NewsLetter APIRAC - 18 de Maio de 2005

 

Editorial

Aproxima-se o Verão, este espera-se particularmente quente - e só nos referimos ao ambiente climático. Significará um acréscimo significativo das vendas de equipamentos? Assim seja. Mas há passos que se vão ainda dar e há passos que se sabe serão dados atrasados. Mas a vida de um sector, num país, em especial do Sul, é mesmo assim: pensa-se, estrutura-se, organiza-se, espera-se e... já vamos reconhecendo que nem tudo corre como queríamos.

 

O regulamento relativo  à gestão dos Resíduos Eléctricos e Electrónicos (REEE) saiu e tudo indicia, conseguirá entrar em aplicação a 13 AGO. O novo RSECE "fez" que saía, mas tropeçou em vários escolhos que - pensamos agora - talvez até tenham sido bons para se melhorar a sua aplicabilidade em alguns aspectos onde esta se visualizou mais difícil. A legislação que obrigará os técnicos que manuseiam os fluidos usados em AVAC&R a terem uma habilitação especifica, não avançou em tempo.

 

Esperam-se penalizações para o Estado-membro Portugal! Já é demasiado tarde, agora resta-nos recuperar o tempo perdido e minimizar os prejuízos.

 

Os técnicos que conduzirão (ou que farão manutenção) de instalações de AVAC e da QAI nos edifícios, conforme o RSECE explicita, terão de ser credenciados. Excelente oportunidade de juntar num "bolo" único esta formação que "deveria existir" há 25 anos.

 

Felizmente, estamos a ultimá-la, a APIRAC é parceiro útil nestes passos, tudo terá que passar pela participação da Associação do Sector. São as nossas e vossas achegas que ajudarão a dar fluidez, praticabilidade, exequibilidade, às acções previstas. Eis uma dinâmica que quem está por fora nem sempre se apercebe. Tempos entusiasmantes, estes!

 

L. Fonseca e Silva

Secretário Técnico APIRAC


Notícias

Formalmente constituída a primeira Entidade Gestora de REEE

 

AMB3E, a primeira Entidade Gestora de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrodomésticos, foi oficialmente formada no passado dia 27 Abril com a assinatura da escritura, em Lisboa.
 
A entidade é constituída por 44 empresas e pretende dar cumprimento às
Directivas n.º 2002/95/CE e n.º 2002/96/CE, alteradas pela Directiva n.º 2003/108/CE, que estão na génese do Decreto-lei 230/2004, de 10 de Dezembro, e que aponta o próximo dia 13 de Agosto, como data limite para o pleno funcionamento do sistema de reciclagem para este sector. As empresas serão obrigadas por lei, a partir desta data, a terem processos de reciclagem de resíduos implementados.
 

A     criação    da    AMB3E    reveste-se     de
 

particular importância devido ao facto do projecto compreender todo o território nacional, incluindo as ilhas, oferecendo uma resposta eficaz e global para este sector no que diz respeito à recolha e reciclagem.
 
Até à data de arranque do processo integrado de reciclagem, cabe à AMB3E apresentar ao Instituto Nacional de Resíduos o caderno de encargos de modo a ficar licenciada por este organismo do Estado.

 

O Instituto Nacional de Resíduos irá ainda licenciar a entidade de registo para todos os produtos das marcas lançados em Portugal, de maneira a que o circuito esteja devidamente controlado e disciplinado.


Sector do Frio em Portugal - Visão Terceiro Milénio

 

Está praticamente assegurada a realização do Encontro Nacional de Frio, num único e inteiro dia de trabalhos, durante a próxima Feira Nacional do Sector, a realizar na Batalha (ExpoSalão) em Março de 2006.

 

Os técnicos de Frio sabem como, desde a extinção do INF (Instituto Nacional de Frio), esta área do nosso Sector decaiu quase para perto do "zero absoluto" em controlo, em formação, e na realização de eventos. Nunca mais os seus especialistas puderam sentir que "aquele" era o seu campo de acção. Foi, na verdade, desacompanhado nestas duas últimas décadas, em Portugal.

