NewsLetter APIRAC - 7 de Novembro de 2006

 

Editorial

Enquadrada na estratégia de divulgação e promoção dos assuntos associativos e do mercado de refrigeração e ar condicionado, a APIRAC tem procurado na monitorização constante de conteúdos que efectua a acuidade de pontos de interesse, que neste caso pela via da Internet vai canalizando, introduzindo serviços e funcionalidades que nos possibilitem fornecer um serviço amplo que ajude a concorrer para a afirmação e o estabelecimento da imagem das empresas nossas associadas face ao exterior.

 

Esse compromisso assumido conduziu à recente introdução no website da APIRAC de duas novas secções de informação – a área reservada a associados e a bolsa de emprego. A primeira, que como a sua designação indica é de acesso condicionado mediante a autorização de uma password que deverá ser solicitada aos serviços da Associação, permite conhecer um vasto campo de perguntas frequentes que vão sendo colocadas ao nosso Departamento Técnico e as respostas que vão sendo produzidas para o esclarecimento de lugares comuns que se colocam diária e repetitivamente. Passa também a estar disponível a referência e descrição da Legislação e Regulamentação em vigor de interesse à actividade nas áreas de AVAC&R.   Aspectos   de   grande   utilidade,

 

julgamos, já que se tratam de preocupações que são extensíveis à grande maioria, em particular num momento em que grandes alterações têm vindo a ser introduzidas com novos decretos e regulamentos cujo âmbito e aplicação interfere directamente na organização e planeamento da actividade das empresas do nosso Sector. Nesta secção, caracterizada também por uma vertente de curiosidade técnica, poderá ainda aceder a todos os artigos de tecnologia que têm vindo a ser divulgados ao longo das já 64 newsletters editadas. A segunda secção, essa de acesso generalizado, pretende dar a conhecer as oportunidades de trabalho e de estágios profissionais que são colocadas quer por empresas quer pela própria associação.

 

Este trabalho não poderá no entanto ser unilateral, carece naturalmente do contributo dos nossos leitores. No sentido de que as expectativas dos nossos associados possam ser cumpridas, continuamos a solicitar que nos enviem propostas e sugestões, só assim será possível melhorar a qualidade do serviço que nos sentimos na obrigação de prestar.

 

Nuno Roque

Secretário-Geral


Notícias

Rectificação do coeficiente de actualização das rendas para 2007

 

O coeficiente de actualização anual das rendas para 2007, inicialmente fixado em 1,027 foi rectificado para 1,031 conforme Rectificação n.º 1579/2006 de 04 de Outubro publicada no Diário da República 2ª Série de 23 de Outubro.

 

Esta rectificação corresponde a um aumento de 3,1% nos montantes das rendas, relativamente ao ano de 2006.

 


Os REEEs têm de ser tratados dum modo que sirva a todos:

Reunião na OE em 9NOV. próximo

 

Dadas algumas disfunções que se têm vindo a verificar para as empresas de AVAC&R nossas associadas no que respeita ao processo de recolha e tratamento dos chamados REEE, os Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos, e sentindo-se a grande necessidade de devolver ao sistema a credibilidade em que, no princípio, todos quiseram acreditar, decidiu a APIRAC convocar todos os parceiros intervenientes para uma reunião, que reputamos de grande importância, para o próximo dia 09 NOV.2006, Quinta-feira.

 

Marcada para as 15H00 desse dia, na Sala Sande Lemos, da Ordem dos Engenheiros, em Lisboa, contamos com a presença dos representantes das empresas Distribuidoras e Instaladoras de equipamentos de Climatização e Refrigeração, das duas Entidades Gestoras – AMB3E e ERP-Portugal – da ANREEE – a associação de produtores de resíduos e das entidades gestoras, a quem compete assegurar o registo dos produtores, verificar as quantidades, prestar informações às entidades ligadas ao processo e informar o público –  o INResíduos e a DGEmpresa - os organismos do Estado responsáveis pela supervisão do cumprimento dos princípios instituídos no Decreto-Lei 230/2004.

