NewsLetter APIRAC - 6 de Fevereiro de 2007

 

Editorial

“Caiu-nos” em cima uma das tarefas mais interessantes com que ultimamente nos temos deparado, nem mais nem menos que fazer a tradução de inglês (e americano, que não é bem a mesma coisa) para português (e a seguir, os irmãos brasileiros que façam o seu ajuste), pois, do léxico dos quase 12400 termos técnicos que constituem a 3ª Edição do Dicionário da REHVA, a Federação das Associações Europeias de AVAC.

 

Em boa hora a APIRAC aderiu na sua plenitude às obrigações e aos direitos que aquela estrutura técnica europeia de AVAC criou para os seus membros associados. O Dicionário estará disponível no “site” da REHVA, em consulta directa e resposta instantânea, além das versões CD e livro, como podem ver a capa da 2ª edição aqui ao lado.

 

 Ora, 13 à mesa - digo eu em título - porque vamos mesmo ser 13 os idiomas disponíveis no Dicionário, ora contem: inglês, francês, espanhol, italiano, alemão, russo, holandês,

 

dinamarquês, polaco, finlandês, sueco, húngaro e português. 13 aqui não vai dar nenhum azar, é só sorte podermos dispor de um instrumento de trabalho técnico como este.

 

Vamos, esta semana, distribuir pelos técnicos (amigos) do sector do AVAC as 13400 palavras distribuídas por ficheiros por letra ou fraccionados de modo a dar não mais que 400 letras por técnico. E temos de ter o trabalho pronto até final de MAR.07. Contam-se os dias já!

 

Mas precisamos de ajuda. São bem-vindas as ofertas de trabalho, e gratuito, claro, o único agradecimento é, mesmo, termos ajudado a contribuir para a melhoria dum instrumento de trabalho valioso para o AVAC. Quer ajudar? Então contacte a APIRAC e deixe os seus dados que, de imediato, lhe mandaremos um dos ficheiros. Depois de o devolver é só fazermos o cruzamento entre a sua versão e aquilo que por aqui sabemos. Grato, desde já, em nome do AVAC. Aguardamos!

 

L.Fonseca e Silva

Secretário Técnico APIRAC


Notícias

FUNDOS COMUNITÁRIOS EUROPEUS

Aprovada a Estratégia Nacional de Desenvolvimento Sustentável

 

O Conselho de Ministros aprovou a versão final da Estratégia Nacional de Desenvolvimento Sustentável, que tem como metas transversais para 2015 colocar Portugal num patamar de desenvolvimento económico mais próximo da média europeia, melhorar a posição do País no índice de Desenvolvimento Humano do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e reduzir o défice ecológico em Portugal.

A Estratégia articula-se profundamente com o Quadro de Referência Estratégico Nacional, que orienta a aplicação dos fundos comunitários até 2013.

O Conselho de Ministros aprovou ainda a Proposta de Lei com o Programa Nacional da Política de Ordenamento do Território e concluiu a aprovação dos 21 Planos Regionais de Ordenamento Florestal.

Mais informações:  www.portugal.gov.pt

 


PUBLICAÇÃO DO NOVO REGULAMENTO GERAL DO RUÍDO

Decreto-Lei nº 9/2007

 

No passado dia 17 de Janeiro, foi publicado o Decreto-Lei n.º 9/2007 que aprova o novo Regulamento Geral do Ruído e revoga o antigo Decreto-Lei n.º 292/2000.
 
Mais informações: www.absorsor.pt

 


PRIORIDADES PARA O LITORAL 2007-2013
Em 2007 prevê-se investimentos no Litoral na ordem dos 35 milhões de euros

 

O Ministro do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional, Francisco Nunes Correia, e o Secretário de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades, João Ferrão, apresentaram no dia 20 de Dezembro de 2006, no Instituto da Água, as intervenções para o Litoral no período 2007-2013.

Foi também apresentada uma avaliação dos Planos de Ordenamento de Orla Costeira.

Mais informações/ download de documento

informativo: www.maotdr.gov.pt

 


REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA

Curso Técnico de Manuseamento de Fluidos Frigorigéneos

 

Ainda no âmbito do cumprimento do Decreto-lei nº 152/2005 e no cumprimento do objectivo de descentralizar o apoio que a APIRAC dispensa a todos os empresários do Sector, iremos ministrar formação no Funchal – RAM, ao abrigo de um protocolo oportunamente celebrado com a ASSICOM, nossa congénere para o Sector da Construção na Região Autónoma.

 

Assim, a acção decorrerá entre os dias 8 e 17 de Fevereiro, em regime semi-intensivo, de 4 horas/dia.

  

Certos de que este é um importante passo para a certificação da actividade em todo o País, é nossa intenção levar a efeito na Região Autónoma da Madeira não só acções similares como outras com o objectivo de certificar os profissionais do Sector nos diversos campos que a legislação aplicável, recentemente publicada, exige actualmente.

 

Para tanto, será necessário que as Empresas de Refrigeração e Ar Condicionado da Região adiram à nossa iniciativa conjunta!

