NewsLetter APIRAC - 02 de Novembro 2007

 

Editorial

A criação de um mercado global de carbono foi objecto de um compromisso político assinado segunda-feira em Lisboa por representantes da União Europeia, três Estados norte-americanos e um do Canadá, Noruega e Nova Zelândia. O envolvimento dos governadores dos estados americanos de Nova Jersey, Califórnia e Nova York é de extraordinária importância, já que um dos grande obstáculos ao sucesso dos objectivos estabelecidos em Quioto consiste na recusa da ratificação do Tratado pela Administração Americana que tem considerado irrelevante as consequências das emissões de gases com efeito de estufa nas alterações climáticas.

 

Os mercados de carbono limitam as emissões dos gases de efeito de estufa e obrigam os países que ultrapassam as quotas estabelecidas a comprar direitos de emissão aos países que não a atingem. Um mercado global de carbono vai permitir que os países que ultrapassem as quotas negoceiem direitos de emissão com outros estados, o que reduziria o custo dos cortes de emissões de que o mundo ainda precisa. O mercado de carbono será porventura a forma mais eficiente para reduzir emissões. Mas para tal também é fundamental ter dados fiáveis sobre as emissões das empresas.

 

A Europa já tem um mercado de carbono e as grandes empresas já compram e vendem direitos de emissão de carbono.

Desde 2005 que vigora o comércio europeu de licenças de emissões (CELE), um mercado que obriga indústrias de vários sectores (de grande potência térmica) a controlarem a quantidade de dióxido de carbono que emitem.

 

Portugal aprovou o Protocolo de Quioto em Março de 2002 e a Comunidade Europeia, em Abril desse mesmo ano, veio formalizar o compromisso comunitário com a aprovação do Protocolo e do Acordo de Partilha de Responsabilidades entre os Estados membros - International Carbon Action Partnership (ICAP). Foi assim estabelecida uma meta de redução global de 8% das emissões de gases com efeito de estufa para a Comunidade Europeia, sendo definidas, ao abrigo do compromisso comunitário de partilha de responsabilidades, metas diferenciadas para cada um dos Estados membros. Neste âmbito, Portugal obrigou-se a limitar o aumento das suas emissões a 27% relativamente aos valores de 1990.

 

A União Europeia, entretanto, comprometeu-se a diminuir as suas emissões em 20% até 2020, face aos valores de 1990, tendo mesmo manifestado que está disposta a subir a fasquia para os 30% se outros países também aderirem. A Conferência de Bali a decorrer em Dezembro, no âmbito das Nações Unidas poderá estabelecer novas metas de redução de emissões de CO2 no período pós-Quioto.

 

Nuno Roque

Secretário-Geral


Notícias

EXPORTAÇÃO

Jordão recebe Troféu

 

Realizou-se no passado dia 16 de Outubro a cerimónia da 14.ª edição de atribuição dos troféus Luso-Franceses 2007, uma iniciativa da Câmara do Comércio Luso-Francesa.

 

O concurso que englobava quatro categorias - Troféu Exportação, PME, Investimento e Desenvolvimento Sustentável - premiou a Jordão Cooling Systems na categoria de Exportação, dividindo o prémio com a Amorim & Irmãos.

                                     


EDP DÁ PRIMEIRO PASSO PARA REDES ELÉCTRICAS INTELIGENTES

Novos serviços ao consumidor/produtor para participação activa na gestão do sistema eléctrico

 

Apelidado como de revolução na factura da electricidade, o sistema da telecontagem é um dos vectores do InovGrid, projecto conduzido pela EDP que visa o investimento nas redes de distribuição inteligentes.

 

Serão investidos mais de 70 milhões de euros nas designadas Smart Grids e instaladas 2000 mil Energy Box (caixas de energia) na casa dos clientes com funcionalidades de telecontagem até 2009.

