NewsLetter APIRAC - 17 de Dezembro 2007

 

Editorial

O momento de transição é sempre um momento especial. Por um lado, permite-nos fazer o balanço do que ficou para trás, com tudo o que de bom e menos bom foi possível apurar, deixando-nos ensinamentos para o que vem a seguir. Por outro lado, sempre que nos preparamos para entrar num novo ciclo a esperança e as expectativas são renovadas. É quase como um renascer. E é isso que é o Natal: é um nascer de novo, acreditar que o que vem a seguir será melhor do que agora encerra.

 

É por isso que nos esforçamos na APIRAC, por contribuir para um mercado cada vez mais organizado, onde as empresas se possam expressar cada vez com melhor reconhecimento pelas suas competências e que dai possam retirar cada vez mais proveitos.

 

Neste ano de 2007 para as metas atingidas pelo nosso movimento associativo em muito o ficamos a dever a algumas entidades que se constituíram como parceiros imprescindíveis, entre as quais é de justiça destacar: DGEG - Direcção Geral de Geologia e Energia, APA - Agência Portuguesa do Ambiente, Secretaria de Estado das Obras Públicas e   Transportes,   IEFP   -  Instituto   do

 

Emprego e Formação Profissional, InCI - Instituto da Construção e do Imobiliário, IPQ - Instituto Português da Qualidade, ADENE - Agência para a Energia, EFRIARC - Associação dos Engenheiros de Frio Industrial e Ar Condicionado, ASHRAE – Portugal Chapter, a EXPOSALÃO, a ASSICOM – Associação da Construção Civil da Madeira, a UALG - Universidade do Algarve, o INE - Instituto Nacional de Estatística e EST - Escola Superior de Tecnologia de Setúbal.

 

A todas as empresas Associadas e seus representantes, técnicos, formadores, consultores, dando em muitos casos desinteressadamente o seu contributo pessoal e profissional, e a todos as funcionárias e funcionários da APIRAC que planearam, organizaram e participaram em diversas actividades, enviamos um profundo reconhecimento.

 

Uma última referência às entidades bancárias, nomeadamente o BCP cujo apoio e colaboração tem sido fundamental na consolidação associativa.

 

A todos um feliz Natal e um bom ano de 2008.   

Nuno Roque

Secretário-Geral


Notícias


A APIRAC E O JORNAL PÚBLICO

Eficiência Energética

 

Em colaboração com o Jornal Público a APIRAC participa e promove a Revista Qualidade, encarte do Jornal Público, a ser publicada no próximo dia 28 de Dezembro, subordinada ao tema da Eficiência Energética. As recentes alterações ao mercado, a qualidade do ar interior, a credenciação, a certificação energética e a gestão da manutenção dos edifícios são as questões que merecerão destaque nessa edição.

 


DICIONÁRIO REHVA DE AVAC&R

Já está on-line

 

Para todos aqueles que de algum modo deram o seu benévolo, voluntarioso e precioso contributo para que o Dicionário multilingue de AVAC&R da REHVA pudesse incluir a versão portuguesa, há boas notícias. No último dia útil de Novembro passado, levámos por mão, à reunião da Região 1 da REHVA, em Paris, aos coordenadores da actual edição do Dicionário – a terceira – a nossa versão portuguesa.

 

Com alguma surpresa, apercebemo-nos que esta edição não vai ter versão em suporte papel mas que terá apenas versão on-line. Mais, que fomos o único país que entregou a versão completa, pois a falta de 14 termos dum total de 12391, foi considerada irrelevante e, entretanto, de fácil resolução.

 

Sabemos que há termos em que a tradução portuguesa está a carecer revisão, que terão obrigatoriamente e muito rapidamente de ser objecto de substituição.

 

Vamos ter ainda de fazer um intenso e aturado trabalho até considerarmos que a obra está acabada. Quer aceder ao site, tomar nota de algum termo que encontre errado e informar-nos? Todos os contributos são muito importantes.

 

Aceda por www.rehvadictionary.org escolha a versão de inglês para português e teste várias palavras ou frases da sua área de intervenção profissional que saiba, sem dúvida, o termo mais corrente em português e informe o secretariado técnico da APIRAC. Aguardamos expectantes.

 


CONFERÊNCIA EM BALI

Conclusões

 

Depois das expectativas criadas em torno da Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas em Bali, conseguiu-se estabelecer os dois objectivos de longo prazo: o primeiro até 2020; e o segundo até 2050.

