NewsLetter APIRAC - 1 de Fevereiro de 2005

Associação Portuguesa da Industria de Refrigeração e Ar Condicionado

 

Congresso Mediterrânico de Climatização

 

Revista Grau Celsius

 

Directório APIRAC

 

Parcerias

 

Instituto para a Qualidade na Formação

 

Programa REDE

 

Instituto Português da Qualidade

 

Instituto dos Mercados

de Obras Públicas e Particulares e do Imobiliário

 

Instituto de Soldadura e Qualidade

 

PT Comunicações, SA

 

Editorial

Finalmente, o Conselho de Ministros, na sua reunião de 27-01-2005, aprovou o Decreto-Lei que aprova o Sistema Nacional de Certificação Energética e da Qualidade do Ar Interior nos Edifícios e transpõe para a ordem jurídica interna a Directiva n.º 2002/91/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 16 de Dezembro de 2002, relativa ao desempenho energético dos edifícios.

 

Esta actividade de certificação, juntamente com as também aprovadas revisões do RSECE - Regulamento dos Sistemas Energéticos de Climatização dos Edifícios – e RCCTE  - Regulamento das Características de Comportamento Térmico dos Edifícios -, na elaboração dos quais a APIRAC teve uma colaboração activa e aos quais dedicou uma grande parte da sua actividade nos últimos anos, contempla velhas aspirações do nosso Sector de Actividade, nomeadamente a credenciação de empresas e dos técnicos de AVAC e, bem assim, o  reconhecimento da importância da nossa actividade face ao sector da construção.

 

Por outro lado, ficam abertas novas oportunidades de mercado no que respeita à obrigatoriadade da manutenção dos sistemas, do tratamento da qualidade do ar interior em edifícios, e do incremento da instalação de sistemas de aproveitamento de

energia  solar para aquecimento de águas sanitárias.

 

As inspecções energéticas e de qualidade do ar interior irão criar centenas de novos postos de trabalho nos anos mais próximos, enfim, uma pequena revolução no Sector de AVAC.

 

Após a promulgação dos Decretos pelo Senhor Presidente da República, que esperamos seja para breve, estarão criadas as condições para a consolidação técnico-financeira das empresas instaladoras de AVAC. Agora é necessário que as empresas saibam aproveitar esta oportunidade, reorganizando a sua actividade, procedendo à sua credenciação e à dos seus técnicos.

 

A APIRAC, irá efectuar diversas acções de esclarecimento junto das empresas, associadas ou não, para que os empresários do nosso Sector fiquem esclarecidos sobre o conteúdo dos Decretos-Lei, apoiando atempadamente as suas empresas para um novo ciclo que se avizinha, assim como, preparar a formação adequada para a credenciação dos técnicos de AVAC.

Fernando Brito

Presidente da APIRAC

 


Notícias

 

O Congresso CLIMAMED de Madrid

 

Começa a fazer-se tarde para decidir sobre a participação no Congresso CLIMAMED ’05, que, como tem sido amplamente divulgado, se realiza no Parque Ferial de Madrid, nos dias 24 e 25 deste mês de Fevereiro. Como se recordarão este é o segundo Congresso de Climatização, tendo a primeira edição decorrido em Abril do ano passado em Lisboa sob organização da APIRAC.

 

Para esta edição, organizada pela ATECYR estão seleccionados trabalhos dos seguintes países participantes: Espanha 44, Itália 23, França 13, Portugal 7, Egipto 2, Tunísia 1, Marrocos 1, Andorra 1.

 

Não será fácil assistir a muitos dos trabalhos porque “nuestros hermanos”, por razões de não colisão com a possibilidade de visitas à Feira CLIMATIZACIÓN” (que decorre em simultâneo), reservaram 7 salas 7 a funcionar no mesmo horário. Mas, as Plenárias, sobre a Eficiência Energética dos Edifícios e seus sistemas de Climatização, essas sim serão únicas e de interesse certo, e aí todos poderemos estar presentes.

 

 

 

Digite www.apirac.pt e entre no CLIMAMED de Espanha.


Instituto Politécnico de Setúbal - Pós-Graduação em EGIS

 

A escola Superior de Tecnologia de Setúbal inicia dia 1 de Março de 2005 a Pós-Graduação em Engenharia e Gestão Industrial e de Serviços (EGIS).

