NewsLetter APIRAC - 2 de Março de 2007

 

Editorial

O novo RSECE já está em vigor. Com o Decreto-Lei n.º 78/2006, de 4 de Abril, que aprova o Sistema Nacional de Certificação Energética e da Qualidade do Ar Interior nos Edifícios (SCE), foi também aprovada a revisão do RSECE - Regulamento dos Sistemas Energéticos de Climatização dos Edifícios (Decreto-Lei, n.º 79/2006, de 4 de Abril). O novo RSECE contempla velhas aspirações do nosso Sector de actividade, nomeadamente a credenciação de empresas e dos técnicos de AVAC e, assim, o reconhecimento da importância da nossa actividade face ao sector da construção.

 

O RSECE estabelece que: a diminuição dos consumos energéticos é um objectivo e obrigação de todos os intervenientes no processo, desde a construção até ao fim de vida; a QAI é um novo e importante factor a ter conta; todos os edifícios abrangidos irão ser auditados; a credenciação de técnicos e empresas é obrigatória; a manutenção das instalações é obrigatória; o Plano de Manutenção Preventiva é obrigatório. Projectistas e Instaladores terão novas oportunidades de negócio, mas também novas responsabilidades na qualidade das instalações de AVAC. A Fiscalização será actuante e as coimas elevadas.

 

Estes são alguns dos temas centrais dos encontros que a APIRAC irá realizar, como noutras ocasiões, em Lisboa, Porto e Albufeira, no sentido de divulgar, promover e esclarecer.

 

É fundamental que os empresários do nosso Sector fiquem esclarecidos sobre o conteúdo dos Decretos-Lei, preparando em tempo útil as suas empresas para o novo ciclo que se avizinha.

 

A APIRAC constituiu para o efeito um painel de especialistas que integra o Prof. Doutor Eduardo Maldonado, Coordenador do Plano Nacional para a Certificação Energética dos Edifícios e Presidente do Colégio de Engenharia Mecânica da O.E., o Eng. Fernando Brito, Presidente da APIRAC, o Eng. Luís Malheiro, Presidente do ASHRAE Portugal Chapter e Coordenador da Comissão de Especialização em Engenharia de Climatização da O.E., e o Eng. Peixeiro Ramos, Presidente da EFRIARC.

 

A participação nos encontros é gratuita mas está sujeita a inscrição prévia. Estamos convictos da pertinência dos encontros e aguardamos, como de costume, uma adesão correspondente dos nossos empresários, dirigentes e técnicos. Face á proximidade das datas é conveniente que façam chegar a vossa inscrição com a maior brevidade à Associação, sendo que o encontro de Lisboa será já na próxima terça-feira, dia 6 de Março. No website da APIRAC encontrarão informação detalhada sobre as três sessões. Até lá.

 

 

Nuno Roque

Scretário-Geral


Notícias

PORTARIA Nº 219/2007 DE 28 DE FEVEREIRO

Subsídio de renda de casa para 2007

 

Foi publicada no Diário da República a Portaria que aprova as tabelas do subsídio de renda e da renda limite para vigorarem no ano de 2007, uma vez publicados os coeficientes de correcção extraordinária das rendas os mesmos serão aplicados a partir de Janeiro do mesmo ano.

 


FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM GUIMARÃES

Qualificação de Técnicos

 

O distrito de Braga é o mais jovem do País, apresentando uma pirâmide etária muito favorável às apostas no futuro. A APIRAC, dispondo de instalações e de meios humanos para formação profissional alocados em Guimarães, arrancou no passado dia 26 de Fevereiro com a primeira acção de formação de Manuseamento de Fluidos Frigorigéneos, com vista à qualificação junto do Instituto do Ambiente, ao abrigo do Decreto-lei nº 152/05, de 31 de Agosto.

