NewsLetter APIRAC - 1 de Setembro de 2005

 

Editorial

Para quase todos, mesmo para os que perderam postos de trabalho (tudo há-de melhorar), para os que ainda não conseguiram inserir-se no mercado (este ano é que vai ser) e até para os que já só vão assistindo ao passar do tempo, Setembro é o renascer de imensas coisas. Nas famílias retoma-se a rotina e pensa-se que “este ano é que vai correr bem”, sucesso escolar para todos, muito voluntarismo e dedicação por parte dos vários intervenientes, em Junho/Julho êxito garantido; nos empregos hão-de seguramente reconhecer os nossos méritos, o que irá pela certa corresponder a uma procurada estabilização financeira; nas empresas vamos finalmente levar à prática as inovações que temos adiado, vamos subir o nosso volume de negócios e todos os nossos indicadores serão de sinal positivo. É, ou não é, assim que chegamos ao primeiro dia a seguir às férias de Verão, todos os 1 de Setembro?

 

Aqui, pela associação do sector de AVAC&R, presumivelmente, será assim também! Apesar das renovadas esperanças pessoais que transportamos, tememos que tenham ficado demasiados assuntos pendentes de antes do Verão, já vindos da Primavera, do Inverno anterior e até mesmo do outro Verão. Serão os 166 mil hectares de floresta ardida que estão a gerar anticorpos no nosso potencial de esperança? A seca continuada que, se salta para o anos seguinte…, ai de nós? Ou é o facto de irmos ter   até  Janeiro  a  dança  e   contra-dança 

agora  de  eleições  autárquicas e presidenciais e, tudo que deveríamos cumprir para fazer o país andar, ser passado para plano nebuloso? Na verdade temos, já, 31 anos de experiência e há fundamento para temermos pelo êxito daquilo que tanto queremos.

 

Mas, aqui, nem começamos mal, teremos a 28 de Setembro, o Jantar de Gala do 30º aniversário da APIRAC, teremos o número comemorativo de aniversário da “Grau Celsius” onde os nossos sócios de mérito poderão lançar ideias de renovação. Aguardemos! Mudaremos de instalações para melhor poder servir os associados?

 

A ciência e a tecnologia da nossa arte têm um ano bom pela frente, um Encontro Nacional de Frio e uma inovadora feira do sector - Sinerclima, em 16-19 Fevereiro; mais um Climamed, agora em Lyon, lá para o final do ano. Temos a perspectiva de que toda a legislação acumulada, e que tem sido objecto de sucessivos aperfeiçoamentos, virá finalmente à luz do dia.

 

Vêem, para início de Setembro não está mal, afinal há muito a esperarmos entre hoje e o próximo Verão. Bom regresso, que tudo nos corra a contento!  

 

L. Fonseca e Silva

Secretário Técnico


Notícias

Penúltimo apelo para entrega dos Dados Estatísticos de Vendas de Equipamentos de AVAC – 1º Semestre de 2005

 

Como de costume, continuamos a aguardar o envio dos dados estatísticos de vendas relativos ao 1º Semestre de 2005. A hora acertada em Assembleia Geral de Distribuidores para a entrega dos dados, esgotou-se em 30 JUL.05! Muito apreciaríamos, podermos proceder ao lançamento dos dados recolhidos e à rápida devolução dos resultados globais aos participantes.

 

Um mês de atraso, hoje, e os dados recolhidos na urna correspondem a 10 empresas num universo de 22/23.

 

Que pode mais a v/ associação fazer para que os retardatários valorizem a entrega dos dados em tempo e não fora de tempo?

 

E, penúltimo apelo porquê? A partir de agora todos são penúltimo, haverá sempre alguém mais a quem fazer o último apelo, o último e-mail, o último telefonema que irá relembrar o processo e o interesse da empresa em participar.

 

Eis-nos pois, expectantes. Já sabem, pela Net ou por carta, continuamos a aguardar, a confidencialidade é garantida.

