NewsLetter APIRAC - 04 de Julho de 2005

 

Editorial

Entrámos em pleno Verão – o segundo desde que fazemos esta Newsletter – e a conjuntura geral está este ano um tanto mais nebulosa. Não pelo céu que, esse, em termos atmosféricos acompanha o que vai correndo pelo Sul da Europa, ora azul resplandecente, ora acinzentado, mas apenas de nuvens altas, chuva é que nem vê-la… Faz nove meses que as terras começaram a ressequir, as albufeiras a baixar, algumas até ao esgotamento, gado sedento emagrecido e sem pastos. Fios de água nas barragens a encolherem e a trazerem de volta o espectro do nuclear, as malfadadas centrais produtoras de energia eléctrica, em 30/40 anos, futuros sarcófagos de plutónio donde é melhor nem nos aproximarmos. As energias alternativas ainda tão incipientes e o barril de petróleo já a subir pela casa dos 60 dólares e mais…

 

E nós, os do AVAC, que fazermos? O calor vai apertar, as vendas provavelmente vão subir, felizmente o ar condicionado já não é luxo, é pura necessidade!

 

O RSECE – soubemos – sairá por estes dias de Julho, não completo como alguns desejávamos, mas regulamentador e a apoiar-se em Portarias que irão saindo, de seguida.

 

As nossas perspectivas sectoriais não são tão negras, vêem? Entre a eficiência energética dos edifícios, a qualidade do ar interior, a nova Feira do Sector, a certificação de empresas e dos seus técnicos, o tratamento ambiental dos resíduos, temos tantos campos aliciantes pela frente. Que saibamos ser competentes e ao mesmo tempo solidários com os sectores menos afortunados. E que o Verão nos seja profícuo e enriquecedor.   

 

 

 

 

L.Fonseca e Silva

Secretário Técnico

 


Notícias

Processo REEE consolida-se

 

Continuam a ser dados os passos necessários para que no próximo 13AGO.05 esteja completamente funcional toda a estrutura que suportará o funcionamento do sistema de recolha de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos (REEE), conforme o Dec.-Lei n.º230/2004.

 

A Entidade Gestora onde se inscreveram como associadas as empresas do AVAC&R, a AMB3E, já existe legalmente, já tem logtipo, já tem Director Geral (Eng.º Lamy da Fontoura, ex-D.G. da Sociedade Ponto Verde), já tem instalações, já definiu preços para os nossos resíduos de equipamentos até 2011. A Entidade    de    Registo    está    praticamente

 

formada e apta a assinar a sua criação legal, o sistema de registo já pode ser consultado via net (ver em http://193.136.119.58/residuos) e, correndo tudo como se espera, já poderá aceitar o registo provisório dos produtores a partir do próximo 13JUL.

 

Algo adiantados em relação a quase todos os países europeus, com algumas indefinições ainda por clarificar - a marcação dos equipamentos em stock, a formação dos agentes fiscalizadores, e mais - será que em 13AGO.05 o processo tem as condições para arranque satisfeitas? 

 


Dados de Vendas de AVAC&R, processo amadurecido?

 

Foi decidido na Reunião Geral Empresas Distribuidoras de AVAC&R realizada na APIRAC no último dia de Junho’05 o formato da nova ficha de recolha de dados estatísticos de vendas relativas a AVAC, que deverá já ser posta à disposição das empresas participantes no processo, já para a recolha relativa ao 1º Semestre de 2005. As alterações mais significativas passam por um geral alargamento das gamas, pela pormenorização dos multi-splits (os sistemas VRF) e dos chillers, nestes, passando a referir-se não só o fluido de serviço mas também o tipo de compressor instalado.

 

Tentar-se-á ainda, que os dados passem a comportar a informação dos fabricantes nacionais no que respeita a UTA’s e a torres de arrefecimento, o que, reconheça-se, a não estar incluído, tem vindo a falsear a fiabilidade pretendida.

 

Faltará cumprir, a seguir, a integração das Grandes Superfícies Comerciais e de Outros Canais de Distribuição no fornecimento de dados. Será desta, já neste 1º Semestre de 2005, que o conseguiremos? Esforços, seguramente, resultados, a ver vamos!

