NewsLetter APIRAC - 16 de Novembro 2007

 

Editorial

O sucesso exige às organizações o envolvimento permanente de renovação. Os desafios colocados pela constante mutação dos mercados, pela evolução dos negócios e das novas tecnologias, prevê um reinventar constante, um inconformismo e uma inquietação profunda do espírito de conquista a novos desafios. Assim, a APIRAC tem orgulho no seu passado, mas é o futuro que nos continua a abrir novas portas. Na verdade, sabemos que é a ousadia de procurar novos caminhos e soluções que nos permite antecipar o futuro, que nos permite ser melhores, e que faz com que estejamos cada vez mais próximos dos nossos associados e capazes de solucionar, de abraçar novos desafios e de criar novas oportunidades.

 

A APIRAC vive actualmente um momento de renovação, e é com muita satisfação que apresenta a sua Nova Imagem em www.apirac.pt, já a partir da próxima 2ª feira, dia 19 de Novembro.

 

Uma imagem capaz de transmitir e evidenciar os seus valores, solidez, flexibilidade, experiência, confiança, responsabilidade e inovação. Pretende-se que esta renovação possibilite aos seus utilizadores, uma maior clareza dos seus conteúdos, sendo que a informação se encontra  organizada de  uma forma mais

 

profissional, uma navegação mais intuitiva e imediata, uma constante actualização de informação, um aspecto gráfico mais agradável e apelativo e acima de tudo com algumas novidades.

 

A aposta num Fórum, totalmente vocacionado para as áreas técnicas do Sector, com temas actuais e com a possibilidade de qualquer utilizador interessado poder participar, questionar e partilhar experiências e conhecimento.

 

Uma Agenda com todas as iniciativas propostas pela APIRAC, onde é possível consultar conferências, seminários, feiras, formação profissional e tudo o que demais possa vir a ser realizado por nós com o intuito de apoiar este Sector que nos move.

 

Um Directório de empresas com uma maior facilidade de consulta e ainda com a possibilidade de qualquer associado poder divulgar o seu logótipo e os seus serviços de uma forma personalizada.

 

Hoje, apresentamos um site com uma nova “cara”; amanhã esperamos continuar a mostrar a consciência da necessidade do design e de uma boa comunicação com novos suportes.

 

Sofia Sequeira

Comunicação e Imagem


Notícias


ACT - AUTORIDADE PARA AS CONDIÇÕES DO TRABALHO

Identificou 165 ilegais no sector da Construção Civil

 

Foram identificados pela ACT (Autoridade para as condições do Trabalho) 165 trabalhadores não inscritos na Segurança Social, bem como 1.510 situações de risco profissional.

 

Numa operação de carácter nacional, a ACT actuou nos dias 6, 7 e 8 de Novembro. Inspeccionou 780 estaleiros de construção, deparando-se ainda com 1 200 situações de riscos profissionais associados à queda em altura e 155 associadas a riscos eléctricos.

 


COEFICIENTE DE ACTUALIZAÇÃO DAS RENDAS PARA 2008

Aviso n.º 19 303/2007

 

O coeficiente de actualização anual das rendas para o ano de 2008 é de 1,025, conforme Aviso nº 19 303/2007 do Instituto Nacional de Estatística publicado no Diário da República nº 195, 2ª Série de 10 de Outubro.

 

A actualização das rendas deverá ser comunicada aos inquilinos por meio de carta registada com aviso de recepção, remetida com 30 dias de antecedência relativamente ao vencimento da renda que se pretende aumentar.

 


MAPAS DO QUADRO DE PESSOAL

Entrega durante o mês de Novembro

 

As Entidades empregadoras devem apresentar, durante este mês de Novembro, os mapas do quadro de pessoal devidamente preenchidos com os elementos respeitantes aos seus trabalhadores, incluindo os estrangeiros, referentes ao passado mês de Outubro.

 

Os referidos mapas podem ser entregues em suporte digital (disquete ou CD-ROM) ou correio electrónico (e-mail), ou em suporte de papel, no caso de microempresa (que emprega até 10 trabalhadores). Os modelos de preenchimento manual e informático são distribuídos pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda.

