NewsLetter APIRAC - 16 de Dezembro de 2005

 

Editorial

É Natal, é Natal, tempo de paz e de solidariedade! Começam a chegar as mensagens afectuosas de quem nos quer bem. Até por vezes pequenas (e maiores) surpresas envoltas em papéis com temas brancos da neve e dourados do ouro. Cartões coloridos pelo correio, e-mails pela Net, com mensagens de amizade, com Pais-Natal e presépios, renas a deslizar pelos céus estrelados, puxando trenós carregados de prendas e músicas, muitas músicas, com sininhos e campainhas, aquelas que todos trauteamos desde miúdos. Tempo bom, o Natal! Boas Festas, Feliz Natal para todos!...

 

Sabemos que não é bem esta, a verdade, sabemos que Natal não toca a todos, sabemos quão longe estão os ideais do Natal por este mundo, por este país, por “isto” tudo em que vivemos o nosso dia a dia… Mas, que fazer?

 

Só nos resta, mesmo, é manter a esperança, desejar que tudo de bom se concretize e, nunca por nunca, desanimar, nunca deixarmos de dar o nosso contributo às causas em que cremos, mantermo-nos entusiasmados com as coisas que iniciámos e, finalmente, nunca perdermos o sentido da solidariedade para com aqueles que com maiores ou menores dificuldades tentam trilhar os mesmos caminhos. Bem haja, a todos!

 

Nós, aqueles que trabalhamos por vós e para vós, na vossa Associação, assim vos desejamos Feliz Natal!

 

 

 

 

 

L.Fonseca e Silva

Secretário Técnico APIRAC

 

Notícias

Empresas que recebem “os nossos” resíduos 

 

Começa a aparecer, com alguma insistência à Associação, a pergunta “a quem é que podemos entregar os nossos resíduos de AVAC&R”. É uma questão de extrema pertinência, que precisa de ter reposta.

 

Deverão as empresas responsáveis pelos respectivos resíduos dispor de informação útil sobre este tema. Para isso, através do site do INR (Instituto dos Resíduos) poderão aceder à última versão da Listagem de Operadores de Gestão de Resíduos Não Urbanos onde, por especialidades, encontrarão várias empresas aptas a receber aquilo que, conforme o REEE, pretendermos deixar-lhes para posterior tratamento.

 


Congresso CLIMAMED’06 em Lyon (França)

 

A 3ª edição do Congresso Mediterrânico de Climatização – após os sucessos de Lisboa e Madrid nos anos transactos – realizar-se-á em Lyon (França) em 30NOV.-01DEZ.06.

Já há datas para toda a organização decorrer a contento.

 

Por agora faz-se o APELO PARA COMUNICAÇÕES – a chamada Call for Papers. Inicialmente prevista encerrar-se em Dezembro, a data de entrega dos resumos, foi prorrogada para o próximo dia 15 JAN.2006. Todas as regras – idênticas às usuais nos Congressos anteriores - encontram-se explicitadas no link a que se acede entrando no site oficial do Congresso. Os resumos deverão vir escritos em inglês, mas os trabalhos poderão ser apresentados em qualquer das 4 línguas oficiais do Climamed.

 

Contamos com uma participação portuguesa que tenha, pelo menos a qualidade e visibilidade conseguidas nas edições anteriores. Em caso de dúvidas queiram contactar o Secretariado Técnico da APIRAC.

 


Destaques

Formação Profissional

 

Estão abertas as inscrições para os seguintes cursos:

Cursos de Apoio à Credenciação

Carga
Horária
Documentação
TÉCNICO DE MANUSEAMENTO DE FLUIDOS FRIGORIGÉNEOS (Lisboa, Porto, Guimarães, Castelo Branco, Faro) 35 Horas

Bilhete de Identidade

Nº de Contribuinte

Curriculum Profissional

Declaração das empresas comprovativa dos anos de actividade

Eventuais certificados/diplomas de habilitações

ELECTROMECÂNICA  DE REFRIGERAÇÃO E AR CONDICIONADO 40 Horas
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM QAI
(inclui 20H de Electromecânica avançada de refrigeração e ar condicionado)
80 Horas
CURSO COMPLEMENTAR EM QAI
(inclui 20H de Electromecânica básica de refrigeração e ar condicionado)
80 Horas
 

