NewsLetter APIRAC - 18 de Março de 2005

Associação Portuguesa da Indústria de Refrigeração e Ar Condicionado

 

Congresso Mediterrânico de Climatização

 

Revista Grau Celsius

 

Directório APIRAC

 

Parcerias

 

Instituto para a Qualidade na Formação

 

Programa REDE

 

Instituto Português da Qualidade

 

Instituto dos Mercados

de Obras Públicas e Particulares e do Imobiliário

 

Instituto de Soldadura e Qualidade

 

PT Comunicações, SA

 

Editorial

De acordo com convocatória enviada a todos os associados, decorreu ontem, Quinta-feira, 17 MAR.05, na sede da APIRAC, a Assembleia-Geral da Associação.

 

Dando-se cumprimento à Ordem de Trabalhos, foram tratados vários assuntos de interesse para o Sector. Entre os diversos pontos da Agenda, destaque à discussão, apreciação e aprovação, por unanimidade, do Relatório e Contas do exercício económico findo e do Plano de Actividades para o ano de 2005.

 

Esta Assembleia marcou também o encerramento de um ciclo e o início de um outro, já que se assistiu à eleição dos novos órgãos sociais para o triénio 2005-2007.

 

Entre as medidas identificadas no Plano, prioridade máxima ao aproveitamento das condições introduzidas com o Decreto-Lei 12/2004, de 9 de Janeiro, e o aguardado Decreto-Lei  que  aprova  o  Sistema Nacional

de Certificação Energética e da Qualidade do Ar Interior nos Edifícios, relativa ao desempenho energético dos edifícios, juntamente com as também aprovadas revisões do RSECE - Regulamento dos Sistemas Energéticos de Climatização dos Edifícios – e RCCTE - Regulamento das Características de Comportamento Térmico dos Edifícios, criando condições atractivas para a adesão de um grande número de empresas do Sector que se encontram desenquadradas dos problemas associativos. Nesse sentido, serão desenvolvidas acções – seminários e encontros – junto das empresas para esclarecimento das questões regulamentares e legislativas nas principais capitais de distrito do país, para que 2005 seja, finalmente, o ano para o arranque da credenciação das empresas e técnicos do Sector.

 

Nuno Roque

Secretário-Geral da APIRAC

 

Notícias

 

VIII CIAR em Montevideu

 

Sob os auspícios do IIF, da ASHRAE, da FAIAR e de todas as suas associações ibero-americanas de refrigeração e ar condicionado (onde nós APIRAC temos uma palavra a dizer), e sob organização da novel associação uruguaia do Sector AUDAR, vai realizar-se na capital do URUGUAI entre 1 e 3 de Junho deste ano o VIII CIAR – Congresso Ibero-Americano de Refrigeração e Ar Condicionado.

 

Para além de moralmente “devermos” participar com a apresentação de trabalhos, será     seguramente    uma     jornada    bem

 

marcante na confirmação deste importante evento de união entre os países amigos que trouxeram à luz o Congresso. Para nós de boa memória, desde o já quase longínquo ano de 1999, seria bom que esta nova edição do CIAR encontrasse da parte dos profissionais e técnicos de AVAC&R portugueses o carinho que até aqui os vários CIAR’s têm vindo a receber. Esperamo-vos em Junho´05 em Montevideu!

 

 

Website: www.ciar2005.com

E-mail: congreso@ciar2005.com

 

Destaques

 

Formação Profissional

 

Estão abertas as inscrições para os seguintes cursos:

 

Curso Geral de Refrigeração e Ar Condicionado - 80h

 

Curso Técnico de Refrigeração e Ar Condicionado - 180h

Contactos APIRAC:

Sofia Oliveira

Tel: 213224260

Fax: 213474576

apirac@netcabo.pt

www.apirac.pt

 


Tecnologia

 

Questões sobre os novos fluidos

 

Hoje mesmo, um dos temas ainda incontornáveis da nossa gama de preocupações no que respeita ao funcionamento dos sistemas frigoríficos e de ar condicionado continua a ser a disponibilidade - limpa e isenta de perigos pessoais, empresariais, ambientais e globais - dos fluidos termodinâmicos com que as nossas vulgares instalações de compressão mecânica têm de trabalhar. Há imenso que ler, há sempre algo que ainda nos faltará arrumar.

 

Numa das “viagens” que de vez em quando fazemos buscando algo de  novo  deparámos

 

com um documento desse enorme potentado mundial do nosso Sector, a Carrier Corporation, explicando ao leitor três importantes questões que deveriam ser respondidas sobre os fluidos alternativos que vão surgindo.

 

Por exemplo, “será que o fabricante dum equipamento frigorífico no qual se pretende pôr a circular um novo fluido aprova/recomenda essa utilização?”. É que as características de inflamabilidade e de toxicidade, em especial no caso dos novos fluidos misturas ternárias (R400’s), têm de ser ponderadas com muitíssimo cuidado…

 

 

Para saber mais visite este site.

 

Tome nota / Agenda

 

Datas para pagamento de impostos durante este mês

 

Não Esquecer

 

 

21 Mar IRS / IRC Retenções efectuadas em Fevereiro/05
21 Mar Imposto Selo Imposto Selo relativo ao mês de Fevereiro/05
31 Mar IRC Pagamento especial por conta

 


 

Certames / Eventos

 

Nova Legislação e Regulamentação para o Sector: Alvarás, REEE e Eficiência Energética.

INATEL – Albufeira - 21 de Março, às 10h30.

 

Primeiro encontro de um ciclo que se estenderá a alguns dos principais distritos do país para divulgação das implicações decorrentes da aplicação da nova legislação e regulamentação para a Eficiência Energética – RSECE e RCCTE -, alvarás e resíduos eléctricos e electrónicos para as empresas de AVAC.

 

Conta com a presença do Presidente da Associação, Eng. Fernando Brito.