 

Entrega por correio electrónico (email):

 

- Entidades empregadoras com sede localizada no Continente:   qpessoal2007@gep.mtss.gov.pt;

 

- Entidades empregadoras com sede localizada na Região Autónoma da Madeira:   qpram2007@gov-madeira.pt;

 

- Entidades empregadoras com sede localizada na Região Autónoma dos Açores:   oefp.qp@azores.gov.pt.

 

Entrega em suporte digital (disquete ou CD –ROM) e em suporte de papel:

 

- Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT), nos Centros Locais e Unidades    Locais (ex-delegações da Inspecção-Geral do Trabalho (IGT), no caso das entidades    empregadoras com sede localizada no Continente;

 

- Nos Serviços Regionais da ACT no caso das entidades empregadoras com sede    localizada nas Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores.

 


Destaques


QNF - QUESTIONÁRIO DE NECESSIDADES DE FORMAÇÃO PARA 2008

Análise das respostas enviadas

 

No dia 2 de Outubro enviámos para todos os associados um Questionário de Necessidades de Formação (QNF) que desejávamos fosse preenchido por todos até ao final de Outubro, no sentido de nos permitir conhecer a formação que as empresas sentem que têm necessidade, tendo em mente a elaboração do plano de formação para 2008 que se pretende ajude ao desenvolvimento das empresas pela maior e melhor qualificação e aptidão dos seus colaboradores.

 

A caracterização por si elaborada permite-nos apresentar agora os resultados da análise efectuada aos conteúdos dos QNF.

 

O tratamento da informação recolhida é apresentado no site da APIEF.

 

Consulte o relatório aqui

 

 

Formação Profissional

 

 

Documentação necessária a apresentar na Inscrição:

 

• Bilhete de Identidade;

• Nº de Contribuinte;

• Curriculum Profissional;

• Declaração das empresas comprovativa dos anos de actividade e eventuais certificados/diplomas     de habilitações

 

Lisboa: Isabel Fonseca

Tel:  21 322 42 60

Telm: 96 494 29 31

Fax: 21 347 45 76

formacao@apirac.pt
formacao@apief.pt

Porto: Dra. Patrícia Maia

Tel:  22 208 88 37

Telm: 96 494 29 32

Fax: 22 208 48 79

apirac.porto@apirac.pt

formacao.porto@apief.pt

Guimarães: Dra. Maria José

Tel:  253 554 288

Telm: 96 744 68 60

Fax: 253 554 135

apirac.guimaraes@apirac.pt

formacao.guimaraes@apief.pt


Tecnologia


Bomba de calor geotérmica, calor gratuito aos nossos pés

 

Quando queremos fazer funcionar um sistema de ar condicionado do tipo bomba de calor, em Verão teremos de rejeitar calor e em Inverno teremos de ir buscá-lo, de ambas as vezes, ao exterior. Desde que o fluido frigorigéneo possa condensar a temperatura ainda mais alta, e vaporizar a temperatura ainda mais baixa que a do exterior, a permuta, tal como a queremos, far-se-á sempre! Resta saber com que consumo energético! Ou seja, quanto teremos de pagar de electricidade para que o motor accionante da nossa bomba de calor cumpra a sua missão.

 

Teremos ideias arrumadas que, se estiver mais calor no ar exterior em Verão, lá iremos consumir mais; e, se estiver mais frio no exterior em Inverno, também!

 

 

Então, porque não usar uma fonte que atenue estes dois extremos penalizadores do utilizador? E ela está onde, essa fonte?

 

Olhando à volta, não sendo o ar, só pode ser a terra ou a água. Pois, é isso mesmo que as bombas de calor geotérmicas nos facultam… Podemos usar temperaturas de condensação menos elevadas e temperaturas de evaporação menos baixas, logo menores consumos energéticos. Dois benefícios imediatos, pagamos menos e somos melhores defensores do ambiente.

