NewsLetter APIRAC - 5 de Janeiro de 2006

 

Editorial

Iniciou um novo ano e com a entrada em 2006 iniciou-se o processo de qualificação técnica para o manuseamento de fluidos frigorigéneos. A Comissão constituída para o estabelecimento dos critérios de análise e avaliação das candidaturas definiu os critérios tendo como preocupação central a sua uniformização em toda a sua cobertura nacional.

 

Como tem sido amplamente divulgado, o reconhecimento como técnico qualificado é da competência do Instituto do Ambiente que emite para o efeito um certificado, mediante a apresentação de requerimento ao Presidente do Instituto do Ambiente por parte dos interessados, devidamente acompanhado dos respectivos documentos comprovativos, consoante o caso de Técnico do Grupo A ou Técnico do Grupo B.

 

O Instituto disponibiliza através do seu site, para além de toda a informação e formulários para a apresentação de candidaturas, a lista dos certificados emitidos com identificação dos técnicos qualificados e respectiva qualificação.

 

Face ao volume de pedidos que darão entrada nos serviços do Instituto do Ambiente é de toda a conveniência que enviem o processo com a maior brevidade possível.

 

Relembramos que a APIRAC tem ao dispor dos interessados acções de formação de apoio à credenciação, pelo que poderão entrar em contacto com os serviços da Associação para os esclarecimentos necessários.

 

Este é o princípio da credenciação técnica que esperemos possa ter continuidade ainda no decurso do primeiro trimestre de 2006 com a esperada credenciação técnica no âmbito da certificação energética e qualidade do ar interior dessa feita para as operações de manutenção e assistência em instalações de climatização e qualidade do ar interior em edifícios.

 

Bom ano de 2006!

 

Nuno Roque

Secretário-Geral


Notícias

Comissão de Distribuidores acelera o processo de recolha estatística

 

A Comissão de Distribuidores da APIRAC pretende que o processo de recolha de dados estatísticos de vendas de equipamentos de AVAC seja um instrumento de trabalho verdadeiramente útil. Para isso, pela voz do seu novo presidente, o Eng.º Jorge Fernandes, da Tradivaga-PIONEER, fez-se chegar às empresas habitualmente participantes no processo a informação de que este semestre não haverá lugar à espera pelos retardatários na entrega dos dados, abrindo-se a urna de recolha dos dados relativos ao 2º Semestre de 2005, impreterivelmente, no dia 20 JAN. próximo. Há alguns riscos de os dados fornecidos não representarem o universo real dos distribuidores? De os 90% até agora obtidos baixarem para valores sem significado?

 

Admitimos que os distribuidores entenderão que ou “dados em tempo” ou “o processo deixa de ter interesse para o Sector”. Preferimos acreditar que um processo que entra no seu 7º ano merece ser devidamente acarinhado e que as respostas virão a contento de todos.

 


Encontro Nacional de Frio

 

Com o SINERCLIMA assistir-se-á ao lançamento de uma nova iniciativa que se impunha – o 1º Encontro Nacional do Frio. Este acontecimento decorrerá em paralelo com a Feira – 18 de Fevereiro, Sábado - e preparará um grande projecto associativo que será o CONFRIO, o Congresso Internacional do Frio que terá lugar no ano seguinte.

 

Mais informações sobre o Encontro Nacional de Frio e o SINERCLIMA no Site da APIRAC.


Destaques

Formação Profissional

 

Estão abertas as inscrições para os seguintes cursos:

Cursos de Apoio à Credenciação

Carga
Horária
Documentação
TÉCNICO DE MANUSEAMENTO DE FLUIDOS FRIGORIGÉNEOS (Lisboa, Porto, Guimarães, Castelo Branco, Faro) 35 Horas

Bilhete de Identidade

Nº de Contribuinte

Curriculum Profissional

Declaração das empresas comprovativa dos anos de actividade

Eventuais certificados/diplomas de habilitações

ELECTROMECÂNICA  DE REFRIGERAÇÃO E AR CONDICIONADO 40 Horas
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM QAI
(inclui 20H de Electromecânica avançada de refrigeração e ar condicionado)
80 Horas
CURSO COMPLEMENTAR EM QAI
(inclui 20H de Electromecânica básica de refrigeração e ar condicionado)
80 Horas
 

Cursos de Formação Contínua

Carga Horária

Local

Co-Financiado

Curso Técnico de Refrigeração e Ar Condicionado

180 Horas

Lisboa

Porto

Guimarães

Não

Sim

Sim

Curso Geral de Refrigeração e Ar Condicionado

80 Horas

Lisboa

Não

Curso Automatismos Industriais

60 Horas

Porto

Guimarães

Sim

Sim

 

Lisboa: Sofia Oliveira Batista

Tel:  21 322 42 60

Fax: 21 347 45 76

apirac@netcabo.pt

Porto: Dra. Patrícia Maia

Tel:  96 494 29 32

Fax: 22 208 48 79

apirac_porto@clix.pt

Guimarães: Dra. Maria José

Tel:  253 552 948

Fax: 253 408 534

apirac_guimaraes@clix.pt

 


CLIMAMED 2006: Prazo de entrega de Resumos até 15 JAN.