 


INFLAÇÃO 2007

Inflação média em Portugal deverá ficar em 2,3% ou 2,4% em 2007

 

De acordo com dados do INE, Em Setembro, a taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) situou-se em 2,1%, valor idêntico ao registado em Agosto de 2007. A variação mensal foi 0,4% e a variação média nos últimos doze meses diminuiu uma décima de ponto percentual para 2,4%.

 

Num cenário de congelamento de preços no último trimestre, ao nível médio de Setembro, os dados do INE revelam que a inflação ficaria em 2,2%, mas esta hipótese é bastante improvável, dado o tradicional agravamento de preços na quadra de Natal, nomeadamente na classe alimentação e bebidas não alcoólicas, a principal do índice.

 


Destaques

APIEF - NOVA IMAGEM

Novos Suportes de Comunicação Escrita

 

Em 04 de Outubro de 2007 lançámos no Ciberespaço o Site da APIEF em www.apief.pt (50 anos após o lançamento das esfera de meia tonelada e 60 centímetros de diâmetro denominada de sputnik I – literalmente Satélite em Russo – que deu início à era espacial), no sentido de aproximar e dar a conhecer a todos os associados, os profissionais das indústrias térmica, energia e ambiente e demais interessados, a actividade da APIEF, e tudo o que de mais relevante acontece nestes sectores.

 

Encontramo-nos, presentemente, a refrescar a imagem de todos os suportes escritos da actividade do centro de formação, desde o simples envelope, papel de carta a pastas de arquivo até aos formulários como sejam o boletim de inscrição dos cursos, ficha do formador, avaliação das acções de formação, relatório do formador, etc..., que se encontram em fase de conclusão.

 

Relativamente ao questionário de necessidades de formação enviados aos associados - que irá dar origem ao plano de formação para 2008, – a resposta ao mesmo tem sido escassa por ainda haver muitos dirigentes que continuam a ver na sua organização empregados em vez de profissionalizados.

 

Na próxima newsletter apresentaremos os resultados do diagnóstico, pois ainda continuamos a aguardar as ansiadas respostas...

 

Não deixe que outros decidam por si… Colabore connosco!

 

Obrigado


Formação Profissional

 

 

Documentação necessária a apresentar na Inscrição:

 

• Bilhete de Identidade;

• Nº de Contribuinte;

• Curriculum Profissional;

• Declaração das empresas comprovativa dos anos de actividade e eventuais certificados/diplomas     de habilitações

 

Lisboa: Isabel Fonseca

Tel:  21 322 42 60

Telm: 96 494 29 31

Fax: 21 347 45 76

formacao@apirac.pt
formacao@apief.pt

Porto: Dra. Patrícia Maia

Tel:  22 208 88 37

Telm: 96 494 29 32

Fax: 22 208 48 79

apirac.porto@apirac.pt

formacao.porto@apief.pt

Guimarães: Dra. Maria José

Tel:  253 554 288

Telm: 96 744 68 60

Fax: 253 554 135

apirac.guimaraes@apirac.pt

formacao.guimaraes@apief.pt


Tecnologia

Quer substituir o seu frigorífico por um TAR?

 

Assim a “frio”, não nos diz nada! No entanto, TAR é a sigla de um produto inovador na nossa área de intervenção, o frio doméstico – e talvez algo ainda maior. Thermoacoustic Refrigerator, nome em inglês, é uma técnica desenvolvida e aperfeiçoada por Engenheiros do Departamento de Mecânica da Universidade Penn State do estado norte-americano da Pensilvânia.

 

A refrigeração termoacústica é uma tecnologia amiga do ambiente,  que  utiliza

 

ondas     sonoras    de   alta   amplitude   na pressurização de gases, com o objectivo de bombear o calor de um local para outro, num espaço confinado. Com esta descoberta verificou-se que os dispositivos termoacústicos são altamente eficientes, pois atingem valores próximos de 40% em relação à máquina que faz uso do ciclo de Carnot. Com estes resultados, os TAR são comparáveis aos sistemas dos frigoríficos domésticos de compressão de vapor e, na maioria dos casos, ainda superiores aos motores de combustão interna.