 

Após divulgação personalizada junto dos empresários do Sector sedeados na Região, alguns, poucos, Associados, verificámos que esta formação obteve um acolhimento relevante, pelo que já estamos neste momento a preparar a próxima acção, que esperamos iniciar no final do corrente mês de Março. Apraz-nos registar a adesão obtida a esta nossa iniciativa, o que nos dá confiança para prosseguir no propósito de aproximar os serviços da Associação dos seus Associados e restantes empresários do Sector, minimizando, assim, as distâncias em relação aos Organismos tutelares.

 

Certos de que voltaremos a noticiar sobre o distrito de Braga, prepararemos outras iniciativas congéneres, com vista à credenciação em QAI e Sistemas Energéticos de Climatização em Edifícios.

 


DADOS ESTATÍSTICOS DE VENDAS

Equipamentos de AVAC

 

Terminado o prazo de entrega dos dados estatísticos de vendas de equipamentos AVAC, verificou-se que a recolha de dados deste ano, mais uma vez, teve muito boa resposta por parte das empresas intervenientes. Concluíram todo o processo relativo ao passado ano de 2006, vinte e uma (21) empresas, sendo que das 4 que, contrariamente ao habitual, falharam a entrega dos dados do 1º Semestre, três disponibilizaram, nesta recolha do final de ano, os seus dados anuais.

 

Consideramos que a representatividade este ano alcançada se situará na casa dos 82% da totalidade do mercado nacional (não se antevendo, por enquanto, maneira de trazer ao processo, uma parte ainda significativa dos equipamentos comercializados nas grandes superfícies e similares).

 

Cremos acertar ao afirmar que este processo, por mérito da Comissão de Distribuidores em boa hora retomado na APIRAC, constitui a mais credível base de trabalho estatístico do Sector do AVAC, permitindo, neste princípio de 2007, contabilizar sem interrupção já 8 anos de recolha de dados estatísticos verdadeiramente fiáveis.

 

Como habitualmente, os dados de 2006 serão enviados apenas às empresas participantes, tornando-se abertos a todos, após a vigência de um ano em regime de confidencialidade.

 

 

O Secretário Técnico e o Secretário-geral da APIRAC procedendo à abertura da urna de recolha dos dados estatísticos de vendas do 2º semestre de 2006


Destaques

Formação Profissional

 

 

 

Cursos a começar em Março:

INSCREVA-SE JÁ:

Técnico de Manuseamento de Fluidos Frigorigéneos - 36h

Início a 15 de Março - Funchal - Horário Pós-Laboral

Início a 20 de Março - Lisboa - Horário Pós-Laboral

Início a 20 de Março - Porto - Horário Pós-Laboral

Início a 22 de Março - Ponta Delgada - Horário Pós-Laboral

 

 

Estão abertas as inscrições para os seguintes cursos:

Cursos de Apoio à Credenciação

(Lisboa, Porto, Guimarães, Castelo Branco,

Faro, Funchal, Ponta Delgada)

Documentação

TÉCNICO DE MANUSEAMENTO DE FLUIDOS FRIGORIGÉNEOS

Bilhete de Identidade

Nº de Contribuinte

Curriculum Profissional

Declaração das empresas comprovativa dos anos de actividade

Eventuais certificados/diplomas de habilitações

BÁSICO DE REFRIGERAÇÃO E AR CONDICIONADO

 

Cursos de Formação Contínua

Carga Horária

Local

CURSO BÁSICO DE REFRIGERAÇÃO

E AR CONDICIONADO

240 Horas

Lisboa

Porto

Guimarães

Castelo Branco

Faro

 

Lisboa: Lúcia Maria

Tel:  21 322 42 60

Fax: 21 347 45 76

apirac@netcabo.pt

Porto: Dra. Patrícia Maia

Tel:  22 208 88 37

Fax: 22 208 48 79

apirac_porto@clix.pt

Guimarães: Dra. Maria José

Tel:  253 554 288

Fax: 253 554 135

apirac_guimaraes@clix.pt

 


Tecnologia

Conservação de produtos hortofrutícolas pelo frio

 

