NewsLetter APIRAC - 15 de Junho de 2007

 

Editorial

Belo e intenso Verão

Entre esta e a próxima Newsletter, entra o Verão. Solstício de Junho no hemisfério Norte, aqui, no próximo dia 21. Para além das boas ou más surpresas causadas pelas alterações climáticas, vai - para nós - ser seguramente um Verão muito intenso, querem saber porquê? Pois, porque vai arrancar a nossa Escola de Formação, a APIEF.

E essa Escola de Formação da APIRAC vai fazer exactamente o quê? Vai continuar a dar cursos mas, agora, também, a fazer os exames para os técnicos alcançarem a competência como Técnicos do Grupo B em conformidade com o Dec.-Lei 152; vai fazer exames para a credenciação dos técnicos do AVAC se tornarem TIMII e poderem ser responsáveis pelas instalações técnicas dos edifícios (até 100kW); vai ministrar cursos para a credenciação em QAI.

O interessante - e meritório, perdoem a imodéstia  -  é  que, todas  estas  actividades

 

 por que tanto lutámos nestes últimos loooongos anos, foram-nos confiadas pelo reconhecimento duma competência que os parceiros da APIRAC confirmam. Falo da DGGE (agora DGEG), da ADENE (ex-CCE), do IEFP, do IA e INR (agora APA), mas também do IMOPPI (agora InCI, IP), do CSOPT, do INETI, e de todos aqueles que, connosco, em equipa, colaboram, as Universidades, a EFRIARC, a APIEE e os numerosos novos associados que aderiram à, finalmente sua, associação.

 

Terá um preço de muitos incómodos, de inesperadas dificuldades e insatisfações, mas também de um grande entusiasmo e de uma enorme esperança. Arrisco mesmo, de uma certeza, que agora é que está tudo a encaminhar-se para sermos a associação dum sector bem estruturado e melhor defendido. Já não era sem tempo. Belo e intenso Verão, este!

 

L. Fonseca e Silva

Secretário-Técnico APIRAC


Notícias

COMISSÃO DE DISTRIBUIDORES PROSSEGUE A RECOLHA DOS DADOS DE VENDAS DE EQUIPAMENTOS DE AVAC

 

Encontra-se pronta para envio às empresas distribuidoras de equipamentos de AVAC a ficha de recolha de Dados Estatísticos de Vendas relativa ao 1º Semestre de 2007. O seu envio via Internet far-se-á nos primeiros dias da próxima semana e, tal como vem sendo habitual, estabeleceu-se 20 de JUL como data limite para a sua devolução ao secretariado da Comissão de Distribuidores da APIRAC.

 

Muito apreciaríamos, mais uma vez, conseguir nessa semana fazer o lançamento da totalidade dos dados recebidos das 22/23 empresas usualmente participantes, garantindo, assim, a esses dados a sua real utilidade para a elaboração de projecções tanto quanto possível bem fundamentadas.

 

Contamos, mais uma vez, com a boa colaboração das empresas neste valioso processo que, com esta recolha, entrará no seu 9º ano consecutivo.

 

                                          


CRIAÇÃO DA AGÊNCIA PORTUGUESA DO AMBIENTE (APA)

 31-05-2007

 

Com a fusão do Instituto do Ambiente (IA) e do Instituto dos Resíduos (INR), foi criada a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), através do Decreto Regulamentar nº 53/2007 de 27 de Abril de 2007.

 

Tem como objectivo uma maior eficácia na gestão das políticas de ambiente e desenvolvimento sustentável e procura uma melhoria na qualidade dos serviços prestados aos cidadãos.

 

                                            


"GESTÃO GLOBAL E TECNOLOGIAS NO SECTOR DA ÁGUA"

SEMINÁRIO

 

Lisboa, 28 de Junho de 2007

Auditório 3, FIL, Parque das Nações, Lisboa

 

Este seminário, tem como objectivo a estratégia nacional de gestão da água e a sua utilização em Portugal, bem como apresentar os novos desafios na gestão e na economia da água. Serão também apresentados casos de estudo de implementação de novas tecnologias e novos desenvolvimentos no sector das águas, como processos de redução de águas residuais e modelação de sistemas de abastecimento e sua integração com outros sistemas de informação nos SMAS.

 

Assim, pretende-se sensibilizar todo o público alvo para a importância da gestão e utilização sustentável da água, para uma melhoria do desempenho ambiental das empresas e indústrias.

 

Para mais informações clique aqui

 


Destaques

E-MAIL APIRAC

Novos endereços Electrónicos

 

A APIRAC reparte a sua actividade por diferentes áreas, que vão desde a formação profissional ao apoio jurídico, passando pelo campo técnico, organização de certames, seminários e colóquios, edição de variadas publicações, etc. Sendo tão vasto o seu campo de acção, as comunicações são de extrema importância para que possamos prestar competentemente os nossos serviços às empresas associadas.

