumpram os requisitos de elegibilidade.

Fonte: IEFP

   
     
    Indicadores Económicos
    A taxa de desemprego de fevereiro de 2017 foi de 9,9%
 

A taxa de desemprego de fevereiro de 2017 situou-se em 9,9%, menos 0,2 pontos percentuais (p.p.) do que no mês anterior e menos 0,6 p.p. em relação a três meses antes. Aquele valor representa uma revisão de menos 0,1 p.p. face à estimativa provisória divulgada há um mês (10,0%). Constitui, também, o valor mais baixo observado desde fevereiro de 2009 (9,7%).

A população desempregada de fevereiro foi estimada em 508,3 mil pessoas, tendo diminuído 1,9% em relação ao mês precedente (menos 9,9 mil pessoas), enquanto a população empregada foi estimada em 4 630,2 mil pessoas, tendo aumentado 0,5% (mais 22,6 mil pessoas) face ao mês anterior.

A estimativa provisória da taxa de desemprego de março de 2017 foi de 9,8%. Neste mês, a estimativa provisória da população desempregada foi de 504,0 mil pessoas e a da população empregada foi de 4 646,1 mil pessoas.

Principais indicadores

Fonte: INE

     

   
    As nossas Circulares
    Consulte as nossas Circulares na Área Reservada ao Associado, no site APIRAC
 

Circular Informativa n.º 22/2017 - Introdução de novo escalão de quotas | Assembleia Geral de Associados de 30 de março de 2017

Circular Informativa n.º 21/2017 - ANUÁRIO APIRAC 2017

Circular Informativa n.º 20/2017 - Promoção de Saúde e Estilos de Vida Saudáveis - Alimentação e Água

     
   
   

Novos Associados

     
    • FERRIALC, LDA
   
   

NOVAS CERTIFICAÇÕES CENTERM

     
    Certificação de Técnicos de Sistemas de Climatização Categorias 1 e 2
   



 

Os Técnicos Certificados pelo CENTERM em manuseamento de gases fluorados (categoria I), podem agora aceder, em condições especiais, à Certificação como Técnicos de Sistemas de Climatização.

Pretende-se assim hierarquizar, certificar, atualizar e distinguir competências dos técnicos do setor do ar condicionado, corrigindo alguma confusão estabelecida por  recente legislação, que não teve em conta quer a experiência quer as capacidades dos técnicos existentes.
No futuro, a certificação em Climatização será um requisito incontornável, tanto para os técnicos como para os empregadores, na regulação do mercado.

O processo de Certificação CENTERM, será sempre baseado em exames teórico/práticos e o custo do exame dependerá do tipo de certificação em causa e de eventuais créditos de outras certificações já adquiridas.

Algumas vantagens inerentes à Certificação Centerm:

  • Cartão de Certificado do CENTERM
  • Inscrição como Técnico Certificado em Climatização no site do CENTERM
  • Aconselhamento e esclarecimentos “on line” em permanência
  • Formação técnica especializada, gratuita ou a preços reduzidos
  • Formação teórica gratuita em caso de inovações tecnológicas
  • Actualização permanente sobre legislação em vigor
  • Outras regalias em vigor no nosso grupo Associativo.


Para melhor esclarecimento favor contactar com o Centerm através dos seguintes contactos:

email: centerm@centerm.pt
telefone: 308 807 357

   
 
    AGENDA - CURSOS APIEF 2017
   

 

» LISBOA
Dra. Filipa Mendes
Tel: 213 540 011
Fax: 213 474 576
filipa.mendes@apief.pt formacao@apief.pt

» PORTO
Dra. Patrícia Maia
Tel: 222 088 837
Telm: 964 942 932
Fax: 213 474 576
apirac.porto@apirac.pt
formacao.porto@apief.pt

» GUIMARÃES
Dra. Maria José
Tel: 253 554 288
Telm: 967 446 860
Fax: 213 474 576
apirac.guimaraes@apirac.pt
formacao.guimaraes@apief.pt

 

 
11 mai » fluidos naturais - laboral lisboa
15 mai » preparação para exame - tim 3 - Pós-laboral lisboa
15 mai » Gases Fluorados - categoria 1 - Pós-laboral guimarães
17 mai » eletricidade aplicada a equipamentos domésticos de avac - laboral lisboa
17 mai » Gases Fluorados - categoria 1 - Pós-laboral lisboa
17 mai » Certificação Climatização - APOIO CERTIFICAÇÃO CENTERM lisboa
22 mai » preparação para exame - gases fluorados categoria 1 - Pós-laboral lisboa
22 mai » tim 3 - Pós-laboral lisboa
25 mai » introdução à gestão técnica centralizada - laboral lisboa
29 mai » plano de manutenção - Pós-laboral lisboa
30 mai » Fluidos Naturais e Alternativos - laboral lisboa
mai / jun » especialização em qualidade do ar interior b-learning
mai / jun » tim 3 b-learning
mai / jun » Gases fluorados - categoria 1 - laboral b-learning
mai / jun » gases fluorados - teórico b-learning
mai / jun » complemento tim 3 b-learning
mai / jun » geral de refrigeração e ar condicionado b-learning
     
   
    Datas para pagamento de impostos
     

   
   

 

   

Presidência do Conselho de Ministros - Secretaria-Geral

   

Declaração de Retificação n.º 11/2017 - Diário da República n.º 70/2017, Série I de 2017-04-07106844787 - Retifica o Decreto-Lei n.º 25/2017, de 3 de março, das Finanças, que estabelece as normas de execução do Orçamento do Estado para 2017, publicado no Diário da República, 1.ª série, n.º 45, de 3 de março de 2017.