 


Destaques

Formação Profissional

 

Estão abertas as inscrições para os seguintes cursos:

Cursos de Apoio à Credenciação

Carga
Horária
Documentação
ELECTROMECÂNICA  DE REFRIGERAÇÃO E AR CONDICIONADO 40 Horas

Bilhete de Identidade

Nº de Contribuinte

Curriculum Profissional

Declaração das empresas comprovativa dos anos de actividade

Eventuais certificados/diplomas de habilitações

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM QAI
(inclui 20H de Electromecânica avançada de refrigeração e ar condicionado)
80 Horas
CURSO COMPLEMENTAR EM QAI
(inclui 20H de Electromecânica básica de refrigeração e ar condicionado)
80 Horas
 

Cursos de Formação Contínua

Carga Horária

Local

Co-Financiado

Curso Técnico de Refrigeração e Ar Condicionado

180 Horas

Lisboa

Porto

Guimarães

Não

Sim

Sim

Curso Geral de Refrigeração e Ar Condicionado

80 Horas

Lisboa

Não

Curso Automatismos Industriais

60 Horas

Porto

Guimarães

Sim

Sim

 

Lisboa: Sofia Oliveira Batista

Tel:  21 322 42 60

Fax: 21 347 45 76

apirac@netcabo.pt

Porto: Dra. Patrícia Maia

Tel:  96 494 29 32

Fax: 22 208 48 79

apirac_norte@clix.pt

Guimarães: Dra. Maria José

Tel:  253 552 948

Fax: 253 408 534

apirac_guimaraes@clix.pt

 


Tecnologia

Precisa de saber mais sobre instalação de colectores solares?

 

Dado que a nova legislação sobre eficiência energética dos edifícios (provavelmente, a tão esperada revisão do RSECE) irá (ou não, quem sabe?) obrigar a instalar colectores solares planos para aquecimento de águas sanitárias, mas eventualmente também para alimentarem como fonte quente de baixa e média temperatura chillers de absorção (ou outras finalidades), cremos que é chegada a hora de dizer aos mais interessados neste assunto que há um excelente manual, em português, editado pela SPES (Sociedade Portuguesa de Energia Solar) e que deu origem a um Manual do INETI para um Curso de Instaladores Solares Térmicos ministrado ao longo de 2004.

 

O Manual é grande (mais de 100 folhas) mas interessantíssimo e pode-se importar em formato PDF. Faça click abaixo e "fica por dentro" do Manual. Pode printá-lo e passa a dispor de um excelente documento de trabalho para consulta.

 

Manual_Instaladores.pdf

 

Na bibioteca virtual da SPES é ainda possível aceder a publicações, artigos e notícias seleccionadas no domínio das energias renováveis. Encontram-se, ainda, disponíveis para download um conjunto variado de publicações neste domínio ou em domínios directamente relacionados, como sejam o das emissões de gases com efeito de estufa.

 

 

 

As publicações propostas estão divididas nos seguintes grupos temáticos:

 

solar térmico

 

solar passivo

 

solar fotovoltaico

 

cozinhas solares

 

artigos e notícias

 

outras publicações (download center)

 


Tome nota / Agenda

Certames / Eventos

 

BIEL – ligth + building – Buenos Aires

Bienal Internacional da Indústria Eléctrica, Electrónica e Iluminação

De 1 a 5 de Novembro de 2005

 

Contactos:

Telefone/Fax: 0054 11 4865-6897

Silvana Lorenzo

e-mail: silvanalorenzo@fibertel.com.ar

Marcelina Tierno

e-mail: marcelinatierno@fibertel.com.ar

           


 

Associação Portuguesa da Indústria de Refrigeração e Ar Condicionado

 

Congresso Mediterrânico de Climatização

 

Revista Grau Celsius

 

Directório APIRAC

 

Parcerias

 

Instituto para a Qualidade na Formação

 

Programa REDE

 

Instituto Português da Qualidade

 

Instituto dos Mercados

de Obras Públicas e Particulares e do Imobiliário

 

Instituto de Soldadura e Qualidade

 

PT Comunicações, SA