NewsLetter APIRAC - 15 de Fevereiro de 2006

 

Editorial

O Sector de Refrigeração e Ar Condicionado entra em 2006 com uma envolvente legislativa em mutação. Essa mudança implica novas metodologias, novos produtos, novos serviços, enfim… uma nova atitude perante o mercado.

 

Neste contexto, justifica-se plenamente a criação de um novo modelo de evento, à dimensão do Sector, especializando a montra de produtos, mas dando-lhe uma envolvência mais alargada.

 

Assim nasceu o SINERCLIMA, fruto da discussão, no seio da APIRAC, de como atingir os novos objectivos, de como melhor chegar ao cliente final, já que com o modelo tradicional de feira está ultrapassado.

 

Este novo Evento não é uma feira na perspectiva a que estamos habituados. Além da mostra de produtos, vão decorrer várias acções  de  informação e debate quer

 

sobre alguns dos produtos expostos quer sobre as actividades da ASHRAE quer ainda numa primeira abordagem sobre a situação da vertente Refrigeração no nosso País.

 

Assim, estará constituído a primeira AMOSTRA/FÓRUM do Sector de Refrigeração e Ar Condicionado que pensamos ser o modelo apropriado para o grande encontro sectorial de todas as forças nele interpretadas.

 

Primeiro passo está dado, agora é preciso que todos dêem o seu apoio a esta organização. Estamos convictos que ela corresponderá à imagem forte e dinâmica que reflecte a actividade do Sector, todos temos a ganhar com isso.

 

Saudações associativas.

 

 

Fernando Brito

Presidente da APIRAC

 

Notícias

Dados de Vendas AVAC ano 2005

 

Cumpriu-se no passado dia 30JAN o prazo limite-se para a entrega dos dados estatísticos de vendas de equipamentos AVAC no mercado português. Com surpresa, face ao usual funcionamento, nesse dia tinham enviado os seus dados, 13 empresas, dum universo habitual de 22/23. Na semana seguinte, com alguma ligeira pressão por contacto pessoal, via telefone, conseguiu-se que em 30JAN., tivessem chegado os dados de mais 7 empresas (perfazendo-se 20).

 

Enviámos, com carácter provisório os resultados para as 20 empresas participantes, mas faltavam ainda 2 (duas) consideradas “pesos-pesados” no mercado nacional, que, entretanto – hoje – já se encontram na APIRAC. Poderemos assim dispor do 2º Semestre de 2005 e do ano completo. Como habitualmente, terão acesso aos dados as 22 empresas que os disponibilizaram. Em boa hora a nova Direcção da Comissão de Distribuidores decidiu que o processo só teria valor se tratado em tempo útil. Há, agora, 7 anos consecutivos de dados de vendas, notável!   

 


Os RoHS e o AVAC

 

Estamos a 5 meses de entrar em vigor uma nova legislação europeia, já no próximo 01JUL.06, que vai trazer mais algumas novas limitações ao nosso Sector de actividade. Referimo-nos à já chamada “lei do sem-chumbo”, cuja sigla RoHS significa Restriction of Certain Hazardous Substances.

 

Obriga esta legislação europeia à proibição do uso de certas substâncias perigosas como são o cádmio (Cd), o mercúrio (Hg), o cromo hexavalente (Cr(VI)), os bifenilos polibromados (PBBs), os éteres difenil-polibromados (PBDEs) e o chumbo (Pb). São produtos usados, fundamentalmente e no que nos diz respeito, em placas electrónicas e em soldadura. Haverá que estar atentos, em particular, no caso da importações de países terceiros, se é feita referência à inexistência de todos aqueles produtos perigosos para a vida, nos equipamentos que vamos comercializar, pois a sua venda é proibida a partir daquela data.

 

Contamos trazermo-vos mais notícias sobre este tema.

 


Destaques

Formação Profissional

 

 

 

Cursos a começar em Março:

Curso Técnicas de Refrigeração e Ar Condicionado - 180h - Dia 1 de Março

Técnico de Manuseamento de Fluidos Frigorigéneos - 35h - Dia 2 de Março

 

 

Estão abertas as inscrições para os seguintes cursos:

Cursos de Apoio à Credenciação

Carga
Horária
Documentação
TÉCNICO DE MANUSEAMENTO DE FLUIDOS FRIGORIGÉNEOS (Lisboa, Porto, Guimarães, Castelo Branco, Faro) 35 Horas

Bilhete de Identidade

Nº de Contribuinte

Curriculum Profissional

Declaração das empresas comprovativa dos anos de actividade

Eventuais certificados/diplomas de habilitações

ELECTROMECÂNICA  DE REFRIGERAÇÃO E AR CONDICIONADO 40 Horas
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM QAI
(inclui 20H de Electromecânica avançada de refrigeração e ar condicionado)
80 Horas
CURSO COMPLEMENTAR EM QAI
(inclui 20H de Electromecânica básica de refrigeração e ar condicionado)
80 Horas
 