 

Sob coordenação e moderação da APIRAC, aguardamos com grande expectativa que a reunião atinja os seus objectivos, isto é, que todos saibam caracterizar os seus problemas, que as soluções sejam delineadas e que os responsáveis saibam dirimir eventuais conflitos de interesse a fim de se atingir o funcionamento satisfatório que todos desejam.

 

               

 


Destaques

Formação Profissional

 

 

 

Cursos a começar em Novembro e Dezembro:

INSCREVA-SE JÁ:

Técnico de Manuseamento de Fluidos Frigorigéneos - 36h

Inicio a 6 de Novembro - Porto - Horário Pós-Laboral

Inicio a 7 de Novembro - Lisboa - Horário Pós-Laboral

Inicio a 4 de Dezembro - Lisboa - Horário Pós-Laboral

Inicio a 2ª Quinzena de Dezembro - Faro - Horário Pós-Laboral

Inicio a 2ª Quinzena de Dezembro - Castelo Branco - Horário Pós-Laboral

 

Técnicas de Refrigeração e Ar Condicionado - 180h

Inicio em Novembro - Porto - Horário Pós-Laboral

Inicio em Dezembro - Castelo Branco - Horário Pós-Laboral

 

 

PROGRAMA APRENDIZAGEM

 

Curso Técnico de Refrigeração e Climatização

Qualificação profissional homologação IEFP Nível 3

Certificação Escolar 12º ano

Qualificação para manuseamento de fluidos frigorigéneos homologação Instituto do Ambiente Categoria B (DL 152/2005)

 

Outras regalias: Bolsa de Formação . Subsídio de Alimentação . Subsídio Transporte

Requisitos: 9º ano de escolaridade - Idade entre os 14 e os 25 anos

 

Contactar.

Centro Emprego Porto Ocidental - Sector de Orientação Profissional

Rua da Saudade, 132 R/C – Porto - Tel: 226 051 670

 

Fundo Social Europeu

POEFDS

IEFP

 

Estão abertas as inscrições para os seguintes cursos:

Cursos de Apoio à Credenciação

(Lisboa, Porto, Guimarães, Castelo Branco, Faro)

Carga
Horária

Documentação
TÉCNICO DE MANUSEAMENTO DE FLUIDOS FRIGORIGÉNEOS 36 Horas

Bilhete de Identidade

Nº de Contribuinte

Curriculum Profissional

Declaração das empresas comprovativa dos anos de actividade

Eventuais certificados/diplomas de habilitações

ELECTROMECÂNICA  DE REFRIGERAÇÃO E AR CONDICIONADO 40 Horas
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM QAI
(inclui 20H de Electromecânica avançada de refrigeração e ar condicionado)
80 Horas
 

Cursos de Formação Contínua

Carga Horária

Local

Co-Financiado

Curso Técnicas de Refrigeração e Ar Condicionado

180 Horas

Lisboa

Porto

Guimarães

Castelo Branco

Faro

Não

Sim

Sim

Sim

Não

Curso Básico de Refrigeração e Ar Condicionado

90 Horas

Lisboa

Castelo Branco

Faro

Não

Sim

Não

Curso Automatismos Industriais

60 Horas

Porto

Guimarães

Sim

Sim

Curso Automação

40 Horas

Porto

Guimarães

Sim

Sim

 

Lisboa: Lúcia Maria

Tel:  21 322 42 60

Fax: 21 347 45 76

apirac@netcabo.pt

Porto: Dra. Patrícia Maia

Tel:  96 494 29 32

Fax: 22 208 48 79

apirac_porto@clix.pt

Guimarães: Dra. Maria José

Tel:  253 531 841

Fax: 253 535 578

apirac_guimaraes@clix.pt

 


Tecnologia

Quer saber o que é o Pelamis? 