Cursos de Formação Contínua

Carga Horária

Local

Co-Financiado

Curso Técnico de Refrigeração e Ar Condicionado

180 Horas

Lisboa

Porto

Guimarães

Não

Sim

Sim

Curso Geral de Refrigeração e Ar Condicionado

80 Horas

Lisboa

Não

Curso Automatismos Industriais

60 Horas

Porto

Guimarães

Sim

Sim

 

Lisboa: Sofia Oliveira Batista

Tel:  21 322 42 60

Fax: 21 347 45 76

apirac@netcabo.pt

Porto: Dra. Patrícia Maia

Tel:  96 494 29 32

Fax: 22 208 48 79

apirac_porto@clix.pt

Guimarães: Dra. Maria José

Tel:  253 552 948

Fax: 253 408 534

apirac_guimaraes@clix.pt

 


Tecnologia

Conhece os fluidos R12a, R22a E R502a?

 

Sempre na busca de temas que de algum modo possam contribuir para aumentar a competência dos nossos leitores, sugerimo-vos hoje o acesso a um site americano, mas, por força da influência na América Latina, escrito também em espanhol.

 

Apresenta-nos – com toda a naturalidade – um conjunto de fluidos frigorigéneos naturais, portanto do tipo HC’s, substitutos directos, praticamente sem necessidade de quaisquer alterações a nível dos circuitos, para se fazer o RETROFIT de instalações que trabalham com os três fluidos mais conhecidos da geração anterior, o R12, o R22 e o R502. Curiosamente chamam-nos quase pelo mesmo nome, acrescido da letra a minúsculo.

 

Para além da surpresa que introduzem, disponibilizam o acesso e a possibilidade de se importar em formato PDF um bom Manual, em espanhol, onde tratam de toda a engenharia que permitirá utilizar estes fluidos novos nas velhas instalações. É um excelente documento para uma leitura cheia de interesse técnico.

 

Para saber tudo faça “click” aqui

http://www.hcrefrigerant.com/spanish/


Informática

"Phishing" - Parte 3

 

Continuação do número anterior

 

Em caso de ter sido vítima de phishing, deverá o mais rápido possível tentar mudar todas as passwords das contas comprometidas, e/ou que partilhem a mesma password.

 

Deverá avisar as entidades que a sua conta está comprometida, e siga todos os passos por elas sugeridos. Uma cópia do e-mail de Phising deverá ser reenviado na sua totalidade (incluindo cabeçalhos) para a mesma entidade para que estes possam analisar pelos seus próprios meios.

 

Caso não consiga mais aceder a sua conta, é provável que as passwords tenham sido já   mudadas   pelos   phishers.  Contacte  a

 

entidade e siga os passos acima descritos e verifique quaisquer actividades efectuadas com a sua conta, extractos de conta, etc.

 

Agir rapidamente é crucial visto as entidades só se puderem responsabilizar a partir do momento em que a conta é declarada como comprometida.

 

Existem vários sites tais como "Anti-Phishing Working Group" que se dedicam a informar outros utentes da internet sobre os riscos do phishing e como combatê-lo.

 

Sugerimos que se mantenha informado sobre todas as ameaças que apesar de se passarem num espaço virtual, algumas (phishing incluído) podem ter consequências graves bastante reais.

 

Tome nota / Agenda

Datas para pagamento de impostos durante este mês

Não Esquecer

 
20 Dez IRS / IRC

Retenções efectuadas em Novembro/05

20 Dez Imposto Selo

Imposto Selo relativo ao mês de Novembro/05

30 Dez

IRC

Pagamento por conta

 


Certames / Eventos

 

SINERCLIMA - 1º Salão Internacional de Energia e Climatização

16 a 19 de Fevereiro de 2006 - Exposalão - Batalha

 

A Exposalão em conjunto com a APIRAC promove de 16 a 19 de Fevereiro de 2006 o 1º Salão internacional de Energia, Refrigeração e Climatização, o SINERCLIMA.

 

Contactos:

Exposalão

Tel:  244 769 480

Fax: 244 767 489

Email: info@exposalao.pt

APIRAC

Tel:  213 224 260

Fax: 213 474 576

Email: apirac@netcabo.pt

 


 

Associação Portuguesa da Indústria de Refrigeração e Ar Condicionado

 

Congresso Mediterrânico de Climatização

 

Revista Grau Celsius

 

Directório APIRAC

 

Parcerias

 

Instituto para a Qualidade na Formação

 

Programa REDE

 

Instituto Português da Qualidade

 

Instituto dos Mercados

de Obras Públicas e Particulares e do Imobiliário

 

Instituto de Soldadura e Qualidade

 

PT Comunicações, SA