NewsLetter APIRAC - 18 de Abril de 2005

Associação Portuguesa da Indústria de Refrigeração e Ar Condicionado

 

Congresso Mediterrânico de Climatização

 

Revista Grau Celsius

 

Directório APIRAC

 

Parcerias

 

Instituto para a Qualidade na Formação

 

Programa REDE

 

Instituto Português da Qualidade

 

Instituto dos Mercados

de Obras Públicas e Particulares e do Imobiliário

 

Instituto de Soldadura e Qualidade

 

PT Comunicações, SA

 

Editorial

Ainda agora, no último número que nos chegou de uma das nossas revistas estrangeiras de referência, era dada conta pública que “Portugal era um dos estados-membros mais adiantados na transposição da Directiva Europeia relativa ao Desempenho Energético dos Edifícios”. Fora o seu atento correspondente no II Congresso CLIMAMED, em Madrid, que havia assistido ao que os representantes dos 4 países mediterrânicos organizadores (POR, ESP, FRA, ITA) haviam dito e mostrado na sessão plenária que, com vivo interesse, todos os presentes seguiram - o que se compreende, dado o grande, grande, interesse para o sector do AVAC que o tema representa.

 

Na assistência, sentimo-nos algo orgulhosos, tínhamos levado um assunto a sério e estávamos a dar os passos necessários para que atempadamente fosse levada à prática toda uma série de novas exigências que daí advinham. Servíamos de bom exemplo, o representante português, da DGGE – o Professor Eduardo Maldonado – fizera uma excelente exposição e houve mesmo alguma admiração por “tudo” o expresso na revisão do nosso novo RSECE.

 

As metodologias pareciam fluidas, de aplicação realista e equilibradas para a finalidade pretendida…

 

A importância da entrada em vigor do novo Regulamento é indiscutível, vem alargar horizontes, vem pôr ordem num sector algo desarrumado, vem trazer trabalho para as empresas, vem criar postos de trabalho, vem fazer evoluir os nossos técnicos, vem - em suma – criar uma dinâmica fortemente positiva.

 

Mas… o novo RSECE foi travado pela 5ª vez! Ainda não foi desta que o documento pôde ser promulgado pelo Senhor Presidente da República.

Sabemos que tudo tem explicação, mas, mesmo assim, quem não desanima?... Quinta vez, não será demais? Conseguimos resistir? Ainda confiamos? Sugiro paciência, dado que “tem de ser” ele, o RSECE, há-de surgir à luz do dia, vão ver! Confiemos, pois.

 

 

L.Fonseca e Silva

Secretário Técnico

 

Notícias

 

6 anos de Estatísticas de vendas de AVAC

 

Encerrou-se ao longo da segunda semana deste mês de Abril, a recolha estatística de vendas de AVAC relativas ao ano 2004; lançaram-se os dados nesta Sexta-Feira 15, que imediatamente foram enviados às 22 empresas participantes.

 

Dispõe, actualmente, o sector de dados sem interrupção relativos a vendas, desde o ano de 1999, seis anos!

 

Este ano os participantes foram as 22 empresas que a seguir referimos, a quem não

poderemos deixar de manifestar – naturalmente, aos seus responsáveis - um grande obrigado pela boa vontade mais uma vez demonstrada:

 

CARRIER,  CAUPEL, CLIMASUN, COCIGA, DAIKIN, DECFLEX, EFCIS, EUROFRED, GENERAL ELECTRIC, HEPAFILTRA, LENNOX, LG, MULTIVENTILAÇÃO, NÓNIO HIROSS, ROCA YORK, SAMSUNG, SANYO, SISIL, SOLCRA, SONICEL PANASONIC, TRADIVAGA PIONEER, MITSUBISHI ELECTRIC

“bem hajam”!

 


Destaques

 

Formação Profissional

 

Estão abertas as inscrições para os seguintes cursos:

 

Curso

Carga Horária

Local

Co-Financiado

Curso Técnico de Refrigeração e Ar Condicionado

180 Horas

Lisboa

Porto

Guimarães

Não

Sim

Sim

Curso Geral de Refrigeração e Ar Condicionado

80 Horas

Lisboa

Não

Curso Automatismos Industriais

60 Horas

Porto

Guimarães

Sim

Sim

 

Lisboa: Sofia Oliveira Batista

Tel:  21 322 42 60

Fax: 21 347 45 76

apirac@netcabo.pt

Porto: Ana Mendes

Tel:  22 208 88 37

Fax: 22 208 48 79

apirac_norte@clix.pt

Guimarães: Dra. Maria José

Tel:  253 552 948

Fax: 253 408 534

apirac_guimaraes@clix.pt


Tecnologia

 

Fugindo ao “inglês” (até porque o nosso PR, na sua visita de Estado a França, prometeu ajudar a defender o francês, idioma de cultura do século passado), sugiro-vos uma visita ao sítio duma grande empresa francesa da nossa área, a DELMO. É hoje, em França, o parceiro privilegiado dos fabricantes e das empresas de frio e ar condicionado que se dedicam a instalação e manutenção. Movimenta mais de 3 milhões de artigos diferentes por ano e “joga” com mais de 500 diferentes fornecedores. Não está representada nem tem agentes em Portugal, mas, o que dela podemos tirar de útil nesta visita - que sugiro

 

- é o acesso ao seu catálogo de materiais e equipamentos, um ficheiro importável, em PDF, grande (mais de 7 Megabytes), correspondendo a mais de 300 páginas ilustradas com imagens, tabelas, características técnicas, referências das marcas e modelos e, por vezes, justificando com a legislação que obriga ao uso de certos equipamentos ou procedimentos.

 

Recomendamos, para quem quiser conhecer melhor os equipamentos, como trabalham, que gamas existem, os seus desempenhos (performances); entra, procura e ficará, seguramente, mais sabedor.

 

Para aceder ao site, digite www.delmo.fr

 

Tome nota / Agenda

 

Datas para pagamento de impostos durante este mês

 

Não Esquecer

 

 

20 Abr IRS / IRC Retenções efectuadas em Março/05
20 Abr Imposto Selo Imposto Selo relativo ao mês de Março/05
29 Abr IMI Imposto Municipal sobre Imóveis

 


 

Certames / Eventos

 

Tektónica

De 10 a 14 de Maio de 2005

FIL - Lisboa

 

Contactos EXPOLIDER

Marina Calheiros

Tel: 218 921 500 Fax: 218 921 555

E-mail: fil@aip.pt