 

Trata-se de uma Pós-Graduação que se destina preferencialmente a profissionais e Engenharia (directores intermédios, chefes de operações, responsáveis de projecto,...) que se confrontem diariamente, ou tenham perspectiva de vir a confrontar-se, com situações de Gestão Empresarial que obrigam à condução de equipas e gestão de recursos.

 

 

A EGIS tem assim por objectivo dotar os profissionais de engenharia de um conjunto de conhecimentos avançados ao nível da gestão    empresarial,    não   só   para   uma aplicação directa na sua actividade profissional, como também para um desenvolvimento profissional e de carreira destes profissionais.

 

Para mais informação, contactar:

Escola Superior de Tecnologia de Setúbal

Campus do IPS, Estefanilha - 2910-761 Setúbal

Tel: 265 790 000 - Fax: 265 721 869

 


Destaques

 

Formação Profissional

 

Estão abertas as inscrições para os seguintes cursos:

 

Curso Geral de Refrigeração e Ar Condicionado - 80h

 

Curso Técnico de Refrigeração e Ar Condicionado - 180h - Março.

Contactos APIRAC:

Sofia Oliveira

Tel: 213224260

Fax: 213474576

apirac@netcabo.pt

www.apirac.pt

 


Tecnologia

 

O Amoníaco

 

O amoníaco é o melhor fluido frigorigéneo, quem tem sensibilidade termodinâmica, sabe-o! E, nos tempos que correm, em que o problema dos fluidos para as instalações de frio e de climatização está sob apertada vigilância e, perspectiva-se que a longo prazo, ainda com muita indefinição pela frente, o amoníaco volta a surgir como o fluido que interessa dominar.

 

Sabia que ele é corrosivo para a pele, olhos e pulmões?

Sabia que a exposição a uma concentração superior a 300 ppm pode ser mortal? E, sabia que, quando misturado com óleos lubrificantes o seu grau de inflamabilidade é aumentado ou que, se libertado num espaço fechado onde se encontre uma fonte de ignição, pode explodir?

 

Parecem somente inconvenientes, não é?

 

Pois, por tudo isto, recomendamos-lhe vivamente uma visita atenta ao site americano da OSHA (o equivalente ao nosso organismo responsável pelos aspectos ocupacionais e da saúde no local de trabalho, o ex-IDICT) que abaixo indicamos, onde encontrará todo um conjunto de regras e procedimentos que anulam os medos que cada um tenha criado na sua cabeça. E mais, ainda pode atrair alguns de nós menos informados para as imensas vantagens do amoníaco quando comparado com os outros fluidos. Boa visita.

 

Para saber tudo visite este site.

 


Tome nota / Agenda

 

Datas para pagamento de impostos durante este mês

 

Não Esquecer

 

 

10 Fev IVA Declaração periódica mensal referente ao mês de Dezembro/04
15 Fev IVA Declaração periódica trimestral referente ao 4º trimestre de 2004
15 Fev Segurança Social Contribuições relativas ao mês de Janeiro/05
21 Fev IRS / IRC Retenções efectuadas em Janeiro/05
21 Fev Imposto Selo Imposto Selo relativo ao mês de Janeiro/05
28 Fev IRS / IRC Declaração Anual dos rendimentos sujeitos a IRS (Mod.10)

 


 

Certames / Eventos

 

 

Um certame único para o comércio e para os seus parceiros. A EuroShop 2005 - com 200.000 m2 de área de exposição e cerca de 1.500 expositores, oriundos de 40 países - apresentar-se-á em quatro áreas distintas:

 

• EuroCONCEPT - Decoração e equipamentos para lojas, iluminação, instalações de frio e

tecnologia de edifício.

• EuroSALES - Visual Merchandising, Promoção de Vendas e POS Marketing.

• EuroCIS - Comunicação, Informação e Tecnologia de Segurança.

• EuroEXPO - Construção de Stands e Design.

 

Para mais informação:

Walter & Cia., Lda - Representantes em Portugal

Largo de Andaluz, 15, 3º Esq. - 2

1050-004 LISBOA

Tel: 213 556 254 - Fax: 213 539 311

E-mail: geral@walter.pt - Website: www.euroshop.de