 

Do conjunto dos trabalhos, há duas definições a destacar positivamente: o início de um processo formal e interligado entre os países da Convenção das Alterações Climáticas e os países que ratificaram o Protocolo de Quioto; e o ter sido estabelecida a data de 2009 para o final do processo negocial para definir o quadro pós-2012, mediante a assinatura de um novo protocolo que sucederá ao de Quioto depois de 2012, tendo como objectivo central uma redução de 25 a 40 por cento das emissões de gases até 2020 e de 50 por cento até 2050.

 

Em Portugal anseia-se por uma promoção efectiva das energias renováveis e do apoio ao consumo energético de uma forma eficiente por parte das famílias e dos contribuintes, empresas e particulares, em geral.

 


ECONOMIA

 

Actualização do Salário Mínimo

 

O Governo revelará hoje, 17-12-2007, qual o valor da actualização do salário mínimo nacional, o qual deverá aumentar para valores próximos dos 426,50 euros, meio termo entre os actuais 403 euros e os 450 euros que são o objectivo para 2009.

 

Taxa de juros comerciais sobe para 11,18%

 

A taxa de juro comercial aplicável aos créditos de que sejam titulares empresas comerciais, singulares e colectivas, a vigorar no primeiro semestre de 2008, será de 11,18%, o que se traduz numa subida comparativamente com a taxa actualmente em vigor que é de 11,07%.

 

Orçamento do Estado para 2008. Amostras e ofertas até 50 euros isentas de IVA

 

As amostras e ofertas de valor igual ou inferior a 50 euros vão, a partir do próximo ano, estar isentas de IVA, sendo que o limite encontrava-se actualmente fixado em 14,96 euros.

 

De acordo com as regras gerais do IVA, todas as transmissões de bens ou de serviços estão sujeitas a imposto. Estando no entanto previstas excepções, como é o caso das ofertas e brindes, como amostras de perfume, canetas, vinho, que as empresas oferecem a clientes ou fornecedores.

 


Destaques

CREDENCIAÇÃO TÉCNICA

Entrega de Diplomas

 

Com a entrega de diplomas nos passados dia 3 e 6 de Dezembro, nas cidades de Porto e Lisboa, a 55 formandos do curso Especialização em QAI encerraram-se as primeiras acções em qualidade do ar interior no âmbito do estabelecido no Decreto-Lei n.º 79/2006, artigos 21º e 22º.

 

Este primeiro conjunto integra um grupo de 27 TRF (Técnicos Responsáveis pelo Funcionamento de edifícios) que serão os pioneiros no mercado, que poderão desde já proceder à elaboração de planos de manutenção preventiva e assegurar a coordenação dos trabalhos de manutenção em edifícios.

 

Entre os formandos encontravam-se também 28 candidatos à função de TIM III (Técnico de Instalação e Manutenção de Sistemas de Climatização para uma potência térmica superior a 100 kW). Estes profissionais, que também poderão desempenhar futuramente a função de TRF em edifícios com potência limite de 100kW, deverão dar seguimento ao seu processo de credenciação junto da ADENE.

 

Formação Profissional

 

 

Documentação necessária a apresentar na Inscrição:

 

• Bilhete de Identidade;

• Nº de Contribuinte;

• Curriculum Profissional;

• Declaração das empresas comprovativa dos anos de actividade e eventuais certificados/diplomas     de habilitações

 

Lisboa: Isabel Fonseca

Tel:  21 322 42 60

Telm: 96 494 29 31

Fax: 21 347 45 76

formacao@apirac.pt
formacao@apief.pt

Porto: Dra. Patrícia Maia

Tel:  22 208 88 37

Telm: 96 494 29 32

Fax: 22 208 48 79

apirac.porto@apirac.pt

formacao.porto@apief.pt

Guimarães: Dra. Maria José

Tel:  253 554 288

Telm: 96 744 68 60

Fax: 253 554 135

apirac.guimaraes@apirac.pt

formacao.guimaraes@apief.pt


Tecnologia


Refrigeração Electromagnética

 

A refrigeração electromagnética é uma tecnologia de refrigeração que utiliza o efeito magneto-calorifico, que é uma tendência de determinados materiais que aquecem muito quando inseridos num campo magnético e que arrefecem rapidamente até temperaturas muito baixas quando retirados desse campo.

 

Esta técnica foi utilizada durante muitos anos em sistemas criogénicos e também no controlo de temperaturas de sistemas frigoríficos para estes atingirem temperaturas de 4 Kelvin (-269 ºC) ou ainda mais baixas, dependendo dos sistemas.

 

Esta tecnologia está a ser desenvolvida, actualmente, pela parceria Ames Laboratory, do Departamento de Energia dos Estados Unidos e a Corporação Astronáutica da América. Este método está ainda em estudo pois envolve custos elevados e limitações na eficiência frigorífica na gama de temperatura ambiente.