 

Se quer explorar como é que está o estado da arte em relação às bombas de calor geotérmicas, ou se está já a pensar que é isso mesmo que vai instalar na sua moradia (ou dos seus clientes), nada como aprofundar conhecimentos. Para isso, sugerimos-lhe hoje, a viagem por um site em português, muito bem apresentado, de leitura fácil e imagens bem explicativas. Útil e de muito interesse!

 

 

Para saber mais pode entrar por aqui


Tome nota / Agenda


Datas para pagamento de impostos durante este mês

Não Esquecer

 

15 Nov IVA Declaração periódica trimestral referente ao 3º trimestre de 2007

15 Nov

Segurança Social

Contribuições relativas ao mês de Outubro/07

20 Nov

IRC/IRC

Retenções efectuadas em Outubro/07

20 Nov

Imposto Selo

Imposto Selo relativo ao mês de Outubro/07

 


Legislação

Trabalho e Segurança Social

DL n.º 352/2007, de 23 de Nov. -  Aprova a nova Tabela Nacional de Incapacidades por Acidentes de Trabalho e Doenças Profissionais, revogando o DL n.º 341/93, de 30 de Set., e aprova a Tabela Indicativa para a Avaliação da Incapacidade em Direito Civil.

 

Ambiente

DL n.º 346/2007, de 17 de Out. - Aprova o Regulamento Relativo às Medidas a Tomar Contra a Emissão de Gases e Partículas Poluentes Provenientes dos Motores de Ignição por Compressão e a Emissão de Gases Poluentes Provenientes dos Motores de Ignição Comandada Alimentados a Gás Natural ou a Gás de Petróleo Liquefeito utilizados em veículos, transpondo para a ordem jurídica interna as Directivas n.ºs 205/55/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 28 de Set., 2005/78/CE da Comissão, de 14 de  Nov., e 2006/51/CE, da Comissão, de 6 de Jun., bem como relativamente às medidas a tomar conta as emissões poluentes, a Directiva nº. 2006/81/CE da Comissão, 23 de Out.

 

DL n.º 35/2007, de 23 de Out. -  Transpõe para a ordem jurídica interna a Directiva n.º 2004/107/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 15 de Dezembro, estabelecendo valores alvo para as concentrações de arsénio, cádmio, mercúrio, níquel e hidrocarbonetos aromáticos policíclicos no ar ambiente.

Arrendamento 

Port. n.º 1425/A/2007, de 31 de Out. - Estabelece os factores de correcção extraordinária das rendas para 2008.

 


Certames / Eventos


2007 EUROPEAN OFFSHORE WIND

Conferência Internacional

05 a 07 de Dezembro de 2007

 

Este evento reflecte o enorme potencial de desenvolvimento da energia eólica. A conferência consiste em 23 distintas sessões com apresentações de mais de 100 principais especialistas e expositores, que se irá realizar na cidade de  Berlim na Alemanha.

 

 

Contactos:

Site: http://www.eow2007.info/

   

ENERGAÏA - Salão Internacional das Energias Renováveis

Montpellier, França

6 a 8  de Dezembro de 2007

 

Numa economia Mundial onde a exigência do desenvolvimento sustentável obriga a conjugar crescimento com o controlo da energia e as energias alternativas. O desenvolvimento das energias renováveis abriu as portas a um vasto mercado: dinâmico, inovador e potenciando, assim, novos empregos.
 

Contactos:

Site: http://www.energaia-expo.com/

   

   

Publicidade

Associação Portuguesa da Indústria de Refrigeração e Ar Condicionado

 

Congresso Mediterrânico de Climatização

 

Revista Grau Celsius

 

Directório APIRAC

 

Parcerias

 

Direcção Geral de

Energia e Geologia

 

Agência Portuguesa

para o  Ambiente

 

Agência para a Energia

 

Instituto para a Qualidade na Formação

 

Programa REDE

 

Instituto Português da Qualidade

 

Universidade do Algarve

 

Associação Portuguesa dos Engenheiros de Frio Industrial e Ar Condicionado

 

Associação Portuguesa dos Industriais de Engenharia Energética

 

Instituto da Construção e do Imobiliário