NewsLetter APIRAC - 16 de Fevereiro de 2005

Associação Portuguesa da Indústria de Refrigeração e Ar Condicionado

 

Congresso Mediterrânico de Climatização

 

Revista Grau Celsius

 

Directório APIRAC

 

Parcerias

 

Instituto para a Qualidade na Formação

 

Programa REDE

 

Instituto Português da Qualidade

 

Instituto dos Mercados

de Obras Públicas e Particulares e do Imobiliário

 

Instituto de Soldadura e Qualidade

 

PT Comunicações, SA

 

Editorial

É nesta quarta-feira 16, o primeiro dia do primeiro ano de contabilização da emissão de gases com efeito de estufa por parte dos países que ratificaram o Protocolo de Quioto. Falta um parceiro importante neste grupo, “somente” o maior poluidor de todos, os EUA, quem sabe porquê?… Outras contas!

 

Que temos nós, os do AVAC&R portugueses, a ver com isto? Podemos ajudar a diminuir as emissões? Directamente não, mas numa consciência social a que não deveremos nunca por nunca furtar-nos, temos “tudo” a ver com isto! Temos de saber que as alterações climáticas estão aí, basta ver que em Portugal não chove há quase ½ ano, que a frequência das secas no Inverno é uma realidade dos últimos 15 anos, que as análises do ar onde quer que seja mostram concentrações de CO2 e de outros gases com efeito de estufa bem maiores que usualmente.

 

E, a seguir, temos de estar solidários com as alterações que nos são impostas nas nossas técnicas de sempre, na utilização dos novos fluidos nas instalações, temos de acelerar tanto quanto conseguirmos a nossa adaptação e dos nossos técnicos às novas tecnologias, rotinarmo-nos com as novas pressões e com as incompatibilidades entre materiais, aceitarmos de bom grado a complementaridade das energias alternativas.

 

Para além das preocupações sectoriais, um sector de AVAC&R consciente do seu papel no mundo global onde hoje nos movemos é o que a vossa associação anseia. Para isso pugnamos diariamente e com a vossa ajuda lá chegaremos!

 

 

 

 

 

L.Fonseca e Silva

Secretário Técnico APIRAC

 

Notícias

 

REEE - Entidade de Registo

 

Realizou-se no passado dia 11 de Fevereiro uma reunião entre os Presidentes de Associações representativas dos Equipamentos Eléctricos e Electrónicos (EEE), na qual esteve presente a APIRAC representada por Fernando Brito, para a constituição da entidade que irá acompanhar e fiscalizar o cumprimento das obrigações e dos objectivos fixados no Decreto-Lei n.º 230/2004, de 10 de Dezembro, que estabelece o regime jurídico a que fica sujeita a gestão dos Resíduos de EEE (REEE).

 

Lembramos que todos os produtores de EEE, independentemente do sistema de gestão de REEE por que optarem, estão sujeitos a uma obrigação de registo do tipo e quantidade de equipamentos colocados no mercado.

 

Esta entidade, tutelada pelo Instituto de Resíduos (INR), será composta por representantes das associações sectoriais das actividades envolvidas, entre as quais a APIRAC, e pela entidade gestora do sistema integrado (AMB3E).

 


Programa REDE

Foram aprovadas as candidaturas de mais quatro empresas para a Linha I – Edição 2005 -, a saber:

 

EFIGIE

LUSOSEAL

NUNO CAMPOS

RUI GOULÃO

 

Os interessados ainda em participar nesta Edição de 2005 para as Linhas II e IV (PROPEP – Distrito do Porto) deverão contactar a APIRAC.

 

APIRAC

Tel: 213 224 260 - Fax: 213 474 576

E-mail: apirac@netcabo.pt - Website: www.apirac.pt

 


Destaques

 

ÚLTIMO APELO PARA ENTREGA DOS DADOS ESTATÍSTICOS DE VENDAS DE EQUIPAMENTOS DE AVAC – ANO 2004

 

Mais uma vez e na sequência dos apelos anteriores aos Distribuidores de AVAC, lembramos que continuamos a aguardar o envio dos dados estatísticos de vendas relativos a todo o ano de 2004. A hora da vossa colaboração é agora! Conforme prometido, procederemos ao seu lançamento e à rápida devolução dos resultados aos participantes. Temos 11 respostas, mas faltam outras tantas. Rápido, que começa a fazer-se tarde!

 


 

Formação Profissional

 

Estão abertas as inscrições para os seguintes cursos:

 

Curso Geral de Refrigeração e Ar Condicionado - 80h

 

Curso Técnico de Refrigeração e Ar Condicionado - 180h - Março.

Contactos APIRAC:

Sofia Oliveira

Tel: 213224260

Fax: 213474576

apirac@netcabo.pt

www.apirac.pt

 


Tecnologia

 

Gases sem Efeito de Estufa

 

No dia em que o Protocolo de Quioto passa a vigorar em quase todo o mundo (excepções inaceitáveis e quase incompreensíveis dos USA, Austrália, China e Índia), pleno de interesse para os técnicos do AVAC&R, é tudo o que ensine, mostre o estado da arte, no que respeita à substituição dos “velhos” R12, R502, mas também do R22.

 

Será que você sabe se os óleos minerais são compatíveis com os novos fluidos substitutos? E será que sabe quais as pressões expectáveis para se conseguirem obter idênticas condições de funcionamento. E os COP’s como é que vão ser alterados?

 

Sugerimos-lhe, hoje, a visita atenta ao site americano da SUVA–DuPont e a importação via Net, para poder ir lendo aos poucos, dos utilíssimos manuais aí disponibilizados.

Veja, leia e fique de posse daquilo que precisa.

 

Para saber mais digite este site.

 

Tome nota / Agenda

 

Datas para pagamento de impostos durante este mês

 

Não Esquecer

 

 

21 Fev IRS / IRC Retenções efectuadas em Janeiro/05
21 Fev Imposto Selo Imposto Selo relativo ao mês de Janeiro/05
28 Fev IRS / IRC Declaração Anual dos rendimentos sujeitos a IRS (Mod.10)

 


 

Certames / Eventos

 

Congresso Mediterrânico de Climatização

CLIMAMED'05

24 e 25 de Fevereiro de 2005 - Madrid

 

 

Após o sucesso do CLIMAMED'04 em Portugal em Abril de 2004, O CLIMAMED'05 será realizado em Madrid em simultâneo com a Feira CLIMATIZACIÓN 2005. Esta segunda edição terá como objectivo, não só dar continuidade ao trabalho já desenvolvido, mas também expandir-se pelos restantes países mediterrânicos.

 

Para mais informações sobre o CLIMAMED'05, visite o site www.climamed.com ou contacte a ATECYR (Associação Anfitriã):

Tel: (0034) 91 7671355 - Fax: (0034) 91 7670638 - E-mail: climamed@atecyr.org