NewsLetter APIRAC - 19 de Setembro de 2006

 

Editorial

Corre em algumas, muito poucas, salas de cinema nacionais o filme-documentário “Uma Verdade Inconveniente” feito com base nas mais de 1000 palestras-exposições-slide shows, em menos de 2 anos apresentadas pelo mundo inteiro, pelo ex-futuro Presidente dos EUA – como ele próprio humoradamente diz – Al Gore, que foi o Vice-Presidente de Bill Clinton no mandato anterior ao actual patrão da Casa Branca, George W.Bush. E que, para este perdeu as eleições depois duma controversa decisão dos juízes do Supremo Tribunal da Florida.

 

Mostra ele, no documentário de quase hora e meia, como os níveis de CO2 na atmosfera da Terra estão, no seu crescendo imparável, a levar-nos todos a caminho duma das maiores convulsões humanitárias e sócio-económicas que a Humanidade, com pés bem assentes na terra, jamais pensou pudesse estar sequer nalgum horizonte.

 

O buraco do ozono parece poder dizer-se que está a dar indícios de regeneração. Por aí, uuufff! De alguma coisa tem valido o Protocolo de Montreal! Mas, do Protocolo de Quioto relativo ao aquecimento global por efeito de estufa, ratificado por todos os países do mundo menos 2, justamente os EUA e a Austrália, o mesmo não se poderá dizer.

 

Há, nos gelos recolhidos no Árctico e na Anctártida, marcadores dos níveis de CO2 existentes na atmosfera onde a neve local cai, que não deixam margem para dúvidas! Há registos de temperatura alarmantes como nunca antes! Há recuo nos glaciares alpinos, da Patagónia e da Groenlândia que saltam à vista comparados com fotografias de há 50 anos! As placas continentais de gelo partem-se e vão ajudar a “encher o copo” que são os oceanos que nos banham! O Mar do Aral desapareceu!

 

A continuarmos assim, assobiando para o lado, fingindo que não vemos, corremos o risco de, dentro de 10 anos, termos as primeiras levas de milhões de deslocados pela subida do nível do mar. Holanda, Bangladesh, Egipto, ilhas do Pacífico, Costa Oeste dos EU, sabem que tudo isso já está à mercê dos elementos se as inclemências do clima se continuarem a confirmar?

 

Bem, acho melhor irem, mesmo, ver o filme e, a seguir, começarmos diligentemente a actuar para se fazer alguma coisa. Atenção, 10 anos, não é muito tempo!   

 

 

 L.Fonseca e Silva

Secretario Técnico APIRAC


Notícias

Formação de Formadores

Sistema Nacional de Certificação Energética e da

Qualidade do Ar Interior nos Edifícios

 

As qualificações para o exercício da actividade de Perito Qualificado no âmbito do Sistema Nacional de Certificação Energética e da Qualidade do Ar Interior nos Edifícios (SCE), implicam a formação específica dos profissionais envolvidos.

 

Para garantir a qualidade das futuras acções de formação para Peritos Qualificados, as entidades responsáveis pela supervisão do SCE realizam, através da ADENE – Agência para a Energia, de Outubro de 2006 a Fevereiro de 2007, um conjunto de acções destinadas a preparar os respectivos formadores. No acesso a estas acções de formação será dada prioridade aos técnicos integrados em instituições do ensino superior e de investigação que pretendam organizar futuras acções de formação nas áreas de intervenção dos Peritos Qualificados.

 

O calendário, conteúdos e condições de inscrição das Acções de Formação de Formadores do SCE estão disponíveis no site www.adene.pt. O período de inscrições encerra no dia 20 de Setembro de 2006.

 


Curiosidades

100º aniversário do Ar Condicionado, outra vez?

 

Há quem tenha feito a comemoração, já lá vão mais de 4 anos, mas o termo ar condicionado foi utilizado pela primeira vez, na submissão de uma patente, no ano de 1906, por Stuart Cramer, um engenheiro têxtil de Charlotte (Carolina do Norte - EUA). Embora já se verificassem alguns desenvolvimentos relevantes nas tecnologias associadas ao ar condicionado, este facto conduziria aos métodos de arrefecimento que vieram a ser aplicados ao conforto moderno.

   

O ano de 1906 marcou, também, o registo por Willis Carrier, popularmente conhecido como o pai do ar condicionado, de uma patente de Métodos de Aquecimento e Humidificação do Ar. A sua intenção consistia em regular apenas a humidade, mas este método de Carrier teve um efeito colateral fortuito, importantíssimo – o arrefecimento aplicado ao conforto. A importância da patente estava exactamente em pretender controlar-se a humidade ambiente através de condicionamento do ar. Em nenhuma parte na descrição da patente se encontra qualquer menção de utilização do método para o arrefecimento do ar, mas a metodologia foi mais tarde usada com esse propósito, onde como se sabe o controlo preciso da humidade é necessário. Embora tudo isto se passasse alguns anos antes do ar condicionado, tal como o conhecemos, se tornar generalizado, esta patente poderá afinal, também, ser ela o marco do início de uma nova era de frio aplicado ao conforto em edifícios assumindo, então, o estatuto de nova tecnologia.