 

 

A empresa Ocean Power Delivery tem vindo a desenvolver uma nova tecnologia para fazer a conversão da energia das ondas em electricidade, a que chamou Pelamis. Fazendo uso das experiências adquiridas com a indústria do petróleo em offshore, o Pelamis oferece potências de saída semelhantes às modernas turbinas eólicas convencionais. O primeiro protótipo à escala real foi construído em 2004 e encontra-se sob testes no European Marine Energy Centre, nas ilhas Orkney, na Escócia.

 

Dada a emergência que Portugal tem de fazer crescer a fracção da produção de energia eléctrica a partir de energias renováveis, o Governo já contratou um primeiro fornecimento de três Pelamis, cada um com 750 kW de potência, que assim que saiam da sua linha de produção, serão de imediato transportados da Escócia para Portugal. O primeiro parque offshore de energia das ondas já vê, actualmente, a sua instalação a ganhar forma ao largo da Póvoa de Varzim. 

 

Na figura podem ver-se os 4 módulos que constituirão a “nossa” primeira central de Pelamis. Prevê-se que futuros parque de energia das ondas venham a ser várias máquinas interligadas, com a ligação à rede eléctrica nacional assegurada por um único cabo submarino. Um parque típico de 30 MW ocupará cerca de 1 km2 de oceano e fornecerá energia eléctrica para cerca de 20 000 habitações.

 

Neste interessantíssimo site que hoje vos propomos, para além de algumas imagens surpreendentes, encontrará todas as explicações que lhe permitirão entender a facilidade deste aproveitamento de energia renovável em que somos – pode-se dizer – ricos. Encontra todas as explicações em português e, mais ainda, vídeos relativos a diferentes etapas de desenvolvimento, dos quais pode fazer download.

 

Para ficar a saber tudo, faça click aqui

http://www.oceanpd.com/pt/default.html


Tome nota / Agenda

Datas para pagamento de impostos durante este mês

Não Esquecer

 

10 Nov

IVA

Declaração periódica mensal referente ao mês de Setembro/06

10 Nov

IVA

Declaração periódica trimestral referente ao 3º trimestre de 2006

15 Nov

Segurança Social

Contribuições relativas ao mês de Outubro/06

20 Nov

IRS / IRC

Retenções efectuadas em Outubro/06

20 Nov

Imposto Selo

Imposto Selo relativo ao mês de Outubro/06

 


Certames / Eventos

III Encontro de Empresas Galiza-Portugal

9 e 10 de Novembro 2006 Hotel Meridien de Lisboa

 

Nos próximos dias 9 e 10 de Novembro de 2006 encontra-se em Lisboa uma Missão Empresarial da Galiza no âmbito do III Encontro de Empresas Galiza-Portugal 2006, organizada pelas Câmara de Comércio de A Coruña e Vigo e com o apoio da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Espanhola.

 

O III Encontro contará com a participação de 37 empresas da Galiza de diversos sectores de actividade, estando algumas das empresas representadas interessadas em representar empresas portuguesas na Galiza e prestar assessoria ao esforço de internacionalização nos sectores de Alimentação, Ambiente, Comunicações, Construção / Imobiliário e Consultoria Empresarial / Investimentos.

  

Para inscrição e mais informações, contactar:

Francisco Contreras - Secretário Geral

Tel: 213 509 310  mtroncoso@mail.telepac.pt

 


 

Associação Portuguesa da Indústria de Refrigeração e Ar Condicionado

 

Congresso Mediterrânico de Climatização

 

Revista Grau Celsius

 

Directório APIRAC

 

Parcerias

 

Instituto para a Qualidade na Formação

 

Programa REDE

 

Instituto Português da Qualidade

 

Instituto dos Mercados

de Obras Públicas e Particulares e do Imobiliário

 

Instituto de Soldadura e Qualidade

 

PT Comunicações, SA