 

Com o objectivo de que as vossas solicitações nos cheguem de uma forma célere, decidimos criar um endereço de e-mail para cada departamento:

 

Geral: apirac@apirac.pt

Direcção: direccao@apirac.pt

Secretário Geral: secretario-geral@apirac.pt

Departamento Técnico: tecnico@apirac.pt

Departamento Jurídico: juridico@apirac.pt

Departamento de Formação: formacao@apirac.pt

Departamento de Comunicação e Imagem: comunicacao-imagem@apirac.pt

Departamento Administrativo e Financeiro: admin-financeiro@apirac.pt

 

Estes endereços podem ser utilizados a partir deste momento, sendo que o apirac@netcabo.pt deixará de existir a partir do dia 30 de Abril.

 

Formação Profissional

 

 

INSCREVA-SE JÁ:

Cursos a começar em Junho:

Técnico de Manuseamento de Fluidos Frigorigéneos - 36h

Início a 18 de Junho - Lisboa - Horário Laboral - Acção Privativa para Associado

Início a 26 de Junho - Lisboa - Horário Laboral

 

 

Estão abertas as inscrições para os seguintes cursos:

Cursos de Apoio à Credenciação

(Lisboa, Porto, Guimarães, Castelo Branco,

Faro, Funchal, Ponta Delgada)

Carga Horária Documentação

TÉCNICO DE MANUSEAMENTO DE FLUIDOS FRIGORIGÉNEOS

36 Horas

Bilhete de Identidade

Nº de Contribuinte

Curriculum Profissional

Declaração das empresas comprovativa dos anos de actividade

Eventuais certificados/diplomas de habilitações

CURSO COMPLEMENTAR EM QAI

72 Horas

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM QAI

36 Horas
 

Cursos de Formação Contínua

Carga Horária

Local

CURSO BÁSICO DE REFRIGERAÇÃO

E AR CONDICIONADO

240 Horas

Lisboa

Porto

Guimarães

Castelo Branco

Faro

 

Lisboa: Lúcia Maria

Tel:  21 322 42 60

Telm: 96 137 22 14

Fax: 21 347 45 76

formacao@apirac.pt

Porto: Dra. Patrícia Maia

Tel:  22 208 88 37

Telm: 96 494 29 32

Fax: 22 208 48 79

apirac_porto@clix.pt

Guimarães: Dra. Maria José

Tel:  253 554 288

Telm: 96 744 68 60

Fax: 253 554 135

apirac_guimaraes@clix.pt

 


Tecnologia

Witricidade, como é?

 

O título parece misterioso, mas se lhe dissermos que “Wi” são as duas primeiras letras de Wireless, a palavra hoje tão divulgada para referir que uma ligação dum computador portátil à Net, pode ser feita, em determinados locais, sem quaisquer fios ou cabos de ligação, começa-se a suspeitar o que o título significa… Pois é, é exactamente, algo que parece estar cada vez mais perto da nossa realidade, a transmissão de energia eléctrica, ou seja, a alimentação de consumidores eléctricos, “sem fios”!   Investigadores do MIT (o Instituto de Tecnologia de Massachussets) começaram a ensaiar os primeiros equipamentos capazes de transmitir energia eléctrica pelo ar, sem a necessidade de fios, pois conseguiram alimentar uma lâmpada de 60 W a uma distância de mais de 2 m, sem qualquer conexão física. Mostraram haver já viabilidade para os aparelhos portáteis, mais comuns, como telemóveis, MP3 ou computadores, terem as suas baterias recarregadas sem necessidade dum carregador ligado a uma tomada. Crêem que se tornou, assim, possível vislumbrar um futuro breve em que esses equipamentos já nem necessitarão das próprias baterias.

 

 

Descobrimos este site brasileiro, interessantíssimo, “vindo” de Campinas, no Estado de São Paulo, onde se explica que o seu objectivo básico é fornecer informações nas áreas cobertas pelos temas Inovação Tecnológica, Ciência e Tecnologia e I&D e a sua missão é dar a conhecer novas tecnologias de produtos e de processos, aos empresários, bem como trazer-lhes as pesquisas que possam vir a significar novas oportunidades de negócios. Querem mais, dizem ainda, disponibilizar também aos investigadores, um canal de comunicação com o sector empresarial, auxiliando-os assim a melhor encontrarem parcerias para a viabilização dos seus projectos técnico-científicos.

Estimado leitor, se quiser perceber como é que isto é possível, pense em duas bobinas de cobre, uma ligada a uma tomada de rede - a unidade transmissora - que apenas ocupa o espaço ao seu redor com um campo magnético não-radiante, mas sim, oscilante,  com uma frequência de alguns MHz. Esse campo será o suporte para a energia eléctrica passar usando-o como intermediário, para uma outra bobina - a unidade receptora - projectada para entrar em ressonância (como que sintonizando-a) com o campo da primeira e assim garantir-se que o receptor capta a energia do emissor, que necessita e sem interrupções. Se quiser - dizia - entender o que vai ser um futuro mais breve do que pensa, recomendo-lhe esta profícua visita.