 

Coincidindo com a criação da Especialização em Engenharia de Refrigeração   na   O.E.,   a   APIRAC,  como

 

associação empresarial do Sector,  quer reactivar a dinâmica de outros tempos. Para isso propõe, antes de tudo, fazer-se o balanço da situação.

 

Convidam-se, assim, todos os técnicos que queiram apresentar uma comunicação nesse Encontro Nacional, a declararem uma primeira intenção, que será apreciada por um grupo coordenador que seleccionará as comunicações.

 

Oportunamente vos transmitiremos as regras, mas todos os interessados poderão ir pensando no que consideram que valeria a pena ser trazido a público. Os vossos contributos serão, seguramente, a base da nova dinamização que pretende recriar para o sector do Frio em Portugal.

 


Destaques

Formação Profissional

 

Estão abertas as inscrições para os seguintes cursos:

 

Curso

Carga Horária

Local

Co-Financiado

Curso Técnico de Refrigeração e Ar Condicionado

180 Horas

Lisboa

Porto

Guimarães

Não

Sim

Sim

Curso Geral de Refrigeração e Ar Condicionado

80 Horas

Lisboa

Não

Curso Automatismos Industriais

60 Horas

Porto

Guimarães

Sim

Sim

 

Lisboa: Sofia Oliveira Batista

Tel:  21 322 42 60

Fax: 21 347 45 76

apirac@netcabo.pt

Porto: Ana Mendes

Tel:  22 208 88 37

Fax: 22 208 48 79

apirac_norte@clix.pt

Guimarães: Dra. Maria José

Tel:  253 552 948

Fax: 253 408 534

apirac_guimaraes@clix.pt

 


Tecnologia

Energia Solar Fotovoltaica

 

Para quem se move nos nossos campos, já é entendimento claro que, mais tarde ou mais cedo, a climatização dos edifícios irá fazer-se com base, se não na totalidade, mas muito, com o apoio da energia solar. Quanto, é uma questão em plena evolução. Quando, talvez muito mais perto do que todos já conseguimos interiorizar.

 

Se a nossa (vossa) próxima revista “Grau Celsius” vai trazer dois interessantes artigos técnicos sobre a aplicação da energia solar à climatização, mais se justifica esta sugestão.

 

Há um “site” da IEA (Agência Internacional para a Energia) onde está incluída a Task 25 (Solar Heating and Cooling Programme). Nele poderão passear, em especial naquilo que diz respeito ao estado da arte, e observar aplicações concretas de sistemas de climatização com apoio solar, em quase todos os países da UE. Desde o uso de chillers de absorção ou de adsorção aos processos dissecantes de arrefecimento, encontram imensa informação (em inglês), mas também muitos ficheiros em PDF, ricos de fotos e esquemas, que vos podem conduzir a uma notável actualização.

 

Para saber mais entre em www.iea-shc.org

 

Tome nota / Agenda

Datas para pagamento de impostos durante este mês

Não Esquecer

 

20 Maio IRS / IRC Retenções efectuadas em Abril/05
20 Maio Imposto Selo Imposto Selo relativo ao mês de Abril/05
31 Maio IRC Modelo 22 do IRC e pagamento do imposto

 


Certames / Eventos

 

INTERNATIONAL CONFERENCE FOR INTEGRATING URBAN KNOWLEDGE & PRACTICE

30 de Maio a 4 de Junho de 2005 – Gothenburg – Suécia

Contactos

Tel: +46 8 775 40 00

Fax: +46 8 775 40 10

E-mail: info@urbanlife2005.com

Web : www.planum.net/showspace/urbanlife2005.htm

 


 

Associação Portuguesa da Indústria de Refrigeração e Ar Condicionado

 

Congresso Mediterrânico de Climatização

 

Revista Grau Celsius

 

Directório APIRAC

 

Parcerias

 

Instituto para a Qualidade na Formação

 

Programa REDE

 

Instituto Português da Qualidade

 

Instituto dos Mercados

de Obras Públicas e Particulares e do Imobiliário

 

Instituto de Soldadura e Qualidade

 

PT Comunicações, SA