 


Destaques

Formação Profissional

 

Estão abertas as inscrições para os seguintes cursos:

Cursos de Apoio à Credenciação

Carga
Horária
Documentação
ELECTROMECÂNICA  DE REFRIGERAÇÃO E AR CONDICIONADO 40 Horas

Bilhete de Identidade

Nº de Contribuinte

Curriculum Profissional

Declaração das empresas comprovativa dos anos de actividade

Eventuais certificados/diplomas de habilitações

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM QAI
(inclui 20H de Electromecânica avançada de refrigeração e ar condicionado)
80 Horas
CURSO COMPLEMENTAR EM QAI
(inclui 20H de Electromecânica básica de refrigeração e ar condicionado)
80 Horas
 

Cursos de Formação Contínua

Carga Horária

Local

Co-Financiado

Curso Técnico de Refrigeração e Ar Condicionado

180 Horas

Lisboa

Porto

Guimarães

Não

Sim

Sim

Curso Geral de Refrigeração e Ar Condicionado

80 Horas

Lisboa

Não

Curso Automatismos Industriais

60 Horas

Porto

Guimarães

Sim

Sim

 

Lisboa: Sofia Oliveira Batista

Tel:  21 322 42 60

Fax: 21 347 45 76

apirac@netcabo.pt

Porto: Dra. Patrícia Maia

Tel:  96 494 29 32

Fax: 22 208 48 79

apirac_norte@clix.pt

Guimarães: Dra. Maria José

Tel:  253 552 948

Fax: 253 408 534

apirac_guimaraes@clix.pt

 


Tecnologia

Economias de energia em IF’s

 

Os técnicos de AVAC&R têm obrigatoriamente que estar sempre actualizados em relação às últimas tecnologias disponíveis. Isso, hoje em dia, em que todos somos potenciais viajantes pelos mais recônditos lugares, acaba por significar a entrada em sites relativos àquilo que nos interessa originários de onde quer que seja. Procurando “novidades” sobre economias de energia, qual é a vossa preferência? Motores de velocidade variável nas bombas, torres e ventiladores? Ou, preferem múltiplos compressores para garantir

 

que cada um que trabalha, o faz a plena carga? Ou, talvez fazer a substituição dos permutadores convencionais por pequenos e compactos permutadores de placas?

 

Para um listado completo e muito bem arrumado das várias hipóteses possíveis, recomendamos uma visita com tempo ao site da Cooling Technology que, além de algumas rearrumações, cremos, poderá ajudar na tomada de algumas decisões futuras.

 

 

Para saber mais, consulte este site.

 

Tome nota / Agenda

Datas para pagamento de impostos durante este mês

Não Esquecer

 

11 Julho Iva Declaração periódica mensal referente ao mês de Maio/05
15 Julho Segurança Social Contribuições relativas ao mês de Junho/05
20 Julho IRS / IRC Retenções efectuadas em Junho/05
20 Julho Imposto Selo Imposto Selo relativo ao mês de Junho/05
29 Julho IRC Pagamento por conta
29 Julho ICI / ICA Imposto de Circulação e Imposto de Camionagem

 


Certames / Eventos

 

ESEE 2005 - 6ª Conferência Internacional da

Sociedade Europeia de Economia Ecológica

 

14 a 17 de Junho de 2005

 

Universidade Nova de Lisboa

 

Contactos:

Renata Cardoso

E-mail: esee2005@fct.unl.pt

Web: www.esee2005.org

 


 

Associação Portuguesa da Indústria de Refrigeração e Ar Condicionado

 

Congresso Mediterrânico de Climatização

 

Revista Grau Celsius

 

Directório APIRAC

 

Parcerias

 

Instituto para a Qualidade na Formação

 

Programa REDE

 

Instituto Português da Qualidade

 

Instituto dos Mercados

de Obras Públicas e Particulares e do Imobiliário

 

Instituto de Soldadura e Qualidade

 

PT Comunicações, SA