 

Será que a Nona Sinfonia de Beethoven tem energia suficiente para fazer funcionar um TAR nas nossas casas? Ou será que as ondas sonoras de alta amplitude são geradas por um dispositivo por enquanto não comercializado? Conhecer as novidades da técnica e aprofundá-las é uma das missões que os técnicos de AVAC&R não devem descurar.

 

Para saber tudo em Português clique aqui

 

Para saber tudo em Inglês clique aqui 


Tome nota / Agenda

Datas para pagamento de impostos durante este mês

Não Esquecer

 

12 Nov

IVA

Declaração periódica mensal referente ao mês de Setembro/07

15 Nov

IVA

Declaração periódica trimestral referente ao 3º trimestre de 2007

15 Nov

Segurança Social

Contribuições relativas ao mês de Outubro/07

20 Nov

IRC/IRC

Retenções efectuadas em Outubro/07

20 Nov

Imposto Selo

Imposto Selo relativo ao mês de Outubro/07

 


Legislação

Autoridade para as condições de trabalho

 

Port. n.º 1294-D/2007, de 28 de Set. - (1º supl.) - Estabelece a estrutura nuclear da Autoridade para as Condições do Trabalho e as competências das respectivas unidades orgânicas.

 

Propriedade Industrial - marcas registadas

 

Port. n.º 1359/2007, de 15 de Out - Determina o sítio na internet onde pode ser feita a aquisição online de marcas registadas e estabelece as taxas a pagar na aquisição online e presencial de marcas registadas.

 


Certames / Eventos

EXPOENERGIA 2007

Núcleo Central do TagusPark, Oeiras

20, 21 E 22 de Novembro de 2007

 

Organizada pelo Jornal Água&Ambiente, a Expo Energia 2007 vai realizar-se nos dias 20, 21 e 22 de Novembro no Núcleo Central do Taguspark, em Oeiras.

 

Na sua 1ª edição, a Expo Energia pretende tornar-se num evento de referência no mercado da energia em Portugal, realizando a primeira exposição exclusivamente dedicada ao sector.

 

Contactos:

Site: http://conferencias.ambienteonline.pt

   

17ª CONFERÊNCIA DE ENGENHARIA E CIÊNCIA FOTOVOLTAICA

Japão, Fukuoka

3 A 7 de Novembro de 2007

 

A 17ª Conferência de Engenharia e Ciência Fotovoltaica Internacional será mantida no Congresso Internacional Fukuoka em Fukuoka, no Japão de 3 a 7 de Dezembro de 2007.

 

Contactos:

Site: http://www.pvsec17.jp/

email: pvsec17@ics-inc.co.jp

email: pvsec17@orion-sp.co.jp

   

ENERGIAS RENOVÁVEIS E COZINHAS SOLARES

Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Algarve-Campus da Penha

Faro, 10 e 11 de Novembro

 

Irá realizar-se na Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Algarve-Campus da Penha, o encontro das Energias Renováveis e Aplicações no dia 10 de Novembro e o V ECOSOL - Encontro de cozinhas solares (com magusto solar) no dia 11 de Novembro.

 

Contactos:

Site: http://www.ualg.pt/

 

   

Publicidade

Associação Portuguesa da Indústria de Refrigeração e Ar Condicionado

 

Congresso Mediterrânico de Climatização

 

Revista Grau Celsius

 

Directório APIRAC

 

Parcerias

 

Direcção Geral de

Energia e Geologia

 

Agência Portuguesa

para o  Ambiente

 

Agência para a Energia

 

Instituto para a Qualidade na Formação

 

Programa REDE

 

Instituto Português da Qualidade

 

Universidade do Algarve

 

Associação Portuguesa dos Engenheiros de Frio Industrial e Ar Condicionado

 

Associação Portuguesa dos Industriais de Engenharia Energética

 

Instituto da Construção e do Imobiliário