Por vezes somos questionados por empresas da área da refrigeração que nos perguntam quais as temperaturas de conservação de determinados produtos que um novo cliente pretende armazenar pelo frio. Em geral temos de questionar se para além da temperatura estão atentos ao valor da humidade relativa interior que há que manter e às taxas de recirculação (o número de vezes que o ar da câmara passa pela bateria fria). E as surpresas são algumas. Hoje, procurando sites que trouxessem algo inovador (!), deparámos com uma interessante página do Equador, país andino, da América do Sul – que pouco se tem dado a conhecer por aqui. O site foi criado pelo SERVICIO DE INFORMACIÓN AGROPECUARIA del MINISTERIO DE AGRICULTURA Y GANADERÍA DEL ECUADOR,  com a sigla SICA e, ao abrigo dum programa apoiado pelo Banco Mundial, terão avançado pela divulgação deste tipo de regras. Aí é tratado em pormenor tudo o que é necessário saber para se conseguir uma conservação pelo frio com o mínimo de perdas.

 

 

Sabem quais são os efeitos do frio na qualidade de uma determinada fruta ou dum certo produto hortícola? Temos uma ideia que frio a mais, ou durante tempo a mais, é pernicioso, mas que efeito, exactamente? E sabemos que certos produtos diferentes poderão ser armazenados juntos, mas que outros fazem permuta de odores… E o etileno libertado será, mesmo, o grande problema?

 

Para ficarmos bem por dentro das regras de conservação e melhor entendermos o que está em jogo nesta aplicação dos nossos sistemas frigoríficos, recomendo a visita ao site do SICA com entrada directa ao documento, fazendo click aqui. Boa visita!


Tome nota / Agenda

Datas para pagamento de impostos durante este mês

Não Esquecer

 

 

1 Mar

a

31 Maio

IRC

Entrega, por transmissão electrónica de dados, à DGCI da declaração periódica de rendimentos modelo 22, pelas entidades sujeitas a IRC, cujo período de tributação seja coincidente com o ano civil

12 Mar

IVA

Declaração periódica mensal referente ao mês de Janeiro/07

10 Mar

a

16 Abr

IRS

Entrega da Declaração Modelo 3, por transmissão electrónica, relativamente aos rendimentos auferidos em 2006, pelos sujeitos passivos que tenham exclusivamente auferido rendimentos das Categorias A (trabalho dependente) e H (pensões)

15 Mar

Segurança Social

Contribuições relativas ao mês de Fevereiro/06

20 Mar

IRS / IRC

Retenções efectuadas em Fevereiro/06

20 Mar

Imposto Selo

Imposto Selo relativo ao mês de Fevereiro/06

31 Mar

IRS

Data limite para entrega da Declaração de alterações p/ os sujeitos passivos de IRS que pretendam optar pela contabilidade organizada como forma de determinação do rendimento

31 Mar

IRC

Data limite para entrega da Declaração de alterações pelos sujeitos passivos de IRC que, tendo anteriormente optado pelo regime geral de determinação do lucro tributável, queiram renovar a opção

 


Certames / Eventos

 

 


International Workshop:

Advances in Engineering of Heating, Ventilating, Air Conditioning and Refrigeration

23 e 24 de Abril de 2007 - Faro

 

Escola Superior Técnica da Universidade do Algarve

Campus da Penha - Faro

Tel: 289 800 166 / 289 800 124 / 289 800 100

Fax: 289 888 405

e-mail: cruivo@ualg.pt

Web: http://www.est.ualg.pt/

 


 

Associação Portuguesa da Indústria de Refrigeração e Ar Condicionado

 

Congresso Mediterrânico de Climatização

 

Revista Grau Celsius

 

Directório APIRAC

 

Parcerias

 

Direcção Geral de Geologia e Energia

 

Instituto do Ambiente

 

Instituto para a Qualidade na Formação

 

Programa REDE

 

Instituto Português da Qualidade

 

Instituto dos Mercados

de Obras Públicas e Particulares e do Imobiliário

 

Instituto de Soldadura e Qualidade

 

PT Comunicações, SA