 


Destaques

Formação Profissional

 

 

 

Cursos a começar em Fevereiro:

INSCREVA-SE JÁ:

Técnico de Manuseamento de Fluidos Frigorigéneos - 36h

Início a 8 de Fevereiro - Funchal - Horário Pós-Laboral

Início a 12 de Fevereiro - Lisboa - Horário Pós-Laboral

Início a 16 de Fevereiro - Porto - Horário Pós-Laboral

Início a 21 de Fevereiro - Lisboa - Horário Pós-Laboral

 

 

Estão abertas as inscrições para os seguintes cursos:

Cursos de Apoio à Credenciação

(Lisboa, Porto, Guimarães, Castelo Branco,

Faro, Funchal, Ponta Delgada)

Documentação

TÉCNICO DE MANUSEAMENTO DE FLUIDOS FRIGORIGÉNEOS

Bilhete de Identidade

Nº de Contribuinte

Curriculum Profissional

Declaração das empresas comprovativa dos anos de actividade

Eventuais certificados/diplomas de habilitações

ELECTROMECÂNICO  DE REFRIGERAÇÃO E CLIMATIZAÇÃO

TÉCNICO DE REFRIGERAÇÃO E CLIMATIZAÇÃO

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM QAI

 

Cursos de Formação Contínua

Carga Horária

Local

CURSO BÁSICO DE REFRIGERAÇÃO

E AR CONDICIONADO

240 Horas

Lisboa

Porto

Guimarães

Castelo Branco

Faro

CURSO AUTOMATISMOS INDUSTRIAIS

60 Horas

Porto

Guimarães

CURSO AUTOMAÇÃO

40 Horas

Porto

Guimarães

 

Lisboa: Lúcia Maria

Tel:  21 322 42 60

Fax: 21 347 45 76

apirac@netcabo.pt

Porto: Dra. Patrícia Maia

Tel:  22 208 88 37

Fax: 22 208 48 79

apirac_porto@clix.pt

Guimarães: Dra. Maria José

Tel:  253 554 288

Fax: 253 554 135

apirac_guimaraes@clix.pt

 


Tecnologia

Por dentro das condutas do AVAC

 

Tem sido, assim, ao longo dos anos, os sistemas de condutas de ar condicionado são instalados e “ficam para ali” até criarem algum aborrecimento… Só depois disso, e em geral, com muito má vontade por parte dos proprietários ou responsáveis pelos edifícios, se intervém a ver o que se passa... E, por vezes “passam-se” verdadeiras calamidades, desde o que lá se encontra dentro, entre animais mortos, colónias de animais vivos, até fontes de potenciais doenças, escorrências de cor inimaginável, tudo é possível.

 

Só que esse tempo acabou. Agora, já está em vigor o RSECE e as suas obrigações em relação à QAI, são uma questão de meses… Neste sentido, buscando esclarecimento sobre como é que se podem  resolver tecnicamente estes problemas, viajámos até um site de uma boa empresa americana, fortemente documentado com todas as variantes de informação útil, quer para o leigo quer para uma empresa iniciante ou mesmo já lançada na actividade de limpeza de redes de condutas.

 

Depois de entrar na página de abertura pode, por exemplo, abrir os links relativos a “our products” e surge-lhe um leque alargado de opções, tão interessante como os robots para uma primeira visualização da situação no interior da rede de condutas, o “desert storm” (a tempestade no deserto) um

pequeno tanque - não de guerra, desta vez - preparado para receber uma panóplia de instrumentos e dispositivos para todas as finalidades possíveis.

 

Também poderá ir ao “link” da “air quality info” onde lhe é prestada, mais uma vez, enorme quantidade de utilíssima informação, desde casos de estudo, até um “HVAC Ventilation Investigation Guidelines” um Guia para a investigação da situação encontrada na sequência de queixas de alguém que usa aquele sistema AVAC.

 

Para ficar a saber mai, click aqui

http://www.biovacsystem.com/principes.html

 


Tome nota / Agenda

Datas para pagamento de impostos durante este mês

Não Esquecer

 

 

10 Fev

IVA

Declaração periódica mensal referente ao mês de Dezembro/05

15 Fev

IVA

Declaração periódica trimestral referente ao 4º trimestre de 2005

15 Fev

Segurança Social

Retenções efectuadas em Dezembro/06

20 Fev

IRS / IRC

Imposto Selo relativo ao mês de Dezembro/06

20 Fev

Imposto Selo

Retenções efectuadas em Dezembro/06

28 Fev

IRS / IRC

Imposto Selo relativo ao mês de Dezembro/06

 


Certames / Eventos

 

Al Gore em Lisboa para conferência sobre as alterações Climáticas

8 de Fevereiro, 11h30, no Museu da Electricidade, Central Tejo, Lisboa

 

Dia 8 de Fevereiro, o ex-vice-presidente dos EUA, Al Gore, vem a Lisboa para dar uma conferência sobre alterações climáticas, na sequência do filme que foi feito a partir do seu livro Uma verdade inconveniente.

 


 

Associação Portuguesa da Indústria de Refrigeração e Ar Condicionado

 

Congresso Mediterrânico de Climatização

 

Revista Grau Celsius

 

Directório APIRAC

 

Parcerias

 

Direcção Geral de Geologia e Energia

 

Instituto do Ambiente

 

Instituto para a Qualidade na Formação

 

Programa REDE

 

Instituto Português da Qualidade

 

Instituto dos Mercados

de Obras Públicas e Particulares e do Imobiliário

 

Instituto de Soldadura e Qualidade

 

PT Comunicações, SA