Logo que entrar no site, tem do seu lado esquerdo, várias opções, entre Energia, Informática, Electrónica, Materiais, Mecânica, …, escolha Energia e ficará a saber tudo sobre a Witricidade. E, já sabe, o português do Brasil entende-se muito bem!

 

Pode entrar por aqui


Tome nota / Agenda

Datas para pagamento de impostos durante este mês

Não Esquecer

 

 

1 Jun

a

2 Jul

Obrigações

Acessórias

Entrega da declaração do Modelo 19, por transmissão electrónica de dados, pelas Entidades patronais que atribuem benefícios a favor dos trabalhadores, em resultado de planos de opções ou outros de efeito equivalente (subscrição, atribuição, etc.).

1 Jun

a

31 Jul

 

Obrigações

Acessórias

 

Entrega da Declaração Modelo 30, por transmissão electrónica de dados, à DGCI,  pelos devedores de rendimentos a não residentes.

 

Entrega da Declaração Modelo 31, por transmissão electrónica de dados, à DGCI, pelas entidades devedoras dos rendimentos isentos, dispensados de retenção ou sujeitos a taxa reduzida. 

 

Entrega da Declaração Modelo 33, por transmissão electrónica de dados, pelas entidades registadoras ou depositárias de valores mobiliários.

15 Jun Segurança Social Contribuições relativas ao mês de Maio/06

20 Jun

IRS / IRC

Retenções efectuadas em Maio/06

20 Jun

Imposto Selo

Imposto selo relativo ao mês de Maio/06

 29 Jun

IRS

Data limite de entrega da Declaração Anual de Informação Contabilística e Fiscal acompanhada dos respectivos Anexos, bem como de um dossier fiscal, pelos sujeitos passivos de IRS obrigados a possuir contabilidade organizada.

 

Entrega da Declaração Anual de Informação Contabilística e Fiscal, por transmissão electrónica de dados, pelos sujeitos passivos de IRC, cujo o período de tributação seja coincidente com o ano civil, com os correspondentes anexos. É obrigatório o envio, por transmissão electrónica de dados, para os sujeitos passivos que exercem a título principal actividades de natureza comercial, industrial ou agrícola.

30 Jun

 

 

Obrigações

Acessórias

 

 

Data limite de entrega da declaração modelo 15 - Contas Poupança - Habitação.

 

Data limite de entrega da declaração Modelo 19 - Planos de Opção, de Subscrição, de Atribuição ou Outros de efeito equivalente.

 

Data limite de entrega da declaração modelo 32 - Subscrição e Reembolsos de Planos de Poupança-Reforma, Poupança-Educação e Poupança-Reforma/Educação.

 


Legislação

Decreto-Lei nº. 183/2007, de 9.5

 

Altera os Decretos-Leis n.os 69/2003, de 10 de Abril, e 194/2000, de 21 de Agosto, substituindo o regime de licenciamento prévio obrigatório dos estabelecimentos industriais de menor perigosidade, incluídos no regime 4, por um regime de declaração prévia ao exercício da actividade industrial.

 

IVA - Facturas emitidas por via electrónica

 

DL nº. 196/2007, de 15.5 - Regula as condições técnicas para a emissão, conservação e arquivamento das facturas ou documentos equivalentes emitidos por via electrónica, nos termos do Código do IVA.

 


Certames / Eventos

IX CONGRESSO IBEROAMERICANO DE AR CONDICIONADO E REFRIGERAÇÃO

CIAR 2007

Lima - Perú 

20 de Julho

 

Convite a Profissionais, Investigadores e Instituições que se encontram relacionados com as áreas de Refrigeração, Ventilação, Ar Condicionado e Aquecimento Central.

 

Contactos:

Calle 17 (Los Petirrojos) Nº 495
San Isidro
Lima 27 - Perú

Tel.: 511-2261600
Fax: 511- 2262160 

Site: http://www.ciar2007.com/contact.html

 

   

Publicidade

Associação Portuguesa da Indústria de Refrigeração e Ar Condicionado

 

Congresso Mediterrânico de Climatização

 

Revista Grau Celsius

 

Directório APIRAC

 

Parcerias

 

Direcção Geral de

Energia e Geologia

 

Instituto do Ambiente

 

Agência para a Energia

 

Instituto para a Qualidade na Formação

 

Programa REDE

 

Instituto Português da Qualidade

 

Universidade do Algarve

 

Associação Portuguesa dos Engenheiros de Frio Industrial e Ar Condicionado

 

Associação Portuguesa dos Industriais de Engenharia Energética

 

Instituto da Construção e do Imobiliário

 

Instituto de Soldadura e Qualidade

 

PT Comunicações, SA