E os nossos?

 

 

 

Os trabalhos dos portugueses? Esta será a pergunta de alarme! Até hoje, nem um dos técnicos nacionais dos Sectores de AVAC&R deu sinal de pretender apresentar alguma conferência   originária  da   pátria  lusa   na

3ª edição do Congresso Mediterrânico de Climatização que decorrerá em Lyon (França) em 30NOV. e 01DEZ.06.

 

Verdade que, conferências espanholas e italianas também estão a ser menos do que o previsto pela organização francesa. Mas, zero? Por favor, Universidades, Institutos Politécnicos, empresas, gabinetes e os seus investigadores e técnicos de AVAC e R, faltam poucos dias: 15 JAN.06, é já, os trabalhos completos só em 30 JUN. Alguém leu? Alguém ouviu este apelo?

 


Tecnologia

Ventilação e Climatização por “Displacement”

 

Com certeza que já ouviu falar do sistema de ar condicionado por “displacement”. Alguns dos nossos técnicos que apresentam comunicações aos congressos, por vezes, a seguir, publicadas nas páginas das nossas revistas técnicas, têm tratado, e feito a divulgação desta variante de instalação. Já existe e tem sido aplicada desde a década de 70 do século passado nos países nórdicos, em especial, em grande espaços, salões de serviço a público, salas de espectáculos, grandes halls. Consiste fundamentalmente numa distribuição do ar de insuflação a partir do pavimento (ou rente a este), ar que vai, por assim dizer, empurrar e fazer subir o ar viciado interior até às grelhas de saída, junto ao tecto da sala.

 

Neste sistema, é usual utilizar-se na insuflação 100% de ar novo pelo que os poluentes gerados no próprio edifício são removidos dentro do princípio da “eliminação da fonte poluente”, e não são recirculados. Além do mais, as cargas térmicas   geradas   pela   iluminação,    são

 

também imediatamente expulsas para a conduta de exaustão, não tendo, assim, de ser consideradas para efeito de balanço térmico.

 

Dada a importância que vai ter, perante a inevitável breve publicação do “nosso” novo RSECE (o, há dois anos esperado, Regulamento dos Sistemas Energéticos e de Climatização de Edifícios) sugerimos um refrescamento na consciencialização da aplicabilidade deste sistema de AVAC através do site do organismo americano “Advanced Buildings”.

Para saber mais, consulte: http://www.advancedbuildings.org/_frames/fr_t_vent_displ_vent.htm


Tome nota / Agenda

Datas para pagamento de impostos durante este mês

Não Esquecer

 
10Jan IVA

Declaração periódica mensal referente ao mês de Novembro/05

16 Jan Segurança Social

Contribuições relativas ao mês de Dezembro/05

20 Jan IRS / IRC Retenções efectuadas em Dezembro/05

20 Jan

Imposto Selo

Imposto Selo relativo ao mês de Dezembro/05

 


Certames / Eventos

 

SINERCLIMA - 1º Salão Internacional de Energia e Climatização

16 a 19 de Fevereiro de 2006 - Exposalão - Batalha

 

A Exposalão em conjunto com a APIRAC promove de 16 a 19 de Fevereiro de 2006 o 1º Salão internacional de Energia, Refrigeração e Climatização, o SINERCLIMA.

 

Contactos:

Exposalão

Tel:  244 769 480

Fax: 244 767 489

Email: info@exposalao.pt

APIRAC

Tel:  213 224 260

Fax: 213 474 576

Email: apirac@netcabo.pt

 


Seminário Técnico na EST - Acústica, Ventilação e Protecção de Incêndio nos Edifícios

Empresa: France-Air Portugal

Data prevista:

13 de Janeiro de 2006

 

Organização

Escola Superior de Tecnologia

da Universidade do Algarve

Campus da Penha- Faro

http://www.ualg.pt/est/adem/

 


 

Associação Portuguesa da Indústria de Refrigeração e Ar Condicionado

 

Congresso Mediterrânico de Climatização

 

Revista Grau Celsius

 

Directório APIRAC

 

Parcerias

 

Instituto para a Qualidade na Formação

 

Programa REDE

 

Instituto Português da Qualidade

 

Instituto dos Mercados

de Obras Públicas e Particulares e do Imobiliário

 

Instituto de Soldadura e Qualidade

 

PT Comunicações, SA