Cursos de Formação Contínua

Carga Horária

Local

Co-Financiado

Curso Técnicas de Refrigeração e Ar Condicionado

180 Horas

Lisboa

Porto

Guimarães

Não

Sim

Sim

Curso Básico de Refrigeração e Ar Condicionado

90 Horas

Lisboa

Não

Curso Automatismos Industriais

60 Horas

Porto

Guimarães

Sim

Sim

Curso Automação

40 Horas

Porto

Guimarães

Sim

Sim

 

Lisboa: Sofia Oliveira Batista

Tel:  21 322 42 60

Fax: 21 347 45 76

apirac@netcabo.pt

Porto: Dra. Patrícia Maia

Tel:  96 494 29 32

Fax: 22 208 48 79

apirac_porto@clix.pt

Guimarães: Dra. Maria José

Tel:  253 531 841

Fax: 253 535 578

apirac_guimaraes@clix.pt

 


Tecnologia

QAI, uma preocupação cada vez maior

 

Todos nós passamos mais de 80% do tempo das nossas vidas entre quatro paredes. A problemática da qualidade do ar que respiramos e a sua influência, quer sobre a saúde, quer sobre a produtividade laboral, são problemas que cada vez mais estão na consciência de todos e não só dos técnicos que trabalham na área.

 

Para além da consciência ambiental deste fenómeno, cada vez mais agravado com a crescente estanquidade das caixilharias usadas nos modernos edifícios, vai a partir de dentro de breves meses ser obrigatório, no nosso país, controlar e mostrar que a QAI nos locais ocupados por pessoas está dentro dos parâmetros correctos. E o que são esses parâmetros? Há uma lista longa de exigências que terão de ser cumpridas. E há também dentro dos breves meses referidos que cumprir o novo Dec.-Lei relativo a este tema, o “nosso” revisto RSECE (Regulamento dos Sistemas Energéticos e de Climatização em Edifícios), já aprovado embora (hoje) ainda não promulgado.

 

Se o seu local de trabalho tem ar condicionado com distribuição por condutas, tenha a certeza que, periodicamente vai ver na sala onde trabalha a grelha difusora de distribuição ou de aspiração do ar levantada e a respectiva conduta ser invadida por uma espécie de mangueira como na figura junta, ligada a um aspirador. É para seu (e nosso) bem!

 

Numa das viagens periódicas pela NET em busca de assuntos de interesse deparámos com um site venezuelano com um tratamento deste assunto muito arrumado e sistematizado. Está escrito em espanhol, entende-se tudo muito bem e se quiser saber mais sobre tudo o que a respeito da QAI deve ser tido em conta, viaje com o rato pelas suas páginas e registe para uso futuro.

 

Para entrar no site, click aqui

http://www.ductolimpio.com


Tome nota / Agenda

Datas para pagamento de impostos durante este mês

Não Esquecer

 

20 Fev

IRS / IRC

Retenções efectuadas em Janeiro/06

20 Fev Imposto Selo Imposto Selo relativo ao mês de Janeiro/06

28 Fev

IRS / IRC

Declaração Anual dos rendimentos sujeitos a IRS (Mod.10)

 


Certames / Eventos

 

SINERCLIMA - 1º Salão Internacional de Energia e Climatização

16 a 19 de Fevereiro de 2006 - Exposalão - Batalha

 

A Exposalão em conjunto com a APIRAC promove de 16 a 19 de Fevereiro de 2006 o 1º Salão internacional de Energia, Refrigeração e Climatização, o SINERCLIMA.

 

Contactos:

Exposalão

Tel:  244 769 480

Fax: 244 767 489

Email: info@exposalao.pt

APIRAC

Tel:  213 224 260

Fax: 213 474 576

Email: apirac@netcabo.pt

 


Encontro Nacional do Frio

 

Com o SINERCLIMA assistir-se-á ao lançamento de uma nova iniciativa que se impunha – o 1º Encontro Nacional do Frio. Este acontecimento decorrerá em paralelo com a Feira – 18 de Fevereiro, Sábado - e preparará um grande projecto associativo que será o CONFRIO, o Congresso Internacional do Frio que terá lugar no ano seguinte.

 

Mais informações sobre o Encontro Nacional de Frio e o SINERCLIMA no Site da APIRAC.


PORTUGAL CHAPTER

Batalha - Exposalão
17 de Fevereiro de 2006

 

Primeiro Encontro Nacional do Portugal Chapter no nosso país. Conheça o programa completo no site da APIRAC.

 


 

Associação Portuguesa da Indústria de Refrigeração e Ar Condicionado

 

Congresso Mediterrânico de Climatização

 

Revista Grau Celsius

 

Directório APIRAC

 

Parcerias

 

Instituto para a Qualidade na Formação

 

Programa REDE

 

Instituto Português da Qualidade

 

Instituto dos Mercados

de Obras Públicas e Particulares e do Imobiliário

 

Instituto de Soldadura e Qualidade

 

PT Comunicações, SA