 


Destaques

Formação Profissional

 

 

 

Cursos a começar em Setembro:

INSCREVA-SE JÁ:

Técnico de Manuseamento de Fluidos Frigorigéneos - 36h

Inicio a 26 de Setembro - Lisboa - Horário Pós-Laboral

 

 

Estão abertas as inscrições para os seguintes cursos:

Cursos de Apoio à Credenciação

(Lisboa, Porto, Guimarães, Castelo Branco, Faro)

Carga
Horária

Documentação
TÉCNICO DE MANUSEAMENTO DE FLUIDOS FRIGORIGÉNEOS 36 Horas

Bilhete de Identidade

Nº de Contribuinte

Curriculum Profissional

Declaração das empresas comprovativa dos anos de actividade

Eventuais certificados/diplomas de habilitações

ELECTROMECÂNICA  DE REFRIGERAÇÃO E AR CONDICIONADO 40 Horas
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM QAI
(inclui 20H de Electromecânica avançada de refrigeração e ar condicionado)
80 Horas
 

Cursos de Formação Contínua

Carga Horária

Local

Co-Financiado

Curso Técnicas de Refrigeração e Ar Condicionado

180 Horas

Lisboa

Porto

Guimarães

Castelo Branco

Faro

Não

Sim

Sim

Sim

Sim

Curso Básico de Refrigeração e Ar Condicionado

90 Horas

Lisboa

Castelo Branco

Faro

Não

Sim

Sim

Curso Automatismos Industriais

60 Horas

Porto

Guimarães

Sim

Sim

Curso Automação

40 Horas

Porto

Guimarães

Sim

Sim

 

Lisboa: Lúcia Maria

Tel:  21 322 42 60

Fax: 21 347 45 76

apirac@netcabo.pt

Porto: Dra. Patrícia Maia

Tel:  96 494 29 32

Fax: 22 208 48 79

apirac_porto@clix.pt

Guimarães: Dra. Maria José

Tel:  253 531 841

Fax: 253 535 578

apirac_guimaraes@clix.pt

 


Tecnologia

 Muito sobre bombas de calor

 

A bomba de calor, hoje, não deixa ninguém que trabalha no ar condicionado surpreendido com as imensas possibilidades de aproveitamento de qualquer fonte de energia térmica para se conseguir esse inestimável benefício de conseguirmos dominar as inclemências do tempo e vivermos, nos nossos ambientes interiores, o ano inteiro, numa agradável Primavera mediterrânica. E, ainda por cima, a um preço razoável. É, como sabemos, o ar condicionado em toda a sua versatilidade e com a possibilidade de nem sequer fazer depreciar os recursos naturais.

 

Pois, foi numa dessas pesquisas que a Net hoje nos faculta, que encontrámos, através da Agência Internacional para a Energia (IEA) uma porta que nos levou até HPC, o Heat Pump Centre (ou, em português, o Centro para a Bomba de Calor), uma organização internacional sediada na Áustria que defende em

 

 todas as suas potencialidades e com total protecção do meio ambiente a aplicação da bomba de calor. Produz um Programa Anual, do qual facultam em PDF a versão completa (em inglês) do ano passado, 2005, que poderemos importar; e, ainda,  uma  Newsletter  também  oferecida, cujo último número trata da nova Regulamentação e Directivas Europeias e como é que elas vêm afectar a tecnologia das bombas de calor. É uma visita com interesse e que nos pode enriquecer.

 

Para aceder ao site e importar os documentos, digite

http://www.heatpumpcentre.org/


Tome nota / Agenda

Datas para pagamento de impostos durante este mês

Não Esquecer

 

20 Set

IRS / IRC

Retenções efectuadas em Agosto/06

20 Set Imposto Selo Imposto Selo relativo ao mês de Agosto/06

29 Set

IRC

Pagamento por conta

 


Certames / Eventos

Ponto de Encontro - Plataforma de diálogo contínuo sobre temas da actualidade
Espaço Lisboa E-Nova (Rua dos Fanqueiros, 40 - Lisboa)

 

O Ponto de Encontro é uma plataforma de diálogo contínuo lançada em Fevereiro deste ano pela Agência Lisboa E-Nova, envolvendo município, cidadãos, técnicos e associações na busca de um consenso em torno de soluções que garantam o desenvolvimento sustentável da Cidade de Lisboa.

 

Proximas Sessões: 

20 de Setembro
Certificação Ambiental de Edifícios
Orador: Manuel Duarte Pinheiro (IST)  
Moderador: Hélder Gonçalves (INETI)

27 de Setembro
Matriz das Oportunidades para Melhorar o Desempenho Energético dos Edifícios
Orador: Ricardo Sá (Edifícios Saudáveis)
Moderador: Duarte Cabral de Mello (FA-UTL)

 

Local: Espaço Lisboa E-Nova, R. dos Fanqueiros, nº 40, 1100-231 Lisboa
Hora: Quartas e Quintas das 17h30 às 19h30
Tel. 21 8847010    Fax. 21 8847029
e-mail: pontodeencontro@lisboaenova.org

 


Congresso CLIMAMED’06

20 e 21 de Novembro - Lyon, França

 

A 3ª edição do Congresso Mediterrânico de Climatização – após os sucessos de Lisboa e Madrid nos anos transactos – realizar-se-á em Lyon (França) em 20 e 21 de Novembro. Já há datas para toda a organização decorrer a contento.

 

Contactos:

AICVF - Association des Ingénieurs en Climatique, Ventilation et Froid

66, Rue de Rome
75 008 - Paris

France

Tel. : (+33) 153043610
Fax : (+33) 142940454
Website : http://www.aicvf.org
Email: secretariat@aicvf.org

 


 

Associação Portuguesa da Indústria de Refrigeração e Ar Condicionado

 

Congresso Mediterrânico de Climatização

 

Revista Grau Celsius

 

Directório APIRAC

 

Parcerias

 

Instituto para a Qualidade na Formação

 

Programa REDE

 

Instituto Português da Qualidade

 

Instituto dos Mercados

de Obras Públicas e Particulares e do Imobiliário

 

Instituto de Soldadura e Qualidade

 

PT Comunicações, SA