   
   

Trabalho, Solidariedade e Segurança Social

   

Portaria n.º 131/2017 - Diário da República n.º 70/2017, Série I de 2017-04-07106844789  - Portaria que regula a criação da medida de Estágios Profissionais, que consiste no apoio à inserção de jovens no mercado de trabalho ou à reconversão profissional de desempregados.

   
   

Economia

   

Decreto-Lei n.º 45/2017 - Diário da República n.º 82/2017, Série I de 2017-04-27106938487 - Estabelece as regras aplicáveis à disponibilização no mercado e colocação em serviço dos instrumentos de medição, transpondo a Diretiva n.º 2014/32/UE, e a Diretiva Delegada (UE) n.º 2015/13.

   
   

Ambiente

   

Portaria n.º 137/2017 - Diário da República n.º 73/2017, Série I de 2017-04-12106874599 - Determina a aprovação do modelo do Título Único Ambiental (TUA).

   
   

Planeamento das Infraestruturas

   

Portaria n.º 142/2017 - Diário da República n.º 78/2017, Série I de 2017-04-20106901298 - Quarta alteração ao Regulamento Específico do Domínio da Competitividade e Internacionalização, aprovado em anexo à Portaria n.º 57-A/2015, de 27 de fevereiro.

   
   

Administração Interna, Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Saúde e Planeamento das Infraestruturas e Ambiente

   

Portaria n.º 145/2017 - Diário da República n.º 81/2017, Série I de 2017-04-26106926975 - Define as regras aplicáveis ao transporte rodoviário, ferroviário, fluvial, marítimo e aéreo de resíduos em território nacional e cria as guias eletrónicas de acompanhamento de resíduos (e-GAR), a emitir no Sistema Integrado de Registo Eletrónico de Resíduos (SIRER).

   
   

Região Autónoma da Madeira - Assembleia Legislativa

   

Decreto Legislativo Regional n.º 11/2017/M - Diário da República n.º 74/2017, Série I de 2017-04-13106874650 - Aprova o valor da retribuição mínima mensal garantida para vigorar na Região Autónoma da Madeira.

   
    Região Autónoma dos Açores - Assembleia Legislativa
   

Decreto Legislativo Regional n.º 3/2017/A - Diário da República n.º 74/2017, Série I de 2017-04-13106874649  - Orçamento da Região Autónoma dos Açores para o ano 2017.

   
     
    2.º Encontro da Gestão Técnica
    16 de maio | PORTO - Casa Diocesana - Seminário de Vilar

 

A APIRAC sob os auspícios da Comissão de Trabalho de Sistemas de Gestão Técnica de Edifícios vai organizar o 2º Encontro de Gestão Técnica Centralizada, que terá lugar desta vez na zona norte do país, dia 16 de maio, na Casa Diocesana - Seminário de Vilar, no Porto.

Tal como aconteceu no 1º Encontro, será distribuido aos participantes inscritos nesta sessão o “Guia Técnico de apoio ao projeto, implementação e manutenção dos sistemas de regulação, controlo e gestão técnica em edifícios”, de autoria da Comissão de Gestão Técnica Centralizada da APIRAC.

Sendo os sistemas de GTC cada vez mais decisivos parta a eficiência energética nos edifícios, verifica-se ainda, um grande desconhecimento na aplicação da legislação nacional (RECS) e a norma EN15232 associada. Desde os projetistas e peritos numa fase inicial do projeto até à verificação final da obra e posterior condução e manutenção por parte dos TIM, a legislação não é muitas vezes aplicada por desconhecimento e falta de divulgação. É desta necessidade que surge o Guia Técnico, criado no seio da comissão de GTC da APIRAC que reúne os requisitos legais e as boas práticas, aplicáveis em cada fase de desenvolvimento e implementação: Projeto, Obra, Condução e Manutenção.

As inscrições estão abertas, com formulário para o efeito que deverá ser remetido para os serviços a APIRAC.

— Ver programa AQUI
— Formulário de inscrição AQUI

Contactos
APIRAC - Comunicação e Imagem
Dra. Sofia Sequeira
213 224 260 | 967 830 990

     
   
    Se pretender fazer um comentário ou deixar-nos a sua opinião, clique aqui!
   
Para remover clique aqui e escreva STOP.
 

Patrocinadores Newsletter
 

 
 
 


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

PATROCINADORES
INICIATIVAS
APIRAC 2016