 

Quererá isto dizer que ainda temos alguns anos pela frente até esta tecnologia entrar no nosso quotidiano, mas... o saber não ocupa lugar.

 

Se quiser saber mais sobre o assunto, sugerimos-lhe um site, em português e de fácil leitura, embora um pouco extenso, muito bem explicado. Boa viagem!

 

 

 


Tome nota / Agenda


Datas para pagamento de impostos durante este mês

Não Esquecer

 

17 Dez

Segurança Social

Contribuições relativas ao mês de Novembro/07

20 Dez

IRS/IRC

Retenções efectuadas em Novembro/07

20 Dez

Imposto Selo

Imposto Selo relativo ao mês de Novembro/07

20 Dez

IRS

Pagamento por contra

31 Dez

IRC

Pagamento por contra

 


Legislação

Defesa do Consumidor - Livro de Reclamações

DL nº. 371-A/2007, de 06 de Nov. -  Primeira alteração ao DL n.º 156/2005, de 15.9, estabelecendo a obrigatoriedade de disponibilização do livro de reclamações em todos os estabelecimentos onde se forneçam bens e se prestem serviços aos consumidores.

 

Empresas - Estatuto de micro, pequena e média empresas (PME)

DL n.º 372/2007 (1), de 6 de Nov. - Cria a certificação electrónica do estatuto de micro, pequena e média empresas (PME).

 

Estrangeiros - Entrada, saúde e permanência

Dec. Regul. n.º 84/2007, de 5 de Nov. - Regulamenta a Lei n.º 23/2007, de 4 de Jul. , que aprova o regime jurídico de entrada, permanência, saída e afastamento de cidadãos estrangeiros de território nacional.

 


Certames / Eventos

 

TS09 - SEMINÁRIO

24 a 26 de Janeiro de 2008

Alfandega, Porto

 

A primeira feira do sector em Portugal. A TE08 vai apresentar as mais recentes soluções em sistemas de tubagens e acessórios termoplásticos. Contará igualmente com a participação prestadoras de serviços nesta área.

 

 

Programa:
clique aqui

 

   

I CONFERÊNCIA SOBRE EDIFÍCIOS EFICIENTES

25 de Janeiro de 2008

Anfiteatro Azul - Campus de Gambelas

 

Dia 25 de Janeiro de 2008, irá realizar-se a I Conferência sobre Edifícios Eficientes.

 

Local onde se irá discutir diversos temas relacionados, tais como: Energia Fotovoltaica; Biocombustíveis; Protocolo de Quioto; Biomassa; Energia Eólica, entre outros.

 

Contactos:

Tel.: 289 800 995

email: ee208@ualg.pt <ee208@ualg.pt>

Site: http://www.eventos.ualg.pt/ee2008/

   
   

SINERCLIMA

14 a 17 de Fevereiro 2008

Exposalão, Batalha

 

A EXPOSALÃO em conjunto com a APIRAC – Associação Portuguesa da Indústria de Refrigeração e Ar Condicionado promove de 14 a 17 de Fevereiro de 2008, a 2ª edição da SINERCLIMA - Salão Internacional de Energia, Refrigeração e Climatização.
 
A primeira edição da SINERCLIMA foi um êxito, atraindo cerca de 35 mil visitantes, que se mostraram surpreendidos pelo nível dos expositores e dos produtos expostos. Também para os expositores os resultados foram positivos, consequência dos muitos contactos realizados. Com 100% dos expositores inquiridos a afirmarem querer voltar a participar, as expectativas geradas são elevadas.

 

Contactos:

EXPOSALÃO – Centro de Exposições, S.A.
Tel: 244769480
E-mail: info@exposalao.pt

Site: http://www.exposalao.pt/website/pt/index.php?id=1597

   

   

Publicidade

Associação Portuguesa da Indústria de Refrigeração e Ar Condicionado

 

Congresso Mediterrânico de Climatização

 

Revista Grau Celsius

 

Directório APIRAC

 

Parcerias

 

Direcção Geral de

Energia e Geologia

 

Agência Portuguesa

para o  Ambiente

 

Agência para a Energia

 

Instituto para a Qualidade na Formação

 

Programa REDE

 

Instituto Português da Qualidade

 

Universidade do Algarve

 

Associação Portuguesa dos Engenheiros de Frio Industrial e Ar Condicionado

 

Associação Portuguesa dos Industriais de Engenharia Energética

 

Instituto da Construção e do Imobiliário